[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos N3SSO
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, to com um problema aqui e não sei qual caminho trilhar. Trabalho com data science e ML e meu uso é alternado entre períodos longos (às vzs 3 ou 4 dias em sequência, às vzs 10h) de processamento em uns 90% e períodos de processamento mais brando. Além disso, quando estou ocioso gosto de jogar um CS. Recentemente um upgrade do meu PC antigo, substituindo meu 2700x velho de guerra por um R7 5700x, com o restante do meu setup sendo uma placa mãe X470 da biostar, 32gb de ram, uma 3060, gabinete wheel jack da red dragon, 4 fans Gamdias Aeolus (3 na frente puxando pra dentro e 1 atrás jogando vento pra fora) e um cooler CoolerMaster Hyper TX3 EVO RR. No entanto, no meu 2700x esse setup sempre segurou mto bem a temperatura, mesmo nas fases em que o 2700x ficou dias e mais dias ligados processando e testando modelos de ML, mas agora com o 5700x ele tá batendo 90ºC em pouco tempo de uso e de exigência do processador quando programando. Além disso, mesmo em uso baixo como no CS ele bate constantemente 83ºC, chegando a bater 87º em alguns momentos.

Enfim, queria saber se vocês aconselham a troca por um AC ou um WC e quais as opções que vcs acham que vão ter um bom desempenho baixando a temperatura para a casa dos 65º, 70º? Além disso, meu escritório não tem ar-condicionado, pois o ap é alugado e não tem como fazer a obra de instalação.

Ah, será que vale a pena investir em um gabinete com um airflow melhor mesmo com esse setup relativamente low profile?

Pessoal, to com um problema aqui e não sei qual caminho trilhar. Trabalho com data science e ML e meu uso é alternado entre períodos longos (às vzs 3 ou 4 dias em sequência, às vzs 10h) de processamento em uns 90% e períodos de processamento mais brando. Além disso, quando estou ocioso gosto de jogar um CS. Recentemente um upgrade do meu PC antigo, substituindo meu 2700x velho de guerra por um R7 5700x, com o restante do meu setup sendo uma placa mãe X470 da biostar, 32gb de ram, uma 3060, gabinete wheel jack da red dragon, 4 fans Gamdias Aeolus (3 na frente puxando pra dentro e 1 atrás jogando vento pra fora) e um cooler CoolerMaster Hyper TX3 EVO RR. No entanto, no meu 2700x esse setup sempre segurou mto bem a temperatura, mesmo nas fases em que o 2700x ficou dias e mais dias ligados processando e testando modelos de ML, mas agora com o 5700x ele tá batendo 90ºC em pouco tempo de uso e de exigência do processador quando programando. Além disso, mesmo em uso baixo como no CS ele bate constantemente 83ºC, chegando a bater 87º em alguns momentos.

Enfim, queria saber se vocês aconselham a troca por um AC ou um WC e quais as opções que vcs acham que vão ter um bom desempenho baixando a temperatura para a casa dos 65º, 70º? Além disso, meu escritório não tem ar-condicionado, pois o ap é alugado e não tem como fazer a obra de instalação.

Ah, será que vale a pena investir em um gabinete com um airflow melhor mesmo com esse setup relativamente low profile?
5700X não esquenta tanto usando um bom AC, tem o thermaright Assasin Spirit 120 vai dar uma boa diminuida nas temperaturas.

Tu acha que esse spirit vai segurar bem? Eu tava pensando em um AG400 ou em um PA 120, mas esse com duas fans deve ser até melhor, ou não?
Esse AC da Thermalright vai ser equivalente ou um pouco melhor (1-2c a menos) que o AG400 sim, o PA120 vai ser um pouquinho melhor ainda, aí vai de você se quer investir os 150-200 a mais no PA120 e se liga pro tamanho extra dele no PC, os 2 são ótimas opções

Fora isso, seria bom saber se o CPU tá rodando stock ou se fez algum ajuste na bios etc porque o 5700x tende a ser frio já que consome só na faixa de 75w~ no máximo, mas as vezes o povo mexe na bios e ativa umonte de coisa e em full load pode jogar o consumo dos 75w~ pra 110-140w e daí as temps disparam mesmo

Deixaria pra ver isso após a troca do cooler a princípio. Você também pode tentar fazer um undervolt leve no CPU e deve reduzir mais uns 5-10c

Esse AC da Thermalright vai ser equivalente ou um pouco melhor (1-2c a menos) que o AG400 sim, o PA120 vai ser um pouquinho melhor ainda, aí vai de você se quer investir os 150-200 a mais no PA120 e se liga pro tamanho extra dele no PC, os 2 são ótimas opções

Fora isso, seria bom saber se o CPU tá rodando stock ou se fez algum ajuste na bios etc porque o 5700x tende a ser frio já que consome só na faixa de 75w~ no máximo, mas as vezes o povo mexe na bios e ativa umonte de coisa e em full load pode jogar o consumo dos 75w~ pra 110-140w e daí as temps disparam mesmo

Deixaria pra ver isso após a troca do cooler a princípio. Você também pode tentar fazer um undervolt leve no CPU e deve reduzir mais uns 5-10c
Eu tava observando aqui, o AG620 tá em promo a 329, mais barato que o AG/AK400. Será que cabe no meu wheel jack e vale a pena?

Eu tava observando aqui, o AG620 tá em promo a 329, mais barato que o AG/AK400. Será que cabe no meu wheel jack e vale a pena?
Limite é 160mm de altura e ele tem 157mm então cabe sim, o AG620 fica +- no nível do PA120 e também fica acima do AG400 e o Spirit 120 v2 ali de cima que já seguram o 5700x, pode ir sem medo, só achei estranho falar que tá mais barato porque o AG400 e o Spirit 120 ficam na faixa de 120-140 reais, se está caro assim devem ser as versões cheias de frufru que são iguais em desempenho e só mudam a estética, aí vai de você se só quer desempenho ou se quer alguma estética específica

EDIT: Tem o AG620 ARGB por 280 reais também se não ligar pra ter iluminação

Limite é 160mm de altura e ele tem 157mm então cabe sim, o AG620 fica +- no nível do PA120 e também fica acima do AG400 e o Spirit 120 v2 ali de cima que já seguram o 5700x, pode ir sem medo, só achei estranho falar que tá mais barato porque o AG400 e o Spirit 120 ficam na faixa de 120-140 reais, se está caro assim devem ser as versões cheias de frufru que são iguais em desempenho e só mudam a estética, aí vai de você se só quer desempenho ou se quer alguma estética específica

EDIT: Tem o AG620 ARGB por 280 reais também se não ligar pra ter iluminação
Eu não dou mta bola pra iluminação, na verdade até prefiro desligada. Esse AG é aquele que não tem como desligar?

Eu não dou mta bola pra iluminação, na verdade até prefiro desligada. Esse AG é aquele que não tem como desligar?
AG é a versão do AK que não tem cover no heatsink e por isso é um pouco mais barato, não tenho certeza porque nunca testei mas imagino que consiga desligar a iluminação sim, eu desativo da minha RAM por exemplo com o OpenRGB

AG é a versão do AK que não tem cover no heatsink e por isso é um pouco mais barato, não tenho certeza porque nunca testei mas imagino que consiga desligar a iluminação sim, eu desativo da minha RAM por exemplo com o OpenRGB
Entendi, já comprei ele aqui. Muito obrigado pelas dicas e assim que chegar eu volto pra dar um feedback sobre como ficou.

Não dá pra confiar em review de youtubers porque eles só sabem jogar aquela droga de warzone.
Paro pra jogar qualquer joguinho de carro e o processador ficando mais quente que o núcleo do sol.

Comprei essa CPU pq todo review falava que o AK400 segurava. To vendo segurar sim, po. 7 fans rodando em 100% no PC e o bonitão quase chegando no limite térmico.

E5TqsKe.jpeg

TF6uAaI.jpeg

mc9fdgo.jpeg

Eu nem ouvia nada quase usava o 5700x, porém agora, parece que o meu PC tá lutando pela própria vida.
Cara, need for speed e battlefield 2042 são os jogos que mais esquentam a cpu, esquentam até mais que stressando todos os nucleos. Realmente o resultado dos reviews as vezes fica longe do nosso principalmente por causa da temperatura ambiente que geralmente é alta aqui no brasil

Pessoal, comprei esta semana um PcYes Vision 360mm, modelo recém lançado. Talvez chegue amanhã, assim que em mão coloco algumas impressões baseado em minhas experiências com outro modelos e marcas que tive.

Estava recentemente com um Thermaltake TH360 Ultra RGB, porém deu algum problema que não o Software não estava comunicando para personalização do LCD. O WC estava com cerca de 4 meses da compra. O RMA não foi demorado e sem muita burocracia, abri dia 28/12 a reclamação e na segunda-feira me responderam, na terça-feira (07) já estava liberado o envio pra análise. Em breve pesquisa, outros usuários na gringa tiveram mesmo problema

O resumo do mercado hoje é:
AirCooler = Thermalright
WaterCooler = Artic
Fans de alto desempenho com custo-benefício = Artic
Nem tem oq ficar pesquisando, pois o resto vem depois...

ASUS apresenta seu cooler líquido para CPU ROG Ryuo IV SLC 360 ARGB na CES 2025

Nq9vHvZ.jpeg

Na CES 2025, a ASUS nos mostrou seu novo cooler líquido ROG Ryuo IV SLC 360, que era lindo. Com sua tela AMOLED curva de 6,67 polegadas e novo design de bloco de CPU, este novo cooler líquido teve o fator “uau”. Além disso, suas novas rotas de tubulação tornam este cooler líquido AIO perfeito para construções de PC BTF.

Como você pode ver abaixo, este novo cooler de CPU da ASUS usa tubos curtos roteados para conectar seu bloco de CPU ao radiador acima. Isso minimiza a desordem de cabos/tubos do seu PC e concentra os usuários em outros componentes. A ASUS diz que isso torna este AIO perfeito para novas construções BTF. Na CES, a ASUS revelou sua primeira placa-mãe AMD série BTF, a TUF Gaming B850-BTF .

Observe que os ventiladores desta nova solução de resfriamento apresentam um novo design. Esses novos ventiladores da série ASUS RYUO adicionam uma estética de estilo "cyberpunk" à construção do seu PC com iluminação RGB nas laterais e pás do ventilador. Observe que esses ventiladores são encadeados em série e usam um conector magnético para conectar os ventiladores e transmitir sinais de energia e controle.

RoBKWIC.jpeg

A tela AMOLED curva de 6,67 polegadas no RYUO IV SLC pode ser usada para exibir informações de hardware, mídia 3D ou outras imagens personalizadas. Esta tela se encaixa no lugar com ímãs e pode ser fixada no invólucro da bomba da ASUS em uma das duas orientações. Isso permite que os usuários orientem a tela do AIO de forma ideal para a visualização do usuário.

zbgKNS1.jpeg

Infelizmente, a ASUS não pôde confirmar a data de lançamento ou o preço deste novo AIO no salão de exposição. Esperamos ouvir mais sobre esta nova solução de resfriamento de CPU em breve.

Pessoal se eu pegar comprar um air cooler rise mode storm 8 e trocar as fans dele por dois akasa viper que ja tenho terá desempenho melhor? vi que o dissipador é bem grande e 8 conduítes de calor, minha ideia é colocar ele em um 5700x3d e aguentar um próximo upgrade para am5 e ter certeza de que aguentaria pelo menos 150-180 de TDP

Pessoal se eu pegar comprar um air cooler rise mode storm 8 e trocar as fans dele por dois akasa viper que ja tenho terá desempenho melhor? vi que o dissipador é bem grande e 8 conduítes de calor, minha ideia é colocar ele em um 5700x3d e aguentar um próximo upgrade para am5 e ter certeza de que aguentaria pelo menos 150-180 de TDP
Caso melhorar é coisa de 2°C no máximo não espere mais que isso.

Boa tarde amigos, queria uma indicação de WC para um 5800x3d, comprei ele tem algum tempo e estou usando um air cooler da gammax 400v2 (Tenso), cheguei a comprar um Thermalright PS120SE mas o vendedor cancelou minha compra, infelizmente esse AC tá em falta no BR. Bom esse processador é muito quente e onde eu moro é mais ainda, em idle ele fica 50 graus. Acabei optando pelo AC por causa da grana, mas estou cogitando em pegar um WC. Queria algumas indicações, infelizmente eles estão muito caros, vi alguns da corsair mas n entendi mto legal. Meu gabinete só cabe um de 240/280mm no topo. Alguem me ajuda ?

Boa tarde amigos, queria uma indicação de WC para um 5800x3d, comprei ele tem algum tempo e estou usando um air cooler da gammax 400v2 (Tenso), cheguei a comprar um Thermalright PS120SE mas o vendedor cancelou minha compra, infelizmente esse AC tá em falta no BR. Bom esse processador é muito quente e onde eu moro é mais ainda, em idle ele fica 50 graus. Acabei optando pelo AC por causa da grana, mas estou cogitando em pegar um WC. Queria algumas indicações, infelizmente eles estão muito caros, vi alguns da corsair mas n entendi mto legal. Meu gabinete só cabe um de 240/280mm no topo. Alguem me ajuda ?
Não acho o 5800x3D tão quente assim uma boa refrigeração no gabinete influencia e muito mas recomendaria outro AC como o AG620.

ENERMAX lança LIQTECH XTR, cooler AIO para CPU de nível de estação de trabalho

A ENERMAX tem orgulho de lançar seu novo cooler AIO para CPU de nível de estação de trabalho: LIQTECH XTR. Projetado especificamente para os processadores AMD Ryzen Threadripper e Intel Xeon série W com capacidade de resfriamento de mais de 550 W. O cooler AIO LIQTECH XTR estreou na Computex 2024 com uma demonstração ao vivo, alcançando uma capacidade de resfriamento de mais de 550 W. O cooler para CPU LIQTECH XTR de 360 mm apresenta um design de placa fria ampliada em seu bloco de água, cobrindo totalmente a área IHS dos processadores AMD Threadripper e Intel Xeon série W. Graças à bomba EP1 de alta eficiência da ENERMAX com uma taxa de fluxo de 450 L/h e ventoinhas de radiador de 3000 RPM, o LIQTECH XTR pode fornecer mais de 550 W de capacidade de resfriamento em plataformas AMD e Intel.

O cooler AIO LIQTECH XTR também é o primeiro cooler para CPU ENERMAX a implementar o display digital de status magnético, totalmente giratório e em tempo real. Os usuários podem ajustar manualmente a tela de LED no bloco de água para definir sua direção digital preferida. O software adicional, o sintonizador da ENERMAX, pode fornecer ainda mais dados em tempo real exibidos no bloco de água. O cooler LIQTECH XTR AIO da ENERMAX é a solução de resfriamento perfeita para estações de trabalho que precisam executar tarefas pesadas, como renderização 3D, visualização e simulação de produtos, inteligência artificial (IA) e aceleração de aprendizado de máquina. Ele oferece suporte total ao soquete AMD sTR5/SP6/sWRX8/sTRX4/TR4/SP3 e ao soquete Intel LGA 4677.

G1Sj588.jpeg

tgR890W.jpeg

rV86W8K.jpeg

acdHQhn.jpeg

Disponibilidade e Garantia
O cooler LIQTECH XTR AIO já está disponível na loja online da ENERMAX USA, na Amazon USA e em revendedores e distribuidores autorizados da ENERMAX USA.
A série estará disponível na Europa e em outras regiões em janeiro. Para mais detalhes, visite o site da ENERMAX.

1zT9b7I.jpeg

Fonte: ENERMAX

Não acho o 5800x3D tão quente assim uma boa refrigeração no gabinete influencia e muito mas recomendaria outro AC como o AG620.
Muito obrigado meu amigo. Meu espirito consumidor fica batendo kkkkkkkk, tu acha o arctic liquid freezer 3 um overkill nesse 5800x3d ? Ou acha um WC mais barato suave?

Muito obrigado meu amigo. Meu espirito consumidor fica batendo kkkkkkkk, tu acha o arctic liquid freezer 3 um overkill nesse 5800x3d ? Ou acha um WC mais barato suave?
Acho bem overkill o Artic Freezer 3 para o seu processador, se você curte WC tem alguns modelos de 240mm porém dependendo não vai mudar muita coisa em relação ao seu 400v2, mas caso interessar tem o le500 da CM.

Acho bem overkill o Artic Freezer 3 para o seu processador, se você curte WC tem alguns modelos de 240mm porém dependendo não vai mudar muita coisa em relação ao seu 400v2, mas caso interessar tem o le500 da CM.
No caso, não ligo pra water cooler, mas esses tempos eu comprei um gabinete novo (corsair 4000d airflow) e até ta dando uma vontadezinha de pegar um WC e claro pensando na longevidade e em upgrades futuros. Bom, pra finalizar, talvez não tenha compreendido. Qualquer WC de 240mm pode não mudar mta coisa em relação ao AC que estou usando agora ? Sério msm ?

No caso, não ligo pra water cooler, mas esses tempos eu comprei um gabinete novo (corsair 4000d airflow) e até ta dando uma vontadezinha de pegar um WC e claro pensando na longevidade e em upgrades futuros. Bom, pra finalizar, talvez não tenha compreendido. Qualquer WC de 240mm pode não mudar mta coisa em relação ao AC que estou usando agora ? Sério msm ?
Esse gabinete é bem bacana da Corsair, terá temperaturas menores principalmente em Fulload mas não espere tanta mudança!

Pessoal, comprei esta semana um PcYes Vision 360mm, modelo recém lançado. Talvez chegue amanhã, assim que em mão coloco algumas impressões baseado em minhas experiências com outro modelos e marcas que tive.

Estava recentemente com um Thermaltake TH360 Ultra RGB, porém deu algum problema que não o Software não estava comunicando para personalização do LCD. O WC estava com cerca de 4 meses da compra. O RMA não foi demorado e sem muita burocracia, abri dia 28/12 a reclamação e na segunda-feira me responderam, na terça-feira (07) já estava liberado o envio pra análise. Em breve pesquisa, outros usuários na gringa tiveram mesmo problema
Pessoal, boa noite.

O WC da Pcyes chegou hoje, montei ele no meu setup tem cerca de 1 hora. Na minha singela opinião, NÃO COMPREM! Não sei se dei azar, mas pensa num ruído horrível da bomba.

Fiz um breve vídeo para terem noção.

Outros pontos que não gostei:

- Customização dos layouts/animações da tela LCD limitadas;
- Leds das fans sem muito brilho;
- Qualidade do da imagem do LCD - Médio;

Qualquer linha da Lian-li é superior, a PCyes quer colocá-lo como um "Premium" no mercado, mas não vai além de um WC Mid-end.

A bomba do meu TT que está em RMA deve pesar umas 2x mais do que esse Vision.

Estou querendo sair de um 5600 para um 5700X3D, estou usando um Gammaxx 400 (V1) desde 2018. Sei que o 5700X3D é mais esquentadinho, queria saber se vcs acham que posso manter o Gammaxx ou teria algum "queridinho" em AirCooler no momento? Na época paguei uns 140 reais +-.

Users who are viewing this thread

Voltar