[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

Galera, duvida rapida: FUMA 3 ou AK620 (AG)??
Para AM5, o Deepcool é um pouco melhor segundo esse vídeo do Hardware Canucks, principalmente para o 7700X.
 
Comprei esse water recentemente por curiosidade e fazendo uma pesquisa é um water com desempenho decente e a garantia com a fabricante me responderam no suporte que é 36 meses +3 meses se registrar no site.


@byguizao Eu vi que você me mandou mensagem privado perguntando se gostei do Water Cooler MSI Mag Coreliquid M360 vou responder aqui porque o feedback pode servir para outros interessados.
Então o watercooler atendeu minhas expectativas, muito bonito, não chegou com problemas de fabricação, fans e bomba silenciosos, jogando Battlefield 2042 com o 5800X3D é notável a queda de temperatura em relação ao watercooler antigo 240M então valeu o upgrade!

O Watercooler não acompanha manual só se encontra online: https://www.msi.com/Liquid-Cooling/MAG-CORELIQUID-M360/support
 
Última edição:
@byguizao Eu vi que você me mandou mensagem privado perguntando se gostei do Water Cooler MSI Mag Coreliquid M360 vou responder aqui porque o feedback pode servir para outros interessados.
Então o watercooler atendeu minhas expectativas, muito bonito, não chegou com problemas de fabricação, fans e bomba silenciosos, jogando Battlefield 2042 com o 5800X3D é notável a queda de temperatura em relação ao watercooler antigo 240M então valeu o upgrade!

O Watercooler não acompanha manual só se encontra online: https://www.msi.com/Liquid-Cooling/MAG-CORELIQUID-M360/support
Vlw Ripe pela resposta, vou observar ele na black friday o/
 
Alguma indicação de fan 120 mm com bom CxB? Quero apenas trocar um do meu gabinete que está fazendo muito barulho.
 
Minha recomendação n°1 há uns meses é o Montech 903, barato, espaçoso, fans PWM, bom airflow (só com os fans stock mesmo) e tem USB-C, deu uma subidinha a versão preta recentemente (300 pra 370) mas até uns 600-700 reais não acho que tenha nada tão interessante quanto ele, e mesmo os que forem superiores no geral vai ser mais coisas como construção do gabinete mesmo, e não quanto ao espaço/airflow em si, esse aí vai caber WC 360mm, qualquer AC do mercado, qualquer GPU do mercado e tem um espaço bom de trabalhar, montei um PC num desse há uns meses e curti bastante, tanto que acabei comprando um segundo pra substituir meu Lancool 2 Mesh

Sobre o cooler mesmo com o K continuo recomendando sim, e no geral também recomendo um leve undervolt pra esses CPUs pra dar uma reduzida no consumo/temp sem afetar o desempenho, mas rodar quente mesmo só passando dos 200w a princípio, se o foco for jogos não deve ser um problema mesmo stock
Voce viu que saiu o PS120 EVO (https://www.thermalright.com/tw/product/phantom-spirit-120-evo/)

Fan nova da thermalright tl-k12. Peguei 2 no aliexpress e vou testar.

CUPOM: ALI27 e ALI45

Se o cupom nao entrar, coloca em Boleto ou Paypal para sair a cotação em dolar.

PS120 EVO -> TL-K12 ->
 
Última edição:
Voce viu que saiu o PS120 EVO (https://www.thermalright.com/tw/product/phantom-spirit-120-evo/)

Fan nova da thermalright tl-k12. Peguei 2 no aliexpress e vou testar.

CUPOM: ALI27 e ALI45

Se o cupom nao entrar, coloca em Boleto ou Paypal para sair a cotação em dolar.

PS120 EVO -> TL-K12 ->
Pior que tava vendo coisa pra comprar nesse 11/11 e acabei vendo ele nos produtos recomendados mas o preço tava bem acima do PA120/PS120 e com a taxação ia pra pqp o preço, é legal pela estética diferente mas quanto ao desempenho pela troca do fan imagino que provavelmente vai dar na mesma ou algo extremamente próximo na prática

Eu tava querendo um PS120 branco mas não tem ainda então acabei pegando um PS120 SE ARGB que achei no Olx por 275 conto um tempinho atrás, prefiria a versão sem iluminação mas no final to usando ele com meu XPG Vento Pro aqui mesmo kkk, provavelmente é mais fácil revender futuramente sendo ARGB também, agora é aguardar pra ver os resultados dessa TL-K12 e do PS120 Evo se é que alguém vai testar
 
Pior que tava vendo coisa pra comprar nesse 11/11 e acabei vendo ele nos produtos recomendados mas o preço tava bem acima do PA120/PS120 e com a taxação ia pra pqp o preço, é legal pela estética diferente mas quanto ao desempenho pela troca do fan imagino que provavelmente vai dar na mesma ou algo extremamente próximo na prática

Eu tava querendo um PS120 branco mas não tem ainda então acabei pegando um PS120 SE ARGB que achei no Olx por 275 conto um tempinho atrás, prefiria a versão sem iluminação mas no final to usando ele com meu XPG Vento Pro aqui mesmo kkk, provavelmente é mais fácil revender futuramente sendo ARGB também, agora é aguardar pra ver os resultados dessa TL-K12 e do PS120 Evo se é que alguém vai testar


Fan PS120:

Especificações do ventilador TL-C12B V2:
Dimensões: Comprimento 120 mm × Largura 120 mm × Altura 25 mm
Peso: 135g
Velocidade do ventilador: 1500 RPM±10% (MAX)
Ruído do ventilador: 25,6 dBA
Volume de ar: 66,17 CFM (MAX)
Pressão do vento: 1,53 mm H2O (MAX)
Abe: 0,20 A
Tipo de conector: Conector PWM de 4 pinos
Tipo de rolamento: Rolamento S-FDB

Fan PS120 EVO:

Especificações do TL-K12:
Dimensões: L120 mm x L120 mm x H25 mm
Peso: 220 g
Velocidade: 2150 RPM±10% (MAX)
Ruído: 27 dBA (MAX)
Volume de ar: 69 CFM (MAX)
Pressão de ar: 2,87 mm H2O (MÁX.)
Corrente: 0,16 A
Cabo ARGB: 5V/3Pin
Conector:
Rolamento PWM de 4 pinos: Rolamento S-FDB V2
 
Seguinte, se alguem puder me ajudar, agradeço. Estou orquestrando um upgrade no meu pc.
Aposentando o guerreiro 3100 e a mais guerreira ainda rx 580:

-Tenho um gabinete, espaçoso até, com um nvme para o sistema, 5 hds convencionais dentro, uma rx 7600, um 5700x. ele tem suporte pra 5 fans de 12cm (2 frontal, 2 superior, e um traseiro)

Comprei esse gabinete (kendomen) e já veio com 5 fans porcaria que faz barulho e 2 deles já queimaram, eles eram rgb mas cortei fora o led com uma tesoura pq odeio rgb.

2 Perguntas:

1) Quero comprar umas fan um degrau acima, sem gastar muito (no maximo uns 20,00 por fan, pode ser da china) de preferência que nao seja rgb e se for, que eu consiga cortar o led fora. Qual recomendação?

2) Ainda nao decidi qual cooler pego pro 5700x, na real, nem sei se vem na caixa, mas acredito que o que eu tenho (cooler box do 3100) nao é suficiente. Estou pensando em algo na casa dos 200,00. Qual recomendação nessa faixa de preço custo/beneficio/barulho? novamente, nada de pisca pisca, de preferencia...

Minha placa mãe é uma b550 s2h (Espero que ela nao frite com o 5700x).
Minha fonte é uma evga 500w, se segurava o rx 580 segura o rx7600: o tdp é semelhante, entao mantive a fonte.

Obrigado desde já.
 
Última edição:
Pessoal.Tenho um ryzen 9 3900x.Estou usando um Masterliquid ML240 V2 RGB.
Ocorre que estou pegando temperaturas altas em iddle, chegando a 70°.
Observações:
- pasta termica ok. Já testei várias top de linha
- velocidades de bomba e ventoinhas configuradas para performance na bios via SmartFan
- Moro em São Paulo, média de temperatura por aqui 26,27,e alguns dias fe verão 30.Salva exceção desta semana que beirou 37.
Seria interessante investir em outro WC?Qual seria o ideal para meu contexto?
Desde já agradeço as dicas.
Inte.
 
Para AM5, o Deepcool é um pouco melhor segundo esse vídeo do Hardware Canucks, principalmente para o 7700X.

comprei o novo watercooler da lian li... aquele galahad II sl infinity... com ARGB nas hélices tbm... coisa mais linda... me falaram que atualmente é o melhor watercooler e paguei 1200... porém estou ciente que todo ano tenho q fazer manutençao... trocar liquido... substituir liquido... e que todo watercooler pode dar pal a qualquer momento por causa de sua sensivel BOMBA d'agua... e assim que eu terminar de montar meu PC... so falta a placa mãe outro nvme de 1 ou 2 tb e quero um HD de 4tb para fechar... e vou juntar para pegar a placa de vídeo só em junho, pois vou ter grana e muitos jogos ja rodam no gráfico integrado dos ryzen 7800x3d... e depois q eu terminar quero um aircooler da deepcool... pois esse processador nao é esquentado igual os intel 13000 e vejo MUITO falando extremamente BEM desses aircooler... ai ele ja fica de reserva... qualquer B.O é facil colocar ele hehehe... nao sei como nao fizeram um jeito de colocar um aircooler em cima das bombas de W.C para refrigerar mais kkkkkkkk
 
Olá pessoal bom dia

Comprei esse cooler recentemente para o 5800x3d ( usava um gammax 400 v2 anteriormente) e infelizmente a temperatura ficou a mesma coisa

Chega nos 90 graus facilmente

Já verifiquei se alguma coisa poderia estar errado como ele mal encaixado , troca de pasta térmica ( tentei 2 vezes) e se os fans estavam ligados funcionando

Meu gabinete é um dk415m front mesh e possuo 2 fans frontais ( 1 meio , 1 inferior intake) 1 traseira (exhaust) e 3 teto (exhaust)

placa-mãe na última BIOS e tudo no default ( ASUS TUF B550M GAMING PLUS) , fonte xpg pylon 650w

Queria saber se estou fazendo algo errado pois vi em diversos vídeos que o desempenho dele era muito superior , até escolhi ele do que water coolers

Segue esse vídeo por exemplo



Ele está usando 200w em 80 graus e o meu em 120w já passa mal e chega em 87 graus facilmente ( cinebench r23)

Em jogos quando há picos o comportamento é o mesmo

Será que estou fazendo algo errado? deveria comprar um superframe isengard 360mm por exemplo?

Na cidade onde moro está fazendo uns 40 graus , mas ainda estou achando muito alta esta temperatura ( minha placa de vídeo fica em 70 graus por exemplo , 100 % de uso também)

Obrigado !
 
Tem que levar em consideração a onda de calor atual, e o fato que o Peperaio faz os testes dele em bancada aberta e ar condicionado, dentro do gabinete a temperatura é pelo menos uns 5 graus a mais.

Devolve e tenta o WC de 360mm.
 
Tem que levar em consideração a onda de calor atual, e o fato que o Peperaio faz os testes dele em bancada aberta e ar condicionado, dentro do gabinete a temperatura é pelo menos uns 5 graus a mais.

Devolve e tenta o WC de 360mm.
entendi cara

duvido que meu gabinete ou as fans estejam prejudicando tanto assim mas isso de estar no gabinete faz todo sentido do que uma bancada completamente aberta
vou pegar esse da superframe isengard 360mm , seria uma boa escolha?

Obrigado
 
Bem, o Isengard tem desempenho para resfriar o 5800X3D - vide este teste, também em bancada aberta e não informa qual a temperatura do ar condicionado - teste "padrão BR". 😜 Mas pergunte- e o cara disse que a temperatura ambiente era 27 graus.
O cara tem jeitão de "Redneck" mas acho os testes deles mais confiáveis que os abobrinhas MW, Tecno Art...

A questão desses WC OEM (white label) é a durabilidade, por exemplo, já vi comentário que um "famigerado" Rise Mode 360 perdeu 90% do líquido em menos de 2 anos de uso, o que indica que as mangueiras tem alta permeabilidade.

O Aigo Darkflash Radiant DC 240 - R$ 280,00 tem bom desempenho, vide este teste com i9-12900K - que consome mais que o 5800X3D; pouca diferença de temperatura para WC de 360mm de marca famosa. Da mesma forma, vá saber como é a durabilidade.

Um bom é DeepCool LT520 (240mm) - R$ 670,00 - tem 5 anos de garantia.

A proposito, como a onda de calor é supostamente atípica - tomara; experimente remover a tampa lateral ou o painel frontal do gabinete para ver se da diferença. Situações extremas, medidas extremas.
 
Última edição:
Bem, o Isengard tem desempenho para resfriar o 5800X3D - vide este teste, também em bancada aberta e não informa qual a temperatura do ar condicionado - teste "padrão BR". 😜 Mas pergunte- e o cara disse que a temperatura ambiente era 27 graus.
O cara tem jeitão de "Redneck" mas acho os testes deles mais confiáveis que os abobrinhas MW, Tecno Art...

A questão desses WC OEM (white label) é a durabilidade, por exemplo, já vi comentário que um "famigerado" Rise Mode 360 perdeu 90% do líquido em menos de 2 anos de uso, o que indica que as mangueiras tem alta permeabilidade.

O Aigo Darkflash Radiant DC 240 - R$ 280,00 tem bom desempenho, vide este teste com i9-12900K - que consome mais que o 5800X3D; pouca diferença de temperatura para WC de 360mm de marca famosa. Da mesma forma, vá saber como é a durabilidade.

Um bom é DeepCool LT520 (240mm) - R$ 670,00 - tem 5 anos de garantia.

A proposito, como a onda de calor é supostamente atípica - tomara; experimente remover a tampa lateral ou o painel frontal do gabinete para ver se da diferença. Situações extremas, medidas extremas.
então pior q tirei a tampa e deixei um ar condicionado ligado ainda kkkkk

então cara eu to com receio dos testes agora kkkk , confiei muito naquele do peperaio e meu cpu foi completamente diferente a temperatura

vc saberia algum não tão caro mais ''certeiro'' por assim dizer? é que é complicado ficar comprando , testando e devolvendo etc...

to 1 mês quase com o cpu e ainda não consegui usar kkkk

valeu
 
Comprei esse cooler recentemente para o 5800x3d ( usava um gammax 400 v2 anteriormente) e infelizmente a temperatura ficou a mesma coisa

Chega nos 90 graus facilmente
Provavelmente tem alguma coisa errada em algum local/instalação desse air cooler, mesmo estando bem quente, teria que haver uma diferença razoável. Outra coisa, pra quem usa air cooler, socar de ventoinhas na parte superior não é indicado, pois parte do ar que entra pela frente sai por cima sem passar pelos componentes. Usa no máximo uma ventoinha bem acima do air cooler.
 
Galera, indo em um 7800x3d , pensando em pegar um MASTERLIQUID ML360L V2 economizando ou um H115I RGB PRO. Gabinete vai ser um Montech Air 903 Max 4x provavelmente. Alguma outra recomendação ou sugestão? Tbm encontrei o H150 RGB por 650R$ me pareceu interessante.
 
Última edição:
Galera, indo em um 7800x3d , pensando em pegar um MASTERLIQUID ML360L V2 economizando ou um H115I RGB PRO. Gabinete vai ser um Montech Air 903 Max 4x provavelmente. Alguma outra recomendação ou sugestão? Tbm encontrei o H150 RGB por 650R$ me pareceu interessante.
Eu aqui estou usando com um AK400 e ta de boa, e custa 150 reais se nao ligar pra estética!
 
Galera, indo em um 7800x3d , pensando em pegar um MASTERLIQUID ML360L V2 economizando ou um H115I RGB PRO. Gabinete vai ser um Montech Air 903 Max 4x provavelmente. Alguma outra recomendação ou sugestão? Tbm encontrei o H150 RGB por 650R$ me pareceu interessante.
Caso for de WC tem o le500 que tem um ótimo cxb e não precisa mais que isso para refrigerar o seu 7800X3D.
 
Eu aqui estou usando com um AK400 e ta de boa, e custa 150 reais se nao ligar pra estética!
Caso for de WC tem o le500 que tem um ótimo cxb e não precisa mais que isso para refrigerar o seu 7800X3D.
Quero partir para um AC , por garantia "futura" de upgrade futuro.
Além disso, queria baixar os valores de temperatura realmente para <80 em full load. Estou saindo de um AlienwareM15 e tenho TOC(trauma na vdd) com temperatura, algo que me irrita há anos em notebooks , nao quero ver 80 graus novamente (mesmo sendo temp. oficial de trabalho) kkkk

Esse IE500 não conheço a marca, por isso estava vendo mais CollerMaster e Corsair. Mas vou dar uma pesquisada.
 
Quero partir para um AC , por garantia "futura" de upgrade futuro.
Além disso, queria baixar os valores de temperatura realmente para <80 em full load. Estou saindo de um AlienwareM15 e tenho TOC(trauma na vdd) com temperatura, algo que me irrita há anos em notebooks , nao quero ver 80 graus novamente (mesmo sendo temp. oficial de trabalho) kkkk

Esse IE500 não conheço a marca, por isso estava vendo mais CollerMaster e Corsair. Mas vou dar uma pesquisada.
Não da pra comparar temperatura de laptop com desktop ainda mais o M15 que é bem esquentadinho o processador, partindo para um AC tem o AG400 não custando muito e certamente ele nao vai trabalhar a 80°C como no M15.
 
Olá pessoal bom dia

Comprei esse cooler recentemente para o 5800x3d ( usava um gammax 400 v2 anteriormente) e infelizmente a temperatura ficou a mesma coisa

Chega nos 90 graus facilmente

Já verifiquei se alguma coisa poderia estar errado como ele mal encaixado , troca de pasta térmica ( tentei 2 vezes) e se os fans estavam ligados funcionando

Meu gabinete é um dk415m front mesh e possuo 2 fans frontais ( 1 meio , 1 inferior intake) 1 traseira (exhaust) e 3 teto (exhaust)

placa-mãe na última BIOS e tudo no default ( ASUS TUF B550M GAMING PLUS) , fonte xpg pylon 650w

Queria saber se estou fazendo algo errado pois vi em diversos vídeos que o desempenho dele era muito superior , até escolhi ele do que water coolers

Segue esse vídeo por exemplo



Ele está usando 200w em 80 graus e o meu em 120w já passa mal e chega em 87 graus facilmente ( cinebench r23)

Em jogos quando há picos o comportamento é o mesmo

Será que estou fazendo algo errado? deveria comprar um superframe isengard 360mm por exemplo?

Na cidade onde moro está fazendo uns 40 graus , mas ainda estou achando muito alta esta temperatura ( minha placa de vídeo fica em 70 graus por exemplo , 100 % de uso também)

Obrigado !

A diferença do teste dele, pra sua realidade é a temp. ambiente, ou vc tá usando com ar condicionado?
 
Galera, saberiam me dizer a diferença do deepcool ls pro lt? Acho a bomba dele mais bonita que do lt, mas aí não sei muito sobre a performance dele.. outra coisa, melhora mto a performance trocando as fans por artic/phantek/noctua?
 
Galera, saberiam me dizer a diferença do deepcool ls pro lt? Acho a bomba dele mais bonita que do lt, mas aí não sei muito sobre a performance dele.. outra coisa, melhora mto a performance trocando as fans por artic/phantek/noctua?
Creio que só o design muda mesmo, e sobre performance trocando fans depende, acho que só nos casos de CPU de alto consumo (>200w) mesmo pra ver alguma diferençae e só se pegar as T30 pra rodar no talo mesmo, os fans stock da DeepCool já são bem bons

O 7800x3D é bem fácil de segurar as temps e o gargalo na refrigeração é mais a velocidade de transferência de calor do die pro IHS pro coldplate do que uma necessidade real de rad maior ou fans melhores, qualquer cooler que botar nele vai dar conta praticamente
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo