[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos N3SSO
  • Data de Início Data de Início
entendi amigo

o segundo dissipador faz tanta diferença assim?

não estou duvidando mas estou com receio pq o gammaxx 400 v2 tem 8 heatpipes e 1 dissipador , o ag tem 5 dissipador pra cada heatpipe

é que não esperava a temperatura do gammaxx 400 v2 ficar tão ruim por isso estou com receio de air agora rs

obrigado
Vai fazer diferença em Fulload não esquecendo de um case bem ventilado e temperatura ambiente controlada favorece também.

entendi amigo

o segundo dissipador faz tanta diferença assim?

não estou duvidando mas estou com receio pq o gammaxx 400 v2 tem 8 heatpipes e 1 dissipador , o ag tem 5 dissipador pra cada heatpipe

é que não esperava a temperatura do gammaxx 400 v2 ficar tão ruim por isso estou com receio de air agora rs

obrigado
Saber o gabinete/setup de fans e temp ambiente ajudaria também porque as vezes você tá usando um case completamente fechado, com fans fracos e rodando a >35c ambiente, aí não tem muita salvação mesmo kkk

Saber o gabinete/setup de fans e temp ambiente ajudaria também porque as vezes você tá usando um case completamente fechado, com fans fracos e rodando a >35c ambiente, aí não tem muita salvação mesmo kkk
meu gabinete é um dk415m frente mesh

tenho 2 fan na frente , 3 no teto e 1 atras

eu estou com receio dos water coolers vazarem , perderem desempenho etc...

o ag620 segura tranquilo o 5800x3d?

Obrigado

meu gabinete é um dk415m frente mesh

tenho 2 fan na frente , 3 no teto e 1 atras

eu estou com receio dos water coolers vazarem , perderem desempenho etc...

o ag620 segura tranquilo o 5800x3d?

Obrigado
Tem gente usando até AG400/AK400 e segurando o 5800x3D, e apenas por via das dúvidas eu tiraria 2 fans do topo aí, muita provavelmente não estão ajudando em nada e possivelmente até atrapalham o airflow, fan no topo eu manteria só o que fica mais na traseira mesmo, senão não adianta muita coisa ter 2 fans puxando ar frio de fora e os fans de exaustão no topo jogarem o ar frio pra fora do gabinete antes dele poder passar pelos componentes, e tenta posicionar os 2 fans frontais de forma com que fiquem mais alinhados com o AC e a GPU, possivelmente só nisso já tem uma redução de temp, e também aplica o CO no 5800x3D

Tem gente usando até AG400/AK400 e segurando o 5800x3D, e apenas por via das dúvidas eu tiraria 2 fans do topo aí, muita provavelmente não estão ajudando em nada e possivelmente até atrapalham o airflow, fan no topo eu manteria só o que fica mais na traseira mesmo, senão não adianta muita coisa ter 2 fans puxando ar frio de fora e os fans de exaustão no topo jogarem o ar frio pra fora do gabinete antes dele poder passar pelos componentes, e tenta posicionar os 2 fans frontais de forma com que fiquem mais alinhados com o AC e a GPU, possivelmente só nisso já tem uma redução de temp, e também aplica o CO no 5800x3D
o ag400 ou ak400 seriam superiores que o gammaxx 400 v2?

sobre o gabinete , já testei diversos setups de fans , e as do teto de fato ajudam 1-2graus , não estão prejudicando parece

vou comprar esse daqui , não tem diferença os modelos correto ? : https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-deepcool-ag620-argb-120mm-preto-r-ag620-bkanmn-g-2

o ak620 e o ag620 são iguais em questao de desempenho correto?

Obrigado

o ag400 ou ak400 seriam superiores que o gammaxx 400 v2?

sobre o gabinete , já testei diversos setups de fans , e as do teto de fato ajudam 1-2graus , não estão prejudicando parece

vou comprar esse daqui , não tem diferença os modelos correto ? : https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-deepcool-ag620-argb-120mm-preto-r-ag620-bkanmn-g-2

o ak620 e o ag620 são iguais em questao de desempenho correto?

Obrigado
Menos pior então, é que o tanto de gente que enche de fans e as vezes até piora a situação não é pouca coisa kkkk, e o AG400 é um pouquinho melhor mas não a ponto de valer a troca, e o AG620 é a mesma coisa que o AK620 sim, se quiser reduzir mais (e ter durabilidade) aí só investindo o dobro/triplo num bom WC

Tá batendo 90c em que situações aí? Já fez o curve optimizer pra ver se ajuda?

Menos pior então, é que o tanto de gente que enche de fans e as vezes até piora a situação não é pouca coisa kkkk, e o AG400 é um pouquinho melhor mas não a ponto de valer a troca, e o AG620 é a mesma coisa que o AK620 sim, se quiser reduzir mais (e ter durabilidade) aí só investindo o dobro/triplo num bom WC

Tá batendo 90c em que situações aí? Já fez o curve optimizer pra ver se ajuda?
pior que deixei tudo no default

em jogos ou tela de load por exemplo (são bem breves) o cpu chega a cento e poucos watts ( acho que 115w) ai estrangula um pouco , fica na casa dos 85 90 facil

não roda toda hora em 90 graus , no bf5 por exemplo em 300 fps ficava 75-80

mas pra instalar shader por exemplo (r6 , mw2 ) ele ficou 90 graus de forma muito constante

é claro que não vou jogar a instalação de shader kkkk mas o que quero dizer é que ele vive perto do limite

um descuido ele chega 90 graus fácil ( principalmente em picos aleatórios tbm)

eu estou com receio de wc vazar , durabilidade da bomba etc...

vou pegar esse ag620 do link mesmo , o que acha?

obrigado

em jogos ou tela de load por exemplo (são bem breves) o cpu chega a cento e poucos watts ( acho que 115w) ai estrangula um pouco , fica na casa dos 85 90 facil

mas pra instalar shader por exemplo (r6 , mw2 ) ele ficou 90 graus de forma muito constante

é claro que não vou jogar a instalação de shader kkkk mas o que quero dizer é que ele vive perto do limite

obrigado
Outra coisa que poderia testar é simplesmente ver se consegue limitar o consumo de CPU pra algo como 90-100w por exemplo ou se consegue botar um limite de temperatura máxima tipo 85c, assim já resolveria a questão da temperatura provavelmente sem perder desempenho algum, ainda mais que pelo que citou só bate 90c em compilação de shader, loading etc, eu testaria isso antes de bater o martelo numa troca de cooler porque as vezes já resolve seu problema sem gastar nada só fazendo uns ajustes rápidos na bios mesmo, talvez reaplicar a pasta térmica se fz muito tempo que botou, ou pegar uma melhorzinha a depender da que usou também

obrigado
Tô com um ak620 num 13600K com overclock. Aguentou 210w de dissipação máxima com temperatura máxima a 98°C. Acima disso, só com watercooler.

ZALMAN apresenta cooler para CPU CNPS13X preto
A ZALMAN apresentou hoje o cooler para CPU tipo torre CNPS13X Black. A empresa possui uma longa linha de coolers tipo torre de fluxo lateral, mas este está entre os primeiros com placa superior iluminada e estilizada como é contemporânea. O cooler possui um típico dissipador de calor tipo torre de alumínio que é deslocado um pouco para o lado esquerdo, para reduzir a intrusão da ventoinha na área de memória da placa-mãe. Uma base de cobre niquelada faz contato com o processador, por onde passam cinco tubos de calor de cobre de 6 mm de espessura, transportando calor para a pilha de aletas de alumínio, que é ventilada por uma ventoinha ZALMAN AF120 de 120 mm.

A base apresenta um arranjo de tubos de calor de toque direto reverso que reduz o espaço entre a fonte de calor e os tubos de calor, melhorando a condutividade. O ventilador incluído possui um rolamento hidráulico com capacidade para 40.000 horas e possui um impulsor alado que guia todo o fluxo de ar axialmente. Ele recebe entrada PWM de 4 pinos, gira em velocidades que variam entre 600 a 2.000 RPM, aumentando até 69,12 CFM de fluxo de ar, com pressão estática de 2,01 mm H₂O e uma saída de ruído máxima de 29,7 dBA. A placa superior recebe entrada RGB endereçável de 3 pinos. O ZALMAN CNPS13X Black foi projetado para uma carga térmica de 240 W. O cooler mede 135 mm x 79 mm x 159 mm (LxPxA), pesando 810 g. A empresa não revelou preços.

ksmDRFu.jpg

jqVrgv8.jpg

jFgG8iL.jpg

MK8DQzT.jpg

19oGOrB.jpg

Fala, pessoal!

Alguém poderia me ajudar a escolher um air cooler pra um i7-12700, por favor?

Vou montar o PC nesse final de ano. Tô pesquisando bastante, mas ainda não consegui decidir o air cooler ideal.

Grande parte das recomendações que encontro está esgotada, não vende no Brasil ou sai muito do meu orçamento (Noctua).

A placa de vídeo é GTX 3060 12GB (não sei se faz diferença saber isso lol).

Usarei o computador pra jogar em qhd, não em ultra, além de fazer edições de vídeo em 1080p.

Sobre a Noctua, tem modelos que até entram no orçamento, mas aí acredito que não são suficientes pro i7-12700k.

Pensei até em ir com um i5-12600k. Será que eu teria menos dor de cabeça com questão de temperatura nesse caso?

Minha preocupação é inclusive por causa do calor que faz agora no Brasil e tende a ficar mais quente - o quanto isso vai afetar ainda mais as temperaturas do PC.

Aliás, outra coisa, o medo de vazamento pra water cooler é tão válido mesmo pra me afastar de escolher um desses? Sou bem leigo no assunto.

Valeu!

Alguém poderia me ajudar a escolher um air cooler pra um i7-12700, por favor?
DeepCool AG620, 320 reais

Recomendo também focar num gabinete com airflow legal porque isso também influencia consideravelmente, as vezes um cooler básico num bom gabinete (não necessariamente caro) traz um resultado melhor que um puta cooler num gabinete totalmente fechado

Muito obrigado! @insanee420

Ah sim, eu tava pensando na questão do gabinete mesmo... alguma recomendação também? Ahahah

Aliás, na primeira menção ao i7 eu esqueci de adicionar o "k" no final ali. Ainda compensa esse mesmo cooler?

Até porque preciso pensar no tamanho do cooler, vou dar uma olhada nesse que mostrou. Obrigado novamente!

Última edição:
Muito obrigado! @insanee420

Ah sim, eu tava pensando na questão do gabinete mesmo... alguma recomendação também? Ahahah

Aliás, na primeira menção ao i7 eu esqueci de adicionar o "k" no final ali. Ainda compensa esse mesmo cooler?

Até porque preciso pensar no tamanho do cooler, vou dar uma olhada nesse que mostrou. Obrigado novamente!
Minha recomendação n°1 há uns meses é o Montech 903, barato, espaçoso, fans PWM, bom airflow (só com os fans stock mesmo) e tem USB-C, deu uma subidinha a versão preta recentemente (300 pra 370) mas até uns 600-700 reais não acho que tenha nada tão interessante quanto ele, e mesmo os que forem superiores no geral vai ser mais coisas como construção do gabinete mesmo, e não quanto ao espaço/airflow em si, esse aí vai caber WC 360mm, qualquer AC do mercado, qualquer GPU do mercado e tem um espaço bom de trabalhar, montei um PC num desse há uns meses e curti bastante, tanto que acabei comprando um segundo pra substituir meu Lancool 2 Mesh

Sobre o cooler mesmo com o K continuo recomendando sim, e no geral também recomendo um leve undervolt pra esses CPUs pra dar uma reduzida no consumo/temp sem afetar o desempenho, mas rodar quente mesmo só passando dos 200w a princípio, se o foco for jogos não deve ser um problema mesmo stock

Comprei um Ryzen 7 5800X3D, estou em duvida entre um air cooler AG620 ou um watercooler AIO 240mm, sobre o water cooler não faço ideia de qual mais adequado/custo beneficio, meu limite é uns R$500, tava vendo sobre o H100 da corsair, mas realmente não manjo muito, alguém pra dar uma ideia?

Meu gabinete é um DeepCool CC560, algumas specs:

Suportes para fans:
Frente: 3×120 / 2×140mm
Topo: 2×120 / 2×140mm
Traseira: 1×120mm

Suporte do radiador:
Frente: 120/140/240/280/360mm
Topo: 120/240mm
Traseiro: 120mm

Limite de altura do cooler da CPU:
163mm

Comprei um Ryzen 7 5800X3D, estou em duvida entre um air cooler AG620 ou um watercooler AIO 240mm, sobre o water cooler não faço ideia de qual mais adequado/custo beneficio, meu limite é uns R$500, tava vendo sobre o H100 da corsair, mas realmente não manjo muito, alguém pra dar uma ideia?

Meu gabinete é um DeepCool CC560, algumas specs:

Suportes para fans:
Frente: 3×120 / 2×140mm
Topo: 2×120 / 2×140mm
Traseira: 1×120mm

Suporte do radiador:
Frente: 120/140/240/280/360mm
Topo: 120/240mm
Traseiro: 120mm

Limite de altura do cooler da CPU:
163mm

Pega o AG620 ou Ak400 caso preferir bem mais jogo que pegar um WC de 240mm e vai dar conta sem problema do seu 5800x3D.

Pega o AG620 ou Ak400 caso preferir bem mais jogo que pegar um WC de 240mm e vai dar conta sem problema do seu 5800x3D.
Se eu pegar um trombolho semelhante ao AG620, não tem chance de dar problema nas memórias? Quando digo problema digo de não encaixar por conta das memórias só.
Fora isso, um trombolho desse não pode afetar a temperatura interna do gabinete? Pergunto por que realmente não manjo muito desse assunto e aí fico me questionando isso.
E tmbm fico com receio da folga de 3mm (da spec do gabinete) ser suficiente pro AG620 que tem 160mm de altura... :/

Se eu pegar um trombolho semelhante ao AG620, não tem chance de dar problema nas memórias? Quando digo problema digo de não encaixar por conta das memórias só.
Fora isso, um trombolho desse não pode afetar a temperatura interna do gabinete? Pergunto por que realmente não manjo muito desse assunto e aí fico me questionando isso.
E tmbm fico com receio da folga de 3mm (da spec do gabinete) ser suficiente pro AG620 que tem 160mm de altura... :/
Tu pode pegar o AG400 que não vai ter problema de encostar nas memórias.

Sobre o cooler mesmo com o K continuo recomendando sim, e no geral também recomendo um leve undervolt pra esses CPUs pra dar uma reduzida no consumo/temp sem afetar o desempenho, mas rodar quente mesmo só passando dos 200w a princípio, se o foco for jogos não deve ser um problema mesmo stock
Estava lendo recentemente que as placa-mães B660/B760 não estão fazendo mais undervolt (sem perda de desempenho) nos Intel 12600K/13600K pra cima. A Intel capou esse chipset modificando uns negócios lá em bios mais recentes. Mó sacanagem ter que pegar uma Z690/790 pra poder fazer um ajuste mais fino no undervolt nesses cpus melhores. Antes precisava da série Z pra fazer overclock, agora é pra undervolt. kkkkk

Galera, duvida rapida: FUMA 3 ou AK620 (AG)??

Galera, duvida rapida: FUMA 3 ou AK620 (AG)??
Ak620 (pc da patroa. Tankando 205w em um 12900)ou ag620 (esse está em um 10700k, que dei pro meu afilhado, tankando 195w).

Edit: acho mais modernos q o fuma.

Users who are viewing this thread

Voltar