[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início

Pelo visto a coisa é mais embaixo, é degradação, começa bem, mas depois certos parâmetros não conseguem ser mais usados.

Acho que vou ter trocar de Water Cooler, acho que vou pegar um da Asus que vi na Kabum, não sei se é bom.

Complicado, sempre que mando desligar o pc, da o tal erro de "out of memory blablabla", vou trocar as memórias e torcer pra ser isso ao invés da degradação do 13700kf...

Mas essas temperaturas altas, é jogando?
Aqui jogando, no máximo que chega é 65c, o game mais pesado.
Não, é em stress de CPU, jogando fica mais ou menos uns 40°C - 65°C. Estou afim de pegar um water cooler mais potente para fazer um OC.

Não, é em stress de CPU, jogando fica mais ou menos uns 40°C - 65°C. Estou afim de pegar um water cooler mais potente para fazer um OC.
Eu nem faço testes de stress, peguei o processador para jogar, se a temperatura está boa no game, então está ótimo rsrs

Eu nem faço testes de stress, peguei o processador para jogar, se a temperatura está boa no game, então está ótimo rsrs
Acho que não tem jogos que vão usar 100% da CPU, estou tentando não deixar a CPU com temperaturas muitas altas para aumentar a vida útil.

ELoZPT2o_o.png

Tem alguma config. especifica que causa o problema? Ou é questão de tempo e se for o caso, quanto tempo? Meu 14900KF tem 9 meses rodando com PL ilimitado, MCE e clock travado em 5.7Ghz e turbo 6Ghz, OC nas memos e até o momento está funcionando bem.

Sobre os crashes nesse jogo da Alderon, quantos desses crashes foram de jogadores que fizeram undervolt no processador? Vejo direto donos de 13900K/14900K procurarem como fazer undervolt pra não "fritar" o processdor, testam minimamente e dão como estável sem saber que isso pode causar instabilidade em alguns cenários. Some isso ao fato dos que fazem undervolt de GPUs também.

Última edição:
Complicado, sempre que mando desligar o pc, da o tal erro de "out of memory blablabla", vou trocar as memórias e torcer pra ser isso ao invés da degradação do 13700kf...

Algo parecido com isso? Não tenho certeza se é o mesmo código de erro mas aqui (AMD) também ocorre em alguns desligamentos/reboots e creio que seja algo relacionado a software.

Já tentou uma instalação limpa do Windows ou a máquina é recém montada? Eu só colocaria na conta do hardware após eliminar essa hipótese e ainda assim não sairia correndo pra fazer a troca.

Tem alguma config. especifica que causa o problema? Ou é questão de tempo e se for o caso, quanto tempo? Meu 14900KF tem 9 meses rodando com PL ilimitado, MCE e clock travado em 5.7Ghz e turbo 6Ghz, OC nas memos e até o momento está funcionando bem.

Sobre os crashes nesse jogo da Alderon, quantos desses crashes foram de jogadores que fizeram undervolt no processador? Vejo direto donos de 13900K/14900K procurarem como fazer undervolt pra não "fritar" o processdor, testam minimamente e dão como estável sem saber que isso pode causar instabilidade em alguns cenários. Some isso ao fato dos que fazem undervolt de GPUs também.
Boa parte do problema está ocorrendo em ambiente datacenter onde via de regra os processadores rodam 100% stock (seja lá qual for efetivamente essa configuração, tendo em vista o todo).

Aliás, não se ter uma recomendação pública e oficial da própria Intel sobre qual seria o ajuste correto para supostamente cessar o problema é o mais preocupante de tudo a meu ver.

Bem preocupante essa situação com a 13/14th gen, curioso pra ver o desenrolar da história nas próximas semanas e se a Intel sequer vai dar alguma declaração oficial ou se vai fazer os RMAs quietinha e ficar por isso mesmo :haha:

Bem preocupante essa situação com a 13/14th gen, curioso pra ver o desenrolar da história nas próximas semanas e se a Intel sequer vai dar alguma declaração oficial ou se vai fazer os RMAs quietinha e ficar por isso mesmo :haha:

No Brasil acho que nem rma...

ta feio pra intel

Intel lançará matriz Bartlett-S com 12 núcleos P para plataforma LGA1700 em janeiro de 2025.

O suporte Intel LGA-1700 continuará
A Intel oferecerá suporte ao LGA-1700 com a atualização Bartlett-S e seu novíssimo chip de 12 núcleos P.
oNe8RYe.png

Ao contrário do que a Intel nos ensinou a esperar de seu planejamento de arquitetura de CPU, a plataforma LGA-1700 não terminará com o lançamento do Arrow Lake-S, que usa um soquete diferente. Em vez disso, a Intel lançará uma arquitetura separada dedicada ao soquete mais antigo para fornecer mais opções para os consumidores.

A arquitetura Bartlett-S foi inicialmente mencionada como um produto projetado para aplicações de rede e edge, em vez de necessidades do consumidor. No entanto, descobriu-se que o relatório não era totalmente preciso, e Bartlett também está chegando ao mercado consumidor, pelo menos de acordo com o vazador Jaykihn.

Os SKUs Bartlett abrangerão cinco níveis, todos voltados para os consumidores. Haverá um SKU Core 9 com 12 P-Cores e nenhum E-Cores. Esta parte estará disponível em níveis de TDP de 125 W, 65 W e 45 W (curiosamente, não há opção de 35 W). A Intel também disse ter variantes 10P e 8P baseadas neste dado, que serão oferecidas nos níveis Core 7 e Core 5, respectivamente. Observe que estes são os novos níveis Core, não aqueles com "i#", então provavelmente estamos olhando para o Core 200 não Ultra.

HJ2BF0y.jpeg

A série também contará com dies Alder Lake (ADL) e Raptor Lake (RPL) com configurações similares às atuais. Notavelmente, a versão de 24 núcleos não estará disponível como Core 9, mas será oferecida como Core 7 dessa vez.

A decisão da Intel de relançar seus dies Raptor Lake/Alder Lake e adicionar um novo com núcleos Performance apenas é uma jogada interessante, provavelmente destinada a afastar os consumidores da plataforma AMD AM4. A plataforma AM4 viu nove anos de atualizações, com novas CPUs ainda sendo lançadas este mês, fazendo com que o suporte da Intel para cada plataforma pareça decepcionante em comparação.

De acordo com Jaykihn, a nova série será lançada em janeiro de 2025, o que deve ser mais ou menos próximo da atualização do Arrow Lake-S para segmentos de TDP de 65W/35W.

Fonte: Jaykihn

Parece que os problemas nos Intel 13ª e 14ª geração não são relativos, diretamente, às configurações das bios das placas-mãe, mas sim a um erro de projeto relacionado ao IO do CPU.
Tenho um 14700 (venho de dois Ryzen, primeiro um R7 1700 e depois de um R9 3900X) por quase 4 meses que está, até o momento, super estável.
Detalhe, utilizo o contact frame da Thermalright desde o primeiro dia.
E isso é algo que não vi ninguém comentando.
Acredito que o defeito com o IO do CPU, se deve à deformação causada no processador, quando utilizado o sistema de trava original do soquete 1700.
Isso causa algum dano físico ao IO no PCB, que provoca a instabilidade.
O que explica os problemas aparecerem com o tempo.
Não é degradação por conta de frequência e altas temperaturas, mas sim uma degradação física, por conta das deformações causadas pelo sistema de trava do soquete 1700, que atingem o IO no PCB do processador.

Última edição:
Parece que os problemas nos Intel 13ª e 14ª geração não são relativos, diretamente, às configurações das bios das placas-mãe, mas sim a um erro de projeto relacionado a o IO do CPU.
Tenho um 14700 (veio de dois Ryzen, primeiro um R7 1700 e depois de um R9 3900X) por quase 4 meses que está, até o momento, super estável.
Detalhe, utilizo o contact frame da Thermalright desde o primeiro dia.
E isso é algo que não vi ninguém comentando.
Acredito que defeito com o IO do CPU se deve a deformação causada no processador quando utilizado o sistema de trava original do soquete 1700.
Isso causa algum dano físico ao IO no PCB, que provoca a instabilidade.
O que explica os problemas aparecerem com o tempo.
Não é degradação por conta de frequência e altas temperaturas, mas sim uma degradação física, por conta das deformações no soquete 1700, que atingem o IO no PCB.

Até faz sentido man, uma deformação pode prejudicar a passagem de sinais e etc...
O bizarro é que existem pessoas que trocam o CPU e depois de um tempo voltam a ter problemas semelhantes, num decurso de tempo menor.

Acho que isso são vários fatores, que nem a Intel sabe ao certo como resolver ou de como surgem :rolleyes:

Até faz sentido man, uma deformação pode prejudicar a passagem de sinais e etc...
O bizarro é que existem pessoas que trocam o CPU e depois de um tempo voltam a ter problemas semelhantes, num decurso de tempo menor.

Acho que isso são vários fatores, que nem a Intel sabe ao certo como resolver ou de como surgem :rolleyes:

Acho que eles sabem. Sabem que é algo bem complexo e difícil de apontar um culpado e, assim, irão se isentar até o fim.

Acho que eles sabem. Sabem que é algo bem complexo e difícil de apontar um culpado e, assim, irão se isentar até o fim.

Sim, ainda mais se a culpa for da própria Intel, irão negar de todas as formas kk

Rumores indicam que o Intel Core Ultra 9 285K pode atingir até 5,7 GHz.

SKU Core Ultra 9 principal com aumento de 5,7 GHz
Um boato compartilhado pelo OneRaichu sugere que os clocks serão mais baixos nas séries de CPUs para desktop de próxima geração.

L5uPiUV.png

O Intel Core Ultra 9 285K é atualmente conhecido como o processador Arrow Lake-S mais rápido que está por vir. Dizem que a série faz uso de Lion Cove Performance Cores e Skymont Efficient Cores, suportados por gráficos Arc Xe-LPG.

OneRaichu, considerado um dos vazadores mais confiáveis da Intel, postou uma mensagem enigmática no Twitter/X. Suas postagens aparentemente sugerem que o SKU principal na próxima linha apresentaria um aumento de clock de até 5,7 GHz. Embora não esteja totalmente claro o que o 57/4 significa, alguns acreditam que esse valor se refere ao aumento de 5,4 GHz em todos os núcleos. Da mesma forma, o 47/6 indicaria que a nova peça apresentaria um aumento máximo de 4,7 GHz e uma velocidade de 4,6 GHz em todos os núcleos para núcleos eficientes.

jRZTYgc.png

Com um aumento máximo de P-Core de 5,7 GHz e um aumento máximo de E-Core de 4,7 GHz, o Core Ultra 9 285K seria, respectivamente, 300 MHz mais lento (P-Core) e 300 MHz mais rápido (E-Core) do que seu predecessor, o Core i9-14900K. Uma coisa a se notar é que o 285K é atualmente o SKU mais conhecido, mas há uma possibilidade de que a Intel possa introduzir uma nova variante KS com clocks ainda maiores, mas não há indicações disso ainda, mesmo na esfera dos rumores.

As especificações de toda a série Core Ultra 200 não foram totalmente divulgadas. A Intel deve revelar a série em setembro em seu evento Innovation, com as CPUs chegando às prateleiras em outubro, no mínimo. Atualmente, apenas seis SKUs são conhecidas, mas a Intel está supostamente trabalhando em pelo menos 18 configurações que ainda não foram nomeadas.

Fonte: @OneRaichu e Vectral555

Estou pensando em comprar mais um 12900/12900k/ks ou f.... aqui em Portugal e na Amazon espanhola ainda vendem, novos/lacrados, e o preço está bom por volta de 450~500 e pouco euros + mb Asus tuf (por exemplo) por 233 euros, melhor do que comprar os novos que dizem que estão com problemas e quero pra montar um NAS/Home Server parrudão, então precisa ser estável pra ficar 24/7 ligado...

Última edição:
Estou pensando em comprar mais um 12900/12900k/ks ou f.... aqui em Portugal e na Amazon espanhola ainda vendem, novos/lacrados, e o preço está bom por volta de 450~500 e pouco euros + mb Asus tuf (por exemplo) por 233 euros, melhor do que comprar os novos que dizem que estão com problemas e quero pra montar um NAS/Home Server parrudão, então precisa ser estável pra ficar 24/7 ligado...
Se não ligar pro consumo de energia, pode ser uma boa. Tem também o 12900T que é um pouco mais eficiente, caso consiga achar por aí.
Pode esperar saírem os produtos novos de ambas as marcas também pra decidir melhor ou ver se esse preço caí ainda mais.

Se não ligar pro consumo de energia, pode ser uma boa. Tem também o 12900T que é um pouco mais eficiente, caso consiga achar por aí.
Pode esperar saírem os produtos novos de ambas as marcas também pra decidir melhor ou ver se esse preço caí ainda mais.
Então, pensei nisso pra esse mês porque a Intel está descontinuando a série 12 de processadores (acho que é a 10a geração) e daqui a pouco não vou mais achar novo/lacrado, e aproveitar a graninha na mão né :haha: sem falar que não sei por quanto a próxima gen vem em 2025

fonte: https://videocardz.com/newz/intel-d...en-core-cpus-marking-the-slow-end-of-14nm-era

Então, pensei nisso pra esse mês porque a Intel está descontinuando a série 12 de processadores (acho que é a 10a geração) e daqui a pouco não vou mais achar novo/lacrado, e aproveitar a graninha na mão né :haha: sem falar que não sei por quanto a próxima gen vem em 2025

fonte: https://videocardz.com/newz/intel-d...en-core-cpus-marking-the-slow-end-of-14nm-era
12th gen não foi descontinuada, só o 12900ks, os outros ainda estão sendo produzidos.
A notícia aí é só 10th gen mesmo (10900k, por exemplo).

Eu não pegaria um 12900K para colocar num NAS cara, tanto pelo consumo quanto pelo resfriamento que você vai ter que colocar nele para ficar estável...

Não sei exatamente como você pretende montar seu NAS, vai ser em gabinete convencional ou vai montar um rack para ele e concentrar todos os periféricos de rede?
Você pretende usar quantos discos HDD/SSD no sistema? Acho que você pode gastar menos e montar algo mais aplicável para a seu uso e expansível em armazenamento...

Aqui em casa eu tenho um NAS com um Minisforum UM560 (Ryzen 5625U) baixíssimo consumo e um Case RAID da Orico de 2x 3.5"USB 3.0
Coloquei dois HDD Western Digital Red de 4TB e ficou sensacional.

Eu não pegaria um 12900K para colocar num NAS cara, tanto pelo consumo quanto pelo resfriamento que você vai ter que colocar nele para ficar estável...

Não sei exatamente como você pretende montar seu NAS, vai ser em gabinete convencional ou vai montar um rack para ele e concentrar todos os periféricos de rede?
Você pretende usar quantos discos HDD/SSD no sistema? Acho que você pode gastar menos e montar algo mais aplicável para a seu uso e expansível em armazenamento...

Aqui em casa eu tenho um NAS com um Minisforum UM560 (Ryzen 5625U) baixíssimo consumo e um Case RAID da Orico de 2x 3.5"USB 3.0
Coloquei dois HDD Western Digital Red de 4TB e ficou sensacional.
Aqui uso um NAS Asustor com um par de discos WD Red Plus além de SSDs NVMe e também acho excelente para basicamente tudo que faço, e não é pouca coisa, além de consumir quase nada.

Acho que o foco deste tópico é outro e se o colega está buscando tal processador presume-se que esteja precisando dessa capacidade para alguma finalidade específica.

Temos um tópico para discussões relacionadas e de repente pode ser do seu interesse ou de outros colegas, vou deixar o link abaixo:

Users who are viewing this thread

• Voltar