Pelo visto a coisa é mais embaixo, é degradação, começa bem, mas depois certos parâmetros não conseguem ser mais usados.
Acho que vou ter trocar de Water Cooler, acho que vou pegar um da Asus que vi na Kabum, não sei se é bom.
Pelo visto a coisa é mais embaixo, é degradação, começa bem, mas depois certos parâmetros não conseguem ser mais usados.
Mas essas temperaturas altas, é jogando?Meu Intel Core i7-13700K parece um forno.
Não, é em stress de CPU, jogando fica mais ou menos uns 40°C - 65°C. Estou afim de pegar um water cooler mais potente para fazer um OC.Mas essas temperaturas altas, é jogando?
Aqui jogando, no máximo que chega é 65c, o game mais pesado.
Eu nem faço testes de stress, peguei o processador para jogar, se a temperatura está boa no game, então está ótimo rsrsNão, é em stress de CPU, jogando fica mais ou menos uns 40°C - 65°C. Estou afim de pegar um water cooler mais potente para fazer um OC.
Acho que não tem jogos que vão usar 100% da CPU, estou tentando não deixar a CPU com temperaturas muitas altas para aumentar a vida útil.Eu nem faço testes de stress, peguei o processador para jogar, se a temperatura está boa no game, então está ótimo rsrs
Complicado, sempre que mando desligar o pc, da o tal erro de "out of memory blablabla", vou trocar as memórias e torcer pra ser isso ao invés da degradação do 13700kf...
Boa parte do problema está ocorrendo em ambiente datacenter onde via de regra os processadores rodam 100% stock (seja lá qual for efetivamente essa configuração, tendo em vista o todo).Tem alguma config. especifica que causa o problema? Ou é questão de tempo e se for o caso, quanto tempo? Meu 14900KF tem 9 meses rodando com PL ilimitado, MCE e clock travado em 5.7Ghz e turbo 6Ghz, OC nas memos e até o momento está funcionando bem.
Sobre os crashes nesse jogo da Alderon, quantos desses crashes foram de jogadores que fizeram undervolt no processador? Vejo direto donos de 13900K/14900K procurarem como fazer undervolt pra não "fritar" o processdor, testam minimamente e dão como estável sem saber que isso pode causar instabilidade em alguns cenários. Some isso ao fato dos que fazem undervolt de GPUs também.
Bem preocupante essa situação com a 13/14th gen, curioso pra ver o desenrolar da história nas próximas semanas e se a Intel sequer vai dar alguma declaração oficial ou se vai fazer os RMAs quietinha e ficar por isso mesmo![]()
ta feio pra intel
Parece que os problemas nos Intel 13ª e 14ª geração não são relativos, diretamente, às configurações das bios das placas-mãe, mas sim a um erro de projeto relacionado a o IO do CPU.
Tenho um 14700 (veio de dois Ryzen, primeiro um R7 1700 e depois de um R9 3900X) por quase 4 meses que está, até o momento, super estável.
Detalhe, utilizo o contact frame da Thermalright desde o primeiro dia.
E isso é algo que não vi ninguém comentando.
Acredito que defeito com o IO do CPU se deve a deformação causada no processador quando utilizado o sistema de trava original do soquete 1700.
Isso causa algum dano físico ao IO no PCB, que provoca a instabilidade.
O que explica os problemas aparecerem com o tempo.
Não é degradação por conta de frequência e altas temperaturas, mas sim uma degradação física, por conta das deformações no soquete 1700, que atingem o IO no PCB.
Até faz sentido man, uma deformação pode prejudicar a passagem de sinais e etc...
O bizarro é que existem pessoas que trocam o CPU e depois de um tempo voltam a ter problemas semelhantes, num decurso de tempo menor.
Acho que isso são vários fatores, que nem a Intel sabe ao certo como resolver ou de como surgem![]()
Acho que eles sabem. Sabem que é algo bem complexo e difícil de apontar um culpado e, assim, irão se isentar até o fim.
Se não ligar pro consumo de energia, pode ser uma boa. Tem também o 12900T que é um pouco mais eficiente, caso consiga achar por aí.Estou pensando em comprar mais um 12900/12900k/ks ou f.... aqui em Portugal e na Amazon espanhola ainda vendem, novos/lacrados, e o preço está bom por volta de 450~500 e pouco euros + mb Asus tuf (por exemplo) por 233 euros, melhor do que comprar os novos que dizem que estão com problemas e quero pra montar um NAS/Home Server parrudão, então precisa ser estável pra ficar 24/7 ligado...
Então, pensei nisso pra esse mês porque a Intel está descontinuando a série 12 de processadores (acho que é a 10a geração) e daqui a pouco não vou mais achar novo/lacrado, e aproveitar a graninha na mão néSe não ligar pro consumo de energia, pode ser uma boa. Tem também o 12900T que é um pouco mais eficiente, caso consiga achar por aí.
Pode esperar saírem os produtos novos de ambas as marcas também pra decidir melhor ou ver se esse preço caí ainda mais.
12th gen não foi descontinuada, só o 12900ks, os outros ainda estão sendo produzidos.Então, pensei nisso pra esse mês porque a Intel está descontinuando a série 12 de processadores (acho que é a 10a geração) e daqui a pouco não vou mais achar novo/lacrado, e aproveitar a graninha na mão nésem falar que não sei por quanto a próxima gen vem em 2025
fonte: https://videocardz.com/newz/intel-d...en-core-cpus-marking-the-slow-end-of-14nm-era
Então, pensei nisso pra esse mês porque a Intel está descontinuando a série 12 de processadores (acho que é a 10a geração) e daqui a pouco não vou mais achar novo/lacrado, e aproveitar a graninha na mão nésem falar que não sei por quanto a próxima gen vem em 2025
fonte: https://videocardz.com/newz/intel-d...en-core-cpus-marking-the-slow-end-of-14nm-era
Aqui uso um NAS Asustor com um par de discos WD Red Plus além de SSDs NVMe e também acho excelente para basicamente tudo que faço, e não é pouca coisa, além de consumir quase nada.Eu não pegaria um 12900K para colocar num NAS cara, tanto pelo consumo quanto pelo resfriamento que você vai ter que colocar nele para ficar estável...
Não sei exatamente como você pretende montar seu NAS, vai ser em gabinete convencional ou vai montar um rack para ele e concentrar todos os periféricos de rede?
Você pretende usar quantos discos HDD/SSD no sistema? Acho que você pode gastar menos e montar algo mais aplicável para a seu uso e expansível em armazenamento...
Aqui em casa eu tenho um NAS com um Minisforum UM560 (Ryzen 5625U) baixíssimo consumo e um Case RAID da Orico de 2x 3.5"USB 3.0
Coloquei dois HDD Western Digital Red de 4TB e ficou sensacional.