[TÓPICO DEDICADO] MSI Afterburner - dúvidas, dicas e informações

Eita essa é nova pra mim, achei que todo perfil seria vinculado a ele estar aberto. Mas achei interessante também. Marcando isso, independente se eu abrir e fechar ele né
Isso, vai ficar salvo independente de estar aberto ou não, no caso de ter mais de um perfil vai vigorar o ultimo aplicado.

Eita essa é nova pra mim, achei que todo perfil seria vinculado a ele estar aberto. Mas achei interessante também. Marcando isso, independente se eu abrir e fechar ele né
Ontem eu fiz a configuração conforme orientação, verei se hoje carrega tudo conforme o planejado.

Liguei o PC e não é que deu certo msm :O

Liguei o PC e não é que deu certo msm :O
Boa, não sabia dessa que o afterburner gravava no firmware a curva das fans. Sempre deixei o meu inicializando com o win, vou desativar essa opção.

Alguém sabe como fazer um perfil de fans no afterburner que só liga ela depois 50° igual o padrão stock?

Boa, não sabia dessa que o afterburner gravava no firmware a curva das fans. Sempre deixei o meu inicializando com o win, vou desativar essa opção.
@Tho95 deu boa não, quando inicio o pc sem inicializar o afterburner automaticamente não é aplicado o perfil das fans :(

Tentei marcando/desmarcando a opção "use firmware control mode" e nada.

b3Ep8qa.png

qoRsFUt.png

ksQPWaj.png

@Tho95 deu boa não, quando inicio o pc sem inicializar o afterburner automaticamente não é aplicado o perfil das fans :(

Tentei marcando/desmarcando a opção "use firmware control mode" e nada.

b3Ep8qa.png

qoRsFUt.png

ksQPWaj.png
Pelo visto sua placa não suporta firmware control, quando suporta vão aparecer somente 3 pontos de controle do fan ali, tentou mexer na curva pra ver se muda algo? (aqui quando ativa o firmware control ele só atualiza o gráfico ali mudando de custom pra default ou vice versa).

Pelo visto sua placa não suporta firmware control, quando suporta vão aparecer somente 3 pontos de controle do fan ali, tentou mexer na curva pra ver se muda algo? (aqui quando ativa o firmware control ele só atualiza o gráfico ali mudando de custom pra default ou vice versa).
Marquei a opção firmware control e troquei a combo custom/default, fica sempre aquela curva com 4 pontos. Então acho que não suporta mesmo, só via software(afterburner) para fazer o controle das fans.

Marquei a opção firmware control e troquei a combo custom/default, fica sempre aquela curva com 4 pontos. Então acho que não suporta mesmo, só via software(afterburner) para fazer o controle das fans.
Dei uma olhada melhor com outras plaquinhas que tem aqui e parece ser algo pra série 30, todas de séries anteriores não funciona o firmware control.

@Arris, removi o xtreme, reiniciei o sistema para ver se mesmo fechado ele iria manter as fans ativas, ledo engano, precisa abrir ele uma vez aí as fans ficam ativas normalmente, mesmo fechando ele em seguida.

Ficarei com o afterburner, não vale a pena ter ele instalado mais, é como vc disse, manter o after aberto não prejudica em nada, uma coisa boa do xtreme é que dava para gerenciar o rgb da vga, mas é algo que não me importo muito, então fica de fora. Vou de afterburner mesmo, agora vou tentar configurar igual o vídeo do adrenaline, ficou show aquele painel de informações que eles fizeram.

Consegui configurar na mesma forma que o demonstrado pelo Diego no vídeo do yt, ficou bacana, todos os agradecimentos vão para o usuário @jholxpert, as explicações dele foram excelentes, configurei bem rápido, show as dicas passadas por ele.

Uma amostra de como ficou, ainda pretendo adicionar algumas coisinhas que acho interessantes, mas deixarei pra depois:

fpzkni1.png

Opa, poderia fazer back-up dos profiles e me enviar por favor ?

rl2gpRN.png

Tentei deixar igual ao do Steamdeck, só não sei mudar a cor idividual dos nomes

Tem alguma forma de exportar o layout do overlay pra ficar mais fácil aplicar em outros PCs?
Meu Afterburner n mostra o OC Scanner, acredito que isso não funcione na 750Ti, alguem consegue confirmar isso pra mim ?

Atualmente ele está assim:
(não da pra ver mas ele tem um fundo preto com opacidade baixa)

zaZBljY.png

Última edição:
Pessoal, como faço para as infos do afterburner apareçam no media player classic - home cinema? Hoje estava assistindo um vídeo sobre monitoramento de hardware no canal do Nigro & Cominotti, esse vídeo em específico, e nele ele usa um mini vídeo demo pra sempre verificar as mudanças que ele precisa fazer no afterburner, achei aquilo muito top.

Mas não faço a mínima ideia de como configurar o mpc-hc para mostrar as infos do afterburner nele, alguém aqui poderia me ensinar como faço esse procedimento?

Alguém tem ideia porque de vez em quando, após iniciado o windows, o afterburner altera as curvas pra um pouco mais do que deixamos? Exemplo: Deixo o perfil em 1995 a 950mv e de vez em quando ele altera pra 2010 a 950mv. Tem alguma opção de como fazer o programa parar de alterar as curvas?

Alguém tem ideia porque de vez em quando, após iniciado o windows, o afterburner altera as curvas pra um pouco mais do que deixamos? Exemplo: Deixo o perfil em 1995 a 950mv e de vez em quando ele altera pra 2010 a 950mv. Tem alguma opção de como fazer o programa parar de alterar as curvas?

Acho, tudo gira em torno das temperaturas, quando se liga geralmente a placa ainda está fria, ai ele entende que tem mais espaço para subir.

Aqui também faço undervolt na minha 2060, e só depois que alcança certa temperatura é que ela respeita a curva que eu coloquei.

Isso é um inferno, realmente ela se altera de acordo com a temperatura. Uma coisa que ajuda muito é vc aplicar a curva com a placa em carga, roda aquele stress do GPU-Z e aplica, que como a placa já vai estar com um certo trabalho, a curva anda menos. Mas já passei muita raiva com isso, jogando amarradão, de repente crash... vou ver e foi o kct da curva que andou sozinha e zoou meu OC.

É o GPU boost ajustando de acordo com a temperatura, nas RTX 3000 que usei basicamente a cada 10c a placa vai subir ou baixar 1 bin (15mhz), algo como 50-59c = 1995mhz, 60-69c = 1980mhz e assim vai, não lembro o valor exato se é de x0-x9 ou x1-x0 exatamente mas é essa a ideia

EDIT: Agora não sei se era a cada 10c ou 5c kkkk, aparentemente as Ampere tem GPU Boost 5.0, aqui comenta um pouco sobre

Última edição:
É o GPU boost ajustando de acordo com a temperatura, nas RTX 3000 que usei basicamente a cada 10c a placa vai subir ou baixar 1 bin (15mhz), algo como 50-59c = 1995mhz, 60-69c = 1980mhz e assim vai, não lembro o valor exato se é de x0-x9 ou x1-x0 exatamente mas é essa a ideia

EDIT: Agora não sei se era a cada 10c ou 5c kkkk, aparentemente as Ampere tem GPU Boost 5.0, aqui comenta um pouco sobre

Acho bem burro ela se comportar assim quando é uma configuração manual do usuário, espero que a Nvidia reveja isso, mas isso rola há tempos, com a 2070 já me acontecia.

Isso é um inferno, realmente ela se altera de acordo com a temperatura. Uma coisa que ajuda muito é vc aplicar a curva com a placa em carga, roda aquele stress do GPU-Z e aplica, que como a placa já vai estar com um certo trabalho, a curva anda menos. Mas já passei muita raiva com isso, jogando amarradão, de repente crash... vou ver e foi o kct da curva que andou sozinha e zoou meu OC.
Nem me fale. Passei muito isso jogando GoW e Elder Ring. De repente ele sobe em 15mhz o clock e crash, no meio do jogo. Ódio.

Acho bem burro ela se comportar assim quando é uma configuração manual do usuário, espero que a Nvidia reveja isso, mas isso rola há tempos, com a 2070 já me acontecia.
Poisé, se tiver no limite da estabilidade (ou talvez até algum jogo novo com comportamento diferente) pode acabar dando problema mesmo, ou as vezes pode ser que a pessoa perceba isso quando varia muito a temp ambiente, aqui no "calor" chega em 32c~ ambiente mas no frio fica menos de 10c que dá uma variação bem grande, já correria risco de subir uns 30mhz e crashar, mas sempre nivelo por baixo com uma boa folga já que na prática esses 15/30mhz são imperceptíveis

Poisé, se tiver no limite da estabilidade (ou talvez até algum jogo novo com comportamento diferente) pode acabar dando problema mesmo, ou as vezes pode ser que a pessoa perceba isso quando varia muito a temp ambiente, aqui no "calor" chega em 32c~ ambiente mas no frio fica menos de 10c que dá uma variação bem grande, já correria risco de subir uns 30mhz e crashar, mas sempre nivelo por baixo com uma boa folga já que na prática esses 15/30mhz são imperceptíveis
Pensei em fazer isso também. Como está no limite, abaixar uns 15mhz só pra evitar isso. Só nunca tentei.

- Alguém pode me ajudar? Formatei o pc, configurei o MSI Afterburner e Riva Turner da maneira desejada, mas eles não aparecem nos jogos, o único aplicativo que consegui fazer eles aparecerem foi no Stremio, que é um app pra streamar séries e filmes.

ydzok5e.png

- Baixei pra monitorar meu pc agora que comprei uma placa de vídeo nova, e imaginei q n estava funcionando por conta dos jogos q baixei terem sido piratas (God of War, RDR2, ...), mas já tentei em diversos jogos que tenho na Steam e Epic, e só consegui no app que mandei imagem acima.
- Vou deixar minhas configurações do MSI e do Riva aqui embaixo, e também algumas configurações do software da GPU, a propósito, nada muda se eu deixo em tela cheia, janela sem bordas ou apenas janela, os jogos permanecem sem aparecer as estatísticas, as únicas estatísticas q consigo fazer aparecer são do software da placa de vídeo, AMD Adrenalin.

SiUsqfW.png
HIg01UW.png
Bp8sPKH.png

NW9ywhn.png
ZEIOcWT.png
1eIgauO.png

(desculpa se for mto spam todas essas imagens, tentei deixar completo com todas as configs q uso)

- Alguém pode me ajudar? Formatei o pc, configurei o MSI Afterburner e Riva Turner da maneira desejada, mas eles não aparecem nos jogos, o único aplicativo que consegui fazer eles aparecerem foi no Stremio, que é um app pra streamar séries e filmes.

ydzok5e.png

- Baixei pra monitorar meu pc agora que comprei uma placa de vídeo nova, e imaginei q n estava funcionando por conta dos jogos q baixei terem sido piratas (God of War, RDR2, ...), mas já tentei em diversos jogos que tenho na Steam e Epic, e só consegui no app que mandei imagem acima.
- Vou deixar minhas configurações do MSI e do Riva aqui embaixo, e também algumas configurações do software da GPU, a propósito, nada muda se eu deixo em tela cheia, janela sem bordas ou apenas janela, os jogos permanecem sem aparecer as estatísticas, as únicas estatísticas q consigo fazer aparecer são do software da placa de vídeo, AMD Adrenalin.

SiUsqfW.png
HIg01UW.png
Bp8sPKH.png

NW9ywhn.png
ZEIOcWT.png
1eIgauO.png

(desculpa se for mto spam todas essas imagens, tentei deixar completo com todas as configs q uso)
Estou com o mesmo problema.

Users who are viewing this thread

Voltar