[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
putzz.....essa valia a pena, mesmo que fosse pra revender, conseguia 1k de lucro fácil

usada o mais barato que vi foi 3.300, mas tu pegou essa promo por acaso ou usa algum serviço que avisa tu?
Por acaso mesmo, tava vendo o Pelando no cel mesmo aí vi a promo pipocar kkkkk, se estivesse no PC acho que teria dado tempo :pepe2:

Por acaso mesmo, tava vendo o Pelando no cel mesmo aí vi a promo pipocar kkkkk, se estivesse no PC acho que teria dado tempo :pepe2:
tentei cadastrar no feed42 mas a kabum ja bloqueou o server deles XD não fui o primeiro a tentar isso kkkkkk

To de olho uma 3080 mas por esse preço... infelizmente não fui ligeiro o suficiente kkkkkk

Ziw0aHR.jpg

fechava a compra nesse preço mesmo?

EDIT
Vi agora que algumas pessoas conseguiram fechar..
Duvido q o kabum envie.. ahaha

Última edição:
fechava a compra nesse preço mesmo?
Sim, algumas pessoas conseguiram pegar por 2300 e ainda reclamaram do frete de 150~ :bem: Outros tentaram botar na opção de retirar na loja porque não queriam pagar frete e perderam kkkkkk, mas alguns finalizaram a compra sim, agora é ver se vão honrar

Sim, algumas pessoas conseguiram pegar por 2300 e ainda reclamaram do frete de 150~ :bem: Outros tentaram botar na opção de retirar na loja porque não queriam pagar frete e perderam kkkkkk, mas alguns finalizaram a compra sim, agora é ver se vão honrar

nao sei como esses diabos conseguiram ver o preço hahah
Se o kabum enviar, vai ser fow..

amazon enviaria, certeza

preciso tomar vergonha na cara e ir atras de montar um server em uma dessas vm da amazon gratis, pra ficar monitorando esses preços, até eu comprar de fato a placa de video....mas preguiça é mais forte kkkkkk

se bem que hoje tem 1231231 serviços que fazem isso já, o problema é que ou é pago ou precisa ficar com o pc ligado, em uma VM tu receberia até por telefone os alertas
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

kabum pelo menos até onde sei, só é 3000% sem caráter na black fraude, no resto nunca ouvi falar de sacanagem então acho que vão entregar sim, mas.....penso os caras recebem uma usada toda ferrada kkkkkk :fire:

preciso tomar vergonha na cara e ir atras de montar um server em uma dessas vm da amazon gratis, pra ficar monitorando esses preços, até eu comprar de fato a placa de video....mas preguiça é mais forte kkkkkk

se bem que hoje tem 1231231 serviços que fazem isso já, o problema é que ou é pago ou precisa ficar com o pc ligado, em uma VM tu receberia até por telefone os alertas
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

kabum pelo menos até onde sei, só é 3000% sem caráter na black fraude, no resto nunca ouvi falar de sacanagem então acho que vão entregar sim, mas.....penso os caras recebem uma usada toda ferrada kkkkkk :fire:

Nem o site do placasdevideo avisou desse preço, eu to monitorando..

Certeza q foi cagada do estagiário e durou poucos minutos.. provavelmente só foi visto pra quem tava monitorando especificamente esse placa..
Eu nao fiz isso, pq nao quero asrock.. porém nesse preço eu teria aberto uma excessão hahaha

Nem o site do placasdevideo avisou desse preço, eu to monitorando..

Certeza q foi cagada do estagiário e durou poucos minutos.. provavelmente só foi visto pra quem tava monitorando especificamente esse placa..
Eu nao fiz isso, pq nao quero asrock.. porém nesse preço eu teria aberto uma excessão hahaha
você ta monitorando na raça mesmo, f5 na pagina ou fez algum js pra te avisar e deixa rodando em background?

Gente, esse anuncio da 6800xt era legit?
Até vi aqui mas ignorei achando que era scam. Que bosta é essa de "magazinevoce"? GPUBrasil é uma loja parceira? A entrega seria por essa loja ou pela Magalu afinal?

Gente, esse anuncio da 6800xt era legit?
Até vi aqui mas ignorei achando que era scam. Que bosta é essa de "magazinevoce"? GPUBrasil é uma loja parceira? A entrega seria por essa loja ou pela Magalu afinal?
A que postei acima era sim, vendida pela Kabum, magazinevoce/magazinepelando é os links que redireciona da galera que ganha comissão dessas vendas, mas eu botei o código do produto no Magazine Luiza mesmo e confirmei, e pelo site da Kabum acho que alguns também conseguiram 2300~ com o Prime deles

Última edição:

AMD deveria ter apressado o lançamento pelo menos da 7900xtx...
Vai ficar 1 mês atras da 4080..

Amanha de manha deve cair o embargo da 4080..veremos qual o tamanho da surra perante a 4090

Parece que tem alguma coisa errada na N31, já que a Curva de Frequência que a AMD mostrou não representa o Chip
yR1wPfD.jpg

Parece que tem alguma coisa errada na N31, já que a Curva de Frequência que a AMD mostrou não representa o Chip
yR1wPfD.jpg
30% acima dos 2.3ghz da 6950XT daria uns ~3ghz e não 2.5ghz de boost. Isso pode explicar porque os leakers falaram 3ghz pois possivelmente esse era o plano da AMD mas que por algum motivo (bug?, consumo muito alto?, limitação da arquitetura chiplet?) ela não conseguiu alcançar.

@dayllann , faça seus comentários por favor.
:isso:
Ótima leitura, fui para o link original ( https://ascii.jp/elem/000/004/112/4112875/ ), o qual ele diz não estar mais online (mas aqui acessou normalmente), e lá tem muita informação boa, que vou entrar em detalhes daqui a pouco, mas enquanto eu lia o ASCII o tomshardware veio e fez uma análise também, como você bem linkou... Esse post vai ser grande, já estou imaginando xD

Bem, demorei tanto escrevendo que muitos pontos que eu tocaria foram apresentados pelo Tom's, mas ainda tenho o que falar:
- Yusuke Ohara disse que, ao jogar os controladores e InfCache no MCD, a AMD economizou 20% do die do GCD, e que a escolha pelo N6 foi porque "nós [AMD] não estamos mais fazendo novos designs em 7nm, logo escolhemos o N6" (Sam Naffziger). Ele também disse que o custo de um waffer em 5nm é 70% mais caro que em 7nm (17k por bolacha, contra 10k em 7nm);
- O InfinityLink ganha um slide, e nele é dito que a conexão suporta uma transferência máxima de 9,2 Gbps por IFOP link, oferecendo assim os 5,3 TB/s máximos da Navi31. Interessante é o segundo slide, onde é informado que todos os links IFOP combinados entregam 3,5 TB/s de largura de banda efetiva (ou seja, InfinityCache + hit-rate + GDDR6), custando apenas 5% do total do consumo da placa (logo ~18W). Ou seja, a AMD conseguiu manter o mesmo gasto energético da RDNA2 aumentando a largura de banda efetiva de 1,6 TB/s para 3,5 TB/s (2,2x mais);
u2KPnQXJg2FditcH45tXUb.jpg

R54kND9CT3pNze2RKjJodb.jpg
- Jarred Walton veio com um número estranho, mas como ele tem acesso aos documentos e à AMD... Que número? O InfinityFabric da Navi31 custar 0,4 pJ/bit para movimentar os dados off-die, quando a Navi21 gasta 1,3 pJ/bit on-die. Creio que ele se equivocou, e os 0,4 pJ/bit refere-se à comunicação on-die da Navi31. Pela informação dos slides da AMD o gasto está mais para algo entre 0,6 e 0,9 pJ/bit;
- Comparando com meu post anterior, percebe-se que sim, a AMD está utilizando uma versão modificada do GLink 2.3LL, pois o link da GUC oferece até 17 Gbps por link enquanto que o InfinityLink consegue 9,2 Gbps. Antes que perguntem, esta é a fonte que confirma a utilização do GLink na RDNA3;
- Por fim, o mapa da hierarquia de memórias (caches) da RDNA3, onde podemos ver que houve ganhos na largura de banda de todos os lados, onde da L0 para a L1 e da L1para a L2 aumentaram em 50% cada, e da L2 para a LLC (InfCache) foi um aumento de 225% (alcançando os 5,3 TB/s). Como fica claro, a velocidade é síncrona com o clock, logo escalará com OC.
e6HZwxFxLjT83as9hhB9Tc.jpg

---
Agora que falei da parte de memória e chiplet, é hora de me aprofundar na mudança da arquitetura, mas ficará para depois, hoje ainda posto :)

PS: Por enquanto deixo esta informação 'interessante' aqui:

Ótima leitura, fui para o link original ( https://ascii.jp/elem/000/004/112/4112875/ ), o qual ele diz não estar mais online (mas aqui acessou normalmente), e lá tem muita informação boa, que vou entrar em detalhes daqui a pouco, mas enquanto eu lia o ASCII o tomshardware veio e fez uma análise também, como você bem linkou... Esse post vai ser grande, já estou imaginando xD

Bem, demorei tanto escrevendo que muitos pontos que eu tocaria foram apresentados pelo Tom's, mas ainda tenho o que falar:
- Yusuke Ohara disse que, ao jogar os controladores e InfCache no MCD, a AMD economizou 20% do die do GCD, e que a escolha pelo N6 foi porque "nós [AMD] não estamos mais fazendo novos designs em 7nm, logo escolhemos o N6" (Sam Naffziger). Ele também disse que o custo de um waffer em 5nm é 70% mais caro que em 7nm (17k por bolacha, contra 10k em 7nm);
- O InfinityLink ganha um slide, e nele é dito que a conexão suporta uma transferência máxima de 9,2 Gbps por IFOP link, oferecendo assim os 5,3 TB/s máximos da Navi31. Interessante é o segundo slide, onde é informado que todos os links IFOP combinados entregam 3,5 TB/s de largura de banda efetiva (ou seja, InfinityCache + hit-rate + GDDR6), custando apenas 5% do total do consumo da placa (logo ~18W). Ou seja, a AMD conseguiu manter o mesmo gasto energético da RDNA2 aumentando a largura de banda efetiva de 1,6 TB/s para 3,5 TB/s (2,2x mais);
u2KPnQXJg2FditcH45tXUb.jpg

R54kND9CT3pNze2RKjJodb.jpg
- Jarred Walton veio com um número estranho, mas como ele tem acesso aos documentos e à AMD... Que número? O InfinityFabric da Navi31 custar 0,4 pJ/bit para movimentar os dados off-die, quando a Navi21 gasta 1,3 pJ/bit on-die. Creio que ele se equivocou, e os 0,4 pJ/bit refere-se à comunicação on-die da Navi31. Pela informação dos slides da AMD o gasto está mais para algo entre 0,6 e 0,9 pJ/bit;
- Comparando com meu post anterior, percebe-se que sim, a AMD está utilizando uma versão modificada do GLink 2.3LL, pois o link da GUC oferece até 17 Gbps por link enquanto que o InfinityLink consegue 9,2 Gbps. Antes que perguntem, esta é a fonte que confirma a utilização do GLink na RDNA3;
- Por fim, o mapa da hierarquia de memórias (caches) da RDNA3, onde podemos ver que houve ganhos na largura de banda de todos os lados, onde da L0 para a L1 e da L1para a L2 aumentaram em 50% cada, e da L2 para a LLC (InfCache) foi um aumento de 225% (alcançando os 5,3 TB/s). Como fica claro, a velocidade é síncrona com o clock, logo escalará com OC.
e6HZwxFxLjT83as9hhB9Tc.jpg

---
Agora que falei da parte de memória e chiplet, é hora de me aprofundar na mudança da arquitetura, mas ficará para depois, hoje ainda posto :)

PS: Por enquanto deixo esta informação 'interessante' aqui:

Com base nas informações que temos eu sua análise, a RDNA3 consegue superar a barreira dos 3GHz? E de quanto poderia ser o OC dela Vs ganho em desempenho?
Fico no aguardo de mais informações suas.

Por esse últimos gráficos a 7900XT me parece que deveria custar 750-800 para valer a pena perante a XTX. Pelo visto a AMD está usando a mesma estratégia da Nvidia para fazer a placa mais cara que antes sempre tinha pior custo benefício ficar mais atraente.

Com base nas informações que temos eu sua análise, a RDNA3 consegue superar a barreira dos 3GHz? E de quanto poderia ser o OC dela Vs ganho em desempenho?
Fico no aguardo de mais informações suas.
Essa primeira pergunta é meio difícil de responder, por tudo que temos no papel ela é sim capaz disso, mas especificação técnica e realização prática são duas coisas diferentes, como os amigos apontaram mais acima a RDNA3 não só foi projetada para alcançar os 3GHz como os 5nm utilizados também permite isso, e em vários cantos dos slides se vê isso, caches maiores, larguras de banda maiores... tudo feito para aguentar esse clock, mas a AMD preferiu ser conservativa e trouxe um clock baixo para um consumo controlado. Resta esperar elas AIBs e ver se essa barreira é quebrada (EU acredito que não, prefiro manter hype baixo).

Por esse últimos gráficos a 7900XT me parece que deveria custar 750-800 para valer a pena perante a XTX. Pelo visto a AMD está usando a mesma estratégia da Nvidia para fazer a placa mais cara que antes sempre tinha pior custo benefício ficar mais atraente.
Isso, desde o anuncio já percebia-se que o preço da 7900XT estava deslocado com seu desempenho, e agora com números fica mais claro. 799 USD estava bem paga nela, mas pelo que parece virá mais um cut-down da Navi31, com 256bits, para tapar o abismo de distância da Navi32 (que também é 256bits), então essa nova placa poderá entrar nessa faixa dos 649-749... suposições, sempre.

Mais informações:

A que postei acima era sim, vendida pela Kabum, magazinevoce/magazinepelando é os links que redireciona da galera que ganha comissão dessas vendas, mas eu botei o código do produto no Magazine Luiza mesmo e confirmei, e pelo site da Kabum acho que alguns também conseguiram 2300~ com o Prime deles
Era essa mesmo, dei mole então. Poderia ter pego ela e vendido minha 3080. Ainda sobrava uma grana.

30% acima dos 2.3ghz da 6950XT daria uns ~3ghz e não 2.5ghz de boost. Isso pode explicar porque os leakers falaram 3ghz pois possivelmente esse era o plano da AMD mas que por algum motivo (bug?, consumo muito alto?, limitação da arquitetura chiplet?) ela não conseguiu alcançar.
Aposto que deve ser algum Bug, mas só quando as outras partes RDNA 3 começaram a lançar que vai dar pra saber mesmo.

HYPR-RX = Radeon Super Resolution + Radeon Boost + Radeon Anti-Lag

Ou seja, um dos bons pontos apresentados no lançamento da placa nada mais é que um profile pré-definido de "ativa em um clique" para ativar três opções já existentes no painel... e só U.U

AMD Software: Adrenalin Edition 22.11.1 Release Notes​

Article Number
RN-RAD-WIN-22-11-1

Highlights​

• Support for:
    • Call of Duty®: Warzone 2.0
    • Marvel’s Spider-Man: Miles Morales™

Fixed Issues​

• World Of Warships prediction lines may be missing on Radeon™ RX 6000 series GPUs.
  • When Radeon™ Anti-Lag is enabled, a beep can be heard when pressing the shift + back key.
  • OpenGL applications using MSAA may see visual corruption.
  • Higher than expected idle VRAM clock using multi-monitor setups on Radeon™ RX 6000 series GPUs.
  • Selected objects may be missing in Edificius™.

Known Issues​

• During video playback and window switching, an intermittent driver timeout or black screen may occur on Radeon™ RX 6000 series GPUs using some 240Hz refresh rate displays or high refresh rate primary display plus low refresh rate secondary display configurations.
  • GPU utilization may be stuck at 100% in Radeon performance metrics after closing games on some AMD Graphics Products such as Radeon™ 570.
  • Stuttering may occur during video playback using hardware acceleration with Firefox on some AMD Graphics Products such as the Radeon™ RX 6900 XT.
  • Brief display corruption may occur when switching between video and game windows on some AMD Graphics Products such as the Radeon™ RX 6700 XT.

Important Notes​

• AMD Software Capture and Stream features and Overlay support for Clone mode and Eyefinity display configurations will be introduced at a later date.

Package Contents​

The AMD Software: Adrenalin Edition 22.11.1 installation package contains the following:
  • AMD Software: Adrenalin Edition 22.11.1 Driver Version 22.20.29.07 for Windows® 10 and Windows® 11 (Windows Driver Store Version 31.0.12029.7019).

The AMD Software: Adrenalin Edition 22.11.1 installation package can be downloaded from the following link:​

By clicking the Download button, you are confirming that you have read and agreed to be bound by the terms and conditions of the End User License Agreement (“EULA”). If you do not agree to the terms and conditions of these licenses, you do not have a license to any of the AMD software provided by this download.

Installing AMD Software: Adrenalin Edition​

For detailed instructions on how to correctly uninstall or install AMD Software: Adrenalin Edition, please refer to the following support resources:
NOTE: This driver is not intended for use on AMD Radeon products running in Apple Boot Camp platforms. Users of these platforms should contact their system manufacturer for driver support. When installing AMD Software: Adrenalin Edition 22.11.1 for the Windows® operating system, the user must be logged on as Administrator, or have Administrator rights to complete the installation of AMD Software: Adrenalin Edition 22.11.1.

Radeon Product Compatibility​

AMD Software: Adrenalin Edition 22.11.1 is compatible with the following AMD Radeon products.
Radeon™ RX 6900/6800/6700/6600/6500/6400 Series Graphics
Radeon™ RX 5700/5600/5500/5300 Series Graphics
Radeon™ VII
Radeon™ RX Vega Series Graphics
AMD Radeon™ Pro Duo
Radeon™ RX 500 / Radeon 500X Series Graphics
Radeon™ RX 400 Series Graphics

Mobility Radeon™ Product Compatibility​

AMD Software: Adrenalin Edition 22.11.1 is a notebook reference graphics driver with limited support for system vendor specific features.
AMD Radeon™ RX 6800M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6700M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6600M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6500M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6300M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 5700M/5600M/5500M/5300M Series Graphics
AMD Radeon™ 600 Series Graphics

AMD Processors with Radeon Graphics Product Compatibility​

Important Note for Laptop and All-In-One (AIO) PCs
AMD recommends OEM-provided drivers which are customized and validated for their system-specific features and optimizations.
If you experience issues using the AMD Software: Adrenalin Edition driver package downloaded from AMD.com, please install the OEM-provided drivers for full support and compatibility.
DESKTOPMOBILE
AMD Ryzen™ Processors with Radeon™ GraphicsAMD Ryzen™ Processors with Radeon™ Graphics
AMD Ryzen™ PRO ProcessorsAMD Ryzen™ PRO Processors
AMD Athlon™ Processors with Radeon™ GraphicsAMD Athlon™ Processors with Radeon™ Graphics
AMD Athlon™ PRO ProcessorsAMD Athlon™ PRO Processors

WHQL Results​

Status
WHQL Test Suite ResultsPassed
WHQL Microsoft CertificationIn Progress

Compatible Operating Systems​

AMD Software: Adrenalin Edition 22.11.1 is designed to support the following Microsoft® Windows® platforms. Operating System support may vary depending on your specific AMD Radeon product.
  • Windows 11 version 21H2 and later
  • Windows 10 64-bit version 1809 and later

Users who are viewing this thread

Voltar