[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Boa noite galera
Preciso ativar o resizable bar da minha rx 6600, uma dúvida besta sobre o assunto, eu tenho que ativar o “Above 4gb decode” tbm? Pq parece q da pra ativar o rb sem essa opção aqui.
Se der tenta a sorte, mas eu nunca vi resizable bar sem o above 4g decoding ou similar ativado.
 
Boa noite galera
Preciso ativar o resizable bar da minha rx 6600, uma dúvida besta sobre o assunto, eu tenho que ativar o “Above 4gb decode” tbm? Pq parece q da pra ativar o rb sem essa opção aqui.
Acho melhor ativar tudo, muita chance de bugar, sem falar que ativar essa opção não trás problema algum. De qualquer forma confirme no GPUz que está ativado.
 
Salve galera, tudo certo?
To com minha rx 6600 fazendo um barulho bem chatinho, parece um chiado que eu acredito que seja coil whine, mas faz até quando tá na área de trabalho. Ele faz, para, volta a fazer, para...
Percebi que o barulho fica bem audível quando faço o teste de render no gpu-z, fica bem alto. É normal um barulho desse ou é inicativo de algum problema?
Seria recomendado devolver a gpu? Ainda está nos 7 dias.

Obrigado!
 
Se der tenta a sorte, mas eu nunca vi resizable bar sem o above 4g decoding ou similar ativado.

Se você quer que o sistema acesse pelo PCI-e mais do que 4Gb precisa ativar a opção.
 
Se alguém tiver com problemas de stuttering na série RX 7000 no Forza Horizon 5 é só desativar o amd smart access memory nas configurações do driver da placa de vídeo.
 
Para quem quer pegar o Starfield, a Radeon 7600 está com bom cashback na Amazon:

Amazon - Radeon 7600 Sapphire
Foda é que não sei se essa vai pegar Starfield, porque tá sendo vendida por terceiros, não pela própria Amazon.
Salve galera, tudo certo?
To com minha rx 6600 fazendo um barulho bem chatinho, parece um chiado que eu acredito que seja coil whine, mas faz até quando tá na área de trabalho. Ele faz, para, volta a fazer, para...
Percebi que o barulho fica bem audível quando faço o teste de render no gpu-z, fica bem alto. É normal um barulho desse ou é inicativo de algum problema?
Seria recomendado devolver a gpu? Ainda está nos 7 dias.

Obrigado!
Eu devolveria, provavelmente é coil whine, mas não custa arriscar uma placa nova.
 

AMD confirma que novas GPUs Radeon RX 7000 de “classe entusiasta” serão lançadas neste trimestre.​


AMD finalmente confirma próxima atualização para a família RDNA3​

AMD RDNA3 recebendo novas placas neste trimestre.
xeMYSvV.png

Novas placas gráficas da AMD estão finalmente chegando, mas o cronograma de lançamento da linha RDNA3 da AMD está enfrentando uma expansão de quase um ano. Durante a recente teleconferência de resultados do segundo trimestre, a CEO e presidente da AMD, Dra. Lisa Su, revelou o plano da empresa de lançar novas GPUs entusiastas na série Radeon 7000 neste trimestre. Essas GPUs representarão o segmento da classe entusiasta e virão em várias variantes.

Nos gráficos de jogos, expandimos nossa série de GPU Radeon 7000 no segundo trimestre com o lançamento de nossas placas RX 7600 convencionais para jogos em 1080p. Estamos no caminho certo para expandir ainda mais nossas ofertas de GPU RDNA 3 com o lançamento de novas placas da série Radeon 7000 para entusiastas no terceiro trimestre .
— Dra. Lisa Su, CEO da AMD durante a teleconferência de resultados do segundo trimestre de 2023
Agora, você pode supor que isso implica uma atualização para a série RX 7900, mas isso não é totalmente preciso. A própria AMD classifica os modelos RX 7900 como 'ultra-entusiastas', sugerindo que o potencial RX 7800 XT ainda pode se enquadrar na categoria de 'entusiastas'.

FbmhR2Z.jpg


Deixando de lado o texto, os primeiros rumores sugerem que a AMD realmente planeja lançar as séries RX 7800 e RX 7700 até o final deste trimestre. Embora as razões exatas para o atraso não sejam totalmente claras, elas podem estar relacionadas a um excesso de estoque dos modelos RX 6900/6800 RDNA2 que essas novas placas devem substituir. Além disso, pode haver um problema com a implantação do Navi 32, o terceiro GPU RDNA3 ainda não utilizado na família RX 7000.

Por outro lado, a AMD lançou recentemente a placa de vídeo Radeon RX 7900 GRE, voltada principalmente para o mercado chinês. Esta placa possui uma GPU Navi 31 menor chamada XL, que contém mais núcleos, mas tem um tamanho de pacote reduzido em comparação com o que era esperado para a Navi 32. Ainda não se sabe se esta GPU substitui a Navi 32 ou se foi apenas um lançamento pontual.

Enquanto isso, a linha completa da NVIDIA está atualmente disponível, sem mais atualizações planejadas no momento. A menos que o rótulo de 'entusiasta' se refira a placas RX 7900+ totalmente novas, a NVIDIA parece ter poucos motivos para atualizar sua linha atual.
 
7900 XTXT? hehe
 
Decidi montar um PC em uma das piores épocas (só não é pior que a pandemia + "croptofodidos") e pra piorar fui uma baita de um cabaço tb, se liga...

AM5 está extremamente caro e não acho que valeria investir tanto em AM4

Acabei optando por um 5600, uma msi b550 gaming plus, core reactor 850w pensando em no futuro, 2x8gb corsair vengeance 3600mhz e de placa de vídeo tinha decidido ir na msi mech 2x 6750 xt OC.

Fiz um baita de um malabarismo pra conseguir pegar tudo, peguei mobo e gpu na magalu (vendido pela kabum) pra parcelar, as outras peças dilui em 2 pedidos

Acontece que a Kabum me fez o favor de enviar a 6750xt V1 no lugar da OC, recebi na segunda e no mesmo dia já tentei entrar em contato com eles. Foi algum vacilo da própria kabum pq a caixa e a etiqueta da caixa específica que é a V1, somente a etiqueta externa que fica fora do plástico da caixa que esta como OC então não sei se foi a própria kabum que cadastrou no estoque e etiquetou errado ou algum fornecedor dela. Minha NF e pedido esta tudo como OC, a merda de ter comprado pela magalu é que eu preciso abrir um chamado pela plataforma horrosa deles, tentei entrar em contato direto com eles por e-mail e chat e não rolou.

Até agora não me responderam, ontem eu tava tão broxado que decidi mudar os planos, queria pegar todas as peças o mais rápido possível pra poder pelo menos testar nos 7 dias.

Sei que provavelmente foi a maior burrice que um ser humano tetudo poderia cometer mas acabei chutando o balde e comprando a 7900XT da Gigabyte modelo Gaming OC por um valor extremamente alto (6400), nunca em condições normais eu faria isso.

Eu ia pegar a 4070 ti ventus 3x que estava 5k na tera mas fiquei com bastante receio dos 12gb de vram, faz um bom tempo que usava nvidia e acho o dlss animal mas parece que ela tem a prática de forçar você a trocar de gpu com uma certa frequência.

Quero só ver o gargalo do 5600, pretendo deixa o PC ligado no meu monitor 1440p e na TV 4k. Acho que em 4k acaba que o gargalo não vai ser tão grande pq acaba usando mais o esforço da gpu e em 1440p eu vou setar na taxa do monitor 75 fps então acho vai dar pra levar.

(perdão pelo textão pessoal, precisava compartilhar e não posso nem relatar pra dona se não ela me bota pra fora de casa)
 
Quero só ver o gargalo do 5600, pretendo deixa o PC ligado no meu monitor 1440p e na TV 4k. Acho que em 4k acaba que o gargalo não vai ser tão grande pq acaba usando mais o esforço da gpu e em 1440p eu vou setar na taxa do monitor 75 fps então acho vai dar pra levar.
Gargalo sempre vai existir seja CPU ou GPU então no final se a performance te deixa satisfeito é o que importa, com 5600 + 7900 XT diria que não tá super desequilibrado não, no final vai depender dos jogos em si mas 4k alivia bastante e mesmo em 1440p vai muitíssimo tranquilamente até porque disse que pretende setar em 75hz, caso quisesse algo entre 120-240hz aí de fato ia dar uma segurada no desempenho comparado com um 5800x3D por exemplo, 75hz creio que até CPUs mais antigos seguram deboa na maioria dos casos
 
7900 XTXT? hehe
Para a AMD a série 7900 é "ultra-entusiasta", logo uma placa apenas entusiasta casaria com a série 7800 perfeitamente.

Agora eu fiquei curioso mesmo foi com o anúncio da W7500, que tem tudo para se tornar a RX7500 (a série PRO compartilha das mesmas configurações da série RX):

RX 6500XT = N24, 16CU, 4GB @ 64bit, PCIe4 x4, 110W, 199 USD
PRO W7500 = N33, 28CU, 8GB @ 128bit, PCIe4 x8, 70W, 429 USD


Tem um vazamento indicando que a RX7500 vai custar 219 dólares e terá 130W de consumo... veremos se ele se confirmará, mas se realmente seguir a config da W7500 sem um cut-down no barramento será um upgrade ENORME em cima de sua antecessora.
 
Para a AMD a série 7900 é "ultra-entusiasta", logo uma placa apenas entusiasta casaria com a série 7800 perfeitamente.

Agora eu fiquei curioso mesmo foi com o anúncio da W7500, que tem tudo para se tornar a RX7500 (a série PRO compartilha das mesmas configurações da série RX):

RX 6500XT = N24, 16CU, 4GB @ 64bit, PCIe4 x4, 110W, 199 USD
PRO W7500 = N33, 28CU, 8GB @ 128bit, PCIe4 x8, 70W, 429 USD


Tem um vazamento indicando que a RX7500 vai custar 219 dólares e terá 130W de consumo... veremos se ele se confirmará, mas se realmente seguir a config da W7500 sem um cut-down no barramento será um upgrade ENORME em cima de sua antecessora.
Não sei, parece muito encostada na RX 7600 essa specs
Não acho que a RX 7500 viria com bus de 128bits
Pra mim é 64bit e X4
 
Não sei, parece muito encostada na RX 7600 essa specs
Não acho que a RX 7500 viria com bus de 128bits
Pra mim é 64bit e X4
Também tenho minhas dúvidas quanto aos 28CUs, mas certeza que não é PCIe4 x4, e provavelmente não será 64bits, e o motivo é que ela será um cut-down do N33, que é PCIe4 x8 e 128bits, então ela poderá ter CUs e bits a menos, mas definitivamente não terá uma comunicação PCIe mais estreita. A RX6500 tem essa limitação pois ela usa um chip diferente da RX6600, ela não é de um cut-down do N23, ela é o N24 pleno.

E o vazamento aponta 28CU porque todas as PRO são placas RX com menor consumo (menor clock) e mais ou mesma quantidade de VRAM:
- W7900 = N31, 96CU e 384bit = RX 7900 (XTX)
- W7800 = N32, 70CU e 256bit = RX 7800 (possivelmente)
- W7600 = N33, 32CU e 128bit = RX 7600
- W7500 = N33, 28CU e 128bit = RX 7500 (possivelmente)

No caso, essa RX7500 pode ter 28CUs em um barramento menor (96bit ou 64bit) ou reduzir a quantidade de núcleos para 24CUs e manter ou não o barramento... sei lá, está tudo doido com essas RDNA3 :v
 
(...)

Acabei optando por um 5600, uma msi b550 gaming plus, core reactor 850w pensando em no futuro, 2x8gb corsair vengeance 3600mhz e de placa de vídeo tinha decidido ir na msi mech 2x 6750 xt OC.

Fiz um baita de um malabarismo pra conseguir pegar tudo, peguei mobo e gpu na magalu (vendido pela kabum) pra parcelar, as outras peças dilui em 2 pedidos

Acontece que a Kabum me fez o favor de enviar a 6750xt V1 no lugar da OC, recebi na segunda e no mesmo dia já tentei entrar em contato com eles. Foi algum vacilo da própria kabum pq a caixa e a etiqueta da caixa específica que é a V1, somente a etiqueta externa que fica fora do plástico da caixa que esta como OC então não sei se foi a própria kabum que cadastrou no estoque e etiquetou errado ou algum fornecedor dela. Minha NF e pedido esta tudo como OC, a merda de ter comprado pela magalu é que eu preciso abrir um chamado pela plataforma horrosa deles, tentei entrar em contato direto com eles por e-mail e chat e não rolou.

Até agora não me responderam, ontem eu tava tão broxado que decidi mudar os planos, queria pegar todas as peças o mais rápido possível pra poder pelo menos testar nos 7 dias.

Que sacanagem essa da Kabum, tomara que façam a devolução e o estorno logo.

Sobre as placas, tô de olho nesses modelos da MSI faz um tempo. A única diferença entre a V1 e a OC seria o overclock de fábrica? Não achei muita informação na internet (reviews etc) sobre elas.
 
Decidi montar um PC em uma das piores épocas (só não é pior que a pandemia + "croptofodidos") e pra piorar fui uma baita de um cabaço tb, se liga...

AM5 está extremamente caro e não acho que valeria investir tanto em AM4

Acabei optando por um 5600, uma msi b550 gaming plus, core reactor 850w pensando em no futuro, 2x8gb corsair vengeance 3600mhz e de placa de vídeo tinha decidido ir na msi mech 2x 6750 xt OC.

Fiz um baita de um malabarismo pra conseguir pegar tudo, peguei mobo e gpu na magalu (vendido pela kabum) pra parcelar, as outras peças dilui em 2 pedidos

Acontece que a Kabum me fez o favor de enviar a 6750xt V1 no lugar da OC, recebi na segunda e no mesmo dia já tentei entrar em contato com eles. Foi algum vacilo da própria kabum pq a caixa e a etiqueta da caixa específica que é a V1, somente a etiqueta externa que fica fora do plástico da caixa que esta como OC então não sei se foi a própria kabum que cadastrou no estoque e etiquetou errado ou algum fornecedor dela. Minha NF e pedido esta tudo como OC, a merda de ter comprado pela magalu é que eu preciso abrir um chamado pela plataforma horrosa deles, tentei entrar em contato direto com eles por e-mail e chat e não rolou.

Até agora não me responderam, ontem eu tava tão broxado que decidi mudar os planos, queria pegar todas as peças o mais rápido possível pra poder pelo menos testar nos 7 dias.

Sei que provavelmente foi a maior burrice que um ser humano tetudo poderia cometer mas acabei chutando o balde e comprando a 7900XT da Gigabyte modelo Gaming OC por um valor extremamente alto (6400), nunca em condições normais eu faria isso.

Eu ia pegar a 4070 ti ventus 3x que estava 5k na tera mas fiquei com bastante receio dos 12gb de vram, faz um bom tempo que usava nvidia e acho o dlss animal mas parece que ela tem a prática de forçar você a trocar de gpu com uma certa frequência.

Quero só ver o gargalo do 5600, pretendo deixa o PC ligado no meu monitor 1440p e na TV 4k. Acho que em 4k acaba que o gargalo não vai ser tão grande pq acaba usando mais o esforço da gpu e em 1440p eu vou setar na taxa do monitor 75 fps então acho vai dar pra levar.

(perdão pelo textão pessoal, precisava compartilhar e não posso nem relatar pra dona se não ela me bota pra fora de casa)
Rapaz, tu parcelou a 6570 XT. Parcelou a 7900 XT também? Na GK 4080 Ventus por 6900 no pau, que apesar de ser uma ventus, é bem parrudinha, e tem 3 anos de garantia também. 7900 XT pra mim é placa de 5k ou pouco acima.
 
Que sacanagem essa da Kabum, tomara que façam a devolução e o estorno logo.

Sobre as placas, tô de olho nesses modelos da MSI faz um tempo. A única diferença entre a V1 e a OC seria o overclock de fábrica? Não achei muita informação na internet (reviews etc) sobre elas.

Pois é, hoje era o limite pra responderem o primeiro chamado que abri (tinha aberto um pela opção "dúvidas gerais" pra saber como proceder pq no FAQ da magalu não dá pra trocar quando é produto de marketplace), aí hoje abri um de cancelamento mesmo agora que já peguei outra.

Acho que sim e o overclock é bem pequeno em comparação a V1. Pesquisando pra ver se achava algo parece que vi uma poucas pessoas comentando que aparentemente a V1 é pouquíssima coisa mais pesada que a OC.


Rapaz, tu parcelou a 6570 XT. Parcelou a 7900 XT também? Na GK 4080 Ventus por 6900 no pau, que apesar de ser uma ventus, é bem parrudinha, e tem 3 anos de garantia também. 7900 XT pra mim é placa de 5k ou pouco acima.

Puta merda, podia ter demorado uns dias pra aparecer algo melhor e em promo boa hahaha
A 7900xt foi no pix, era uma grana que não queria gastar agora mas já tava na merda e queria montar o pc logo pra testar as outras peças dentro dos 7 dias aí fui correndo pra ver se chegava até sexta, abandonei totalmente qualquer economia que pudesse fazer. Até ia pegar a da msi que tava 5999 mas achei ela feiona.

Mas valeu por compartilhar mano, vou dar uma pensada e na pior eu devolvo a 7900
 
Pois é, hoje era o limite pra responderem o primeiro chamado que abri (tinha aberto um pela opção "dúvidas gerais" pra saber como proceder pq no FAQ da magalu não dá pra trocar quando é produto de marketplace), aí hoje abri um de cancelamento mesmo agora que já peguei outra.

Acho que sim e o overclock é bem pequeno em comparação a V1. Pesquisando pra ver se achava algo parece que vi uma poucas pessoas comentando que aparentemente a V1 é pouquíssima coisa mais pesada que a OC.




Puta merda, podia ter demorado uns dias pra aparecer algo melhor e em promo boa hahaha
A 7900xt foi no pix, era uma grana que não queria gastar agora mas já tava na merda e queria montar o pc logo pra testar as outras peças dentro dos 7 dias aí fui correndo pra ver se chegava até sexta, abandonei totalmente qualquer economia que pudesse fazer. Até ia pegar a da msi que tava 5999 mas achei ela feiona.

Mas valeu por compartilhar mano, vou dar uma pensada e na pior eu devolvo a 7900
Pensa bem mano. Se pá não vale a pena pegar placa cara. Eu teria mantido a mech.
 
Rapaz, tu parcelou a 6570 XT. Parcelou a 7900 XT também? Na GK 4080 Ventus por 6900 no pau, que apesar de ser uma ventus, é bem parrudinha, e tem 3 anos de garantia também. 7900 XT pra mim é placa de 5k ou pouco acima.
Peguei uma 7900XT e paguei 6 mangos mas foi a Asus TUF tora de placa enorme
Mas olha... placa forte em
No PUBG a média de FPS ta la em cima no ultra
A 3070 ti não rodava assim, no ultra não segurava acima de 100fps no ultra
 
Pois é, hoje era o limite pra responderem o primeiro chamado que abri (tinha aberto um pela opção "dúvidas gerais" pra saber como proceder pq no FAQ da magalu não dá pra trocar quando é produto de marketplace), aí hoje abri um de cancelamento mesmo agora que já peguei outra.

Acho que sim e o overclock é bem pequeno em comparação a V1. Pesquisando pra ver se achava algo parece que vi uma poucas pessoas comentando que aparentemente a V1 é pouquíssima coisa mais pesada que a OC.




Puta merda, podia ter demorado uns dias pra aparecer algo melhor e em promo boa hahaha
A 7900xt foi no pix, era uma grana que não queria gastar agora mas já tava na merda e queria montar o pc logo pra testar as outras peças dentro dos 7 dias aí fui correndo pra ver se chegava até sexta, abandonei totalmente qualquer economia que pudesse fazer. Até ia pegar a da msi que tava 5999 mas achei ela feiona.

Mas valeu por compartilhar mano, vou dar uma pensada e na pior eu devolvo a 7900
Tem 7900XTX por 6900 na loja explosiva e 4080 por 6988 em outras lojas.

Sinceramente, os preços da AMD aqui são absurdos, custar o mesmo que a concorrente sem oferece alternativa ao DLSS3 e ter desempenho inferior em Ray Tracing, fica difícil a escolha.

Vez em quando aprecem 4070Ti por 5k, pena ter só 12gb.
 
Sinceramente, os preços da AMD aqui são absurdos, custar o mesmo que a concorrente sem oferece alternativa ao DLSS3 e ter desempenho inferior em Ray Tracing, fica difícil a escolha.
Sem nem entrar no fator garantia, que pra AMD o mais comum é encontrar marcas de 1 ano enquanto na Nvidia a média é 3 anos
 
Sem nem entrar no fator garantia, que pra AMD o mais comum é encontrar marcas de 1 ano enquanto na Nvidia a média é 3 anos
Extamente, ja tive varias AMD, mas sempre por conta e risco, devido a essa sacanagem de dar 1 ano apenas aqui.
 
E o FSR 3.0, hein? Nunca vi nem usei, eu só ouço falar.

Como anda o encoder da atual geração da AMD? Ficou de igual para igual com o nvenc?
Pergunto pois to de olho na 7900XTX e quando eu tinha a RX5700XT, a stream ficava simplesmente uma bosta! Mudei para a 3070 e a qualidade melhorou absurdamente

Não, no geral o AMF ainda está bem atrás do NVENC e Quick Sync Video, mas depende do codec. O encoder de H.264 é bem pior, o de HEVC é mais próximo e o de AV1 parece ser virtualmente idêntico, mas tem alguns bugs pelo que eu li, como não honrar a resolução escolhida e falta de sincronia entre o áudio e o vídeo em gravação pelo Relive.

Para streamar ou editar vídeo, Radeon seria a minha última opção.
 
Última edição:
Melhor compra que fiz .. cada driver é um ganho considerável, e não estou tendo bugs algum, última vez que tive problema com AMD foi na 5700 XT,

 
Preciso de ajuda/opinião, comprei uma rx6800xt xfx do aliexpress e instalei, no teste do furmark imediatamente perdia o vídeo, com alguns jogos também ocorreu, o problema era minha fonte de 600w de marca diabo, comprei uma nova fonte a gamemax 750w os jogos funcionam aparentemente bem as vezes ocorrem alguns stutterings em transições de telas e carregamentos, uso em 4k e a placa é bruta, o furmark funciona em 720p mas se coloco em 1080p desliga o vídeo e tenho que reiniciar o pc. Mandei mensagem pro vendedor ele recomendou usar uma fonte melhor.
Procurei algum vídeo de alguém com essa fonte usando uma placa desse porte e não encontrei.
Será que preciso de outra fonte de melhor qualidade e potência? Antes de enviar a placa ele enviou um vídeo da placa rodando no furmark em 1080p por isso tenho essa dúvida
Posso devolver a gamemax e investir em outra
Ficarei grato a quem puder ajudar
Atualização, comprei a fonte xpg core reactor 850w e testei o furmark até em 4k, realmente a fonte gamemax gp750 se mostrou insuficiente para empurrar uma rx 6800 xt
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo