****PROBLEMÃO DE FPS EM PC BOM**** - AJUDA PFV!
Olá gente, espero que esteja tudo certo com vocês, to precisando de uma ajuda pra identificar um problema que to tendo de queda de FPS!
Setup:
Intel Core i7-8700k 6 nucleos 12 threads
Cooler - Master Cooler (n lembro o modelo)
Placa Mãe Aorus B360M Gaming 3 (pcie 3.0)
48gb ram 2666mhz - 2x8gb Hyper x CL16 e 2x16 Corsair Vengeance CL16
Rtx 3060 Galax 12gb
Fonte EVGA 600w 80 Plus
SSD do Sistema XPG S70 Blade, Gen 4 M.2, 7400mb/s Leitura e Gravação 5500mb/s
Recentemente fiz um upgrade no setup na black friday, troquei a Gigabyte GTX 1070 8GB pela RTX, coloquei o novo ssd m2 pro sistema e + 32gb ram corsair, antes usava 16gb ram hyper x e um HD seagate e um SSD Sata.
---
PROBLEMA:
Depois do upgrade notei que estava tendo muito drop de FPS em todos os jogos, muito stuttering em jogos que renderizava mt coisa como fortnite, muito drop e muuuitos stutterings...
Descobri que eu conseguia resolver o problema ao reinstalar o driver da placa de vídeo usando o DDU, limpando os arquivos de driver com o modo de segurança do windows. Após reinstalar o driver percebia uma melhora muito forte na estabilidade e no alcance de FPS nos jogos, mas depois que eu desligava o PC e ligava novamente depois de algumas horas e ia jogar, eu perdia praticamente metade do desempenho e voltava a ter muitos drops e alguns travamentos na gameplay.
---
O QUE JÁ FIZ:
Testei várias combinações diferentes de configurações no painel NVIDIA, envolvendo filtro de textura, resolução, NIS, anti alising, modo de desempenho, tudo...
Já verifiquei a temperatura e níveis de uso da CPU e da GPU, testei 2 jogos abertos e a GPU mal chegou a 60°c e 70% de uso, o processador também não tem esquentado muito e mal passa de 50/60% de uso.
---
O QUE EU SUSPEITO:
Um amigo comprou a mesma placa que eu no mesmo dia, as duas são novas e originais, ele tem uma B450 steel legends e um ryzen 5 5600x e tem conseguido desempenho muito mais estável e liso nos jogos do que eu, então mesmo acreditando que possa ser um limite por causa do barramento PCI Express 4.0 da placa, não faz muito sentido já que ele com uma placa mãe 3.0 assim como a minha está conseguindo resultados melhores do que o meu pc, que são máquinas bem parecidas.
Eu tenho a impressão de que alguma coisa está bugando o driver da nvidia ou o desempenho da placa, pq sempre que reinstalo o driver eu consigo desempenhos mais estáveis, mas depois de desligar o pc e ligar, dando novamente um boot no sistema eu volto a perceber esses drops esquisitos.
Infelizmente eu tinha uma experiência de desempenho muito mais estável antes de fazer o upgrade, agora estou lidando com essa instabilidade muito chata.
Exemplos: Rainbow six tudo no low, consigo rodar a 280/300fps logo após reinstalar o driver, com os problemas de drops o desempenho cai pra uma oscilação entre 180 e 230 e as vezes chegando a dropar de forma pesada pra 140fps ou 100fps
League of Legends: Após reinstalar o driver consigo uma faixa de 160/180 tudo no low, e no maximo 160 no alto, mas com os oproblemas de drop chego a 120 ou 100 ou as vezes ate 70/90... Um amigo tem um I3 de 9gen com uma 2060 e roda liso cravado nos 170 fps no alto, outro amigo pega 250 fps com uma titan x black, e o amigo que comprou a mesma placa que eu chega a desempenhos absurdos com picos de 800 fps as vezes (ele nao utiliza overclock ou memoria ram de 3200 ou 3600+mhz)
Fortnite: Esse é o caso mais esquisito, lido com muitos stutterings e jogando com tudo no LOW o FPS mal chega a 200, bate em 190 e cai pra 100, fico em uma média de 120...
Por favor, preciso de recomendações de como resolver o problema, agradeço desde já!