[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início Data de Início
E que pra mim é negócio dar a minha na troca.
Pegar uma nova exigira que eu comprasse parcelado e ainda tentasse vender a minha e correr o risco de nâo conseguir.
Ele mesmo aceitou porque para ele é interessante trocar e receber um valor de volta, só fiquei em dúvida se você disse que 2500 é o que vale a minha, ou se é o que eu deveria voltar a ele. Levando em consideração q a minha também é usada.
Sendo sincero, eu ia ofertar qualquer valor menor possível.
Dar a sua + 2500, nao compensa tu voltar 3500 ja que uma 3080 nova tu acha por 4000 entendeu? Sua placa sairia por 500, e pelo que vi uma 2070 super usada é na faixa de 1500.

Fala rapeize.
Apareceu um rolo e preciso da opinião de vocês.
Tenho uma 2070 Galax 2 fans Super OC 8gb.
O cara tem uma Galax 3080 SG 10gb.
Quanto de diferença vcs acreditam que é interessante voltar a ele? Ele pediu acho que 3.500.
O que devo avaliar para saber se a placa está com condições?
Por fim, aceito opiniões se a placa é boa ou terei dor de cabeça, e se o valor que ele pedi é justo.

Volta alta demais. Até dois mil cruzeiros daria pra pensar, mais que isso eu passaria.

Mudando de assunto, está fazendo rolo em qual site? Estou com uma 2070 parada desde o ano passado e pensando em passar pra frente.

Saquei. Realmente é muita grana.
Vou ver o quanto ele acredita que é justo.
Perguntei a ele quanto ele tem de oferta.
Se tiver oferta boa, eu vou declinar.
Se conseguir voltar menos, tipo uns 2k melhor ainda!!

Volta alta demais. Até dois mil cruzeiros daria pra pensar, mais que isso eu passaria.

Mudando de assunto, está fazendo rolo em qual site? Estou com uma 2070 parada desde o ano passado e pensando em passar pra frente.
Na verdade achei um louco no Facebook, até porque eu não estou em grupo nenhum de peças. Simplesmente navegando achei e comecei a conversar.
Mas quando precisei vender minhas peças antigas eu entrei em vários grupos e foi bem rápido.
Se conseguir voltar menos, tipo uns 2k melhor ainda!!
Agora que notei sobre o valor. Acho que expliquei mal.
Disse que R$3500 é o que ele pediu pela venda.
Em caso de troca, eu daria a minha e mais um valor, e não a minha + R$3500.
Ele disse que um cara ofereceu a troca por uma 2080 + R$1500, ou seja, ele provavelmente não aceitaria a minha e menos dinheiro.
Eu ia oferecer uns R$1000 + minha placa.

Última edição:
Na verdade achei um louco no Facebook, até porque eu não estou em grupo nenhum de peças. Simplesmente navegando achei e comecei a conversar.
Mas quando precisei vender minhas peças antigas eu entrei em vários grupos e foi bem rápido.

Agora que notei sobre o valor. Acho que expliquei mal.
Disse que R$3500 é o que ele pediu pela venda.
Em caso de troca, eu daria a minha e mais um valor, e não a minha + R$3500.
Ele disse que um cara ofereceu a troca por uma 2080 + R$1500, ou seja, ele provavelmente não aceitaria a minha e menos dinheiro.
Eu ia oferecer uns R$1000 + minha placa.
Ah tá, se ele aceitar 1k + sua 2070 top demais, mas acho que tá pouco, valor ideal seria 2k pra vc voltar, 2.5 no máximo. Acima disso não compensa. Aí é melhor tu juntar uma grana e partir pra uma 4070 direto.

Ah tá, se ele aceitar 1k + sua 2070 top demais, mas acho que tá pouco, valor ideal seria 2k pra vc voltar, 2.5 no máximo. Acima disso não compensa. Aí é melhor tu juntar uma grana e partir pra uma 4070 direto.
Saquei.
Então vou declinar.
Realmente a conta não fechar, visto que eu já estou 2 gerações atrás.
Talvez o valor até melhore quando sair a próxima geração (5000 talvez?).

Fui brincar com uns benchs do stable diffusion aqui, resolvi testar a minha 3090 no PL máximo dela (390W), onde ela chegou a bater até 402W (coitada da minha fonte de 650W):
I5fZwnf.png

Consegui valores que batem muitas 3090ti/4080 nos resultados dos benchmarks (https://vladmandic.github.io/sd-extension-system-info/pages/benchmark.html)

Com meu power limit normal de 275W perdi apenas 8% do desempenho economizando 115W de energia. Se eu for deixar meu PC pra treinar um modelo por 3 dias (72), no PL de 390 seriam 28,1kWh de energia, uns ~R$28 aqui na minha cidade, enquanto com 275W demoraria 72+8%=77,76 horas, com consumo de 21.4kWh, dá pra eu economizar uns 7 reais por sessão de treino :julio:

Sim. Seria esse o receio. Não creio ser pouco provável, pois a nvida parou de fabricar chips sem LHR a 2 anos. Algo de errado não está certo.

Sobre a 4070 a única que apareceu no mesmo preço e foi relâmpago, foi a Ventus 2X. Honestamente não pago 4k nesse projeto. Pesquisando, é o pior modelo da 4070.

Chegou a vga.

É LHR.

Heatsink aparenta ser robusto. Carcaça do plástico achei bom, mas simples. Fans achei muito pequenas e separadas as pás. Não tem RGB.

Temperaturas com undervolt de 875mv - 1920mhz e fans nessa média de 40% a 50% ficam na média de:

55º/60º - Core
70º/80º - Hotspot
70º-80º - Memórias

Ruído é de boa até 40% da FAN. Depois disso fica chatinho. Eu no caso sou fresco para ruído.

Pessoal, boa tarde! Não sei se é o tópico certo, então peço desculpas de antemão.

Estou com uma GTX 1660 Ti, e tava querendo fazer um upgrade dela. As 3060 com 12gb estão por 2300. Seria um bom investimento, ou deveria investir noutra placa?

Pessoal, boa tarde! Não sei se é o tópico certo, então peço desculpas de antemão.

Estou com uma GTX 1660 Ti, e tava querendo fazer um upgrade dela. As 3060 com 12gb estão por 2300. Seria um bom investimento, ou deveria investir noutra placa?
Investe um pouco mais nuna 3060ti ou numa rx 6600xt

Colorfire lança placa de vídeo GeForce RTX 3060 Ti GDDR6X perfeita.​

Colorful/Colorfire menta RTX 3060 Ti​

A próxima atualização gráfica GeForce RTX 4060 Ti está a apenas algumas semanas, mas os parceiros da placa ainda estão lançando novas GPUs 3060 Ti.
HHPUPIO.png

Um lembrete rápido de que a Colorful trouxe de volta sua marca Colorfire (que era exclusiva da Radeon) com a série NVIDIA Turing para um pequeno lote de designs personalizados e 'coloridos'. As novas séries chamadas ''Vitality e Colc Mint'' eram séries de placas gráficas coloridas em rosa puro e menta. Esses foram baseados em SKUs de gama média, como RTX 2060/GTX 1650/1660 ou posterior RTX 3060 (Ti)/3050.

No final de 2021, Colorfire apresentou sua linha para a arquitetura NVIDIA Ampere, que foi a última atualização deles. Parece que há uma nova atualização hoje com RTX 3060 Ti, mas com a memória GDDR6X.

hh4PkyF.jpg

KyjVfZw.jpg

Uma rápida verificação no predecessor e parece que a RTX 3060 Ti GDDR6 “Cool Mint” tem TDP mais alto que o modelo GDDR6 (225W vs. 200W) e mais conectores de alimentação (2x 8 pinos vs. 1x 8 pinos). Não há mudanças nas velocidades de clock, já que ambos os modelos estão usando os clocks padrão da NVIDIA.

YmzJD1y.png

O anúncio do novo modelo RTX 3060 Ti GDDR6X ocorre quase ao mesmo tempo em que surgem rumores sobre a possível descontinuação da série 3060 Ti. De acordo com o Board Channels , os SKUs serão eliminados dentro de alguns meses, enquanto a produção das GPUs já foi interrompida. Se esse boato se confirmar, os sócios do conselho terão estoque suficiente para continuar vendendo os cartões no segundo e terceiro trimestres.

Dado que a Colorfire acaba de lançar um novo modelo GDDR6X, pode-se supor que a descontinuação não afetará todos os SKUs 3060 Ti, mas apenas os SKUs GDDR6 originais. Obviamente, entraremos em contato com nossas fontes e forneceremos uma atualização necessária, caso haja alguma.

Fonte Colorful

Acho que a série 3000 vai viver um tempo de vida ainda, pelo menos no low-mid range porque os preços das 4060 e 4050 não vão ajudar a aumentar as vendas, fora o estoque ainda alto de 3070 e menores. Nem as 2060 esgotaram ainda.

Acho que a série 3000 vai viver um tempo de vida ainda, pelo menos no low-mid range porque os preços das 4060 e 4050 não vão ajudar a aumentar as vendas, fora o estoque ainda alto de 3070 e menores. Nem as 2060 esgotaram ainda.
Tem muito mercado ainda para a serie 3000 pode apostar!

• Curtir
Reações: sav
Galera, ao fazer undervolt como trava o clock em um mhz em específico? Faço aqui na 3080 e travo em 925mv a 1950mhz. Mas fica dando boost para 1965mhz e as vezes 1980mhz, é normal? Travei a curva lá com Ctrl+L. É assim que trava o clock? A pergunta é porque nos testes roda bem, mas hora ou outra em control(jogo) com rt no máximo e em 1440p sem DLSS o jogo crasha(raramente)

Acredito que sem o boost para 1980mhz ele não crasharia.

Galera, ao fazer undervolt como trava o clock em um mhz em específico? Faço aqui na 3080 e travo em 925mv a 1950mhz. Mas fica dando boost para 1965mhz e as vezes 1980mhz, é normal? Travei a curva lá com Ctrl+L. É assim que trava o clock? A pergunta é porque nos testes roda bem, mas hora ou outra em control(jogo) com rt no máximo e em 1440p sem DLSS o jogo crasha(raramente)

Acredito que sem o boost para 1980mhz ele não crasharia.
Reduz 15/30mhz então por segurança, o GPU boost varia de acordo com a temperatura da placa, creio que sejam +- 15mhz a cada 10c no caso da 3080, exemplo 61-70c 1950mhz mas se chegar a 71c cai pra 1935mhz, ou se chegar a 60c vai pra 1965mhz, mas isso é normal mesmo, se pesquisar sobre GPU Boost encontra mais informação, bom pesquisar em placas de mesma geração sempre porque placas mais antigas o comportamento exato é diferente, se não me engano a versão atual (e da sua 3080 também) seria o GPU Boost 5.0

Boa tarde.

Não consigo configurar o CS:GO com a proporção de tela 4:3 esticada.
Vi alguns tutoriais, porém o meu painel de controle da Nvidia não mostra a aba "Display" nas configurações.

Alguém sabe como resolver ? Meu setup é um notebook.

Versão do Painel de controle: 457.49
GPU: RTX 2060

Reduz 15/30mhz então por segurança, o GPU boost varia de acordo com a temperatura da placa, creio que sejam +- 15mhz a cada 10c no caso da 3080, exemplo 61-70c 1950mhz mas se chegar a 71c cai pra 1935mhz, ou se chegar a 60c vai pra 1965mhz, mas isso é normal mesmo, se pesquisar sobre GPU Boost encontra mais informação, bom pesquisar em placas de mesma geração sempre porque placas mais antigas o comportamento exato é diferente, se não me engano a versão atual (e da sua 3080 também) seria o GPU Boost 5.0
As temperaturas estão no máximo em 68c.(em 100% estresse).
Mas o que me incomoda é crashar(mesmo que muuuuito raramente, sabe? Diminuo o mhz mantendo 925mv? Daí abaixo pra uns 1935(com o boost deve subir mais pra uns 1950 sei lá)

Ou mantenho os 1950mhz mas subo para 931mv?

Só queria deixar 100% estável

As temperaturas estão no máximo em 68c.(em 100% estresse).
Mas o que me incomoda é crashar(mesmo que muuuuito raramente, sabe? Diminuo o mhz mantendo 925mv? Daí abaixo pra uns 1935(com o boost deve subir mais pra uns 1950 sei lá)

Ou mantenho os 1950mhz mas subo para 931mv?

Só queria deixar 100% estável
Tanto subir a tensão quanto reduzir o boost são opções viáveis nesse caso e não vai dar diferença significativa entre eles, vai no que for mais fácil de fazer aí mesmo, se subir 6-7mv e crashar sobe mais um pouquinho até estabilizar, ou se reduzir 15mhz e continuar (ainda que com menos frequência) só reduzir mais 15mhz e boa, realmente 1980mhz com 925mv não vai segurar em algumas situações, o valor exato pra ficar 100% não tem como saber sem testar, mas como disse que é bem raro de acontecer, creio que esteja pouco instável e um ajuste leve já resolve

EDIT: GPU Boost 5.0 - RTX 3080 - TechPowerUp

gpu-clock-boost-vs-temperature.jpg

As you can see, there are five groupings. While temperature goes up, the GPU frequency will be reduced by 15 MHz for every five degrees Celsius. This 15 MHz interval is fixed, and the drop happens at round 70, 75, and 80 °C—it's not a fine-grained, smooth curve. Once you go above the 83°C thermal limit, the card thermal throttles, which has it reduce clock speeds more aggressively. During normal testing, I couldn't reach this state—yes, unlike the 2080 Ti FE, there is no thermal throttling on the RTX 3080 FE. For the plot above, I had to play with the fan speed, and even manually jammed the fans.

Última edição:
Tanto subir a tensão quanto reduzir o boost são opções viáveis nesse caso e não vai dar diferença significativa entre eles, vai no que for mais fácil de fazer aí mesmo, se subir 6-7mv e crashar sobe mais um pouquinho até estabilizar, ou se reduzir 15mhz e continuar (ainda que com menos frequência) só reduzir mais 15mhz e boa, realmente 1980mhz com 925mv não vai segurar em algumas situações, o valor exato pra ficar 100% não tem como saber sem testar, mas como disse que é bem raro de acontecer, creio que esteja pouco instável e um ajuste leve já resolve

EDIT: GPU Boost 5.0 - RTX 3080 - TechPowerUp

gpu-clock-boost-vs-temperature.jpg

As you can see, there are five groupings. While temperature goes up, the GPU frequency will be reduced by 15 MHz for every five degrees Celsius. This 15 MHz interval is fixed, and the drop happens at round 70, 75, and 80 °C—it's not a fine-grained, smooth curve. Once you go above the 83°C thermal limit, the card thermal throttles, which has it reduce clock speeds more aggressively. During normal testing, I couldn't reach this state—yes, unlike the 2080 Ti FE, there is no thermal throttling on the RTX 3080 FE. For the plot above, I had to play with the fan speed, and even manually jammed the fans.
Subi pra 931mv e mantive os 1950mhz. O que percebi é que ta subindo mais ainda os clocks, indo pra 2000 as vezes. Tem como travar isso não? Tem ficado entre 1965mhz a 1980mhz grande parte do tempo, mas ao subir pra 931mv as vezes tá buscando 2000mhz.

Mesmo usando o Ctrl+L ainda sobe os clocks.

Queria deixar estável em 925mv em 1950mhz ou 931mv em 1965mhz.

No the last não tenho crash algum, mas no control muito raramente tem crash, usei control como base pois lá tem vários filtros de RT e puxa bastante da placa.

Subi pra 931mv e mantive os 1950mhz. O que percebi é que ta subindo mais ainda os clocks, indo pra 2000 as vezes. Tem como travar isso não? Tem ficado entre 1965mhz a 1980mhz grande parte do tempo, mas ao subir pra 931mv as vezes tá buscando 2000mhz.

No the last não tenho crash algum, mas no control muito raramente tem crash, usei control como base pois lá tem vários filtros de RT e puxa bastante da placa.
Estranho, aqui costumo usar clock/tensão travada em um perfil e única vez que vejo subir o clock é por conta de variação de temperatura mesmo, pelo post acima seria 15mhz a cada 5c pelo jeito, não seria isso? Aí no caso subiria pra 1995 e 2010mhz se a temperatura reduzisse 5/10c, mas caso esteja muito próximo do valor do GPU boost as vezes 1c já faz ela subir 15mhz e 6c subiria 30mhz

Não vejo como subir a tensão subiu o clock junto com tudo travado (além do citado acima), mas nesse caso tentaria reduzir o boost então que não tem erro, acho que não tem como deixar 100% travado justamente pelo fator GPU boost, se a placa estiver rodando a 40c vai ser um clock, 50c vai ser outro, 60c vai ser outro e assim vai, já vi gente tendo problema com isso porque fez esses ajustes no verão e no inverno a temp ambiente cai 15-20c e altera esse comportamento e tem que reajustar sempre pelo pior caso

Estranho, aqui costumo usar clock/tensão travada em um perfil e única vez que vejo subir o clock é por conta de variação de temperatura mesmo, pelo post acima seria 15mhz a cada 5c pelo jeito, não seria isso? Aí no caso subiria pra 1995 e 2010mhz se a temperatura reduzisse 5/10c, mas caso esteja muito próximo do valor do GPU boost as vezes 1c já faz ela subir 15mhz e 6c subiria 30mhz

Não vejo como subir a tensão subiu o clock junto com tudo travado (além do citado acima), mas nesse caso tentaria reduzir o boost então que não tem erro, acho que não tem como deixar 100% travado justamente pelo fator GPU boost, se a placa estiver rodando a 40c vai ser um clock, 50c vai ser outro, 60c vai ser outro e assim vai, já vi gente tendo problema com isso porque fez esses ajustes no verão e no inverno a temp ambiente cai 15-20c e altera esse comportamento e tem que reajustar sempre pelo pior caso
Entendo. Uma dúvida, antes do undervolt é necessário reduzir -250 do clock como fazem? Não sei porque fazem isso, eu por exemplo não faço isso, já vou direto ja mv e no clock desejado.

E por último, o ctrl+L na curva de undervolt serve para que? E você usa o ctrl+L?

Entendo. Uma dúvida, antes do undervolt é necessário reduzir -250 do clock como fazem?
Não necessariamente, tem vários métodos de fazer undervolt, uns prometem entregar um resultado melhor mas se for feito um undervolt sensato (nada de botar 750mv e 2100mhz por exemplo) é pra dar tudo basicamente na mesma, ainda que algum seja melhor de fato e prometa entregar 15mhz a mais de clock efetivo na prática a diferença é nula, a não ser pra quem quer comparar ao extremo, tipo undervolt de um método roda a 80 fps e de outro método roda a 80.7 fps, ou de um método usa 200w e no outro usa 199w, de qualquer forma pros curiosos é bom ler sobre. Peguei um post random como exemplo que achei em 10 segundos aqui e cita vários métodos (não conferi), outro thread aqui

Testei 2 placas (3060 e 3070) com o método simples e esse supostamente melhor e a diferença foi nula pra mim, mas talvez outras pessoas com outras GPUs (ou de gerações diferentes) tenham outro resultado, eu gosto de testar essas coisas na prática pra tirar a dúvida, se fosse consideravelmente melhor eu pulava o barco mas no geral diferenças de até 2%~ eu desconsidero, mesmo motivo pelo qual eu recomendo a galera a nem estressar fazendo PBO ou socando boost clock extra nos Ryzen 5000 pra tentar ganhar fps em jogo, maioria vai ter ganho de 1-2% quando muito que é meio que tanto faz, e povo passa dias/semanas fuçando essas coisas no final pra nada

E por último, o ctrl+L na curva de undervolt serve para que? E você usa o ctrl+L?
Eu pessoalmente uso assim vou direto na tensão/clock que quero no menu (Ctrl+F) e travo (L) aonde eu quero porque é o método que acostumei e que faço mais rápido (coisa de segundos), quando fiz por outro método não me convenceu o trabalho extra que tive pra ganhar algo que nem é visível na prática, apesar de que nem esse outro método foi trabalhoso também, o ponto negativo de travar assim é que caso esteja em jogos muito leves é possível que aplique tensão/clock desnecessário e subir o consumo pra nada, mas pra jogos leves aqui eu só reduzo direto o power limit da placa pros 35% (mínimo que dá aqui) e boa

Na época que fiz pelo outro método comparei com o método simples de só travar tensão/clock em uns 4-5 jogos e não vi nada significativo então abandonei ele de vez :haha:

Última edição:

Cara, eu tive essa impressão quando comecei a fazer o undervolt também, mas se você for no HWInfo vai ver que o clock efetivo é mais baixo. A não ser que esteja instável ou a curva esteja mudando sozinha no Afterburner (aí é problema no Afterburner). Aqui eu botei 950mV 1957MHz e por mais que as vezes pipoque "1965~1972MHz", no efetivo não passa de 1957. As vezes inclusive fica em 1945 porque o afterburner não presta pra segurar o clock onde você seta ele, dependendo talvez você tenha que aplicar a curva mais de uma vez pra ele aplicar "de verdade".

Users who are viewing this thread

Voltar