[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Eu acho que todos nós temos opiniões que podem ser iguais ou diferentes, mas não é pelo fato de a opinião ser diferente do colega que ela é "burra" ou fez uma econômia estúpida. Cada um tem sua realidade. Eu mesmo comprei uma RTX 3080 da Aliexpress paguei R$ 2500 reais na promoção 11/11. Na minha opinião eu achei que valeu a pena. Não importa se é de mineração ou não, durando é que importa. Qualquer um pode discordar, mas sempre com respeito.

A questão é: Você se importa com garantia? Não liga de ficar no preju caso a placa apresente defeito daqui a um ou dois anos? Caso não, tá tudo certo. Eu particularmente valorizo demais a garantia porque já precisei dela duas vezes nos últimos 5 anos (vivo trocando de GPU).

Eu acho que as placas usadas de lá são mais conservadas que as usadas daqui, não sei se existe esse tipo de restauração de placas usadas pra revenda aqui no Brasil igual fazem por lá. Já havia comprado uma RX 560 no Ali há uns dois anos atrás pra usar no Hackintosh e tá funcionando legal até hoje.

Não há a menor comparação entre uma placa usada em mineração por lá, com uma usada apenas em jogos por aqui (claro, você sabendo a procedência ao comprar de alguém no Brasil).

foda é o cara economizar R$ 500 pila da nova numa usada do OLX com garantia sobrando (que o RMA nao vai cobrir por não ser o comprador original)

E quem foi que disse que o RMA não cobre a garantia para terceiros aqui no Brasil? Basta ter a NF da placa (MSI, EVGA e Gigabyte são assim), já a Asus exige uma declaração de venda/doação do titular da NF, com firma reconhecida. Tudo bem, dá uma dorzinha de cabeça, mas se o vendedor estiver disposto a ir no cartório e assinar, é o que importa. Não custa nem R$ 15 pra autenticar a assinatura na declaração. Inclusive, quando peguei uma 2080 Ti da Asus em 2019, paguei R$ 50 mais caro somente pro vendedor fazer essa declaração e me enviar junto com a placa. Meses depois ela parou de dar vídeo, tive que abrir o RMA e deu tudo certo.
 
Fala rapaziada tudo okay? recentemente comprei uma RTX 3070 da Gigabyte modelo Gaming OC, e ta batendo em full load 82 ~ 83 graus, hotspot beirando uns 105c isso é normal? achei estranho por ela ser triple fan..
 
Última edição:
Fala rapaziada tudo okay? recentemente comprei uma RTX 3070 da Gigabyte modelo Gaming OC, e ta batendo em full load 82 ~ 83 graus, hotspot beirando uns 105c isso é normal? achei estranho por ela ser triple fan..

Normal não é, mas creio que o problema seja no seu gabinete (o da sua assinatura). Ele tem a frente e a lateral fechada e isso atrapalha muito o fluxo de ar. Pode colocar 10 fans dentro que não vai adiantar nada, pois elas só vão circular o ar quente que já está preso dentro do gabinete. Acho esses modelos muito bonitos, mas são péssimos em termos de resfriamento.

Tenho a 3080 Ti do mesmo modelo e nunca passa dos 75° em full load, mesmo em dias quentes (acima dos 30°). Meu gabinete é um Aerocool GT-S Black Full Tower.
 
Normal não é, mas creio que o problema seja no seu gabinete (o da sua assinatura). Ele tem a frente e a lateral fechada e isso atrapalha muito o fluxo de ar. Pode colocar 10 fans dentro que não vai adiantar nada, pois elas só vão circular o ar quente que já está preso dentro do gabinete. Acho esses modelos muito bonitos, mas são péssimos em termos de resfriamento.

Tenho a 3080 Ti do mesmo modelo e nunca passa dos 75° em full load, mesmo em dias quentes (acima dos 30°). Meu gabinete é um Aerocool GT-S Black Full Tower.
É pode ser mesmo, mas estranho que a temperatura do processador tá abaixo dos 65 em Full load, não era pra afetar também o processador?
 
É pode ser mesmo, mas estranho que a temperatura do processador tá abaixo dos 65 em Full load, não era pra afetar também o processador?

Afeta sim, mas não tanto quanto a GPU. Se usar water cooler no processador, vai influenciar pouca coisa.
 
Não há a menor comparação entre uma placa usada em mineração por lá, com uma usada apenas em jogos por aqui (claro, você sabendo a procedência ao comprar de alguém no Brasil).
Aí é que tá, esse seu cenário tbm não tem muita comparação pq é extremamente improvável. Quem tem RTX 3080 no Brasil em bom estado de conservação e utiliza apenas para jogos dificilmente vai se desfazer dela por 3k, geralmente cobram quase o preço de uma nova. E quem revende placa de mineração no Brasil não tem o mesmo cuidado para restauração.

Eu costumo importar bastante hardware e periféricos, não me lembro de nenhum caso crítico em que tive problemas e, quando tive, acionei a garantia e peguei o reembolso. Geralmente analiso bastante antes de adquirir um produto. Porém, sou bem consciente de que nada dura para sempre.

Minha última placa tinha sido adquirida em 2019, mas não estava segurando mais da forma que eu gostaria. Como a tecnologia e os jogos estão sempre avançando e exigindo mais, no meu caso, seria inviável pagar o dobro do preço e trocar novamente daqui 2/3 anos.
 
Bom dia. Tenho um processador ryzen 5700x uma placa de vídeo 3070ti da galax 16 gb de memoria. Sempre usei o Geforce experience e com o comento ALT + Z ia para desempenho para deixar minha placa de vídeo com overclock. O ultimo driver que funcionou legal foi o 522.25, depois disso veio 526.47 e seu hotfix 526.61 e esses drivers não deixa eu fazer overclock automático, pensei que fosse algum erro do Windows, então formatei o pc, e instalei do zero o Windows 11 com a ultima atualização. E hoje estou com a versão do driver da nvidia 526.86 mas acontece o mesmo problema, não deixando eu fazer o overclock automático.
Alguém já teve esse tipo de problema desse modo?
 
Pô, eu peguei uma RTX 3080 no Ali e já vai pra um mês de uso, por enquanto tá tudo certo. Veio tudo bonitinho e limpinho. Tô conseguindo zerar os games que não rodavam de forma decente aqui e consegui ficar dentro do orçamento, então pra mim valeu.

Eu acho que as placas usadas de lá são mais conservadas que as usadas daqui, não sei se existe esse tipo de restauração de placas usadas pra revenda aqui no Brasil igual fazem por lá. Já havia comprado uma RX 560 no Ali há uns dois anos atrás pra usar no Hackintosh e tá funcionando legal até hoje.
Tem link da que você pegou?
 
Fala rapaziada tudo okay? recentemente comprei uma RTX 3070 da Gigabyte modelo Gaming OC, e ta batendo em full load 82 ~ 83 graus, hotspot beirando uns 105c isso é normal? achei estranho por ela ser triple fan..
Eu apostaria no gabinete atrapalhando também, se possível fazer uns testes com ele sem o painel frontal (com os fans frontais girando) e sem o painel lateral e ver se baixa a temp, fazer uma curva de fans (ou alterar manualmente mesmo) porque as vezes a config stock é extremamente conservadora e testar um undervolt pra ver se ajuda um pouco, se continuar batendo temps altas talvez a montagem dela que tá meia boca com pouca pressão e não tá dando contato direito nos thermalpads/die

Tava pesquisando e a rtx 3050 ou o Rx 6600 n tem muito gargalo, rodaria mais de boa, acha q vale a pena alguma dessas duas?
Gargalo sempre vai existir em algum lugar, recomendo pegar a melhor que der ou a que achar o melhor CxB que vai te atender por um bom tempo ainda, melhor sobrar performance do que faltar, ainda mais quando tem tecnologias que dá pra usar essa performance extra pra ter gráficos melhores quando a limitação é o monitor 60hz
 
Pelo menos quem compra do Ali tem plena convicção de que a placa pode vir dessa forma, foda é o cara economizar R$ 500 pila da nova numa usada do OLX com garantia sobrando (que o RMA nao vai cobrir por não ser o comprador original) e que foi usada pra minerar 24h/7 num gabinete pichau numa fonte Gamemax com a maravilhosa energia brasileira.
Como já falei em outro tópico, prefiro pagar 30% do valor no Aliexpress tendo 100% de convicção que a placa foi surrada e que posso ter consequencias disso, do que pagar quase uma nova pra huezileiro que vai colocar no anuncio "Nunca utilizada para mineração" :limo:

Dito isto: Na minha opinião qualquer coisa acima de R$ 1.7k no Aliexpress já é meio loucura.
eu queria entender o pq vcs acham que o chinês teve um cuidado todo especial com a placa, se pra eles ela é sucata, sucata que eles arrancam gpu, botam em outro pcb fabricado por um mendigo qualquer, tira memória bota outra, faz o que quer como se fosse um chip achado no lixo, ele provavelmente já cagou na sua gpu umas 2 vezes só de sacanagem, mas blz
 
E quem foi que disse que o RMA não cobre a garantia para terceiros aqui no Brasil? Basta ter a NF da placa (MSI, EVGA e Gigabyte são assim), já a Asus exige uma declaração de venda/doação do titular da NF, com firma reconhecida. Tudo bem, dá uma dorzinha de cabeça, mas se o vendedor estiver disposto a ir no cartório e assinar, é o que importa. Não custa nem R$ 15 pra autenticar a assinatura na declaração. Inclusive, quando peguei uma 2080 Ti da Asus em 2019, paguei R$ 50 mais caro somente pro vendedor fazer essa declaração e me enviar junto com a placa. Meses depois ela parou de dar vídeo, tive que abrir o RMA e deu tudo certo.
Tem alguns relatos de garantia realizada em nome de terceiro no caso da MSI/Gigabyte/Asus? Vejo gente falando que dá certo e outros que não mas ninguém postando casos práticos disso, de preferência sem ter dor de cabeça tendo que acionar Reclame Aqui/Procon/Juizado etc, se de fato for fácil conseguir a garantia só enviando email com a NF do antigo dono aí as usadas aqui são um ótimo negócio de fato, vi gente comentando também em outro thread que da MSI se não me engano que o dinheiro é devolvido pro dono da NF apenas, e as vezes é difícil o bastante a pessoa que tá vendendo se dar o trabalho de responder perguntas ou postar mais umas fotos, quanto mais declaração de doação reconhecida

To querendo fazer upgrade pra uma 3080 que vejo na faixa de 3000-3200 as vezes e nesse preço acho justificável o upgrade da 3070 porque >5k numa nova não vejo muito sentido, mas quero evitar dor de cabeça caso venha a precisar da garantia
 
Tem alguns relatos de garantia realizada em nome de terceiro no caso da MSI/Gigabyte/Asus? Vejo gente falando que dá certo e outros que não mas ninguém postando casos práticos disso, de preferência sem ter dor de cabeça tendo que acionar Reclame Aqui/Procon/Juizado etc, se de fato for fácil conseguir a garantia só enviando email com a NF do antigo dono aí as usadas aqui são um ótimo negócio de fato, vi gente comentando também em outro thread que da MSI se não me engano que o dinheiro é devolvido pro dono da NF apenas, e as vezes é difícil o bastante a pessoa que tá vendendo se dar o trabalho de responder perguntas ou postar mais umas fotos, quanto mais declaração de doação reconhecida

To querendo fazer upgrade pra uma 3080 que vejo na faixa de 3000-3200 as vezes e nesse preço acho justificável o upgrade da 3070 porque >5k numa nova não vejo muito sentido, mas quero evitar dor de cabeça caso venha a precisar da garantia

No próprio tópico de RMA dessas marcas há vários relatos do tipo. Se tiver tempo de ler as páginas, vai encontrar.

Sobre a Gigabyte em específico, eu posso falar por experiência própria, pois antes de trocar a minha 3070 na 3080 Ti, mandei e-mail para o suporte dela indagando sobre o processo de RMA e essa foi a resposta deles:

zW332He.png


No caso, essa declaração que eles enviaram é para você confirmar que adquiriu a placa de outra pessoa e possui a nota fiscal dela. A assinatura é a sua e não a do titular da NF. Já na Asus é diferente, pois ela exige que a declaração seja assinada pelo titular da NF.
 
Minha 1060 foi pro saco então tô querendo descolar uma 3060ti na Black Fraude, mas a pergunta é a PNY melhorou ou ainda tá meio bosta com RMA e refrigeração nas placas? Normalmente eu só compro EVGA mas como ela pulou do barco... Na dúvida vou de MSI?
 
Tem alguns relatos de garantia realizada em nome de terceiro no caso da MSI/Gigabyte/Asus? Vejo gente falando que dá certo e outros que não mas ninguém postando casos práticos disso, de preferência sem ter dor de cabeça tendo que acionar Reclame Aqui/Procon/Juizado etc, se de fato for fácil conseguir a garantia só enviando email com a NF do antigo dono aí as usadas aqui são um ótimo negócio de fato, vi gente comentando também em outro thread que da MSI se não me engano que o dinheiro é devolvido pro dono da NF apenas, e as vezes é difícil o bastante a pessoa que tá vendendo se dar o trabalho de responder perguntas ou postar mais umas fotos, quanto mais declaração de doação reconhecida

To querendo fazer upgrade pra uma 3080 que vejo na faixa de 3000-3200 as vezes e nesse preço acho justificável o upgrade da 3070 porque >5k numa nova não vejo muito sentido, mas quero evitar dor de cabeça caso venha a precisar da garantia
Posso falar do RMA da Gigabyte, boletei para um amigo uma placa, ela deu problema ele iniciou o processo de RMA e a GBSC apenas pediu uma cópia de um documento meu para meu, mandei cópia da minha CNH para ele enviar pra GBSC e o rma seguiu sem problema. Aliás, teve um problema, quiseram devolver o valor da nota, mas ele bateu o pé até receber outra placa.
 
  • Curtir
Reações: GRM
Minha 1060 foi pro saco então tô querendo descolar uma 3060ti na Black Fraude, mas a pergunta é a PNY melhorou ou ainda tá meio bosta com RMA e refrigeração nas placas? Normalmente eu só compro EVGA mas como ela pulou do barco... Na dúvida vou de MSI?
Acho melhor ver por modelo específico ao invés de apenas marca

Posso falar do RMA da Gigabyte, boletei para um amigo uma placa, ela deu problema ele iniciou o processo de RMA e a GBSC apenas pediu uma cópia de um documento meu para meu, mandei cópia da minha CNH para ele enviar pra GBSC e o rma seguiu sem problema. Aliás, teve um problema, quiseram devolver o valor da nota, mas ele bateu o pé até receber outra placa.
Vou entrar em contato com as fabricantes direto pra esclarecer certinho, comprando em ML/Olx afins acho que muitas pessoas simplesmente não vão se sentir confortáveis em mandar cópia de RG/CNH (ainda que tenha maioria dos dados na NF já), e aí que complicaria caso seja muito burocrático, muitos simplesmente anunciam e mal respondem, se vender vendeu kkkk, e nem sempre a pessoa mais disposta a fazer estes trâmites todos é a que tem a melhor oferta
 
Fala galera, vocês acham que a 3060Ti ainda baixa mais um pouco na Black? As lojas já estão com umas promoções de esquenta, minha RX 580 morreu hoje (F). Será se vale a pena esperar, acho que sim né?

ACREDITO, que pior do que está não deva ficar kkkkkk espero não ser pego pela black fraude.
 
Vou entrar em contato com as fabricantes direto pra esclarecer certinho, comprando em ML/Olx afins acho que muitas pessoas simplesmente não vão se sentir confortáveis em mandar cópia de RG/CNH (ainda que tenha maioria dos dados na NF já), e aí que complicaria caso seja muito burocrático, muitos simplesmente anunciam e mal respondem, se vender vendeu kkkk, e nem sempre a pessoa mais disposta a fazer estes trâmites todos é a que tem a melhor oferta

Se o cara realmente estiver disposto a vender o produto, não vai se importar em fazer uma simples declaração e reconhecer firma em cartório. É apenas questão de disponibilidade de tempo, porque o custo é uma mixaria. Se o cara ficar fazendo "cool doce" pra uma mera declaração, é porque não tá precisando da grana.

Mas também entendo o lado do pessoal que anuncia na OLX/Mercado Livre e não responde certas perguntas. Pelo menos 80% dos supostos interessados não passam de curiosos e que não tem a real intenção (ou dinheiro) para comprar e ficam testando a paciência de quem vende. Passo por isso direto quando anuncio algo na OLX. É irritante...
 
Se o cara realmente estiver disposto a vender o produto, não vai se importar em fazer uma simples declaração e reconhecer firma em cartório. É apenas questão de disponibilidade de tempo, porque o custo é uma mixaria. Se o cara ficar fazendo "cool doce" pra uma mera declaração, é porque não tá precisando da grana.

Mas também entendo o lado do pessoal que anuncia na OLX/Mercado Livre e não responde certas perguntas. Pelo menos 80% dos supostos interessados não passam de curiosos e que não tem a real intenção (ou dinheiro) para comprar e ficam testando a paciência de quem vende. Passo por isso direto quando anuncio algo na OLX. É irritante...
Esse é o povo sem grana mesmo, quem tem e acha que ta no preço compra e não enche o saco. :true:
 
  • Curtir
Reações: GRM
Eu apostaria no gabinete atrapalhando também, se possível fazer uns testes com ele sem o painel frontal (com os fans frontais girando) e sem o painel lateral e ver se baixa a temp, fazer uma curva de fans (ou alterar manualmente mesmo) porque as vezes a config stock é extremamente conservadora e testar um undervolt pra ver se ajuda um pouco, se continuar batendo temps altas talvez a montagem dela que tá meia boca com pouca pressão e não tá dando contato direito nos thermalpads/die


Gargalo sempre vai existir em algum lugar, recomendo pegar a melhor que der ou a que achar o melhor CxB que vai te atender por um bom tempo ainda, melhor sobrar performance do que faltar, ainda mais quando tem tecnologias que dá pra usar essa performance extra pra ter gráficos melhores quando a limitação é o monitor 60hz
Esse modelo da NZXT a tampa da frente não sai, mas eu retirei a tampa lateral e a temperatura é a mesma, isso rodando com curva manual, batendo 100% na rotação nas temperaturas altas e mesmo assim continua 82c, eu vi um vídeo dessa mesma placa e ao que me parece é normal, a temperatura chega bem perto do que chega aqui:




A minha vontade é abrir e trocar a pasta térmica, essa placa tá parada faz 1 ano pode ser que seja isso, comprei de uma loja de informática, ainda está na garantia e não sei se perderia a garantia por trocar a pasta..
 
Esse modelo da NZXT a tampa da frente não sai, mas eu retirei a tampa lateral e a temperatura é a mesma, isso rodando com curva manual, batendo 100% na rotação nas temperaturas altas e mesmo assim continua 82c, eu vi um vídeo dessa mesma placa e ao que me parece é normal, a temperatura chega bem perto do que chega aqui:




A minha vontade é abrir e trocar a pasta térmica, essa placa tá parada faz 1 ano pode ser que seja isso, comprei de uma loja de informática, ainda está na garantia e não sei se perderia a garantia por trocar a pasta..

Estranho mesmo, 83c em GPU e 105c hotspot é bem alto considerando que as ventoinhas tão em 100%, vou tirar do cu e apostar que é alguma falha de projeto (ou de algum lote/algumas unidades), talvez contato/pressão ruim na montagem mesmo porque não é um projeto super básico de refrigeração ainda mais considerando que a 3070 não é tão quente assim, em comparação minha 3070 da Galax bate no máx uns 65c GPU e 75c hotspot quando tá lá pros 31-32c ambiente com 65% fan speed e rodando com OC a 240w, creio que perca a garantia se abrir a placa sim mas não lembro de cabeça quais fabricantes permitem além da Galax, a pasta térmica em si é pra durar muito mais que 1 ano, é válido testar mas acho foda perder a garantia também sem nem ter certeza se vai resolver

EDIT: Pelo que vi o modelo Gaming OC tem TDP de 270w, eu testaria fazer um undervolt (ou só limitar no slider mesmo) e deixar ela na faixa de 200-220w pra ver se ajuda
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: GRM
A minha vontade é abrir e trocar a pasta térmica, essa placa tá parada faz 1 ano pode ser que seja isso, comprei de uma loja de informática, ainda está na garantia e não sei se perderia a garantia por trocar a pasta..

Se tiver lacre no backplate (adesivo em um dos parafusos), desencana porque a Gigabyte pode implicar. Eu não arriscaria... Mas confesso que já tive muita vontade de abrir a minha pra trocar a pasta térmica e os thermal pads por outros de melhor qualidade. Já vi alguns relatos no reddit e só na troca dos thermal pads caiu 8-10 graus na temperatura das memórias. Não entendo porque certas marcas economizam em algo tão fútil, sendo que o custo adicional pra elas seria ínfimo e ganhariam uma boa reputação no mercado, pela placa trabalhar mais fria e tal.

Lembro que há dois anos atrás fiz manutenção numa 1080 Ti Strix e troquei a pasta térmica original pela Cooler Master MasterGel Maker Nano. Diminuiu 7 graus em full load... Recomendo demais esse modelo, acho que fica pau a pau com a Noctua NT-H2.
 
Se tiver lacre no backplate (adesivo em um dos parafusos), desencana porque a Gigabyte pode implicar. Eu não arriscaria... Mas confesso que já tive muita vontade de abrir a minha pra trocar a pasta térmica e os thermal pads por outros de melhor qualidade. Já vi alguns relatos no reddit e só na troca dos thermal pads caiu 8-10 graus na temperatura das memórias. Não entendo porque certas marcas economizam em algo tão fútil, sendo que o custo adicional pra elas seria ínfimo e ganhariam uma boa reputação no mercado, pela placa trabalhar mais fria e tal.

Lembro que há dois anos atrás fiz manutenção numa 1080 Ti Strix e troquei a pasta térmica original pela Cooler Master MasterGel Maker Nano. Diminuiu 7 graus em full load... Recomendo demais esse modelo, acho que fica pau a pau com a Noctua NT-H2.
Sim, pelo que eu vi não tem lacre nenhum nos parafusos, ao contrario da minha antiga rx 5700 xt, também fiz a manutenção nessa 5700 xt com uma coolermaster mastergel maker e deu uma boa diferença essa pasta térmica é cara mas compensa demais, to coçando pra trocar a pasta térmica, mas acho que vou entrar em contato com a gigabyte primeiro
 
Sim, pelo que eu vi não tem lacre nenhum nos parafusos, ao contrario da minha antiga rx 5700 xt, também fiz a manutenção nessa 5700 xt com uma coolermaster mastergel maker e deu uma boa diferença essa pasta térmica é cara mas compensa demais, to coçando pra trocar a pasta térmica, mas acho que vou entrar em contato com a gigabyte primeiro

A minha 3080 Ti tem esse lacre. Se a sua não tem, é bem provável que já tenha sido aberta ou então ela não veio com o lacre de fábrica (o que é bem difícil).

Mas recomendo que fale com o suporte da Gigabyte mesmo e pergunte sobre a ausência desse lacre. Se alegarem que a garantia é anulada sem ele, aí você já pode tacar o f*dse e abrir ela pra trocar. Recomendo que troque os thermal pads também. Aqueles da Gelid (GP-Ultimate) são excelentes e muito melhores que os originais. No Aliexpress você encontra bem mais barato que no Brasil.

Abaixo alguns tópicos no Reddit falando sobre esse upgrade (creio que o procedimento seja o mesmo para a 3070):

1)

2)
 
Fala rapaziada tudo okay? recentemente comprei uma RTX 3070 da Gigabyte modelo Gaming OC, e ta batendo em full load 82 ~ 83 graus, hotspot beirando uns 105c isso é normal? achei estranho por ela ser triple fan..

Eu tenho esse modelo e sofri o mesmo. Ele vem com um power target mais alto que a versão founders, podendo chegar a 270W. Em um gabinete com fraca ventilação, ela esquenta. Resolvi isso fazendo undervolting. Coloquei 1920Mhz @ 900mV e o consumo ficou em 200~230w com temps na casa dos 72ºc.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo