Eu acho que todos nós temos opiniões que podem ser iguais ou diferentes, mas não é pelo fato de a opinião ser diferente do colega que ela é "burra" ou fez uma econômia estúpida. Cada um tem sua realidade. Eu mesmo comprei uma RTX 3080 da Aliexpress paguei R$ 2500 reais na promoção 11/11. Na minha opinião eu achei que valeu a pena. Não importa se é de mineração ou não, durando é que importa. Qualquer um pode discordar, mas sempre com respeito.
A questão é: Você se importa com garantia? Não liga de ficar no preju caso a placa apresente defeito daqui a um ou dois anos? Caso não, tá tudo certo. Eu particularmente valorizo demais a garantia porque já precisei dela duas vezes nos últimos 5 anos (vivo trocando de GPU).
Eu acho que as placas usadas de lá são mais conservadas que as usadas daqui, não sei se existe esse tipo de restauração de placas usadas pra revenda aqui no Brasil igual fazem por lá. Já havia comprado uma RX 560 no Ali há uns dois anos atrás pra usar no Hackintosh e tá funcionando legal até hoje.
Não há a menor comparação entre uma placa usada em mineração por lá, com uma usada apenas em jogos por aqui (claro, você sabendo a procedência ao comprar de alguém no Brasil).
foda é o cara economizar R$ 500 pila da nova numa usada do OLX com garantia sobrando (que o RMA nao vai cobrir por não ser o comprador original)
E quem foi que disse que o RMA não cobre a garantia para terceiros aqui no Brasil? Basta ter a NF da placa (MSI, EVGA e Gigabyte são assim), já a Asus exige uma declaração de venda/doação do titular da NF, com firma reconhecida. Tudo bem, dá uma dorzinha de cabeça, mas se o vendedor estiver disposto a ir no cartório e assinar, é o que importa. Não custa nem R$ 15 pra autenticar a assinatura na declaração. Inclusive, quando peguei uma 2080 Ti da Asus em 2019, paguei R$ 50 mais caro somente pro vendedor fazer essa declaração e me enviar junto com a placa. Meses depois ela parou de dar vídeo, tive que abrir o RMA e deu tudo certo.