[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início Data de Início
Comprei uma Placa-Mãe ASUS nessa mesma loja uns 2 anos atrás e me mandaram ela novinha, lacrada e com a Nota Fiscal, tudo certo... passado pouco tempo a placa apresentou um problema e acionei o suporte da ASUS, quando me pediram a NF enviei na hora... surpresa: NF inválida, fria... garantia negada! Fica esperto com essas lojas
Se a garantia ainda estava em vigor (12 meses) o certo era ter procurado diretamente a loja, ela que se virasse com a Asus.

Idem para GPUs no 1º ano e até onde sei a loja é "boa", já comprei algumas vezes lá, felizmente nunca precisei acionar a garantia mas é bom ficar atento, realmente a Asus só cobre compras de lojas que pegam em distribuidores autorizados por eles.

Comprei uma Placa-Mãe ASUS nessa mesma loja uns 2 anos atrás e me mandaram ela novinha, lacrada e com a Nota Fiscal, tudo certo... passado pouco tempo a placa apresentou um problema e acionei o suporte da ASUS, quando me pediram a NF enviei na hora... surpresa: NF inválida, fria... garantia negada! Fica esperto com essas lojas.

A Asus me informou que pelo SN ela sabe "para qual mercado aquele item foi fabricado e onde pode ser vendido" e pelo SN, indicava que a placa foi trazida do Paraguai, fruto de descaminho fiscal e portanto não foi fabricada para ser comercializada no Brasil e que para eu fazer valer meu direito de garantia eu deveria obrigatoriamente fazer todo o trâmite através da Asus PY ou forçar a loja a resolver.
Além disso, ao pesquisar a NF, a mesma não estava lançada na Receita Federal, portanto trata-se de uma NF FRIA.
Se quiser levar p frente cabe processo brabo contra a loja, a depender pode dar até em processo criminal pra eles kk.

Se quiser levar p frente cabe processo brabo contra a loja, a depender pode dar até em processo criminal pra eles kk.
Sim, mas já até passei a placa pra frente... preferi me livrar da bucha... porém serve de alerta para os colegas!

Sim, mas já até passei a placa pra frente... preferi me livrar da bucha... porém serve de alerta para os colegas!
WAZ vendendo contrabando me surpreendeu, sempre foi careira, achava que pagavam os impostos certinho 🤡
Acabei lembrando de um episódio com eles que eu até já tinha abstraído (link), não é exatamente a mesma coisa mas é igualmente preocupante.

A bem da verdade até hoje só comprei parte dos meus coolers e fans Noctua lá, mais nada.

Desculpem o off.

Acabei lembrando de um episódio com eles que eu até já tinha abstraído (link), não é exatamente a mesma coisa mas é igualmente preocupante.

A bem da verdade até hoje só comprei parte dos meus coolers e fans Noctua lá, mais nada.

Desculpem o off.
Não tenho como saber se foi caso isolado ou rotineiro. Nem sei dizer se foi algo naquela época e hoje é diferente. Mas meu alerta com a loja foi acionado depois do episódio.
Isso é igual traição: o(a) parceiro(a) pode até te perdoar, mas nunca mais será como antes.

Eu teria ido pra cima deles!!! :velho:

Comprei uma Placa-Mãe ASUS nessa mesma loja uns 2 anos atrás e me mandaram ela novinha, lacrada e com a Nota Fiscal, tudo certo... passado pouco tempo a placa apresentou um problema e acionei o suporte da ASUS, quando me pediram a NF enviei na hora... surpresa: NF inválida, fria... garantia negada! Fica esperto com essas lojas.

A Asus me informou que pelo SN ela sabe "para qual mercado aquele item foi fabricado e onde pode ser vendido" e pelo SN, indicava que a placa foi trazida do Paraguai, fruto de descaminho fiscal e portanto não foi fabricada para ser comercializada no Brasil e que para eu fazer valer meu direito de garantia eu deveria obrigatoriamente fazer todo o trâmite através da Asus PY ou forçar a loja a resolver.
Além disso, ao pesquisar a NF, a mesma não estava lançada na Receita Federal, portanto trata-se de uma NF FRIA.

Desculpe a demora em responder (havia lido sua postagem, mas estava apertado no momento).

Em 2019 comprei na WAZ o meu gabinete (Cooler Master TD500 Mesh - uma versão sem o cover de PSU e que já está fora de catálogo). Veio perfeito e sem avarias. Foi um custo achar um gabinete torre média de boa qualidade e com bom fluxo de ar sem a PSU cover.

Ontem dei uma rápida pesquisada no site da Fazenda e constava que a chave de acesso da NF-e da WAZ procede. A garantia da referida loja já está expirada (1 ano) e a garantia da Zotac ainda está válida (conforme consulta feita no site deles do registro feito pelo primeiro proprietário da placa). Mas pelos relatos de vocês (e de terceiros que vi na internet), não é bom contar com a garantia e bom suporte dessa empresa (nunca tive nenhum produto dessa marca, comprei a Zotac Trinity RTX 4090 usada mais pelo preço justo - e foi muita sorte eu ter encontrado esse anúncio no ML - estava desde novembro do ano passado pesquisando todos os dias e horas por bons preços).

Testei a RTX 4090 exaustivamente no AIDA64, deixei o PC sendo extressado por três dias seguidos e as temperaturas registradas pelo HWiNFO não excederam os limites (nenhuma delas ficaram em vermelho e não ultrapassaram os 90°C). Se tivesse algum defeito, já teria percebido.

E se algum dia der problema, sem dúvida vou recorrer aos nobres serviços do Paulo Gomes ou ao Greg (do GDTech Informática). :haha:

Esses dias, investi mais um milão numa fonte de 1200W da Galax e estou esperando chegar (comprei na Pichau). O PC da minha esposa estava com uma fonte velha genérica e adicionei a fonte Asus ROG Strix 850W, mais do que suficiente para a RX 6800 XT e o Ryzen 7 5700G, e o restante da configuração. Acompanho o canal do Ronaldo do Teclab desde 2020 e essa fonte me chamou a atenção, e acho que foi um bom upgrade. Sem falar que já vem com o conector e cabo 12VHPWR - o que vai aumentar o fluxo de ar interno e diminuir a quantidade de cabos dentro do gabinete! :megusta:

Atualizando sobre minha 4090 strix. ASUS respondeu novamente ignorando a lei e falando que vão importar as peças e devo esperar mesmo que extrapole o prazo dos 30 dias, o que na verdade já extrapolou, RMA tá aberto desde 17/12..

É amigos, não queria mas vou ter que buscar a justiça. Achava que a ASUS tinha um bom suporte, lamentável.

Atualizando sobre minha 4090 strix. ASUS respondeu novamente ignorando a lei e falando que vão importar as peças e devo esperar mesmo que extrapole o prazo dos 30 dias, o que na verdade já extrapolou, RMA tá aberto desde 17/12..

É amigos, não queria mas vou ter que buscar a justiça. Achava que a ASUS tinha um bom suporte, lamentável.

Voce ja protocolou no Procon Online? Nao acompanhei seu caso, mas se nao o fez recomendo que faça.

Ajuda muito no processo de pequenas causas depois (ou tenta um danozinho moral ou algo do tipo tambem)

ASUS hoje atualizou por email o status da minha 4090 STRIX, constataram o problema porém não tem peça pra reparo, mudaram o status para "aguardando peças de reparo" 🤡

Aconteceu com mais alguém? Já fazem mais de 30 dias que o RMA está ativo, uns 15 dias que estou sem placa e agora metem essa.

Pelo visto RMA é loteria, nenhum fabricante se salva

Percebi no primeiro contato que fiz com a Gigabyte, eles tratam sempre que o consumidor tá agindo de má fé.

Segura a ansiedade ai, meu caso demorou 2 meses pra resolverem.

É ruim, mas espera o desfecho.

Eu nunca precisei de nenhum suporte técnico dessas grandes marcas, mas em placa de vídeo eu só compro da MSI e em placa mãe, provavelmente farei o mesmo quando precisar trocar. Pelo menos eu não me recordo de alguém reclamar do suporte deles. São itens muito caros pra gente ter suporte medíocre. Eu meio que me limito a essas marcas quando decido comprar algo mais caro: Corsair, Dell, MSI e Logitech

Eu nunca precisei de nenhum suporte técnico dessas grandes marcas, mas em placa de vídeo eu só compro da MSI e em placa mãe, provavelmente farei o mesmo quando precisar trocar. Pelo menos eu não me recordo de alguém reclamar do suporte deles. São itens muito caros pra gente ter suporte medíocre. Eu meio que me limito a essas marcas quando decido comprar algo mais caro: Corsair, Dell, MSI e Logitech
A Corsair, a Dell e a Logitech são realmente excelente (Já precisei de todas e foi ótimo), interessante saber sobre a MSI.

Mais uma atualização, quando recebi o e-mail ontem falando sobre importar as peças falei que como o prazo ia estourar os 30 dias essa sexta e queria o dinheiro de volta, hoje, o atendente da asus ignora tudo o que falei e confirma a importação de peças, falando que só me resta esperar.

Respondi de imediato falando que passando o prazo estabelecido em lei buscaria o procon.

Agora a tarde DO NADA o RMA atualiza, falando que o reparo foi concluído, NF-e emitida no meu nome devolvendo a placa, estranhei e falei no zap da ASUS, a atendente da ASUS informou que foi feito a troca do CHIP, não sabe dizer qual, pedi o laudo técnico e falaram que não se tem laudo para reparos dentro da garantia.

Fiquei ?????

Parece até que simplesmente devolveram a placa com um repaste para ganhar mais tempo ou algo do tipo visto o e-mail que mandei 1 dia antes falando do PROCON em virtude da demora + importação de peças, estou cogitando seriamente em recusar a entrega dessa placa. O que aconselham? é meu primeiro RMA na vida.

Última edição:
Mais uma atualização, quando recebi o e-mail ontem falando sobre importar as peças falei que como o prazo ia estourar os 30 dias essa sexta e queria o dinheiro de volta, hoje, o atendente da asus ignora tudo o que falei e confirma a importação de peças, falando que só me resta esperar.

Respondi de imediato falando que passando o prazo estabelecido em lei buscaria o procon.

Agora a tarde DO NADA o RMA atualiza, falando que o reparo foi concluído, NF-e emitida no meu nome devolvendo a placa, estranhei e falei no zap da ASUS, a atendente da ASUS informou que foi feito a troca do CHIP, não sabe dizer qual, pedi o laudo técnico e falaram que não se tem laudo para reparos dentro da garantia.

Fiquei ?????

Parece até que simplesmente devolveram a placa com um repaste para ganhar mais tempo ou algo do tipo visto o e-mail que mandei 1 dia antes, estou cogitando seriamente em recusar a entrega dessa placa. O que aconselham? é meu primeiro RMA na vida.
Eu aceitaria e tentaria mandar pra frente essa placa e se livrar da bomba. Mas sinceramente depois desse relato quero passar bem longe das Asus.

Fiquei ?????

Parece até que simplesmente devolveram a placa com um repaste para ganhar mais tempo ou algo do tipo visto o e-mail que mandei 1 dia antes, estou cogitando seriamente em recusar a entrega dessa placa. O que aconselham? é meu primeiro RMA na vida.
Recebe e grava tudo. Se te sacanearam, JEC no cu deles.

Recebe e grava tudo. Se te sacanearam, JEC no cu deles.
Depois de muita insistência a atendente falou que trocaram o chip da BIOS e o problema foi resolvido, só não sei qual ligação tem esse chip com o problema do HDMI + perda de performance por super aquecimento..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu aceitaria e tentaria mandar pra frente essa placa e se livrar da bomba. Mas sinceramente depois desse relato quero passar bem longe das Asus.
Paguei uns 3 mil reais mais caro por ser a placa que tem 2 HDMI e por achar que a STRIX/ASUS teria o melhor produto com o melhor suporte, pelo visto estava enganado

Amigos, venho tento um problema, em especifico no gta v, que consiste em quedas de fps de 188 para 15/30 fps, conforme eu ando pela cidade volta ao normal. Já fiz tudo que podia, ate a fonte troquei. Porem o problema continua, e comecei a desconfiar da GPU... Está na garantia ainda ate fevereiro. Desde que comprei ela, as vezes dava uma telas coloridas (vermelho, verde, amarelo)... ficavam alternado, quando eu apertava alt+tab, porem como voltava o video em seguida, nunca me incomodou... tambem notei antes de formatar pela ultima vez meu hardware, umas linhas em roxo na horizontal no game... Arvores as vezes ficam com renderização de minicraft... mas o que me incomoda msm é as quedas de fps, e sempre que isso ocorre, os personagens e carros ficam piscando sumindo e voltando, (visyncando)... comprei pela terabyte uma RTX gigabyte 4060 aero. O meu stup é um i5 14600k, aorus elite 16 ram 6000mhz fonte 650w tudo novinho... Alguem saberia me informar quanto tempo tenho de garantia pela Gibabyte? Nunca fiz cadastro no site deles. E pelo sintomas parece ser GPU concordam?

Depois de muita insistência a atendente falou que trocaram o chip da BIOS e o problema foi resolvido, só não sei qual ligação tem esse chip com o problema do HDMI + perda de performance por super aquecimento..

Paguei uns 3 mil reais mais caro por ser a placa que tem 2 HDMI e por achar que a STRIX/ASUS teria o melhor produto com o melhor suporte, pelo visto estava enganado

Infelizmente nem tudo "prime" no brasil significa que será bem tratado ou diferenciado.

Até lá fora a Asus gera treta, só olhar a treta que teve com o Jesus Nexus

yHkWDT3.jpg

Me3KyNB.jpg

37wXRIp.jpg

Dei aquela “limpada aprimorada” nela, retirando toda aquela poeira fina nos três ventiladores, nos cantos e aletas do dissipador com cotonetes, flanela com microfibra, pincel antiestático e aspirador/soprador de mão. Está parecendo uma VGA nova! Agora só resta a chegada da nova fonte Galax de 1200W!

Nem penso em fazer overclock na minha RTX 4090, estou deixando tudo no padrão mesmo (ela tem picos de até 2600 - 2700 Mhz, conforme o MSI Afterburner / Riva Tuner). Sei que não poderei contar com a garantia da Zotac.

Minha última Nvidia foi a GTX 980 Ti modelo founders etiquetado pela Gigabyte (peguei na WAZ em meados de 2016, 3 pilas se não me falha a memória). Rodava tudo no máximo! Tinha o monitor 24" FHD de 120 Hz Benq XL2420T e queria tirar o máximo de proveito dele.

Instalei o “Nvidia APP” só pra ver como ficou, mas desinstalei depois. Só deixei instalado o painel de controle da Nvidia (que não usava desde 2019 após aquisição da RX 5700 XT e da RX 6800 XT em 2022) e o driver 566.36 (WHQL), foi o suficiente para efetuar alguns ajustes e limitar os FPS em 161 (meu monitor é 165 Hz).

Em alguns jogos de mundo aberto e em terceira pessoa, noto que fica melhor com o V-Sync ativado (dá umas “distorcidas” na tela quando giro rápido a câmera, a depender do jogo). A combinação que fiz foi e ficou boa pra mim: Adaptive Sync/VRR + travar 161 no driver + V-Sync ativado. E também DESATIVO a profundidade de campo e o desfoque de movimento nos menus gráficos dos jogos (“depth of field” e “motion blur”).

E dessa vez, o driver da Nvidia reconheceu automaticamente o Freesync Premium PRO/G-Sync compatible (VRR/Adaptive-Sync) do monitor e da TV, sem eu precisar ativar manualmente essas tecnologias (como ocorria no Adrenalin Driver em que tinha que ativar manualmente o Adaptive-Sync e os 10 bits de cores).

iE40l2u.jpg

5PzIVeE.jpg

GvQPrdI.jpg

Nem penso em fazer overclock na minha RTX 4090, estou deixando tudo no padrão mesmo (ela tem picos de até 2600 - 2700 Mhz, conforme o MSI Afterburner / Riva Tuner)
Quem é macho de verdade faz undervolt :dadtroll:

Quem é macho de verdade faz undervolt :dadtroll:

E quem NÃO É deixa no automático.... então tá Calabreso. :fag: :clo:

Agora falando sério, qual a real vantagem em fazer undervolt? A diminuição de consumo de energia e temperatura uns -5°C a -10°C? Travar o clock da GPU no padrão (ou um pouco abaixo da especificação) ou travar os FPS no driver não seria melhor? :hmm2:

E quem NÃO É deixa no automático.... então tá Calabreso. :fag: :clo:

Agora falando sério, qual a real vantagem em fazer undervolt? A diminuição de consumo de energia e temperatura uns -5°C a -10°C? Travar o clock da GPU no padrão (ou um pouco abaixo da especificação) ou travar os FPS no driver não seria melhor? :hmm2:

Os chips hj em dia dimensionam os clocks com basicamente voltagem e temperatura, se a temperatura tá menor, o clock médio sustentado aumenta = +desempenho. Além de ganhar performance vc poupa o silício. Win/Win. Muitas vezes o UV mesmo perdendo um pouco de performance ainda compensa demais pela redução drástica no consumo e temperatura. Óbvio tudo tem um limite, não adianta fazer um undervolt super agressivo que logicamente vai perder performance relevante ou deixar o componente instável.

Última edição:
Os chips hj em dia dimensionam os clocks com basicamente voltagem e temperatura, se a temperatura tá menor, o clock médio sustentado aumenta = +desempenho. Além de ganhar performance vc poupa o silício. Win/Win. Muitas vezes o UV mesmo perdendo um pouco de performance ainda compensa demais pela redução drástica no consumo e temperatura. Óbvio tudo tem um limite, não adianta fazer um undervolt super agressivo que logicamente vai perder performance relevante ou deixar o componente instável.
foi exatamente isso que percebi na minha 1080 esse finde, tava de bobeira e resolvi testar por curiosidade mesmo
não sei como se comporta nas mais novas, mas de qualquer forma, no meu caso foi assim:

memmory stock, clock - 300 e power limit 50% = 1010 pontos no FurMark, temps na casa dos 50º e ~115W
stock = 1130 pontos no FurMark, temps na casa dos 70º e 220w
memmory +1000, clock +160 e power limit 122% = 1320 pontos no FurMark, temps na casa dos 80º e 290w

imaginei que a diferença do undervolt pro overclock seria bem maior, em especial pq imaginava que o undervolt iria capar muito o desempenho, mas não foi bem isso.

novamente, placas de gerações totalmente diferente, talvez o comportamento também seja diferente, mas creio que reforça um pouco do que vc falou

Users who are viewing this thread

Voltar