Dei aquela “limpada aprimorada” nela, retirando toda aquela poeira fina nos três ventiladores, nos cantos e aletas do dissipador com cotonetes, flanela com microfibra, pincel antiestático e aspirador/soprador de mão. Está parecendo uma VGA nova! Agora só resta a chegada da nova fonte Galax de 1200W!
Nem penso em fazer overclock na minha RTX 4090, estou deixando tudo no padrão mesmo (ela tem picos de até 2600 - 2700 Mhz, conforme o MSI Afterburner / Riva Tuner). Sei que não poderei contar com a garantia da Zotac.
Minha última Nvidia foi a GTX 980 Ti modelo founders etiquetado pela Gigabyte (peguei na WAZ em meados de 2016, 3 pilas se não me falha a memória). Rodava tudo no máximo! Tinha o monitor 24" FHD de 120 Hz Benq XL2420T e queria tirar o máximo de proveito dele.
Instalei o “Nvidia APP” só pra ver como ficou, mas desinstalei depois. Só deixei instalado o painel de controle da Nvidia (que não usava desde 2019 após aquisição da RX 5700 XT e da RX 6800 XT em 2022) e o driver 566.36 (WHQL), foi o suficiente para efetuar alguns ajustes e limitar os FPS em 161 (meu monitor é 165 Hz).
Em alguns jogos de mundo aberto e em terceira pessoa, noto que fica melhor com o V-Sync ativado (dá umas “distorcidas” na tela quando giro rápido a câmera, a depender do jogo). A combinação que fiz foi e ficou boa pra mim: Adaptive Sync/VRR + travar 161 no driver + V-Sync ativado. E também
DESATIVO a profundidade de campo e o desfoque de movimento nos menus gráficos dos jogos (“depth of field” e “motion blur”).
E dessa vez, o driver da Nvidia reconheceu automaticamente o Freesync Premium PRO/G-Sync compatible (VRR/Adaptive-Sync) do monitor e da TV, sem eu precisar ativar manualmente essas tecnologias (como ocorria no Adrenalin Driver em que tinha que ativar manualmente o Adaptive-Sync e os 10 bits de cores).