[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início Data de Início
Pior que esse foi o único ponto negativo que achei nesse modelo é o ruído das Fans. Até 35% de velocidade as fans são silenciosas acima disso começa a fazer um ruído baixo de "moto em aceleração constante" ou " uma correia de borracha rolando" incomoda um pouco quanto maior a velocidade pior. Não parece ser problema de fans porque testei deixando só uma fan de cada ligada e todas as 3 fazem o mesmo ruido parece ser natural dessas fans. Mas é isso ai para algumas pessoas esse ruido é normal ou não incomoda. Como gosto de fazer um undervolt agressivo na placa acho que não vai precisar das fans passar de 35% em nenhum jogo.

O que ouvi aí parece ser bem ruído de fans dual-ball bearing, é meio que um chiado que talvez alguns interpretem como coil-whine, talvez lembre barulho de algum inseto chiando também, se de fato for isso é característico do rolamento mesmo

Qual a velocidade dos fans nesse vídeo?

O som não ajuda muito mas aqui só ouvi algo similar quando joguei os fans manualmente para 85+% para testar, bem distante do comportamento habitual da placa (30~40%).

No dia a dia ouço eles sendo acionados mas não é um ruído incômodo e que não se destaca devido a outros fans do gabinete/cpu que também aumentam a rotação em jogos.

Nesse vídeo acredito que as fans estavam entre 30~50%. No final do post tem um novo vídeo que gravei para a Gabi Games, no qual dá para ouvir bem melhor (as fans estão em 30%).

Não consigo ouvir nada mas não seria simplesmente ruído de fans com rolamento dual-ball?

Então, não sei dizer, teria que dar uma pesquisada. Um colega me perguntou se o rolamento seria esse dual ball, quando informei que sim ele disse que poderia ser isso, pois eles tem um barulho característico (que não sei qual é, teria que ver).

Oxi, tive que aumentar muito o som para ouvir algo e mesmo assim foi barulho normal de ventoinha... presencialmente pode ser diferente, ou pode ser que esse som específico cause um incomodo particular em você (as pessoas tem percepções diferentes).
No vídeo realmente é bem difícil, só se estiver em um lugar bem silencioso. Entretanto, gravei um outro agora de manhã para enviar para a Gabi Games, no qual dá para ouvir bem melhor (as fans estão em 30%).

Pior que esse foi o único ponto negativo que achei nesse modelo é o ruído das Fans. Até 35% de velocidade as fans são silenciosas acima disso começa a fazer um ruído baixo de "moto em aceleração constante" ou " uma correia de borracha rolando" incomoda um pouco quanto maior a velocidade pior. Não parece ser problema de fans porque testei deixando só uma fan de cada ligada e todas as 3 fazem o mesmo ruido parece ser natural dessas fans. Mas é isso ai para algumas pessoas esse ruido é normal ou não incomoda. Como gosto de fazer um undervolt agressivo na placa acho que não vai precisar das fans passar de 35% em nenhum jogo.

O barulho que me incomoda é o que começa exatamente aos 15 segundos do seu vídeo, como se fosse um barulhinho elétrico, não sei dizer.

Para o pessoal que comprou essa 4070 Ti da Galax, a ventoinha de vocês faz algum ruído, como se os rolamentos das fans estivessem "mal lubrificados"?

Gravei um vídeo aqui, é um pouco difícil de ouvir por causa do barulhos das fans em si, mas reparem no fundo dá para ouvir um ruído estranho. Adianto que não é coil whine, pois isso acontece mesmo quando a placa está em idle e eu coloco as fans para rotacionar. Não sei se aproveito que a placa chegou hoje e devolvo ou se aciono a garantia, pois é um barulho bem enjoadinho...

Gravei um outro vídeo, no qual dá para ouvir muito melhor. Irei fazer um outro teste hoje a noite, com a placa fora do gabinete, para verificar se não pode estar ressonando ou algo assim, já que meu gabinete é um itx estilo "sandwich", aí a parte de trás da placa fica colada na "coluna" que divide o gabinete.

Sim, mesmo comportamento com a 3080 e a 4090. Em jogos eu noto a mesma coisa, mas como as cenas estão em movimento, cenários etc, é bem mais difícil perceber.
Bem isso, eu notava mais quando estava trabalhando, alternando de um aplicativo para outro, entre abas do navegador, um vídeo que botava pra tocar e etc, em jogos não chegava a perceber ou pelo menos não incomodava.

Acho até que em tela cheia não deve acontecer, só em modo janela. Você ativa G-Sync tanto para janela quanto para tela cheia ou só modo tela cheia?
Por muito tempo usei janela e tela cheia mas depois deixei apenas em tela cheia por achar que faz mais sentido, uma vez que a serventia é jogos que no meu caso só rodam em tela cheia.

Também fica difícil comparar se seu monitor for G-Sync certified e o meu é Freesync (g-sync compatible).
O meu é Freesync também.

Achei um vídeo que mostra exatamente o que aocntece com o meu:
Era bem isso aí mesmo.

Interessante que só percebi isso em uma placa de vídeo enquanto tive pelo menos meia dúzia de placas diferentes nos últimos 2~3 anos, mas devo salientar que originalmente era essa placa de vídeo que eu tinha quando comprei o monitor, naquela época (2019) não tenho recordação desse comportamento ocorrer e essa funcionalidade ainda era coisa nova.

Todos os seus monitores são iguais, né? Eu acho que pode ser algo relacionado à compatibilidade ou até mesmo driver, mas teria que testar em um monitor diferente pra ter certeza.

Gravei um outro vídeo, no qual dá para ouvir muito melhor. Irei fazer um outro teste hoje a noite, com a placa fora do gabinete, para verificar se não pode estar ressonando ou algo assim, já que meu gabinete é um itx estilo "sandwich", aí a parte de trás da placa fica colada na "coluna" que divide o gabinete.

Analisando melhor seu segundo vídeo, esse barulhinho parecido com um inseto noturno 'indo e vindo' entre os 20 e os 32 segundos me incomodou mais que o ruído do fan em si.

A minha tá fechada no gabinete, na horizontal e a uma certa distância então nem tenho como perceber tal coisa, na sua só reparei quando vc aproximou a camera/microfone mas vai de encontro com o que o @insanee420 comentou ali em cima, pode ser característico do rolamento.

Consegue fazer um teste com a placa na horizontal pra ver se muda algo?

YCsE82BoqIRIEp7q.jpg

Se rolar umas 2x8pin com desempenho honesto, vou começar a olhar com mais carinho pra essas 4070 :thinking:

Sim, na verdade farei isso hoje a noite. Meu gabinete tem um cabo riser, vou desparafusar e deixar a placa do lado de fora, em outra posição, para verificar, pois talvez possa ser a posição da placa ou ressonância mesmo.

Então, não sei dizer, teria que dar uma pesquisada. Um colega me perguntou se o rolamento seria esse dual ball, quando informei que sim ele disse que poderia ser isso, pois eles tem um barulho característico (que não sei qual é, teria que ver).

Até uns 20-21s diria que é normal do rolamento, mas aí começou um barulho intermitente meio estranho mesmo, eu estranhei o ruído de rolamento dual-ball um pouco quando comprei um fan XPG Vento Pro e até então só tinha usado em maioria fans com rolamento FDB/HDB, mas no caso aqui é apenas 1 fan e só chegando o ouvido perto do fan pra ouvir mesmo, e é um barulho contínuo que não parece mudar muita coisa se está em baixa ou alta rotação, acho que vale a pena mandar email pra Galax com o vídeo pra ver o que respondem, caso o ruído fique oscilando imagino que possa incomodar dependendo da intensidade e distância que fica do PC

Comprei um suporte pra gpu vertical com um extensor pcie 3.0, porém tive queda de desempenho absurda na minha 4090. A ponto de o pc apenas com o Chrome usar 50% da gpu. Sério mesmo q o pcie 3.0 capa tanto assim a performance ou será que o cabo extensor veio com defeito?

não deveria capar.

Imagina toda uma galera com placa mãe PCI-e 3.0 sem poder comprar placa de vídeo nova por desempenho limitado pela PCI-e

Talvez seja o cabo.

Última edição:
Nesse vídeo acredito que as fans estavam entre 30~50%. No final do post tem um novo vídeo que gravei para a Gabi Games, no qual dá para ouvir bem melhor (as fans estão em 30%).

No vídeo realmente é bem difícil, só se estiver em um lugar bem silencioso. Entretanto, gravei um outro agora de manhã para enviar para a Gabi Games, no qual dá para ouvir bem melhor (as fans estão em 30%).

O barulho que me incomoda é o que começa exatamente aos 15 segundos do seu vídeo, como se fosse um barulhinho elétrico, não sei dizer.

Consegui ouvir um barulho meio estranho mesmo, parece até que tem algo pegando em uma das pás da fan. Mas como não é o caso, acho melhor encaminhar pra loja se estiver dentro dos 7 dias, barulho de fan costuma aumentar com o tempo.

Você fixou na bios o pci-e como gen3? Pq a 4090 é gen 4, se deixar na bios com "auto" ou "gen4" vai dar pau e ter queda de desempenho, travamentos, etc.
Carai, tu eh um mito kkkk.

Funcionou aqui, agora o setup tá brabo novamente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

não deveria capar.

Imagina toda uma galera com placa mãe PICE 3.0 sem poder comprar placa de vídeo nova por desempenho limitado pela PCI-e

Talvez seja o cabo.

Era config na bios

Só passando pra avisar a galera que saiu o novo DLSS 3.1.11.0. Como sempre, só baixar e substituir o arquivo original dos games para este novo. ;)

Só passando pra avisar a galera que saiu o novo DLSS 3.1.11.0. Como sempre, só baixar e substituir o arquivo original dos games para este novo. ;)
Notei que isso não se aplica ao BF 2042, se mudar o padrão o jogo não permite ligar o DLSS.

Notei que isso não se aplica ao BF 2042, se mudar o padrão o jogo não permite ligar o DLSS.
Acho que no BF é um caso a parte devido ao bloqueio de modificações por causa do anticheat. Mas fora ele todos os jogos que vi até hoje funcionaram, com exceção se o jogo usar o DLSS 1.X.X.X, pois os DLSS 1 são incompatíveis com os 2.0.0.0 em diante.

Que cabo recomendam para usar no lugar do adaptador da nvidia?

voces sao muito fresco com essa coisa de barulho das fans.

olha como e silencioso

voces sao muito fresco com essa coisa de barulho das fans.

olha como e silencioso

A questão é só diferenciar/identificar um ruído comum (como um fan blower) de um comportamento que possa ser anômalo em determinado modelo de equipamento.

acredito que dlss 3 para jogos online deve ser meio ruim heim....
se voce atirar no hora que for um fake frame como sera ?????

acredito que dlss 3 para jogos online deve ser meio ruim heim....
se voce atirar no hora que for um fake frame como sera ?????
não sei no online, mas no f1 22 mesmo no offline é horrível, a resposta do volante é aleatória, tem hora que é no mesmo instante tem hora que é pouco depois, vc não sabe o que fazer direito

Qual water cooler vocês usam?

cooler master 360mm ilusion
Top hein, eu estou em dúvida entre o ASUS ROG Ryujin II 360 e o NZXT Kraken z73 por possuírem o medidor de temperatura, porém são MUITO caros 😅

Top hein, eu estou em dúvida entre o ASUS ROG Ryujin II 360 e o NZXT Kraken z73 por possuírem o medidor de temperatura, porém são MUITO caros 😅
eu tenho o water force 280x , mais nao gsotei muito nao, bonito, tem lcd na bomba, mais nao curti nao

Analisando melhor seu segundo vídeo, esse barulhinho parecido com um inseto noturno 'indo e vindo' entre os 20 e os 32 segundos me incomodou mais que o ruído do fan em si.

A minha tá fechada no gabinete, na horizontal e a uma certa distância então nem tenho como perceber tal coisa, na sua só reparei quando vc aproximou a camera/microfone mas vai de encontro com o que o @insanee420 comentou ali em cima, pode ser característico do rolamento.

Até uns 20-21s diria que é normal do rolamento, mas aí começou um barulho intermitente meio estranho mesmo, eu estranhei o ruído de rolamento dual-ball um pouco quando comprei um fan XPG Vento Pro e até então só tinha usado em maioria fans com rolamento FDB/HDB, mas no caso aqui é apenas 1 fan e só chegando o ouvido perto do fan pra ouvir mesmo, e é um barulho contínuo que não parece mudar muita coisa se está em baixa ou alta rotação, acho que vale a pena mandar email pra Galax com o vídeo pra ver o que respondem, caso o ruído fique oscilando imagino que possa incomodar dependendo da intensidade e distância que fica do PC

Consegui ouvir um barulho meio estranho mesmo, parece até que tem algo pegando em uma das pás da fan. Mas como não é o caso, acho melhor encaminhar pra loja se estiver dentro dos 7 dias, barulho de fan costuma aumentar com o tempo.

Srs, fiz alguns testes aqui. Parte do barulho era ressonância no gabinete, porque a placa estava encostando, então coloquei um pedacinho de papel para não encostar e resolveu. Também fiz o teste na horizontal e nada mudou (comparado com o teste com o "papelzinho"). Acredito que o restante do barulho seja por causa do rolamento mesmo, como me alertaram aqui, tanto é que abri um ticket na Galax e poucas horas depois eles responderam dizendo que está tudo normal.

Porém, temos um plot twist: meu gabinete é mini itx (lian li a4-h2o) e não fechou com a placa por causa de 3mm kkkkkkkkk. Olhei as medidas no site Techpowerup antes de comprar, quando vi que não fechou fui conferir no site da Galax e eles colocaram as medidas "sem o bracket" (sei lá porque diabos a Galax mede uma placa desconsiderando o bracket, já que precisamos dele para instalar).

Em razão disso estou pensando se faço um pequeno "mod" no gabinete para fechar a tampa frontal ou se devolvo a placa para a Gabi Games e pego uma 4070Ti Ventus, que cabe perfeitamente no meu gabinete. Como recebi ontem tenho até segunda-feira da semana que vem para devolver, entretanto, como não tem mais esse modelo disponível no site pelo preço de antes (R$ 5.550,00) posso repassar para alguém pelo mesmo valor ao invés de devolver.

Fotos da tristeza:

DTLlziW.jpg

Eu trocaria a placa e deixaria tudo "perfeito".

Pra quem curte GPU sem RGB.

Palit lança série GeForce RTX 4080/4070 Ti JetStream sem RGB.​

Palit quer que os jogadores superem os desafios futuros com a série RTX 40 JetStream​

Hoje a Palit anuncia duas placas gráficas baseadas nos SKUs RTX 4080 e RTX 4070 Ti.

ldLntP5.png

Definitivamente já faz um tempo desde que a Palit tinha uma GPU JetStream. O último JetStream conhecido foi o modelo RTX 3070 lançado há mais de dois anos. Antes que o portfólio da empresa fosse atualizado com modelos como GamingPro e GameRock, as GPUs JetStream estavam entre os SKUs mais poderosos, mas é improvável que isso mude agora.

O novo JetStream agora deve ser considerado uma opção de orçamento e por um bom motivo. Os jogadores não encontrarão iluminação RGB nessas placas e o overclock de fábrica também não será visto. Isso, é claro, não descarta a possibilidade de modelos OC serem lançados posteriormente, mas até hoje, ainda não existem tais modelos.

A empresa apresentou hoje os SKUs RTX 4080 e RTX 4070 Ti, ambos com aparência praticamente idêntica. Obviamente, isso é possível porque as GPUs AD103 e AD104 são compatíveis com pinos e os parceiros da placa podem lançar os dois SKUs com pouca ou nenhuma alteração no design. Além disso, as características de potência de ambos os SKUs também são muito semelhantes, variando de 320 W a 285 W, portanto, o design térmico é adequado para ambos.

LoWTIro.jpg

LorKfGh.jpg

Oficialmente, as GPUs RTX 40 JetStream têm 3,1 slots de altura (63,5 mm) e 329 mm de comprimento. Esta certamente não é a menor placa do mercado, mas em uma GPU de 300 W provavelmente é melhor ter três ventoinhas em vez de duas. Também é muito provável que os modelos com duas ventoinhas cheguem mais tarde para as séries RTX 4070 não-Ti/RTX 4060, mas é claro que isso é apenas um palpite.

GeForce RTX™ 4080 e RTX™ 4070 Ti JetStream
Design essencial. Focado no Desempenho.
Calmo, silencioso, mas poderoso. A Palit GeForce RTX™ 40 JetStream em preto azeviche com padrões de blocos geométricos demonstra um design focado no desempenho que continua sendo a essência para alcançar qualquer aplicativo de jogo e criador.
Proibido de luzes chamativas, o JetStream revela a filosofia de menos é mais. Sua abordagem furtiva destina-se a atender usuários que preferem a função ao invés da forma, ou gostam de manter seus computadores na presença escura.
Selecção do jogador. Jet através dos desafios à frente.
Escondido dentro do design discreto do JetStream está uma verdadeira maravilha da engenharia que traz solução térmica impecável e operação de baixo ruído.
Para garantir um desempenho aerodinâmico superior, o sistema de refrigeração Gale Hunter Fan é embalado para oferecer um fluxo de ar concentrado e suave. Uma base de cobre ultralarga aderida à GPU e à VRAM absorve o calor de forma eficaz, mantendo as temperaturas da GPU sempre sob controle. O modelo também possui uma placa traseira de metal correspondente com recortes de proporção áurea para dissipar o ar quente, proporcionando rigidez extra.
A GeForce RTX™ 40 JetStream incorpora totalmente as tecnologias revolucionárias da NVIDIA, como NVIDIA DLSS 3, NVIDIA Reflex e NVIDIA Broadcast. Os consumidores experimentarão visuais imersivos e processo de criação aprimorado por IA sem comprometer o desempenho.
Deixe o JetStream ser seu companheiro furtivo enquanto você assume as tarefas mais exigentes com facilidade.
A Palit ainda não confirmou o preço de suas placas JetStream RTX 40.

zUVCsVs.jpg

8c6ginO.jpg

P9bkbcb.jpg

Users who are viewing this thread

• Voltar