[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início Data de Início

Primeiro veio o FakeFrame com o DLSS3, e agora vem o FakeRay com o DLSS3.5... qual a próxima tecnologia de reconstrução por software que a NVIDIA irá trazer?

PS: Não estou criticando, apenas satirizando o nome, mas a pergunta de qual será o próximo passo da NVIDIA é verídica.

estranho é os fps serem melhores, a própria nvidia disse que não é pra ser, esquisito ou foi algo bem preparado pra exibição e propaganda mas na prática será diferente acho
Ao meu ver, estranho não é, já que teoricamente estou reconstruindo a propagação de raios em menos passos (o que não é verdade, reduzi a forma de reduzir o ruído e analisá-lo)... na verdade chamar de reconstrução de raios é meio que marketing, porque na verdade esse DLSS3.5 é um novo denoiser. Voltando, no próprio video da NVIDIA o engenheiro lá explica que, através de um novo modelo de treinamento e novos dados extraídos da engine do jogo, será possível fazer o upscale e três etapas/passos de reconstruções de uma só vez, ou seja, 4 passos sequenciais viram apenas um. O que é dito no vídeo, porém, é que o ganho não é grande e nem garantido, logo será a mesma quantidade de FPS ou pouco maior.

OBS: Só eu achei estranho a NVIDIA chamar de DLSS3.5? Essa numeração dá a entender que é necessário ter o suporte ao DLSS3 para esse RR funcionar, mas ao contrário desse pensamento essa reconstrução estará disponível até para as RTX2000. Estava bom é da NVIDIA separar as tecnologias agregadas no DLSS3 em seus próprios nomes e divulgar separadamente, no caso apenas as RTX4000 suportam o FG, enquanto que todas as RTX suportam o RR... melhor que dizer que as RTX2000 suportam o DLSS3.5 sem suportar o DLSS3 (FG) :v

DLSS35-support.jpg

Última edição:
Primeiro veio o FakeFrame com o DLSS3, e agora vem o FakeRay com o DLSS3.5... qual a próxima tecnologia de reconstrução por software que a NVIDIA irá trazer?

PS: Não estou criticando, apenas satirizando o nome, mas a pergunta de qual será o próximo passo da NVIDIA é verídica.

Ao meu ver, estranho não é, já que estou reconstruindo a propagação de raios em menos passos... na verdade chamar de reconstrução de raios é meio que marketing, porque na verdade esse DLSS3.5 é um novo denoiser. Voltando, no próprio video da NVIDIA o engenheiro lá explica que, através de um novo modelo de treinamento e novos dados extraídos da engine do jogo, será possível fazer o upscale e três etapas/passos de reconstruções de uma só vez, ou seja, 4 passos sequenciais viram apenas um. O que é dito no vídeo, porém, é que o ganho não é grande e nem garantido, logo será a mesma quantidade de FPS ou pouco maior.

OBS: Só eu achei estranho a NVIDIA chamar de DLSS3.5? Essa numeração dá a entender que é necessário ter o suporte ao DLSS3 para esse RR funcionar, mas ao contrário desse pensamento essa reconstrução estará disponível até para as RTX2000. Estava bom é da NVIDIA separar as tecnologias agregadas no DLSS3 em seus próprios nomes e divulgar separadamente, no caso apenas as RTX4000 suportam o FG, enquanto que todas as RTX suportam o RR... melhor que dizer que as RTX2000 suportam o DLSS3.5 sem suportar o DLSS3 (FG) :v

DLSS35-support.jpg
acho que eu entendi errado quando vi a primeira vez, eu entendi como se por este método os fps seriam iguais ou melhores do que sem nenhum ray tracing ativado, mas pelo visto será igual ou um pouco melhor do que com ele ativado não seria isso?

A 4090 vai chorar pra empurrar 4K 240hz mas eu quero assim mesmo hahaha

Vamos ter que aguardar a 5090 pra ver se segura 4k no ultra com 240hz rsrsr.
Esse monitor ai tá imoral, vc viu que tem até o display abaixo da tela dando informações de temps e clocks em tempo real?

bSGL0Av.jpg

9VwFsix.jpg

fMMW4TR.jpg

Chegou :nps2: :yeah: Mas justo hoje tenho que sair :nps2: ... Só recomendando mais uma vez a Gabi Games, mandaram na sexta-feira e já chegou hoje (transportadora da Amazon). Agora é só eu ter tempo de abrir o PC, limpar tudo (mais de 1 ano que não abro e limpo) e dar uma formatada, porque o Widows tá meio ruim depois de eu trocar 3 placas de vídeos nesse período (uma emprestada, a 2080 Ti atual, e a 3070 e a 3080 que eu tive antes).

Caixa muito boa da Galax. Bem protegida e com o termo de garantia de 36 meses bem detalhado. O modelo é muito bem construído.
Massa, aguardamos alguns testes com a danada :D

acho que eu entendi errado quando vi a primeira vez, eu entendi como se por este método os fps seriam iguais ou melhores do que sem nenhum ray tracing ativado, mas pelo visto será igual ou um pouco melhor do que com ele ativado não seria isso?
Exato, ele só pode ser ativado em cima do RT ativado, afinal de contas ele otimiza/substitui uma etapa do traçamento de raios, que é o denoise. O resultado será o mesmo ou levemente maior do que com RT ativado (esteja o FG na jogada ou não).

PS: Tudo isso para evitar disparar mais raios xD

Exato, ele só pode ser ativado em cima do RT ativado, afinal de contas ele otimiza/substitui uma etapa do traçamento de raios, que é o denoise. O resultado será o mesmo ou levemente maior do que com RT ativado (esteja o FG na jogada ou não).

PS: Tudo isso para evitar disparar mais raios xD
é, pelo jeito vou continuar skipando o rt, deixar de rodar um f1 2023 a 140fps pra rodar a 55 e agora com essa tecnologia a 60, pra em troca a poça d´água refletir o céu como se fosse um espelho está longe de ser algo compensatório pra mim

Massa, aguardamos alguns testes com a danada :D
Pode deixar. É que não tô em casa. Se pá só amanhã vou conseguir espetar no PC.

Quanto ao DLSS3.5, é o tipo de coisa que gosto da NVIDIA. Quanto mais técnica pra viabilizar RT, melhor. Só concordo que essa nomenclatura tá extremamente confusa.

Faz sentido do ponto de vista de versionamento da API em si, mas deveriam realmente fazer um marketing melhor das features com os nomes próprios. Aquela matriz de suporte mesmo poderia só falar sobre SR, FG e RR como features separadas ao invés de atribuir às versões.

Não precisa comprar se não quiser, as vgas já vem com adaptador pra ligar praticamente em qualquer fonte, mas o pessoal compra pra facilitar a organização dos cabos, fechar com mais facilidade a lateral do gabinete com isso ter mais segurança de não forçar o cabo e por estética. Mas o adaptador que vem nas placas cumpre muito bem o papel dele.
O problema de derreter foi praticamente só com as 4090 e teve problema com adaptador e até cabos nativos comprados a parte pra ligar na fonte.

Cablemod que o diga, no final adaptadores como aquele de 90 e 180 graus deles adicionam novos pontos de falha, melhor um cabo mesmo ou o adaptador que vem com a caixa.

Galera do fórum, boa tarde!

Estou com uma grande dúvida, e preciso de ajuda kkkkk
Quero comprar até o fim do ano uma placa de vídeo nova, muito provavelmente uma RTX4060.

Hoje possuo uma GTX 760 Windforce 2 fans, pareado com um i7 7700 (recém adquirido), numa Mobo Asus H110 e 16GB DDR4.
Pelo que andei pesquisando, minha fonte de 500W (DMix AF500) aguentaria o tranco, porém alguns amigos que entendem mais do que eu do assunto dizem que essa fonte é uma bomba (muitos na internet concordam, mas em 3 anos e meio ela nunca me deixou na mão) e que eu deveria trocar ela também.

Com a configuração que eu tenho, é possível ir para a 4060 sem nenhum problema ou algo pode falhar nesse interim e o investimento ir para o saco?

Não sei se sua fonte é bom, na verdade não sei nada da sua fonte, deve ser uma marca chinesa genérica remanufaturada, recomendo comprar algo novo.

Pessoal,
Aqui quando ligo fake frame eu não consigo limitar o fps, aquipega mais de 150, mas gostaria de limitar em 90 pois é um jogo singleplayer.
Nem pelo jogo e nen pelo msi aftburner funciona

Pessoal,
Aqui quando ligo fake frame eu não consigo limitar o fps, aquipega mais de 150, mas gostaria de limitar em 90 pois é um jogo singleplayer.
Nem pelo jogo e nen pelo msi aftburner funciona

Tentou pelo painel da nvidia?

Vamos ter que aguardar a 5090 pra ver se segura 4k no ultra com 240hz rsrsr.
Esse monitor ai tá imoral, vc viu que tem até o display abaixo da tela dando informações de temps e clocks em tempo real?
Não tinha reparado, gostei disso aí. Pena que vai custa um rim e meio pulmão.

Hoje brinquei mais um pouco com a poderosa 4090 e cheguei a um overclock máximo de 2970 no Core e +1750 (12300 mhz) nas memórias, isso utilizando as voltagens padroes de fabrica (1,05v). Porém fiquei impressionado com a potencia máxima que ela atingiu no Time Spy Extreme, a incriveis 554 W. :rip:

MsovaVY.png

MHlNyk8.png

Pode deixar. É que não tô em casa. Se pá só amanhã vou conseguir espetar no PC.

Quanto ao DLSS3.5, é o tipo de coisa que gosto da NVIDIA. Quanto mais técnica pra viabilizar RT, melhor. Só concordo que essa nomenclatura tá extremamente confusa.

Top irmão a placa, parabéns

bSGL0Av.jpg

9VwFsix.jpg

fMMW4TR.jpg

Chegou :nps2: :yeah: Mas justo hoje tenho que sair :nps2: ... Só recomendando mais uma vez a Gabi Games, mandaram na sexta-feira e já chegou hoje (transportadora da Amazon). Agora é só eu ter tempo de abrir o PC, limpar tudo (mais de 1 ano que não abro e limpo) e dar uma formatada, porque o Widows tá meio ruim depois de eu trocar 3 placas de vídeos nesse período (uma emprestada, a 2080 Ti atual, e a 3070 e a 3080 que eu tive antes).

Caixa muito boa da Galax. Bem protegida e com o termo de garantia de 36 meses bem detalhado. O modelo é muito bem construído.
Não acredito que os caras não desistiram desses fans translúcidos, se tiver problema com poeira tire muitas fotos agora pois eles nunca mais irão ficar assim :limo:
Fora isso bela compra, parabéns! :joia:

Caralho, a placa é mais forte do que eu pensei. Testei só com o Cyberpunk em 1440p com tudo no talo e com o Overdrive. Não fiz otimização nenhuma, só joguei no talo e acionei o FG e o DLSS Auto. Eu tenho uns saves nas piores áreas, como o distrito com a Sakura holográfica e dentro de um bar específico.

Abri um tiroteio no meio desse distrito da Sakura, coisa que com a minha 3080, com o RT no Psycho e com a mesma resolução e DLSS no Auto, batia até uns 45 fps, por aí (ainda tava bom). E agora, com o Overdrive, que pesa como o inferno, mesmo no meio dos tiroteios, tem uma média de 60 ~ 68 FPS. Ainda testei com o meu mouse, que é um G502 Hero que seleciono o DPI em 3900, e não notei nada que me incomoda muito sobre o imput lag. Em áreas menos pesadas (a maioria), fica entre 70 e 85 FPS mesmo dirigindo em alta velocidade.

É uma sensação meio estranha, não é a mesma coisa que o framerate "puro", nativo. Mas ainda é bem melhor do que quedas para abaixo de 48 FPS, como acontecia antes. E se eu colocar o RT no Psycho e ativar o FG, fica na casa dos 80 ~ 110 FPS (e fluído demais).

Em outra oportunidade faço uns testes melhores, mas peguei logo no pior que tenho aqui, e o resultado foi muito satisfatório. De resto, tem tudo pra ser melhor nos outros. O uso de VRAM ficou entre 9.5 GB e 10.6GB.

Sinceramente, achei que a sensação ficaria pior com os 60 ~ 68 FPS com o FG, porque quer dizer que o framerate base não está tão alto, mas como já estava acostumado a jogar esse game com umas quedas consideráveis, foi uma experiência muito mais positiva. Esperava menos, sendo sincero.

é, pelo jeito vou continuar skipando o rt, deixar de rodar um f1 2023 a 140fps pra rodar a 55 e agora com essa tecnologia a 60, pra em troca a poça d´água refletir o céu como se fosse um espelho está longe de ser algo compensatório pra mim
Ray tracing é bacana demais em jogos tipo Cyberpunk 2077, com aqueles neons e letreiros. Para água ou reflexo de espelhos e vidros, não acho necessário realmente, não vale a queda de performance. Também prefiro jogar algo rodando fluidamente do que engasgar por causa de RT. Jedi Survivor inclusive acho que fizeram uma tremenda cagada em deixar RT habilitado nos consoles, acabou com a fluidez do jogo em algumas partes.

Caralho, a placa é mais forte do que eu pensei. Testei só com o Cyberpunk em 1440p com tudo no talo e com o Overdrive. Não fiz otimização nenhuma, só joguei no talo e acionei o FG e o DLSS Auto. Eu tenho uns saves nas piores áreas, como o distrito com a Sakura holográfica e dentro de um bar específico.

Abri um tiroteio no meio desse distrito da Sakura, coisa que com a minha 3080, com o RT no Psycho e com a mesma resolução e DLSS no Auto, batia até uns 45 fps, por aí (ainda tava bom). E agora, com o Overdrive, que pesa como o inferno, mesmo no meio dos tiroteios, tem uma média de 60 ~ 68 FPS. Ainda testei com o meu mouse, que é um G502 Hero que seleciono o DPI em 3900, e não notei nada que me incomoda muito sobre o imput lag. Em áreas menos pesadas (a maioria), fica entre 70 e 85 FPS mesmo dirigindo em alta velocidade.

É uma sensação meio estranha, não é a mesma coisa que o framerate "puro", nativo. Mas ainda é bem melhor do que quedas para abaixo de 48 FPS, como acontecia antes. E se eu colocar o RT no Psycho e ativar o FG, fica na casa dos 80 ~ 110 FPS (e fluído demais).

Em outra oportunidade faço uns testes melhores, mas peguei logo no pior que tenho aqui, e o resultado foi muito satisfatório. De resto, tem tudo pra ser melhor nos outros. O uso de VRAM ficou entre 9.5 GB e 10.6GB.

Sinceramente, achei que a sensação ficaria pior com os 60 ~ 68 FPS com o FG, porque quer dizer que o framerate base não está tão alto, mas como já estava acostumado a jogar esse game com umas quedas consideráveis, foi uma experiência muito mais positiva. Esperava menos, sendo sincero.
Melhorou bem principalmente quando liga o RT fora o FG que as um boost na placa!

Preciso muito testar esse jogo no PC com a 4070 aqui. Joguei ele no lançamento no PS5 (versão PS4) e já tinha gostado. Não tive muitos problemas no lançamento. Estou pensando seriamente em pegar ele no PC também, já com a DLC, que vai ter diversas melhorias no jogo base. Jogar com RT ligado a 60, 70fps deve ser beeem interessante mesmo, ainda mais sendo a temática que eu mais gosto (scifi, cyberpunk, distopia futurista).

Acabaram de soltar o Preview do DLSS 3.5 rodando no Alan Wake II.

Bait, ou melhor tecnologia da geração?

:ramon: Estou impressionado.. O ruído da imagem foi pra casa do chapéu.

Desde esse bait do DLDSR abaixo tenho um pé atrás com esses previews kkkk

comparativo-1-dldsr-prey.jpg

Na foto aí dá a entender que 1080p nativo roda a 145 fps e usando o DLDSR 2.25x (1620p com downsample pra 1080p) rodaria a 143 fps ou basicamente o mesmo fps de 1080p nativo, ou meteram o miguézão ou escolheram alguma cena a dedo porque mesmo em 1.78x (1440p) já pesa consideravelmente mais, provavelmente igual a 1440p nativo mesmo, dito isso a melhora na imagem é incrível mas certamente não é esse custo zero na prática kkkkkk, masss aguardemos, e de qualquer forma quanto mais coisas lançarem melhor, ainda mais que essas coisas costumam ir melhorando com o tempo, só espero que nas próximas gens haja melhora na relação de perf/$ em raster bruto do low-end até o high-end

Fala pessoal, minha 4070ti vai chegar hoje. Comprei uma fonte 850w mas vai chegar só amanhã. Será que da para brincar com essa plaquinha hoje com a minha vs600?

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar