[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início Data de Início
Pessoal to felizão e queria compartilhar com vcs, depois de um monte de post de "vale a pena", iniciar a guerra das fontes xpg e encher o saco de todo mundo com pergunta, finalmente boleto da 4090 ta pago, chega em 4 dias :) agr é so n morrer de ansiedade ate la kkkkkk

Pessoal , baixei aqui o hogwarts legacy para testar , apos iniciar o game ja setei as seguintes configs , minha gpu é a 4070ti

4K vsync ligado 60hz - DLSS 2 habilitado no modo qualidade - DLSS3 off.
presset high
apenas coloquei no ultra - texturas e draw distance.
Ray tracing desligado

Apos passar o inicio do game que estava com frametime liso em 60fps e chegar no castelo , durante a movimentação no castelo , o jogo começou a ter uns stutterings , onde o uso da gpu caia pra zero,
observei então que a Vram estava no limite com 11600mb e a gpu estava utilizando no maximo uns 70%, então o que eu fiz , foi reduzir os 2 pressets que estavam no ultra pra high , textura e draw distance ,
apos isso passou a utilizar no maximo 9500mb nas partes piores , então acabou os stutterings , passou a rodar liso no castelo tbm.

se essa 4070ti fosse os 16gb da 4080 , nao teria esse problema nesse game com essa gpu.

nao sei se e falta de otimização.

Pessoal , baixei aqui o hogwarts legacy para testar , apos iniciar o game ja setei as seguintes configs , minha gpu é a 4070ti

4K vsync ligado 60hz - DLSS 2 habilitado no modo qualidade - DLSS3 off.
presset high
apenas coloquei no ultra - texturas e draw distance.
Ray tracing desligado

Apos passar o inicio do game que estava com frametime liso em 60fps e chegar no castelo , durante a movimentação no castelo , o jogo começou a ter uns stutterings , onde o uso da gpu caia pra zero,
observei então que a Vram estava no limite com 11600mb e a gpu estava utilizando no maximo uns 70%, então o que eu fiz , foi reduzir os 2 pressets que estavam no ultra pra high , textura e draw distance ,
apos isso passou a utilizar no maximo 9500mb nas partes piores , então acabou os stutterings , passou a rodar liso no castelo tbm.

se essa 4070ti fosse os 16gb da 4080 , nao teria esse problema nesse game com essa gpu.

nao sei se e falta de otimização.
Pior que eu vi que em 4k nesse game a 4070 TI dá muitos sttuterings devido a falta de vram.

Eu jogo em 1440p e tinha sttuterings com ela com tudo no Ultra, depois que fiz up de ram para 32gb nunca mais tive travamentos nem no castelo, mas acho que em 4k é isso mesmo.

As 7700XT e 7800XT foram apenas anunciadas, mas foi o suficiente para a NVIDIA já derrubar o preço das 4060TI 16GB e 4070: Agora elas passam a custar 449 e 599 USDs, respectivamente.

"Finalmente, como lembrete, os preços de mercado podem variar em relação aos MSRPs de lançamento originais. Hoje, a GeForce RTX 4070 está amplamente disponível por US$ 599 [MSRP original] e a GeForce RTX 4060 Ti 16GB agora está disponível por US$ 449 [50 dólares abaixo do MSRP]. Ambas as GPUs são ótimas opções de atualização para jogadores que buscam sua próxima GPU nos próximos 2 a 3 anos" -- Relações Públicas da NVIDIA
Após a NVIDIA confirmar um corte oficial de preços, alguns parceiros não perderam tempo e agora já é possível encontrar a RTX 4060TI 16GB por US$ 430 [link].
As placas das demais AIBs estão se ajustando ao novo preço de US$ 450.

RTX4060TI.png

Agora imaginem se a AMD colocasse um preço realmente competitivo na RX 7700XT? Até 6 de Setembro tem muito chão ainda, vai que...

to montando um pc com ryzen 7600 no ddr5 ja (obvio) e quero pegar uma rtx 4060, mas vi q a 3060ti tem um desempenho minimamente melhor entt n sei qual pegar, se vale a geração nova ou a antiga supre
Tava dando uma olhada nisso ontem pra escolher uma GPU na faixa de 2k~, 3060ti tem um pouco mais de performance (e um pouco mais cara) e a 3060 um pouco mais de vram (e um pouco mais barata) mas acabei indo de 4060 só pelas techs novas e pouca diferença tanto de preço quanto de performance pra 3060ti ou 3060, no caso pro PC em questão a vram não vai ser um fator que pesa tanto, e modelo acabei pegando a Asus Dual (e a MSI Gaming X estava preço similar), essas 2 me agradaram no quesito temp/ruído aí acabei pagando a taxinha extra por isso, senão tem/tinha a INNO3D por 1900 na Terabyte (ou 2000 pela versão OC)

EDIT: Pra complementar, deixar os resultados de algumas 4060 do TechPowerUp caso alguém esteja curioso, tirando a Windforce achei todas aceitáveis, mas por uma diferença de 100~ reais achei justo comparado com os outros modelos disponíveis
u9l7gPB.png

cooler-performance-comparison-gpu.png

Última edição:
Pior que eu vi que em 4k nesse game a 4070 TI dá muitos sttuterings devido a falta de vram.

Eu jogo em 1440p e tinha sttuterings com ela com tudo no Ultra, depois que fiz up de ram para 32gb nunca mais tive travamentos nem no castelo, mas acho que em 4k é isso mesmo.
eu tenho 32gb de ram , o problema é o presset ultra mesmo , depois que reduzi pro high não estourou vram mais.

Galera minha dúvida continua, eu andei olhando alguns vídeos. E andei reparando nos MHZ de cada modelo, e um me chamou atenção. O cara estava com 2775 MHZ a 50 graus, e mesmo passando dos 63~65 a placa se mantia da mesma forma. Será que é diferença entre os modelos, ou o fato do rapaz estar usando pcie 4.0, memórias mais rapidas e processador mais forte? Aqui o maior problema nem é a temperatura e sim o uso. Se chegar acima de 305~310W, o clock reduz bastante.

Esqueci de mencionar, é sobre a rtx 4080..

Última edição:
Galera minha dúvida continua, eu andei olhando alguns vídeos. E andei reparando nos MHZ de cada modelo, e um me chamou atenção. O cara estava com 2775 MHZ a 50 graus, e mesmo passando dos 63~65 a placa se mantia da mesma forma. Será que é diferença entre os modelos, ou o fato do rapaz estar usando pcie 4.0, memórias mais rapidas e processador mais forte? Aqui o maior problema nem é a temperatura e sim o uso. Se chegar acima de 305~310W, o clock reduz bastante.

Esqueci de mencionar, é sobre a rtx 4080..
Abra o GPU-z e dê uma olhada no perfcap reason, lá vc vai saber oq tá limitando a placa.

Finalmente agora ficou completo o upgrade. Ryzen 5800X3D + MasterLiquid 360mm para combar com a RTX 4070 (veio em boa hora pro Starfield):

7mBDGDd.jpg

G14OFGc.jpg
AQ4uvVK.jpg

Postando aqui, porque o processador veio depois da dica de vocês aqui. Agradeço aos envolvidos.

Abra o GPU-z e dê uma olhada no perfcap reason, lá vc vai saber oq tá limitando a placa.

Já tinha me esquecido dessa função do gpu-z, mas oque deu foi PWR (power limit). Mas pra mim não faz sentido isso, estava usando 290W. Impossível saber oque pode ser, sem ter outro pc pra testar.

Galera, me digam uma coisa... O encoder das RTX 4000 são muito mais eficientes que os das RTX 3000 mesmo? Aqui com a 3080 só consigo gravar gameplays em 4k com Nvenc sem perda de quadros se for em qualidade média, vulgo P4 no OBS. Com uma 4070ti+ conseguiria gravar em 4K em qualidade máxima(P7) sem perda de quadros? Seria a única coisa que me faria migrar para as RTX 4k hoje.

Já tinha me esquecido dessa função do gpu-z, mas oque deu foi PWR (power limit). Mas pra mim não faz sentido isso, estava usando 290W. Impossível saber oque pode ser, sem ter outro pc pra testar.
É noia sua, pode ignorar isso.
Galera, me digam uma coisa... O encoder das RTX 4000 são muito mais eficientes que os das RTX 3000 mesmo? Aqui com a 3080 só consigo gravar gameplays em 4k com Nvenc sem perda de quadros se for em qualidade média, vulgo P4 no OBS. Com uma 4070ti+ conseguiria gravar em 4K em qualidade máxima(P7) sem perda de quadros? Seria a única coisa que me faria migrar para as RTX 4k hoje.
Até onde eu sei é basicamente o mesmo encoder, porém com suporte pra av1

Isso acontece sem overvolt?

Pessoal to felizão e queria compartilhar com vcs, depois de um monte de post de "vale a pena", iniciar a guerra das fontes xpg e encher o saco de todo mundo com pergunta, finalmente boleto da 4090 ta pago, chega em 4 dias :) agr é so n morrer de ansiedade ate la kkkkkk
Por favor, não comece outra guerra.

Caralho, rapaziada. A 4070 nem é a placa mais forte, mas em Forza Horizon 5 consegui lockar com o DLAA e o FG praticamente 165 FPS, que é a taxa de atualização do meu monitor, isso em QHD, com tudo no Extremo, inclusive Ray Tracing. Eu ficava entre uns 115 ~ 130 FPS antes. No Starfield, algumas áreas ganhei de 10 a 25 FPS (outras ainda tem gargalo do streaming de dados, mas isso não é nem treta do SSD, porque o meu é Gen4, mas sim da engine bosta).

Esse ganho bruto de até 30 FPS é até mais do que eu senti entre a 4070 e a 3080 em jogos sem DLSS3. Todo mundo que comprar de uma 4070 pra cima, principalmente a partir da 4070 Ti, recomendo demais que o processador acompanhe se possível.

XWjtzqy.jpeg

E578KX3.jpeg

Placa gráfica ASUS RTX 4090 EVANGELION estreia na China​

O modelo especial ROG STRIX inspirado no anime Evangelion.
hbwA9TF.png

Há dois meses, a ASUS anunciou uma nova coleção de componentes e periféricos para PC ROG inspirados na popular série de anime Neon Genesis Evangelion. A coleção, chamada ROG Evangelion 2, traz design baseado em EVA-02 e Asuka, dois dos personagens principais do show. A coleção inclui uma placa-mãe, uma placa gráfica, um case para jogos, um cooler, um teclado e um mouse, todos com o distinto esquema de cores vermelho e preto e o logotipo Evangelion.

O destaque da coleção é a ROG Strix GeForce RTX 4090 OC EVA-02 Edition, placa gráfica que possui a mais recente arquitetura NVIDIA Ada Lovelace com GPU AD102. O cartão possui 24 GB de memória GDDR6X. A placa também possui cobertura e placa traseira personalizadas com detalhes intrincados, bem como um painel ARGB que imita o efeito de sincronização do anime.

aNpl3uh.jpg

lF3WS7h.jpg

Yc0n9S9.jpg

Este modelo acaba de fazer sua estreia na China com um preço de 17.999 RMB (2.480 USD) e já está disponível para encomenda. O cartão começará a ser enviado em 5 de setembro.

2RuOt6r.jpg

A placa é combinada com a placa-mãe Evangelion ROG Maximus Z790, que suporta processadores Intel de 12ª geração, 13ª geração e provavelmente os próximos processadores Core de 14ª geração. A placa-mãe possui PCB e dissipadores de calor vermelhos, além de um emblema EVA-02 e uma faixa ARGB.

qODQztb.jpg

A coleção também inclui o gabinete para jogos ROG Hyperion, que possui suporte para radiador duplo de 420 mm, quatro ventoinhas de 140 mm, um suporte de GPU de metal, armazenamento de componentes, um hub de ventoinha ARGB e carregamento rápido de 60 W. O case tem um design elegante com painel lateral de vidro temperado e logotipo EVA-02 na frente. O case também suporta Aura Sync para efeitos de iluminação personalizáveis.

Fonte: JD (listagem) , ITHome , ALKtech (unboxing)

Reduz de quanto pra quanto?

Quando tinha a 4080 FE era raro ela passar de 260W.

Depende o jogo.

No control se eu colocar 4k tudo no maximo sem raytracing, ela pega 2650 e fica oscilando até 2550 (com 100% de uso).

Quando eu ligo o RT em 4k da mesma forma, ela volta a opera normal. Entre 2700~2775.. :limo:

God of war é oque mais puxa, fica sempre em 305W pra cima. Nesse cai até 2685, mas se mantém na maioria das vezes em 2715~2730.

EDIT : Alguém que brinca com o dlss swaper, continuam usando o 2.5.1 ou já estão usando a nova versão 3.5?

Com o q estão lucrando com IA gaming virou um estorvo pra eles.
Não acho impossível, mas no caso do Starfield, tenho minhas dúvidas. A otimização duvidosa se estendeu pra processadores Intel sendo tratados como merda, e daqui a pouco tem o DLSS3.5 para os jogos, então não tá tão abandonado assim.

Geralmente todo jogo da AMD pesa muito sem oferecer nada demais, enquanto os da NVIDIA pesam igual chumbo, mas tem algumas coisas diferenciadas, como Cyberpunk e outros.

Fora que a AMD nem lançar o FSR3 num jogo que come tanto CPU é curioso. Estão cheios de más ideias que não tem ligação só com a putice da NVIDIA.

E falo isso com Starfield rodando bem aqui, mas a maioria não tá no mesmo barco.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Depende o jogo.

No control se eu colocar 4k tudo no maximo sem raytracing, ela pega 2650 e fica oscilando até 2550 (com 100% de uso).

Quando eu ligo o RT em 4k da mesma forma, ela volta a opera normal. Entre 2700~2775.. :limo:

God of war é oque mais puxa, fica sempre em 305W pra cima. Nesse cai até 2685, mas se mantém na maioria das vezes em 2715~2730.

EDIT : Alguém que brinca com o dlss swaper, continuam usando o 2.5.1 ou já estão usando a nova versão 3.5?
Uso o 3.5.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar