[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início Data de Início
pessoal, ja vi uns review por alto, mas no geral a 4090 é oq 30% superior a 4080 ?
estou na duvida se troco a 3080ti, sendo que a 4080 acha ai 7k e a 4090 11k, não parece valer a pena esses 4 mil de diferença, pra quad hd

Para QHD não tem muita diferença 4080x90, mas em 4k a 90 abre 30, 40, 50fps a mais. 4080 leva massa 4k sim quase sempre acima de 100fps.

pessoal, ja vi uns review por alto, mas no geral a 4090 é oq 30% superior a 4080 ?
estou na duvida se troco a 3080ti, sendo que a 4080 acha ai 7k e a 4090 11k, não parece valer a pena esses 4 mil de diferença, pra quad hd
QHD? A 3080ti já não te satisfaz? Troca meio desnecessária...

ASUS ROG STRIX RTX 4090 EVA-02 Edition estreia nos EUA por US$ 2.299​

ASUS RTX 4090 EVA​

A Newegg listou recentemente a edição especial da placa gráfica ASUS RTX 4090 ROG STRIX com um preço muito alto.
NpZkNtI.jpg

O preço das GPUs GeForce RTX 4090 permaneceu relativamente estável desde seu lançamento no final do ano passado. Os modelos ROG STRIX, conhecidos pela sua qualidade premium, têm estado consistentemente entre as placas de jogos mais caras do mercado. No entanto, a ASUS optou por introduzir mais variantes destas GPUs, com preços ainda mais elevados do que antes.

O preço de varejo originalmente sugerido (MSRP) de US$ 1.599 para o RTX 4090 parece uma memória distante ao examinar os modelos ROG STRIX. O modelo mais barato atualmente disponível na Newegg custa US$ 1.999, e isso é para o design preto padrão. A ASUS também revelou uma edição branca, que tem um custo um pouco mais alto, atualmente US$ 100 mais caro que a variante preta.

l5jqOCf.jpg

A mais recente adição à linha, conhecida como EVA-02, é uma placa gráfica inspirada na popular série japonesa de anime e mangá “Neon Genesis Evangelion”. Esta segunda geração de produtos da série ASUS EVA afasta-se do design roxo do EVA-01, introduzindo um novo esquema de cores vermelho que se estende às placas-mãe, chassis e periféricos. Notavelmente, o design ROG STRIX desta placa foi adaptado a este impressionante tema vermelho.

Embora a Newegg tenha se tornado um dos primeiros varejistas nos EUA a listar este cartão para venda, é importante observar que ele ainda não está disponível e deverá ser enviado por volta de 26 de outubro. ; o preço também é uma questão importante. O cartão está sendo vendido por US$ 2.299, US$ 300 a mais que o preço do modelo original.

icMeq2C.jpg

Esta placa mantém o mesmo comprimento de 35,8 polegadas e utiliza uma solução de resfriamento com ventilador triplo que ocupa 3,5 slots em seu sistema. Ele depende de um único conector de alimentação de 16 pinos e abaixo do cooler está um SKU RTX 4090 com 16.384 núcleos CUDA. Além disso, a placa possui 24 GB de memória GDDR6X e vem com overclock de fábrica, oferecendo velocidades de até 2.640 MHz.

bsUDgns.jpg

mCpKL95.jpg

0G6ULI7.jpg

O cartão vem com um pacote padrão com o tema Evangelion. Os usuários encontrarão adaptadores de energia de 4x 8 pinos a 16 pinos, bem como uma pequena chave de fenda que também pode funcionar como suporte VGA.

Fonte: Newegg

QHD? A 3080ti já não te satisfaz? Troca meio desnecessária...

então, pior que não, tem varios jogos que não crava os 120fps do meu monitor, tem drops bem grandes, BF 2042 mesmo da na media horrivel de 80-70 fps atualmente, mas eu creio que tenha mt gargalo do 10700k nessa conta ai, chegando o 7800x3d, vou ver como fica com a 3080ti e revejo, mas eu jogo alguns games em 4k tbm na tv oled ligada ao lado, então seria uma boa, pois a vram da 3080ti tem estourado já em alguns jogos.

então, pior que não, tem varios jogos que não crava os 120fps do meu monitor, tem drops bem grandes, BF 2042 mesmo da na media horrivel de 80-70 fps atualmente, mas eu creio que tenha mt gargalo do 10700k nessa conta ai, chegando o 7800x3d, vou ver como fica com a 3080ti e revejo, mas eu jogo alguns games em 4k tbm na tv oled ligada ao lado, então seria uma boa, pois a vram da 3080ti tem estourado já em alguns jogos.
BF2042 não se deve levar como teste de performance, o game exige bom CPU, boa RAM e a GPU é o que ele menos precisa. Eu testaria primeiro a 3080ti com o 7800X3D para pensar em um upgrade.

Para comparativo, dois testes meus no BF2042 (mesmo mapa, mesa quantidade de player) só que com processadores e memórias diferentes:

É, realmente, tem uns jogos que é bem mais CPU do que GPU e a galera tem que estar ligada nessas coisas antes de bater o martelo numa compra definitiva, igual tem alguns jogos específicos que os 5800x3D/7800x3D passam o resto dos CPUs equivalentes mas é um resultado que é exceção e não regra, as vezes nesse caso específico a 3080 Ti tá sobrando e é o 10700k do BF 2042 que tá segurando, mas aí em outros jogos pode ser de fato a 3080 Ti limitando, cada jogo é um caso único, isso sem nem entrar na questão de que nem todo mundo usa os mesmos settings gráficos que também vai afetar

HASPbpH.png
aYLUgp6.png

BF2042 não se deve levar como teste de performance, o game exige bom CPU, boa RAM e a GPU é o que ele menos precisa. Eu testaria primeiro a 3080ti com o 7800X3D para pensar em um upgrade.

Para comparativo, dois testes meus no BF2042 (mesmo mapa, mesa quantidade de player) só que com processadores e memórias diferentes:

eh dif absurda, vamos ver.

BF é muito CPU realmente, mas tem que lembrar aí também que você tá jogando em FHD e se não me engano o cara tem um monitor 3440x1440, então caso ele não use settings custom priorizando performance, acho difícil conseguir um boost de performance similar ao que você conseguiu.

Última edição:
É, realmente, tem uns jogos que é bem mais CPU do que GPU e a galera tem que estar ligada nessas coisas antes de bater o martelo numa compra definitiva, igual tem alguns jogos específicos que os 5800x3D/7800x3D passam o resto dos CPUs equivalentes mas é um resultado que é exceção e não regra, as vezes nesse caso específico a 3080 Ti tá sobrando e é o 10700k do BF 2042 que tá segurando, mas aí em outros jogos pode ser de fato a 3080 Ti limitando, cada jogo é um caso único, isso sem nem entrar na questão de que nem todo mundo usa os mesmos settings gráficos que também vai afetar

HASPbpH.png
aYLUgp6.png

Essa engine do AC é esquisita, ela faz com que o processador tenha temperatura de full load em stress test mas o uso não passa de 50%.

aqui eu jogo em 4k com uma 3080ti, fica 120 fps por ai
10900k 3080ti

Essa engine do AC é esquisita, ela faz com que o processador tenha temperatura de full load em stress test mas o uso não passa de 50%.
100% normal isso, cada jogo/software é único no "tipo de load", meu 5800x a 95w com temp ambiente em <21c bate nem 60c no Cinebench/CPU-Z mas picos de single-core sempre chega nos 65c~, e se pegar outros benchs de CPU o comportamento é único em todos eles

Exemplo:
CPU-Z Bench 656 Single, 6658 Multi (6610 Stress)
Temp 78c, 124w consumo (bateu limite de EDC antes de chegar a 142w PPT)
ΔTdie = 47c

Cinebench R20 - 5950pts~ (O Bench dá esse pico acima da média assim que dou run)
Temp 81c, 142w consumo (EDC e PPT em 100%)
ΔTdie = 50c

fpN4SmX.png

sdH2TeT.png

KdCtPKO.png
Com o 5800x stock ele pega 142w no Cinebench mas no CPU-Z ele fica cravado no limite de EDC (140a) mas só chega a 124w, se rodar ainda outro bench pode/vai ter diferença desse comportamento, de clock, de temperatura as vezes etc, não necessariamente 100% de uso do processador deveria ser muito mais quente que 50% ou algo assim, porque muitas vezes o que vai estar em load é um núcleo ou outra e a galera vê só o uso total de CPU, se um único core bater 100% de uso provável que seja uma temp parecida a de todos os cores batendo 100%, mas é algo que é sempre bom reparar na prática em cada sistema e software porque o comportamento varia e as vezes a galera compara coisas que não tem muito a ver

Quando estava querendo fazer upgrade da 3070, estava entre 7900XTX, 4080 e 4090.

Descartei a 4090, pela diferença de preço x ganho para meu target (1440P), os 4k lulinhas de diferença, eu troquei meu gabinete de 8 anos (Corsair 400c), troquei a fonte por uma ATX 3.0 com 12vhpwr nativo, e ainda economizei uma grana deixando lá na selic, comprei um kit de fan modular 2x3 pra fazer um air flow no novo gabinete.

4080 é suficiente pra 4k e 1440P, quando tem jogo com HDR ou Dolby Vision eu jogo na tv em 4k tranquilamente, mas 90% dos jogos eu jogo em 1440P no monitor ou customizo a tv pra 3440x1440@21:9.

Se voce trabalha com Autocad, modelagem ou maquinas virtuais, vale a pena uma 4090, ou se a dierença não faz tanta falta, mensurar custo benefício é complexo devido ao bolso de cada um.

Quando estava querendo fazer upgrade da 3070, estava entre 7900XTX, 4080 e 4090.

Descartei a 4090, pela diferença de preço x ganho para meu target (1440P), os 4k lulinhas de diferença, eu troquei meu gabinete de 8 anos (Corsair 400c), troquei a fonte por uma ATX 3.0 com 12vhpwr nativo, e ainda economizei uma grana deixando lá na selic, comprei um kit de fan modular 2x3 pra fazer um air flow no novo gabinete.

4080 é suficiente pra 4k e 1440P, quando tem jogo com HDR ou Dolby Vision eu jogo na tv em 4k tranquilamente, mas 90% dos jogos eu jogo em 1440P no monitor ou customizo a tv pra 3440x1440@21:9.

Se voce trabalha com Autocad, modelagem ou maquinas virtuais, vale a pena uma 4090, ou se a dierença não faz tanta falta, mensurar custo benefício é complexo devido ao bolso de cada um.
Respeito sua opinião, mas uma 4070 ti já faz o trabalho com o excelência. A não ser algo muito específico. Estou falando de Modelagem 3d com Revit/sketchup + render. Acho q a 4090 tem um Nicho muito específico.

BF é muito CPU realmente, mas tem que lembrar aí também que você tá jogando em FHD e se não me engano o cara tem um monitor 3440x1440, então caso ele não use settings custom priorizando performance, acho difícil conseguir um boost de performance similar ao que você conseguiu.
eu jogo em fullhd 240hz, quadhd 120 e 4k 120 aqui

Respeito sua opinião, mas uma 4070 ti já faz o trabalho com o excelência. A não ser algo muito específico. Estou falando de Modelagem 3d com Revit/sketchup + render. Acho q a 4090 tem um Nicho muito específico.
Sim, concordo! A 4090, eu citei pela referencia de um grupo que compra para trabalho e utiliza para jogar.

Tem o pessoal que a grana não é problema e compra apenas para jogar mesmo, mas tem quem ccmpra para trabalho e o retorno do investimento compensa ir direto na 4090.

Mas uma 4070TI faz o trabalho com folga também!

Sim, concordo! A 4090, eu citei pela referencia de um grupo que compra para trabalho e utiliza para jogar.

Tem o pessoal que a grana não é problema e compra apenas para jogar mesmo, mas tem quem ccmpra para trabalho e o retorno do investimento compensa ir direto na 4090.

Mas uma 4070TI faz o trabalho com folga também!

problema da 4070ti ao meu ver é que ela chega mt proximo da 4080 no valor pra compensar ! e a vram mata ela no cxb, '' PRA MIM '' é 4070 ou direto pra 4080.
4090 só se tiver JORRANDO money mesmo, ou job, pq ainda tem a desvalorização absurda, perto das outras.

Fala povo. Alguém de vocês tem uma 4090 da gigabyte, modelo gaming oc? Temperaturas ótimas e desempenho fantástico, mas estou notando que por vezes uma única fan fica girando em idle, e ela volta a rodar normal quando rodo algo que demande da placa. Pergunto pq a janela de devolução tá aberta ainda, caso isso não seja normal.

Fala povo. Alguém de vocês tem uma 4090 da gigabyte, modelo gaming oc? Temperaturas ótimas e desempenho fantástico, mas estou notando que por vezes uma única fan fica girando em idle, e ela volta a rodar normal quando rodo algo que demande da placa. Pergunto pq a janela de devolução tá aberta ainda, caso isso não seja normal.
Não sei, mas seria melhor ir também no reddit da gigabyte e dizer seu modelo de placa pra ver se isso é comum.

um 10900k vai de boa com uma 4080 ?????
atualmente estou com uma 3080ti

um 10900k vai de boa com uma 4080 ?????
atualmente estou com uma 3080ti
dei uma olhada em 3 calculadoras de bottleneck, a maioria diz que tá de boa em QHD com um bottleneck bem reduzido, uma diz 4.9% e outra em 10%, em 4k sem bottleneck, tudo liberado.

4k mesmo hahahahahaha

Asus lança 4090 tematizada super baratinha...US$ 2300,00 !!!!!!!

ASUS-4090-EVA-1-2048x840.jpg

Eu gosto da Asus, mas eles também viajam nos preços, querem ser uma Apple da vida...sem chance, só maluco para comprar uma placa dessas.

Users who are viewing this thread

Voltar