[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início Data de Início
Uma dúvida pra quem tem a 4700 Super TUF:

É normal a temperatura ficar entre 70ºC-78ºC? Mesmo com undervolt e tal aqui fica somente assim nos games.
Quando comprei ficava em 61ºC cravado. Isso não tem 6 meses.

É normal a temperatura ficar entre 70ºC-78ºC? Mesmo com undervolt e tal aqui fica somente assim nos games.
Diria que é até normal, quantidade de relatos de placa TUF e Strix que a refrigeração vai pro saco rapidinho não é pouca não, provavelmente consegue RMA ou dá pra seguir usando até o fim da garantia pra solicitar

Diria que é até normal, quantidade de relatos de placa TUF e Strix que a refrigeração vai pro saco rapidinho não é pouca não, provavelmente consegue RMA ou dá pra seguir usando até o fim da garantia pra solicitar
será que se trocar a pasta térmica não melhora? Testei mais um pouco com undervolt hoje com silent hill 2 e manteve 66ºC-71ºC

será que se trocar a pasta térmica não melhora? Testei mais um pouco com undervolt hoje com silent hill 2 e manteve 66ºC-71ºC
Melhorar melhora mas vale a pena abrir a placa e jogar a garantia no lixo? Se fosse comigo eu usaria sem medo e deixaria pra solicitar RMA no fim da garantia, por menor que seja a chance as vezes você troca o pasta e resolve o problema da temp mas se a placa der algum outro problema já era sua garantia

Possivelmente vai continuar piorando com o tempo, eu iria tocando enquanto não estiver extremamente crítico mas aí o que fazer vai de cada um, válido notar também que 6 meses atrás era inverno então talvez tenha influência da temp ambiente, ou talvez trocou de CPU/monitor/gabinete etc, mas se todas essas coisas (inclusive rpm dos fans) se mantiveram iguais e saiu de 60c pra 70-78c deu uma piorada violenta, tem gente que chega uma hora que tá nos >80c e 110c hotspot com undervolt e 100% fan speed

Aparentemente é comum a Strix 4090 precisar de troca da pasta térmica depois de 1 ano e pouco. Aqui em um único caso as fans da minha disparavam e voltavam ao normal enquanto rodava o segundo teste do 3DMark Timespy, apesar da temperatura não chegar nem perto do máximo que é 84C. Fui ver e o hotspot estava batendo 110C :fire:

Troquei a pasta térmica e rodei o teste de novo, hotspot ficou 37C menos quente em 73C, contra 110C de antes da troca da pasta térmica (que estava bem seca)

Antes
M6xsPOI.png

Depois
o

Caraca kkk se a tua com 73 graus estava com hotspot de 110, não quero nem imaginar a minha com 80/83 graus..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não sei se perde a garantia no Brasil mas aqui nos Estados Unidos não perde.
Aqui perde a garantia, tem que mandar para a autorizada

É... aqui é o thread das RTX 4000, das RTX 5000 é outro =X

---
Aproveitando, TITAN RTX ou RTX 4090TI? Para quem seria aquele cooler quad-slot? Porque acabou de aparecer uma referência de que era para a placa prosumer... e que placa ein :v

TITAN-RTX-HERO.jpg

TITAN-ADA-PROTOTYPE.jpg

---
Aproveitando, TITAN RTX ou RTX 4090TI? Para quem seria aquele cooler quad-slot? Porque acabou de aparecer uma referência de que era para a placa prosumer... e que placa ein :v

TITAN-RTX-HERO.jpg

TITAN-ADA-PROTOTYPE.jpg
Seria teu sonho de consumo hein @igormp 48GB VRAM ^^

---

TITAN-RTX-HERO.jpg

TITAN-ADA-PROTOTYPE.jpg
Seria teu sonho de consumo hein @igormp 48GB VRAM ^^

Isso dai não é a RTX 8000 Ada? 48GB GDDR6 e todos os SMs ligados (enquanto a RTX 8000 tem 2 desligados), com os mesmos clocks.
E sim, sonho de consumo

A minha TI Super TUF ficava em 60~65C com as fans originais em 60~70%.

Hotspot sim, bate 75~80C

Tá muito quente isso ai amigo, ainda mais levando em conta que esta com UV!
Se antes batia em 61 e agora bate quase 80 tá errado. Lógico que depois de um tempo de uso a pasta e pads podem perder eficiência, mas nada agressivo assim.
Se esta com a garantia dela ativa, aciona o rma pra resolver isso.

Se possui garantia, não esquenta a cabeça e manda pro RMA.

Mesmo a 4070 super, é um chip muito frio, não era nem pra chegar a 70. Nesse modelo...

Caraca kkk se a tua com 73 graus estava com hotspot de 110, não quero nem imaginar a minha com 80/83 graus..

Não necessariamente, dependendo de como está a pasta térmica o seu hotspot pode estar muito abaixo disso.

Hotspot alto geralmente é falta de pasta térmica em todo o chip, seja porque passou pouco, vazou/evaporou com o tempo ou empenamento do dissipador.

Não necessariamente, dependendo de como está a pasta térmica o seu hotspot pode estar muito abaixo disso.

Hotspot alto geralmente é falta de pasta térmica em todo o chip, seja porque passou pouco, vazou/evaporou com o tempo ou empenamento do dissipador.
É, não sei.. sou muito noob nessa parte kkkk de toda forma mandei para o RMA pois além de esquentadinha, em determinadas situações estava sem dar imagem quando utilizava as 2 entradas HDMI..

É, não sei.. sou muito noob nessa parte kkkk de toda forma mandei para o RMA pois além de esquentadinha, em determinadas situações estava sem dar imagem quando utilizava as 2 entradas HDMI..

Eu acho que é algo no driver da Nvidia já a uns 6 meses, eu uso o PC da assinatura e o Note do trampo conectados no mesmo monitor, desde quando estava com a 3070ti algumas vezes a tela fica preta e só volta quando removo o cabo DP e conecto novamente.

Eu acho que é algo no driver da Nvidia já a uns 6 meses, eu uso o PC da assinatura e o Note do trampo conectados no mesmo monitor, desde quando estava com a 3070ti algumas vezes a tela fica preta e só volta quando removo o cabo DP e conecto novamente.
Então, sendo que esse problema não aconteceu quando retirei a placa de vídeo e conectei direto na placa mãe. Antes eu tinha o do DP + HDMI, quando ligava a TV do HDMI a tela ficava preta mas o Win+p resolvia.

O do HDMI + HDMI só volta reiniciando, tentei tudo (inclusive tirar o cabo HDMI). Só resolve se só existir um cabo HDMI conectado. Mais nada.

GeForce RTX 4070 deve esgotar até o final de janeiro, segundo Board Channels

GeForce RTX 4070 se aproxima do fim da disponibilidade de mercado
O 4070 SUPER ainda pode estar disponível.
9P8MlNj.png

Board Channels compartilhou uma atualização sobre a situação da RTX 4070. De acordo com postagens nesses fóruns populares, onde indivíduos na indústria de hardware de PC discutem atualizações de oferta e demanda, a placa de vídeo RTX 4070 deve estar completamente esgotada até o final de janeiro. Assim como essas declarações, elas podem refletir condições em regiões específicas.

Como resultado, os jogadores enfrentarão a decisão de atualizar ou ficar com os modelos disponíveis, o que pode não ser ótimo dado o preço atual da série 4070/4070 SUPER. Essas placas agora estão sendo vendidas por US$ 550–US$ 600, de acordo com sites de comparação de preços, enquanto a RTX 5070 estreará por US$ 549 também.

O estoque para NVIDIA RTX 4070 e modelos superiores deve ser completamente limpo até janeiro. A partir de fevereiro, as principais marcas de AIC devem ter estoque restante apenas para as séries RTX 4060 Ti e RTX 4060, que ainda precisam ser digeridas. No entanto, como o Q1 da NVIDIA começa em fevereiro, esses dois modelos entrarão essencialmente na fase final de estoque.

A postagem no Board Channels também discutiu o futuro da série RTX 4060. Neste caso, a NVIDIA não anunciou um sucessor, então o preço dependerá muito do fornecimento da NVIDIA. Para a RTX 4060 Ti em particular, a disponibilidade foi rigidamente controlada pela NVIDIA. Fontes no site frequentemente reclamam sobre o número limitado de GPUs que a empresa fornece aos parceiros de placa para produção.

O que é dito, porém, é que a NVIDIA encerrará a produção da série RTX 4060 não-Ti durante o Q1, com atualizações esperadas após o lançamento da RTX 5070 (programado para fevereiro). Rumores sugerem que a série RTX 5060 pode ser lançada em março.

KXOQEtp.png

Fonte : Board Channels

IdTWsoj.jpg

Es6Bbng.png

Não aguentei esperar pela RTX 5070 Ti e acabei pegando a RTX 4090 usada (modelo padrão da Zotac - Infinity), um salto e tanto se equiparada a RX 6800 XT (que agora está no PC da minha Esposa). Estava com 8k livres pra esse propósito e apareceu a oportunidade no ML. E a placa tem NF da WAZ e ainda está na garantia, até fevereiro de 2026.

A placa é bem pesada e ocupa três slots. Estava com esse apoio de 300mm parado na gaveta (usava quando estava com o gabinete full tower da Cooler Master HAF 932 Black Edition), e tive que dar uma serradinha nele pra ajustar a altura e encaixar perfeitamente nas ranhuras da placa (os pés e apoio são emborrachados, o que aumentou o atrito entre as partes).

Super fria e silenciosa, a temperatura de junção não passou dos 86° C nos testes do AIDA64 (se não me falha a memória). Ano que vem, abro e dou uma manutenção preventiva nela (inclusive já comprei três cartelas de thermal pads de 2mm da Gelid GP Ultimate e tenho bastante pasta térmica da SnowDog Husky). Fiz o mesmo na PowerColor RX 6800 XT Red Devil.

A RTX 4090 rodou o The Witcher 3 com tudo no máximo (inclusive na minha TV 4k 144hz), e com o RTRT ativado. Adorei usar o DLAA (nos jogos que contam com o recurso), e o DLSS 2/3 é visualmente melhor do que o FSR 2/3. Satisfeito com o desempenho bruto E ABSURDO dela!!! :cuti:

wVoEoP8.jpg

GRyJRko.jpg

EEvULBe.jpg

o3yuRww.jpg

ewKr3AI.jpg

EjtaDeC.jpg

IdTWsoj.jpg

Es6Bbng.png

Não aguentei esperar pela RTX 5070 Ti e acabei pegando a RTX 4090 usada (modelo padrão da Zotac - Infinity), um salto e tanto se equiparada a RX 6800 XT (que agora está no PC da minha Esposa). Estava com 8k livres pra esse propósito e apareceu a oportunidade no ML. E a placa tem NF da WAZ e ainda está na garantia, até fevereiro de 2026.

A placa é bem pesada e ocupa três slots. Estava com esse apoio de 300mm parado na gaveta (usava quando estava com o gabinete full tower da Cooler Master HAF 932 Black Edition), e tive que dar uma serradinha nele pra ajustar a altura e encaixar perfeitamente nas ranhuras da placa (os pés e apoio são emborrachados, o que aumentou o atrito entre as partes).

Super fria e silenciosa, a temperatura de junção não passou dos 86° C nos testes do AIDA64 (se não me falha a memória). Ano que vem, abro e dou uma manutenção preventiva nela (inclusive já comprei três cartelas de thermal pads de 2mm da Gelid GP Ultimate e tenho bastante pasta térmica da SnowDog Husky). Fiz o mesmo na PowerColor RX 6800 XT Red Devil.

A RTX 4090 rodou o The Witcher 3 com tudo no máximo (inclusive na minha TV 4k 144hz), e com o RTRT ativado. Adorei usar o DLAA (nos jogos que contam com o recurso), e o DLSS 2/3 é visualmente melhor do que o FSR 2/3. Satisfeito com o desempenho bruto E ABSURDO dela!!! :cuti:

wVoEoP8.jpg

GRyJRko.jpg

EEvULBe.jpg

o3yuRww.jpg

ewKr3AI.jpg

EjtaDeC.jpg

Força bruta por muito tempo, belo up!

IdTWsoj.jpg

Es6Bbng.png

wVoEoP8.jpg

GRyJRko.jpg

EEvULBe.jpg

o3yuRww.jpg

ewKr3AI.jpg

EjtaDeC.jpg

Que sorte, baita placa! Eu to olhando olx e ml todo dia tentando achar uma por 8 mil mas até agora nada.

ASUS hoje atualizou por email o status da minha 4090 STRIX, constataram o problema porém não tem peça pra reparo, mudaram o status para "aguardando peças de reparo" 🤡

Aconteceu com mais alguém? Já fazem mais de 30 dias que o RMA está ativo, uns 15 dias que estou sem placa e agora metem essa.

E a placa tem NF da WAZ e ainda está na garantia, até fevereiro de 2026.​
Comprei uma Placa-Mãe ASUS nessa mesma loja uns 2 anos atrás e me mandaram ela novinha, lacrada e com a Nota Fiscal, tudo certo... passado pouco tempo a placa apresentou um problema e acionei o suporte da ASUS, quando me pediram a NF enviei na hora... surpresa: NF inválida, fria... garantia negada! Fica esperto com essas lojas.

A Asus me informou que pelo SN ela sabe "para qual mercado aquele item foi fabricado e onde pode ser vendido" e pelo SN, indicava que a placa foi trazida do Paraguai, fruto de descaminho fiscal e portanto não foi fabricada para ser comercializada no Brasil e que para eu fazer valer meu direito de garantia eu deveria obrigatoriamente fazer todo o trâmite através da Asus PY ou forçar a loja a resolver.
Além disso, ao pesquisar a NF, a mesma não estava lançada na Receita Federal, portanto trata-se de uma NF FRIA.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar