[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Fiquei na dúvida em qual tópico colocar mas vai aqui mesmo.

Troquei de CPU recentemente e aproveitei a pasta térmica que eu tinha guardada da coolermaster, mas já tinha sido usada outras duas vezes e só tinha um restinho.

Não sei se esse resto foi suficiente para dar a cobertura adequada e se ainda estava apto para uso, então queria saber de quem tem um Ryzen 5600, qual a temperatura média em uso casual/escritório. Aqui tá dando 40/43 com picos de 53, usando um Gammax 400 em temperatura ambiente. Sei que essa temp está dentro da normalidade e talvez melhor do que o cooler padrão mas não quero nem correr o risco de ter um problema se for jogar ou fazer um uso mais pesado.

Última edição:
Fiquei na dúvida em qual tópico colocar mas vai aqui mesmo.

Troquei de CPU recentemente e aproveitei a pasta térmica que eu tinha guardada da coolermaster, mas já tinha sido usada outras duas vezes e só tinha um restinho.

Não sei se esse resto foi suficiente para dar a cobertura adequada e ainda estava apto para uso, então queria saber de quem tem um Ryzen 5600, qual a temperatura média em uso casual/escritório. Aqui tá dando 40/43 com picos de 53, usando um Gammax 400 em temperatura ambiente. Sei que essa temp está dentro da normalidade e talvez melhor do que o cooler padrão mas não quero nem correr o risco de ter um problema se for jogar ou fazer um uso mais pesado.

qual gammax vc tem em cima ?

O meu 5600 fica entre 70-75c com o H410R e mastergel pro, na MX-4 falsa eu já vi chegar em 77c, mas muito raramente.

Pessoal do Forum, tudo bem ?
Gostaria de aproveitar esse espaço para anunciar que a Implastec demorou um pouco, Mas.... Lançamos o mais esperado produto ao nosso publico que gosta dos produtos nacionais. Lançamos semana passada a Linha TS, voltada ao publico de alta perfomance e assim como voces nos temos um computador gamer e sabemos a necessidade da uma dissipação de qualidade. Nao percam tempo para conhecer o nosso produto e nos dar o feedback para podermos inovar e melhorar se necessario.

Tava estranhando as temps do CPU aqui e resolvi comprar 1g de Kryonaut pra testar, substituindo a Noctua NT-H1 que tinha aqui há alguns anos.
Pra minha surpresa, melhorou bastante a temperatura, testei 10min de Cinebench e tive o seguinte resultado:

Temperatura ambiente: 19c
NT-H1 max: 87c
Kryonaut max: 78c

Aproveitei pra trocar da GPU também, só que nela a temp máxima não melhorou tanto, foi de 76 pra 73. Testado em 5min rodando o Heaven.

Sempre usei a H1 aqui e nunca tive problemas, mas acredito que por ter o tubo há uns 5 anos, ela foi perdendo a eficiência. Vi que a Noctua informa que ela tem validade de 2 anos.

edit: Só pra adicionar que a H1 que estava aplicada antes havia sido reaplicada há cerca de 1 semana, então ainda não estava ressecada nem nada do tipo.

Última edição:
Tava estranhando as temps do CPU aqui e resolvi comprar 1g de Kryonaut pra testar, substituindo a Noctua NT-H1 que tinha aqui há alguns anos.
Pra minha surpresa, melhorou bastante a temperatura, testei 10min de Cinebench e tive o seguinte resultado:

Temperatura ambiente: 19c
NT-H1 max: 87c
Kryonaut max: 78c

Aproveitei pra trocar da GPU também, só que nela a temp máxima não melhorou tanto, foi de 76 pra 73. Testado em 5min rodando o Heaven.

Sempre usei a H1 aqui e nunca tive problemas, mas acredito que por ter o tubo há uns 5 anos, ela foi perdendo a eficiência. Vi que a Noctua informa que ela tem validade de 2 anos.
Belo resultado principalmente na processador e pode baixar um pouco mais com o tempo de cura dela mas claro que com o tempo é inevitável a perda de eficiência.

Belo resultado principalmente na processador e pode baixar um pouco mais com o tempo de cura dela mas claro que com o tempo é inevitável a perda de eficiência.
Pois é, curti demais o resultado mesmo! Vou monitorar as temps ao decorrer da semana e depois posto aqui caso tenha melhorado com o tempo de cura, mas acredito que deva ficar nessa faixa mesmo, na margem de erro com as veriações da temperatura ambiente.

Até adicionei ali informando também que a H1 havia sido recém aplicada, então não estava velha/ressecada ainda. Imagino que tenha sido mais pela validade que mencionei mesmo, porque nos testes que vi pela internet, tem muita pouca diferença de temperatura entre as duas.

Arctic revela a pasta térmica de alto desempenho MX-6.

A Arctic revelou hoje o composto térmico MX-6. O MX-6 de entrada substitui o MX-5 das prateleiras, que agora é EOL, mas é vendido ao lado do MX-4, o TIM mais vendido do Ártico. O novo MX-6 é uma pasta térmica de alta viscosidade, não condutora e não capacitiva que não corrói o cobre puro. É adequado para processadores IHS, matrizes expostas (como GPUs) ou até mesmo pacotes cerâmicos (como chips DRAM).

O Arctic MX-6 tem uma viscosidade de 550 poise, densidade de 3,2 g/cm³, 1,9 X 1013 Ω-cm e uma tensão de ruptura de 250 V/mil. Cada aplicação pode permanecer no local por 8 anos (manter a condutividade e a viscosidade). A empresa ainda não mencionou a composição química ou os números de condutividade. Ele vem em dispensadores tipo seringa de 2 g, 4 g e 8 g, bem como um pacote de um dispensador de 4 g com seis toalhetes MX Cleaner. O MX-6 está disponível a partir de agora, ao preço de US$ 6,79 para a seringa de 2 g, US$ 8,49 para a seringa de 4 g, US$ 9,79 para a seringa de 4 g e 6 pedaços de lenços MX Cleaner; e $ 11,99 para a seringa de 8 g. Estes são os preços iniciais.

ey1hrG9.jpg

Cryofuze melhorou praticamente nada aqui, talvez 1 ou 2c em relação a mastergel pro V1.

Uma pasta ruim de aplicar e bem cara no bostil, definitivamente não vale mais do que os 48 reais que paguei pelo ali, provavelmente vale menos. Mas eu queria mesmo fazer o teste, a mastergel pro V2 na amazon compensa bem mais, por ter o dobro da quantidade e o mesmo rendimento na minha configuração.

Última edição:
Cryofuze melhorou praticamente nada aqui, talvez 1 ou 2c em relação a mastergel pro V1.

Uma pasta ruim de aplicar e bem cara no bostil, definitivamente não vale mais do que os 48 reais que paguei pelo ali, provavelmente vale menos. Mas eu queria mesmo fazer o teste, a mastergel pro V2 na amazon compensa bem mais, por ter o dobro da quantidade e o mesmo rendimento na minha configuração.
Provavelmente deve empatar com a Mastergel Maker então...esses 14w/mk só propaganda mesmo pelo jeito.

Mas a Maker é uma boa pasta esta entre as melhores em performance/longevidade...só o preço que acho meio alto(4g 80 conto).. embora peguei aquele potinho de 40g por 140 conto em promoção no Kabum.

Agora custo-benefício é a GD-007 que você pega por 30 conto 30g no Aliexpress e tem praticamente a mesma performance da Maker...na verdade a Maker ficou 1.5 grau mais fria o que é margem de erro...a durabilidade também é boa...usei por quase um ano e quando fui trocar estava intacta ainda.

Provavelmente deve empatar com a Mastergel Maker então...esses 14w/mk só propaganda mesmo pelo jeito.

Mas a Maker é uma boa pasta esta entre as melhores em performance/longevidade...só o preço que acho meio alto(4g 80 conto).. embora peguei aquele potinho de 40g por 140 conto em promoção no Kabum.

Agora custo-benefício é a GD-007 que você pega por 30 conto 30g no Aliexpress e tem praticamente a mesma performance da Maker...na verdade a Maker ficou 1.5 grau mais fria o que é margem de erro...a durabilidade também é boa...usei por quase um ano e quando fui trocar estava intacta ainda.

Uma ótima opção é comprar a GD-007 em sachê porque você consegue misturar a pasta antes de abrir a embalagem e ela fica melhor protegida porque sempre estará selada e longe do ar.

283769452-240x180.webp

Uma ótima opção é comprar a GD-007 em sachê porque você consegue misturar a pasta antes de abrir a embalagem e ela fica melhor protegida porque sempre estará selada e longe do ar.

283769452-240x180.webp
Excelente ideia.

Não sabia que tinha ela em sachê...realmente é uma boa pois meio grama é suficiente para uma aplicação além dessas vantagens que você mencionou.

Futuramente quando for comprar vou pegar assim.

A Artic ainda é a rainha com o Mx-5 ou tem melhores? Com exceção de metal líquido, muito arriscado.

A Artic ainda é a rainha com o Mx-5 ou tem melhores? Com exceção de metal líquido, muito arriscado.
É ótima mas eu diria que das pastas térmicas high-end é tão próximo o resultado entre elas que dá tudo meio que na mesma, tem teste que bota pasta X na frente e as vezes em outro canal (ou outra situação) pasta Y fica na frente

Arctic MX4/MX5, Kryonaut, Mastergel Maker (e Pro/Pro V2), NT-H2, até algumas chinesas baratíssimas se saem muito bem

É ótima mas eu diria que das pastas térmicas high-end é tão próximo o resultado entre elas que dá tudo meio que na mesma, tem teste que bota pasta X na frente e as vezes em outro canal (ou outra situação) pasta Y fica na frente

Arctic MX4/MX5, Kryonaut, Mastergel Maker (e Pro/Pro V2), NT-H2, até algumas chinesas baratíssimas se saem muito bem
Eu ganhei uma Mastergel PRO V2 de brinde quando comprei meu processador, essa é uma boa?

Pessoal do Forum, tudo bem ?
Gostaria de aproveitar esse espaço para anunciar que a Implastec demorou um pouco, Mas.... Lançamos o mais esperado produto ao nosso publico que gosta dos produtos nacionais. Lançamos semana passada a Linha TS, voltada ao publico de alta perfomance e assim como voces nos temos um computador gamer e sabemos a necessidade da uma dissipação de qualidade. Nao percam tempo para conhecer o nosso produto e nos dar o feedback para podermos inovar e melhorar se necessario.
Onde encontramos pra comprar? E tem alguns vídeos de comparativo dela já?

Última edição:

tá boa pro 5600?

tá boa pro 5600?
faz isso nao, risco de pegar falsa. Amazon esta em promo a Master Gel, aplicacao eh meio dificil pois eh mais viscosa, mas aqui no meu 5600x deu uma melhorada, na 3080 entao nem se fala..

Users who are viewing this thread

Voltar