Já usei a Mastergel Maker, daquela cuja seringa é achatada, e realmente como comentaram aqui é uma pasta muito difícil de espalhar. Acho que ainda tem um pouco dela na seringa. Tenho um pouco ainda da GD-007, e nem me lembro agora onde usei, mas na época eu lembro ter gostado dela, tanto para aplicar como pelo resultado.
A Thermal Grizzly Kryonaut eu comprei no Ali há mais de um ano. Chegou em 5 dias, mas fiquei um pouco decepcionado com o resultado. Dei uma olhada, e vi que tem um derrame dessas pastas em versões falsificadas. Na época não lembro de ter chegado a uma conclusão se a minha era falsificada ou não. Ela foi aplicada no 3800XT com gammax gte v2 há mais de um ano, e as temps atualmente chegam no máximo a 80 graus rodando blender ou cinebench R20. Não sei se isso está dentro do previsto para o conjunto.
Estou esperando terminar de chegar as peças para montar uma máquina com i5-11600K + MSI Z590A PRO. O cooler da CPU ainda não comprei, pois queria o gammax gte white, pra combinar com o gabinete e as fans, tudo branco, e esse cooler sumiu do mercado. Acho que vou na versão black mesmo, por falta de opção. Agora não sei se compro uma Thermal Grizzly Kryonaut nova ou tento usar a velha que pode ser falsificada. Pelo que vi, o 11600 é bem esquentadinho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Neste review:
![]()
Best Thermal Paste for CPUs 2025: Over 50 Compounds Tested and Ranked
The right thermal paste will improve performance.www.tomshardware.com
Estão falando muito bem na Noctua NT-H1, que na prática está custando mais de 1/3 do preço da Thermal Grizzly Kryonaut. A bisnaga com 3.5 g está por R$69,90 em várias lojas:
![]()
Pasta Térmica Noctua para PC, 3.5g, Cinza - NT-H1
Encontre as melhores ofertas aqui no KaBuM! Confira nossa linha de Computadores, Eletrônicos, Celulares, Notebooks, Tablets, Câmeras Digitais e mais. Compre Já!www.kabum.com.br
De acordo com o review do Tomshardware, a NT-H1 apresentou melhores resultados ou ao menos empatou com a Kryonaut, embora parece que não avaliaram tempo de cura.
O que me dizem?
Sim, creio que as temperaturas estejam normais para o 3800X e o Gammaxx, lembrando que muitos testes de stress não representam muito bem a realidade no uso prático e em jogos.
Tem um dono no fórum que tem o 3800X e testou diversos coolers Wraith Prism, Gammaxx e Mugen 5, veja resultados dele aqui e aqui.
Com base na review da Toms assim como diversos outros testes, a diferença de desempenho entre as pastas mais conhecidas é geralmente bem pequena.
Tem um teste do R5 3600 e o cooler box comparando diversas pastas, entre elas a Kryonault e o NT-H1 aqui (review completo aqui).
Eu diria que optar ou não pelo Kryonault vai mais de cada, mas pela pouca diferença de desempenho o custo acaba não compensando muito.
O desempenho depende mais da capacidade de refrigeração do cooler e nem tanto assim da pasta térmica.
Em geral as pastas mais conceituadas não possuem tempo de cura.
Eventualmente quando acontece, a diferença de temperatura costuma ser bem discreta.
Última edição: