[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

E como que é a durabilidade da mastergel pro?
E por volta de quantas aplicações daria pra fazer com um tubo de 4g?
Vou pesquisar a noctua h2 também para comparar

Parece que existe um consenso entre diversos fabricantes que a durabilidade da pasta dentro do tubo seria de 2 a 3 anos, variando conforme acondicionamento.

No site da Noctua são pelo menos 3 anos guardados na temperatura ambiente:
It can be stored at room temperature for at least 3 years and due to the compound’s exceptional curing, bleeding, dry-out and thermal cycling characteristics, it can be used on the CPU for 5 years or more.

Segundo a CM geralmente as pastas tem validade de 2 anos sem abrir o tubo:
Every circumstance is different depending on various factors, such as the environment. Usually the thermal grease can be preserved for two years without opening. We highly suggest users keep thermal grease in a dry and clean place, and avoid direct sunshine once opened.

Já vi fabricante especificar na binasga essa mesma validade:
07de76.jpg

Mas acredito que os fabricantes estejam apenas sendo conservadores, sugerindo um prazo mais modesto para os consumidores não correrem risco de terem problemas no uso em seus equipamentos.

bom apos 1 mes de aplicacao zf12 usando aqui temperatura se mantendo igual em idle tela abaixo em fullload aumenta uns 5 graus, entao pastinha é show de bola 5x melhor que pasta implastec q eu usava anteriormente que em fulload subia 20 graus.

entao se galera quiser uma pasta bacaninha indico essa ZF12, apesar q nunca testei as mais populares pra comparar se mudaria como GD900 E A GD007, sera q performance seria parecida? e a durabilidade tb? só sei que ZF12 é 2x mais cara q GD007 e umas 5x mais cara que a GD900, oque pessoal me diz? qual teria custo beneficio melhor dessas 3 pastas?

?
kMfuiuv.png

Última edição:
bom apos 1 mes de aplicacao zf12 usando aqui temperatura se mantendo igual em idle tela abaixo em fullload aumenta uns 5 graus, entao pastinha é show de bola 5x melhor que pasta implastec q eu usava anteriormente que em fulload subia 20 graus.

entao se galera quiser uma pasta bacaninha indico essa ZF12, apesar q nunca testei as mais populares pra comparar se mudaria como GD900 E A GD007, sera q performance seria parecida? e a durabilidade tb? só sei que ZF12 é 2x mais cara q GD007 e umas 5x mais cara que a GD900, oque pessoal me diz? qual teria custo beneficio melhor dessas 3 pastas?

?
kMfuiuv.png
Não sei teria melhor performance mas com certeza andaria junto com a GD900 E A GD007 pelo menos nesse seu teste aí.

Instalei meu 5600x, os correios para variar não entregaram minha MX-4 a tempo "não foi feito tentativa de entrega, sera entregue próximo dia útil" brincadeira, terminei usando a pasta que vem com o cooler da deepcool gammaxx 400, vale a pena ter o trabalho de tirar
esse cooler para colocar a mx-4 ?

Instalei meu 5600x, os correios para variar não entregaram minha MX-4 a tempo "não foi feito tentativa de entrega, sera entregue próximo dia útil" brincadeira, terminei usando a pasta que vem com o cooler da deepcool gammaxx 400, vale a pena ter o trabalho de tirar
esse cooler para colocar a mx-4 ?

Se as temperaturas estiverem normais, não faria a troca da pasta térmica tão cedo.
Acho que não valeria a pena o trabalho de trocar de pasta antes de completar 1 ano de uso.

Se as temperaturas estiverem normais, não faria a troca da pasta térmica tão cedo.
Acho que não valeria a pena o trabalho de trocar de pasta antes de completar 1 ano de uso.

No aida no teste de stress ta 71º, ta normal né ?

No aida no teste de stress ta 71º, ta normal né ?

O limite de temperatura é de 95 C, então tem um folga boa.
E geralmente no uso prático e em jogos, as temperaturas ficam abaixo de vários desses testes de stress.

Então particularmente não preocuparia com a troca da pasta térmica agora.
Se não tiver outro equipamento, acho melhor por enquanto manter o tubo do mx-4 fechado e abrir assim que tiver necessidade de usar.

Comprei uma mx-4 com um vendedor do ebay, indicaram ele aqui no topic, como saber se ela é original?

Creio que só comparando com a embalagem original e o QR Code.

Veja esse post aqui.

Escaneei o qr code, deu no site da artic.ac, deveria ter dado algo a mais? :coolface:

aparentemente é original. Veio na mesma caixa e deu pra pegar o qr code.

Última edição:
Escaneei o qr code, deu no site da artic.ac, deveria ter dado algo a mais? :coolface:

aparentemente é original. Veio na mesma caixa e deu pra pegar o qr code.

Depois de usar a primeira vez, a pasta tem algum tempo para usar novamente? Ou como é bisnaga dura a "vida toda"?

Não tem tempo pra usar a próxima vez só fecha bem a tampa no mais é pasta para vários anos.

Sera que a mx-4 é melhor que a pasta que vem com o mugen 5 ?

Não lembro qual pasta que vem no Mugen 5 mas acredito que deve ser pior que a MX-4.
Porque aqui só troco a pasta quando troco de processador :coolface:
Tem q ser a escolha certa.

Tem um review que testou o MX-4 e a pasta da Scythe aqui.

A diferença de temperatura da Scythe é bem pequena em comparação com o MX-4 e outras bem conceituadas.

Então melhor tacar a mx-4 logo né ?

Chegou, só o cooler que não chegou ainda... tempo de decidir é agora...

Particularmente tenho usado o MX-4, mas também não tive problema com as pastas que vinham com os coolers.

Creio que na prática nem vá notar diferença, então fica mesmo a seu critério qual das pastas usar.

Depois de 2 anos usei a MasterGel Maker Nano de novo esses dias quando troquei de CPU, novamente bizarra a consistência pra aplicar kkkkk esqueci de tirar fotos, mas dá uma sensação que ela não vai espalhar de jeito nenhum, aí dei uma exagerada pra garantir e fui apertando com os dedos mesmo pra espalhar e ter certeza que vai cobrir tudo, e pior que nem chega a grudar no dedo, parece uma massinha de modelar seca mesmo, não testei em benchmarks mas jogando Control bateu uns 51c de máx no 5600x stock chegando a 4,65ghz, isso pela leitura do MSI afterburner que aparentemente é o Tctl/Tdie, e dizem que é melhorar considerar o valor CCD 1 Tdie, e pelo que vi tem uma variação mesmo mas não vi padrão consistente, as vezes um tá maior outro menor e vice-versa, e idle por volta de 30c

Depois de 2 anos usei a MasterGel Maker Nano de novo esses dias quando troquei de CPU, novamente bizarra a consistência pra aplicar kkkkk esqueci de tirar fotos, mas dá uma sensação que ela não vai espalhar de jeito nenhum, aí dei uma exagerada pra garantir e fui apertando com os dedos mesmo pra espalhar e ter certeza que vai cobrir tudo, e pior que nem chega a grudar no dedo, parece uma massinha de modelar seca mesmo, não testei em benchmarks mas jogando Control bateu uns 51c de máx no 5600x stock chegando a 4,65ghz, isso pela leitura do MSI afterburner que aparentemente é o Tctl/Tdie, e dizem que é melhorar considerar o valor CCD 1 Tdie, e pelo que vi tem uma variação mesmo mas não vi padrão consistente, as vezes um tá maior outro menor e vice-versa, e idle por volta de 30c
Condensação dela é excelente mesmo depois de meses na superfície do cpu, mas a suas temperaturas estão bem boas visto que o 5600x não é tão quente assim.

Particularmente tenho usado o MX-4, mas também não tive problema com as pastas que vinham com os coolers.

Creio que na prática nem vá notar diferença, então fica mesmo a seu critério qual das pastas usar.

Qual tempo de cura da MX-4, ou hoje em dia não tem mais isso ?

Troquei o Gammaxx 400 pelo mugen 5, temperatura idênticas.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar