Baldur's Gate: Enhanced Edition
História
Para quem não sabe, esse game é um RPG da década de 90 que foi criado se baseando no universo e regras do famoso “Dungeons and Dragons 2° Edição”. A um ano e meio mais ou menos, tive meu primeiro contato com RPG de mesa, e acabei curtindo muito D&D. Um dos meus amigos veteranos comentou sobre o jogo falando que ele tinha elementos do livro, então me interessei bastante.
A história principal de Baldur’s Gate é interessante e consegue prender o jogador com o decorrer da campanha. Apesar disso, o ponto forte nesse aspecto, é a imensa quantidade de informações e conteúdos que você aprende sobre o universo explorando as cidades, regiões e fazendo missões secundarias que são extremamente interessantes em questão de narrativa e criatividade.
O jogo conta também com alguns personagens bem diferentes e interessantes que você se simpatiza pela originalidade. Muitos desses NPC’s possuem diálogos muito imprevisível, que somado com a escolha de fala, desenrola situações engraçadas nunca antes vista em qualquer outro jogo.
Um ponto que talvez não agrade a todos nesse jogo, é que boa parte da história contada é através de textos, o que pode desmotivar as pessoas que não tem muita paciência para ler (eu me considero uma pessoa paciente, e ainda sim, pulei alguns diálogos e informações).
Muitas das histórias, missões e situações que você passa, me lembrou muito das mesas que eu tive de D&D. O jogo te da uma liberdade muito grande, fazendo com que você dê uma personalidade pro seu personagem e a trajetória que ele vai seguir (principalmente pelos diálogos que você tem, que são bem diversos).
Gameplay
A gameplay desse jogo traz várias mecânicas de combate e regras do D&D, e aplica de uma maneira adaptada em um RPG “Point and Click”. O resultado foi um RPG complexo, com varias possibilidades de ação e estratégias durante o combate.
Você tem exatamente as classes e algumas raças do livro, além todas as magias serem explicadas praticamente da mesma forma que as descrições originais.
No game, você possui uma grande quantidade de “side quests”, sendo elas da mais boba para a mais complexa e envolvente. Cada uma delas pode te dar recompensas de XP e itens únicos que você não vai encontrar em nenhum outro lugar que pode vim a calhar com o decorrer da campanha.
A forma como você pode moldar seu personagem com itens e magias são quase infinitas, o que te da a possibilidade de resolver uma situação de várias maneiras possíveis.
Gráficos/Arte
Em relação ao gráfico, apesar de o jogo ser velho, eu achei muito bem detalhado os cenários e muito diversificado os lugares em que o personagem pode explorar. Além disso, a arte das criaturas é bastante interessante, e consegue ser fiel com as ilustrações do livro. Somado a isso, o jogo possui uma trilha sonora que consegue empolgar em momentos de combate e te deixar tenso em momentos de exploração.
Conclusão
Baldur’s Gate é um RPG Point and Click quase que obrigatório para quem curte esse gênero e é fã do universo de D&D. O game consegue cumprir bem o papel de passar a imersão de uma mesa de RPG em um jogo eletrônico. Possui um universo extenso, com uma boa história, contando com uma jogabilidade adaptada a regras do livro, que para mim, funcionou muito bem!
Nota: 9/10
Pontos que poderiam melhorar:
- História contada quase que inteiramente por textos
- Falta de momentos impactantes e memoráveis na história principal