Devo começar dizendo que é o primeiro jogo da From que zerei, apesar de ter jogado a trilogia Dark Souls e o Sekiro. Em todos eles eu tive o mesmo problema. jogava algumas dezenas de horas, vencia algum boss e me vinha o sentimento de "vou ter que passar por isso de novo?". Eu sei que muita gente exalta o sentimento de realização por bater um boss difícil, e até concordo, mas pra mim a frustação das outras 20 tentativas é maior do que a satisfação dessa vez que deu certo. Daí tu pode dizer "mas isso é pq tu é cotoco". Pode ser, não vou dizer que não, mas não vai mudar o fato que é o que me passa
Dito isto, Elden Ring é diferente
Eu não tinha expectativas altas pra esse jogo, sou daqueles que preferem jogos lineares do que de mundo aberto, mas se tem uma franquia que a adição de mundo aberto funcionou, é essa. A liberdade de ir onde quiser, de explorar cada dungeon, de matar cada field boss, testar novas habilidades, todas as peças funcionam pra tornar este jogo numa experiência extremamente viciante
Terminei o jogo com 130+ horas, fiz tudo que achei até a penúltima área do jogo, no qual eu já estava com a build final pronta, bastante overleveled e que não via motivo pra ficar procurando porta de caverna em cada paredão. A experiência foi, como podem imaginar, extremamente positiva. O gameplay, pra mim, tá no ápice da from, bem polido e com poucos momentos bullshit.
Os gráficos são bem defasados, mas a direção de arte é excepcional, o jogo é lindo e tem muito detalhe que aumentam a experiência visual. A trilha sonora é muito boa, principalmente a música do menu, de um tom épico que me fazia deixar o jogo aberto só pra ficar ouvindo ela.
O lore é uma loucura, intrigante, mas que necessita de um exercício mental grande para ser encaixado. Tudo bem que isso faz parte da experiência from software de não segurar a mão do jogador em cada detalhe, bem como exaltar a curiosidade e exploração por parte do jogador, mas elevaria a experiência se tivesse uma linha um pouco melhor, ou mais cutscenes grandiosas.
A dificuldade vai de você, tem muita coisa apelativa e quanto mais tu explora, maior teu level e vem uma boa facilidade disso. Eu só tive dificuldade de verdade no primeiro boss. O resto, por grande parte do jogo, foram mortos na primeira ou segunda tentativa, tirando alguns boss do final, mas que foram vencidos muito tranquilamente quando adaptei a minha build para o sangramento, que tanto para o SP como para o MP está muito roubado.
Concluindo, recomendo muito para quem gosta de RPG de ação, jogo de mundo aberto, jogo de exploração e que não tenha medo de morrer um pouco
Agora vou ali assistir mais uns 10 vídeos sobre o lore enquanto penso se faço um NG+ pra conseguir o final que falta pra platina