FPS de ação com um quê de terror e sobrevivência, em Metro 2033 você joga no papel de Artyon, um sobrevivente da terceira guerra mundial que vive numa estação de metrô de Moscou e que deve seguir uma jornada pra superar uma nova ameaça.
O jogo, de forma linear como um metrô deve ser,

te coloca numa campanha inspirada no livro Metro 2034, no qual você vai seguindo de túnel em túnel, estação em estação, as vezes até na superfície, lutando para levar uma mensagem que pode ajudar a salvar a tua casa. O jogo tem como foco a trocação de tiro contra monstros que vivem nessa Moscou apocalíptica, com várias características focadas na sobrevivência que um mundo assim requer. A munição é escassa, tanto que é utilizada como dinheiro. O ar fora do metrô é tóxico, sendo necessário utilizar máscaras nessas situações, essas que quebram durante o combate e que necessitam de troca regular de filtro, que tem tempo limitado de uso. Muitas vezes você está no meio do combate e se encontra numa situação em que deve trocar o filtro ou limpar a lente da máscara de tanto sangue que tem.
As armas tem um bom nível de variedade, mas eu não testei muitas, visto que gastei minha cara munição em acessórios e ficava com "dó" de ter que abandonar a minha arma para pegar uma nova (Tu consegue carregar 3 delas) e me via sempre usando a shotgun, que é confiável e tu encontra munição em abundância.
Existe um sistema de stealth em que a iluminação e o barulho podem ser usados contra ou ao seu favor. No começo você conta com facas de arremesso para passar por inimigos sem chamar atenção, logo mais consegue visão noturna e pode desligar a tua lanterna, que chamava atenção contra você. Em alguns lugares tem objetos que podem fazer barulho e chamar atenção de inimigos para um corredor em que os afunila, em outro tem uma lâmpada que pode ser quebrada para transformar o lugar num breu e você passar sem chamar atenção.
O jogo tem detalhes que agregam a experiência, como a necessidade "recarregar" a tua bateria com um dinamo para conseguir usar a lanterna ou a visão noturna, o teu isqueiro que serve para iluminar o teu caminho e caderno, bem como queimar teias de aranha e as demais citadas anteriormente.
No geral gostei do jogo, o gameplay é bom, a atmosfera é bem construída e plano de fundo da história chama atenção. Mas ele conta com alguns defeitos que fazem perder pontos pra mim. A munição só será problema se tu não catar nada pelo mapa e/ou atirar usando o pé pra controlar o mouse e os inimigos são previsíveis e fácil de combater e você é consideravelmente poderoso, fazendo que a questão sobrevivência esteja mais no ambiente que no gameplay em si. Além disso, uma parte chave da história/lore me incomoda bastante e ela é extremamente determinante em algumas missões e no último capítulo, fazendo com que o jogo ande por um caminho que eu não gostei e que faz eu admirar muito mais do plano de fundo do que da história em si.
Por fim, recomendo para todos que gostem de um bom jogo de ação, com história diferente e que tem peso. Se tiver medo de jogar por não gostar de jogos de terror pode ir tranquilo pois as situações tensas são ínfimas e se não quiser jogar só mais um jogo de tiro, pode ir tranquilo que os detalhes vão fazer tu ter uma experiência interessante.