A Trilogia Devil Came Through Here [The Cat Lady, Downfall e Lorelai]
Eu virei fã incondicional dos jogos do Rem Michalski, conhecido como o Stephen King dos games, eu acho incrível como ele consegue criar personagens tão bons, uma historia tão impactante envolvendo temas tão pesados, e que dificilmente são explorados nos jogos grandes, isso tudo em um jogo de terror bem cru.
Os jogos do Rem Michalski e de sua desenvolvedora, a Harvester Games, tem a base dos clássicos Adventures, só que ele não é um point click de fato, mas a base é a mesma, controlamos o personagem, seguimos na história, resolvemos puzzles etc. Para jogos desse tipo, se não tiver um enredo que prende e bons personagens, o jogo não funciona, e felizmente aqui são exatamente esses os pontos forte desses jogos.
The Cat Lady [2012]
Começamos com a narração de Susan Ashworth, uma mulher de 40 anos, sem família, sem amigos e sem esperança de um futuro. Uma mulher solitária que mora em um prédio decadente. Susan narra o seu sofrimento, e sua infeliz intenção, ao tomar mais de 30 comprimidos para insônia, Susan se suicida. Em um mundo estranho, Susan conhecerá a misteriosa Rainha das Larvas e suas intenções, ela oferece uma missão, matar 6 Parasitas no mundo real, e a concede a imortalidade, para desgosto de Susan. Ao acordar, depois de um ato de suicídio, ela terá que lidar com o sofrimento que existe dentro de si há muito tempo, e a maldade humana do mundo real.
Downfall [2016]
Downfall conta a história de Joe Davis, que está casado com Ivy Davis há 10 anos. O relacionamento entre eles é bem conturbado, então Joe tem a ideia de passar um tempo fora em um refúgio romântico com Ivy, no Hotel Quiet Haven, para tentar reconciliar e melhorar o relacionamento. As coisas dão errado e Ivy desaparece, Joe então vai a procura de sua amada nesse local bizarro onde revelações serão descobertas.
Lorelai [2019]
Jogamos com Lorelai. Uma garota com o sonho de ir embora de casa junto com sua pequena irmãzinha, Bethany, fugindo de um lugar ruim, onde mora sua mãe sem esperança, e de seu padrasto horrendo de vários modos imagináveis. E com isso, a doce Lorelai não medirá esforços para conseguir ir atrás de seu sonho, mesmo após uma grande tragédia, que muda tudo.
The Cat Lady é o mais pesado dos 3, temas como depressão, pensamentos negativos, sem esperança de um futuro, a vivência de uma vida com prazo e como encarar isso, entre outros. Os temas são colocados de forma bem crua e extremamente palpável, que incomoda bastante, e de uma forma bem triste, sua arte ajuda muito nessa percepção, como as cores, quase que o jogo todo no preto e branco com pitadas de cores aqui e ali, fazendo um paralelo muito nítido de Susan.
Downfall já é o mais agressivo, visceral e gráfico dos três jogos. Com temas como Anorexia, a forma que nos vemos por dentro por influência externa, a vida de pessoas em relacionamento conturbado e desgastado, e atos de loucura por uma pessoa que não quer desistir.
Lorelai, mesmo abordando um tema tão pesado, ele ainda é o jogo mais palpável dos 3, as cores é lindamente trabalhado aqui, os tons de preto e branco não são tão fortes como em The Cat Lady, e também não é tão terror e visceral como Downfall, ele tem um ar de esperança, é um jogo muito bonito, agora feito na Unity, sendo muito visível a evolução de tudo comparado a engine anterior.
A Trilha Sonora é algo que pode ser dito para os três jogos, são espetaculares, as músicas escolhidas a dedo de ótimas bandas, e que cai como uma luva para as cenas escolhidas, como as belíssimas, ou aterrorizantes, músicas ambientais criadas pelo irmão do Rem.
A jogabilidade é a mesma de um adventure, seguimos a historia e seus acontecimentos, terá momentos com puzzle ou algo para solucionar, isso é mais forte no The Cat Lady, Downfall tem um base mais de ir e voltar nos mesmo lugar, o famoso Backtrack, Lorelai é o mais linear nesse sentido, mesmo sendo o mais bonito e com a evolução maior por usar o Unity.
The Cat Lady está no meu top 5 jogos da minha vida fácil, por mais incrível que pareça, sendo um jogo simples, o trabalho do Rem é fantástico, criando praticamente o jogo sozinho com o seu irmão na trilha sonora, e algumas colaborações, The Cat Lady foi desenvolvido enquanto ele trabalhava em asilo [Foi abordado isso no Lorelai] e em um Hospital [Abordado no The Cat Lady], as vendas fizeram com que ele ficasse full time no desenvolvimento, e está até hoje. São jogos pequenos, mas que tem sua legião de fãs [alias, até Brasileiros, as traduções são feitas por fãs e lançado em update], e o desenvolvimento de cada jogo foi melhorando visivelmente a cada lançamento novo, quer dizer que está dando certo. Burnhouse Lane, o ultimo jogo do Rem, saiu há um bom tempo, mas enfim saiu uma tradução há pouco tempo atrás, é um ótimo jogo também.
Mesmo olhando a sinopse, vendo a base dele ser algo muito pesado, todos os jogos tem algo a dizer, não é gratuito, de jeito nenhum. The Cat Lady tem um final muito bonito.
Para quem gosta de adventure, um jogo de terror com temas pouco convencionais nos jogos grandes, bons enredos e bons personagens, vale muito a pena conferir.