The Last of Us 2 é um caso curioso...é um dos melhores jogos já feitos na história, muito acima da média e tal, mas como toda continuação de algo, sofre em ser comparado com o antecessor, que de fato, foi algo extremamente inovador (basicamente ditou o padrão de jogos da Sony atual) e muito original.
Acredito que o maior "problema" dele foram as expectativas, só se falava nesse jogo durante 7/8 anos em grupos de PS, o hype era algo surreal, os protagonistas eram extremamente carismáticos, narrativa impecável, etc, basicamente "todo mundo" que tinha um PS4 estava esperando esse game, que chegou no último ano da geração, foi guardado até o último segundo...mas por algum motivo ele não cativou tanto quanto o primeiro e isso gerou uma vibe ruim na boca do povo, fóruns, grupos, etc.
E o mais curioso do game é que ele tem diversos prêmios (ultrapassou TW3), possui notas altas da crítica, vendeu bem e tal (menos que o primeiro)...mas na boca do povo o jogo não foi tão bom assim.
Acho que iam alterar muitas coisas no game ainda, pois ele tinha uma data "x" de lançamento, depois foi adiado para uma data "y" e quando chegou próximo ao lançamento ele foi adiado indefinidamente. Porém, após esse último adiamento, vazaram exatamente o game inteiro na net, com vídeos e tudo mais, inexplicável.
Após tudo isso, a Sony voltou atrás e teve que lançar o jogo rapidamente, semanas depois. Com os spoilers e decisões que não agradaram uma parte do público, muita gente deixou de comprar/jogar e com o tempo quase ninguém fala mais do jogo, a própria Sony "esqueceu" do game e tal, onde estão focando em um jogo Multiplayer GaaS e no remake do 1 (3º lançamento do jogo).
Enfim, não tenho muito o que falar do jogo, é uma obra prima, daqueles que vc repensa a vida, mas pra mim não superou o primeiro (apenas tecnicamente e graficamente, o que é natural para 8 anos depois). Já o primeiro, está ao lado de Elden Ring, TW3, Red Dead 2, FF e outros, na minha prateleira de melhores jogos.