Oi, pessoal. Na BF do ano passado eu comprei uma Samsung S90D 65' e vivi uma montanha russa de emoções com ela. Então, resolvi colocar nesse post tudo que aprendi sobre o modelo e sobre minhas percepções pra ajudar quem pretende comprar.
No início eu estava em dúvida entre a S90D e a C4. A C4 volta e meia aparecia cerca de 1k-1,5k mais barata e eu ficava na dúvida se valeria a pena pegar a S90D. Na BF o site da Samsung colocou a S90D a 10k em 18x, ai baseado no review do Rtings e de tudo que se falava do QD-OLED, não pensei duas vezes e comprei.
Eu estava com uma C1 de 55', então quando a S90D 65' chegou, a diferença entre as duas era muito clara. O que mais chamou atenção era o quanto a S90D tinha mais brilho e as cores mais vívidas. Até ai ok, mas quando passou aquela animação da troca e comecei a usar a S90D no dia a dia, os perrengues começaram a aparecer.
Eu comecei usando a TV nos modos que o Rtings indicava, Movie Mode (MM) ou Filmmaker Mode (FMM) para maior acurácia de imagem e Dynamics Mode (DM) para mais brilho e saturação de cores. Eu comecei a reparar que o motion handling da TV em qualquer desses modos era, no mínimo, estranho. Imagens que se moviam tanto rápido quanto nem tão rápido assim tinham um arrasto que eu não tinha na C1, principalmente em SDR. Mesmo mexendo nas configurações de arrasto não melhorava. Era como se a TV fosse lenta para mover a imagem. Fiquei preocupado de a minha unidade ter vindo ruim. Procurei em fóruns sobre isso e achei uma thread no AVS com várias pessoa reclamando da mesma coisa, então entendi que era uma questão do modelo e comecei a me arrepender da compra pq esse problema tava incomodando bastante para assistir.
Nessa thread, algumas pessoas falavam com isso só acontecia nos modelos da S90D que eram WOLED, porém antes de comprar eu tinha lido que as 65' eram sempre QD-OLED. Fuçando mais, descobri que a Samsung faz uma salada nos painéis da S90D. Simplesmente não deixam claro se a sua unidade é QD-OLED ou WOLED. Achei várias informações sobre tamanhos e códigos de produto, inclusive aqui, mas nada oficial e muita coisa contraditória. A Samsung simplesmente não se posiciona e dane-se os consumidores. Meu arrependimento de compra começou a aumentar e já tinham se passado os 7 dias para devolução.
Finalmente, numa das minhas pesquisas, achei um usuário que recomendava usar o modo Padrão de imagem e fazer os ajustes que achasse necessário porque nesse modo o motion handling funcionava bem. Para minha grata surpresa, funcionou! No modo Padrão, sabe-se lá pq, o motion handling simplesmente funciona. A imagem fica perfeita, sem arrasto nenhum, tanto em SDR quanto em HDR. Minha suspeita é que está mal otimizado no sistema da TV os outros modos, que devem usar mais processamento, e a imagem fica ruim (na minha opinião). No modo Padrão, fiz todos os ajustes que queria para deixar a imagem mais fidedigna, não tão saturada de cores e com bastante brilho e ai sím eu vi ao que veio a S90D. A imagem ficou espetacular!
Um ponto importante sobre essa TV é sobre SDR. Eu assisto muito Youtube e conteúdos SDR. O processamento da LG para mim era perceptívelmente melhor nesses casos. Não que a imagem SDR na S90D fique ruim, mas vc percebe que ela tá mais "crua". A LG realmente faz um trabalho melhor suavisando o conteúdo SDR. Gostaria de poder experiementar a C4 para ver qual se sairia melhor no mundo real.
Depois de resolver a questão da imagem, me deparei com uma questão relacionada ao áudio da saída óptica. Eu tenho um conjunto 2.1 da Edifier que estava ligado na C1. O mesmo conjunto na S90D, mesmo no máximo, estava mais baixo. Novamente, pesquisando sobre isso em vários lugares, descobri que a querida Samsung faz uma redução de -9dB na saída óptica, sabe-se lá pq. Descobriram isso entrando no Service Menu da TV e acharam o campo com essa redução. As pessoas que alteraram isso não tiveram mais problema. Como eu não queria partir pra esse tipo de solução para não perder a garantia, resolvi ligando a TV ao Edifier por BT. Só de trocar para BT o áudio já ficou bem mais alto.
Quanto à questão do painel QD-OLED e WOLED, eu fiz as pazes com minha consciência e decidi deixar pra lá. Fica o aprendizado de uma próxima compra pesquisar mais antes de comprar e fica uma nota mental negativa em relação a forma como a Samsung trata os consumidores.
Enfim, minha experiência com a TV agora está satisfatória, mas não esperava passar por isso tudo com uma TV top de linha do ano, inclusive a mais recomendada pelo Rtings. Se vc pretende comprar esse modelo, eu ainda indicaria. A imagem quando ajustada é sensacional. Só saiba que não é uma TV que ligou e já tá lindo. Tem que gastar um tempo ajustando.