Eu acho interessante como o Uber mostrou o que acontece quando se parte para um liberalismo econômico extremo, com intervenção estatal virtualmente mínima, para não dizer inexistente.
No papel a ausência de controle/regulamentação (e aqui entenda o "ausência" como "mínima", todo mundo sabe das pequenas regras do Uber) possibilita a liberdade do autônomo, mas na realidade resultou no sucateamento/precarização do serviço e um regime de quase exploração do motorista.
Já peguei uns UberX em estado deplorável, veículo com manutenção precária, condições higiênicas questionáveis, coisa porca mesmo. Esse tipo de veículo está rodando com um custo mínimo e até aquelas migalhas pagas pelo aplicativo já dão algum lucro para aquele motorista, então ele topa qualquer viagem (possivelmente o cara nem sabe o custo dele para rodar e quando está lucrando ou pagando para trabalhar). E isso vai ferrando quem quer fazer a coisa direita, afinal, o motorista que quer ter um carro decente, manutenção em dia, seguro, confortável ao usuário, vai ter um custo muito mais elevado do que o cara do carro capenga, mas o valor da corrida é o mesmo, com uma ínfima diferença se ele pular para categoria Uber Comfort, onde também já peguei alguns veículos mais surrados (mas nada comparado aos UberX).
No final, longo prazo, você vê que no UberX praticamente não existe carro bom de fato, ou o cara vai pro precário ou paga pra trabalhar, os motoristas já comentaram que pedem pra Uber limitar minimamente o número de motoristas novos, fixar um número para cada cidade, se não a oferta/procura fica muito prejudicada e os preços caem muito, falta gente pra fazer corridas, mas a companhia não está nem aí, é 100% livre mercado, se quiserem colocar um Uber por habitante cobrando 3 reais pra rodar 20km, ela vai topar e vai ter maluco fazendo isso pra não morrer de fome.
E claro, sempre vai rolar a máxima: "se tá ruim, só não trabalhar", uma frase válida mas ao mesmo tempo cretina, quando a opção da pessoa é topar essas corridas ou passar fome desempregado dizer que ele tem "opção" é forçoso, mas é a lei do mercado.
O bom é que isso reabriu um nicho para os taxis. Em geral são veículos melhores que os Uber Comfort, motoristas melhores (já peguei cada barbeiro dirigindo Uber pqp), carro mais limpo, em várias cidades onde só tem Uber X e Comfort você só pega veículo com mais porta-malas ou 7 lugares se for de táxi, além do valor dos taxistas ter despencado. Já peguei viagem que no Uber Comfort de Grand Siena meia-boca e só 3 passageiros custou R$ 19,00 e no táxi Corolla novo levando 4 passageiros saiu R$ 25,00. Eu não arrisco ir para um evento social, onde eu vou de terno e a patroa vai de vestidão e cabelo arrumado na loteria do Uber, prefiro pedir um táxi mesmo e garantir um padrão mínimo a correr o risco de chegar lá fedendo óleo queimado ou cigarro do motorista.
P.S: Sim, eu já peguei Uber com carro top, já peguei Uber de carro zero, cheiroso, limpo e arrumado que só faltou o motorista estar de smoking e luva branca, mas sabemos que é uma loteria, já peguei Prisma que quando chegou pra nos levar ao aeroporto tivemos que dispensar pq, apesar de eu avisar no chat spbre as bagagens, o cara chegou com o porta-malas lotado de cilindro de GNV e som automotivo pancadão, e ainda saiu mandando eu cancelar a viagem pra não sobrar pra ele. Já peguei carro que tinha mais barulho de suspensão rangendo e batendo do que do próprio motor (que não era silencioso), e não adianta falar que "é só dar nota baixa" pq o cara tinha milhares de corridas no histórico e continuava rodando daquele jeito, pelo visto precisa duma porrada de avaliação negativa pro cara ser cortado de verdade, fora que não duvido ele dar jeitinho de logo retornar.