Gostaria de saber a diferença pratica entre umbanda e candomblé, e ignorando os mitos populares o que é a macumba?
Completo perguntando pq alguns pais de santo chamam as pessoas que pedem trabalho de "clientes"?
Vou responder as duas perguntas de uma vez só aqui. Primeiro em relação com o Candomblé eu não posso falar nada, pois não o pratico e nem nunca visitei algum barracão de blé, logo não afirmar nada com certeza, mas acho que a grande diferença é que no blé, eles acreditam que o Orixá que rege a tua coroa (cabeça) nasci junto com você, então ele dividiria o mesmo corpo com o seu períspirito e não há incorporação há, que chamam de Virar no Santo. A Umbanda crê que os orixás são as energias que movem o universo, as forças da natureza e eles tem suas falanges que são espíritos que vibram na mesma faixa do orixá. Logo por ex: O meu pai é Oxóssi, meu orixá de cabeça, meu regente, o espírito que me acompanha que está na vibração de Oxóssi é Caboclo 7 Flechas. Então essa é, a meu ver, uma das grandes diferenças entre blé e umbanda, essas que são dividas em nações por ex: Nagô, Bantu no Zeijo (a que frequento) Bantu no Amerindio e por aí vai. Enquanto a macumba, este nome é o nome de uma arvore africana usada para fazer um instrumento musical que era muito usado nos terreiros, que muito se assemelha ao reco reco de hoje, logo o reco reco é a macumba do terreiro, quem toca reco reco é o macumbeiro. Porém, com o passar do tempo e com a 'suposta liberdade religiosa' muitos umbandistas, os primeiros a serem livre, adotaram o termo para se referir ao seção, o trabalho, ou melhor definindo, todo o ritual que é feito em um dia no terreiro, que também se chama GIRA (gira de umbanda, seção de umbanda), para poder espantar curiosos que só queriam satirizar e fazer outras chacotas, então o termo pegou. Isso entra na resposta para o Izaac, assim como temos em todos as partes do mundo em tudo que se for fazer, há pessoas de má índole que tentam tirar proveito de "supostos dons" para conseguir dinheiro. Por isso que a Umbanda é coisa séria para gente séria, temos "segredos" que não são passados para qualquer um por isso mesmo. Por ex: Até um banho de descarrego, tem todo um fundamento por trás, existe todo uma parte de estudo, que se tem de fazer para "ser pai de santo" são coisas que demoram décadas e você vê em muitas esquinas aí pai de santos de todo tipo, cobrando para fazer despacho errado que só ferra com a vida dele e da pessoa. Não se cobra para fazer nada para ninguém num terreiro, a não ser os filhos da casa que tem mensalidades a pagar, guias (colares) para poder fazer, coisas da obrigação ( essas são as etapas que passamos para se tornar babalaorixá ou pai de santo) que tem que ser pagas. Olha no terreiro que frequento, tem gente que não quer se mostrar que vai lá, então se alguma entidade pede ele para comprar alguma coisa, eles preferem dar o dinheiro para que alguém compre, só para não ser taxado na rua de macumbeiro. Então, qualquer lugar que alguém entre, que o pai de santo cobre para fazer qualquer coisa, este lugar não é umbanda, são marmoteiros, que não sabem o que faz. P.S.: É bem comum, pais de santos, mães etc, terem uma casa de artigos religiosos por ex: minha bisavó de santo tem, então muitas pessoas compram na mão dela, para poder usar no terreiro dela, mas isso é diferente pois ela trabalha, fisicamente, com isso..... mais alguma dúvida?