Qualquer coisa que é boa e "misteriosa", a explicação simples pra esse tipo de gente é "foi deus"; mas se algo for ruim, a explicação não é outra alem do "é do capeta"
Assim é facil, né negada! Parece até coisa de político, igual os dizeres de um desses tantos ministros brasileiros que cairam, "O que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde".
Já vi muitos causos de curas milagrosas, mas causo de ex-amputado nunca vi...
Será esse o limite dos poderes divinos??
Isso é bem mais profundo do que você imagina.
O que acontece é que Deus estabeleceu certas leis celestiais que nem mesmo Ele pode desobedecer (por própria escolha Dele), e são essas leis que mantém a Sua autoridade na esfera espiritual (e em breve também visivelmente na natural).
Outra coisa que é necessário falar, é que o nosso planeta é repleto de espíritos malignos, que são energias invisíveis aos nossos olhos naturais. A única forma de esses seres saciarem a sua vontade de fazer maldade, é através das almas dos homens, por exemplo, quando você se ira, você está sendo influenciado por um espírito chamado "ira".
Entre as leis que citei antes, existe o livre-arbítrio do homem, ou seja, ele pode satisfazer o espírito que ele quiser, seja o Espírito de Deus, ou os espíritos malignos que citei antes. Quando uma pessoa se relaciona com um espírito, ela recebe benefícios do espírito, por exemplo, o prazer que se sente quando se comete imoralidade.
Contudo, quando a pessoa decide se relacionar com um espírito maligno, aquele espírito ganha uma legalidade sobre a vida da pessoa.
E como o intento desses espíritos é também levar as pessoas para o inferno, eles não deixam passar a oportunidade de causar dano para uma vida.
Resumindo, o mal acontece por tais motivos: legalidade adquirida por espíritos caídos; pessoas influenciadas por espíritos malignos; julgamento divino (esse geralmente só ocorre depois de a pessoa ter recebido diversas oportunidades de arrependimento, Deus nunca condenará alguém sem antes dar oportunidades para a pessoa). Creio que existam ainda outros motivos, mas creio que já deu pra entender um pouco, tentei ser detalhista, espero que tenha entendido.