[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Alguém que comprou essas RX 7800 XT já recebeu de alguma loja ou ta tudo na pre venda mesmo? (tem loja com mais de um mês de pre venda)😕
 
Esses 127W e 197W ainda são um valor bem acima dos 95W que a fabricante mostra. Não concorda!
Consumo da Intel é calculado com o clock base, sem boost nenhum... por isso nunca fica nos 65 ou 95... AMD dizem que é no boost.
 
Por isso seria muito mais fácil eles colocar também o consumo real da placa/processador em uso intenso e não só chutar muito pra cima a fonte recomendada
Chutando muito pra cima ainda tem gente que faz loucuras... imagina se eles informarem a realidade, vai ter "gamer" querendo fazer a GPU rodar com vento apenas,,,
Juro que tento entender a lógica de peão que gasta fortunas em CPU/GPU e quer comprar fonte de R$ 1,99
 
Chutando muito pra cima ainda tem gente que faz loucuras... imagina se eles informarem a realidade, vai ter "gamer" querendo fazer a GPU rodar com vento apenas,,,
Juro que tento entender a lógica de peão que gasta fortunas em CPU/GPU e quer comprar fonte de R$ 1,99
CPU Ryzen 5600X - 800 reais
GPU 4060 - 2000 reais
Placa mãe CQM - 700 reais
Fonte 700W - 700 reais

Uma placa mãe chuta que é macumba custa o mesmo que uma fonte. A fonte custa mais que a CPU.
Se vc juntar CPU + Mobo + Ram vc paga o mesmo perco da VGA.
Sei lá só acho que a fonte tá meio cara.
É um componente bem menos complexo.
 
CPU Ryzen 5600X - 800 reais
GPU 4060 - 2000 reais
Placa mãe CQM - 700 reais
Fonte 700W - 700 reais

Uma placa mãe chuta que é macumba custa o mesmo que uma fonte. A fonte custa mais que a CPU.
Se vc juntar CPU + Mobo + Ram vc paga o mesmo perco da VGA.
Sei lá só acho que a fonte tá meio cara.
É um componente bem menos complexo.
Em nenhum momento eu disse que Fonte tá barata... mas tem gente que gasta 10mil em GPU, 5mil em CPU e acha ruim de pagar 1mil numa fonte... lembrando que se a fonte de 500 cruzeiros que ele comprou (reclamando ainda) der pau, leva a GPU de 10k e a CPU de 5k pro inferno...

Hoje usam um ditado que é: Não aguenta, não desce pro play...
Antigamente (na época do meu avô) o ditado significava a mesma coisa mas se falava diferente: Se acha que vai se cagar, então não peida
 
O problema da fonte n é nem o preço, ela é só o alicerce de todos os componentes. N dá pra abrir mão da qualidade ou subdimensionar ela pro seu sistema. Só que descobrir o real consumo do seu sistema, pra saber qual fonte comprar, não é muito intuitivo. Apesar de ter sites pra facilitar essa conta, dá uma agonia chegar no site da placa de vídeo e ver um requisito de fonte mais que o dobro do consumo do seu sistema, só pq usaram o exemplo mais pessimista. Podia ter um PSU calculator bem detalhado no site da nvidia, AMD e Intel pra gente ficar mais tranquilo kk
 
Alguém que comprou essas RX 7800 XT já recebeu de alguma loja ou ta tudo na pre venda mesmo? (tem loja com mais de um mês de pre venda)😕
Esta tudo em pré-venda
Pelo que andei vendo, a Pichau é que tem o maior prazo

Previsões de envio:

Terabyte: 30/09
Kabum: 04/10
Pichau: 23/10
O problema da fonte n é nem o preço, ela é só o alicerce de todos os componentes. N dá pra abrir mão da qualidade ou subdimensionar ela pro seu sistema. Só que descobrir o real consumo do seu sistema, pra saber qual fonte comprar, não é muito intuitivo. Apesar de ter sites pra facilitar essa conta, dá uma agonia chegar no site da placa de vídeo e ver um requisito de fonte mais que o dobro do consumo do seu sistema, só pq usaram o exemplo mais pessimista. Podia ter um PSU calculator bem detalhado no site da nvidia, AMD e Intel pra gente ficar mais tranquilo kk

Concordo
Acho que o mais próximo de uma calculadora real que podemos ter, e que de certa forma é boa, é o:


Baseado na minha configuração, por exemplo:

0j5ZbhM.jpg


 
Última edição:
Consumo da Intel é calculado com o clock base, sem boost nenhum... por isso nunca fica nos 65 ou 95... AMD dizem que é no boost.
Aí concordo, pode enganar leigos e quem não faz uma rápida pesquisa mas também não é difícil encontrar informação hoje em dia, de qualquer forma acho que deveriam citar o consumo máximo real porque facilita pra dimensionar o restante do hardware
Se vc dividir 297W por 8 vc vai ter o consumo de 37W por núcleo.

Esse TDP de 95W que a Intel mostra/informa está mais perto/próximo do consumo em idle(82W)do que dos 129W e 297W.

Ou seja esse consumo que ela informa vc meio que obtém só dele estar funcionando sem estar rodando nenhum software. Vc ligou o PC já estará consumindo 82W mesmo sem mexer em nada no PC.

Isso falando do Ci9 11900K.
É algo que eu não sabia
Até fui ver sobre o meu aqui, e os 117w do Core i5 12400f então não é ele funcionando em multi threadead.

power-multithread.png
A questão é que a forma de divulgação da Intel é diferente, ela tem três limites térmicos, e divulga eles de forma diferente para ambientes diferentes:
- PL1 = Esse é o valor padrão, e implica no consumo do processador funcionando em situações normais, como navegar na internet, assistir um video no youtube, planilhas, musicas, ...
- PL2 = Esse é o valor em Turbo Boost, que por padrão fica utilizável por apenas 56s (a Intel chama esse tempo de TAU), logo não impacta no consumo constante da sua fonte, é apenas um pico de desempenho para empurrar algum programa que necessite desse clock todo;
- PL3 e PL4 = Esses valores são utilizáveis por padrão apenas em notebooks, e eles servem para cuidar de spikes de energia e clock (que em desktop é irrelevante). O PL3 define duas áreas, a comum e crítica, enquanto que o PL4 atribui o teto da área crítica do PL3, logo seu processador é permitido ter spikes de até 10ms nessas áreas, mas ao chegar na crítica o processador aplica um throttle mais severo que o clock mínimo configurado para obrigar o consumo a cair.

Edit:
95WTau.png

ZThmOWI5ZDM1ZTM0ZTE4ZTc1MWE5ZmE1N2JhZmUzYmYxYTE2YjYxOTExNThiN2FjNzk2ODRlMTgwNTFjMmZhNQ3D3Dpl1pl2-5684915-4015023.png

riubvhfciqkd5vfothpf13rps5u9dviz.png

Logo, a Intel se vale do motivo de que a grande maioria de seus usuários utilizam o computador de forma básica para informar apenas o consumo básico. E quanto a esses consumos exagerado, a culpa é dos fabricantes de placas-mãe que quebram o TAU, o tempo limite do turbo, definindo ele como infinito, então o processador fica trabalhando no PL2 infinitamente (algumas AIBs chegam a ignorar/desativar até o thermal throttle no PL2) e isso gera esses gráficos absurdos de 200W+ e temperaturas >95ºC.

Quanto ao valor de cada PL, coloquei uma tabela aqui com tudo, em outro tópico, mas trago para cá só para reforçar a resposta (a tabela é válida até a 13ªgen, não sei se na 14ª mudará):
TDPPL1PL2 i9 (LTR)PL2 i7 (LTR)PL2 i5 (LTR)PL2 i3 (LTR)PL2 Pentium e Celeron
35W35W125W (106W)125W (100W)92W (75W)55W (70W)42W
46~58W46~58W46~58W
65W65W225W (202W)225W (180W)135W (117W)90W (90W)
125W125W250W (240W)230W (190W)180W (150W)

No caso @O´conner , o seu i5 ocupa a linha de TDP 65W, ou seja, 135W de pico e 117W de consumo sustentado (LTR). Por fim, @Batman-X , ainda vou responder sobre o desempenho das placas, é que ultimamente estou sem tempo para nada >.<
 
Última edição:
Já que vocês estão falando sobre energia/power consumption, queria ver com vocês a minha situação:
Tenho uma OCZ StealthXStream 2 de 600W (sim, essa fonte já tem uns 12 anos na minha mão).
Queria pegar uma 7800xt... no momento ainda vou rodar as coisas em fullhd pois deixarei o upgrade de monitor pra depois, atualmente tenho um LG 29 UW (versao g69/75hz).
Acham que a OCZ seguraria a 7800xt com cap de fps em 60?

Resto da build:
Ryzen 2600 stock
A320M
Corsair Vengeance 2x8gb ram 2400mhz cl14 se nao me engano
512gb ssd nvme crucial p1
240gb ssd sata III kingston

Pretendo montar o resto da build ano que vem. (trocar o proc/mobo, ram e fonte)
 
Vcs acham um bom negocio 6700xt por 1700?
 
Vcs acham um bom negocio 6700xt por 1700?
Nova? Sim. Usada? Depende do estado da placa/quanto você confia no vendedor e o quanto liga pra garantia

Já que vocês estão falando sobre energia/power consumption, queria ver com vocês a minha situação:
Tenho uma OCZ StealthXStream 2 de 600W (sim, essa fonte já tem uns 12 anos na minha mão).
Queria pegar uma 7800xt... no momento ainda vou rodar as coisas em fullhd pois deixarei o upgrade de monitor pra depois, atualmente tenho um LG 29 UW (versao g69/75hz).
Acham que a OCZ seguraria a 7800xt com cap de fps em 60?

Resto da build:
Ryzen 2600 stock
A320M
Corsair Vengeance 2x8gb ram 2400mhz cl14 se nao me engano
512gb ssd nvme crucial p1
240gb ssd sata III kingston

Pretendo montar o resto da build ano que vem. (trocar o proc/mobo, ram e fonte)
Olhando apenas a potência 600w segura a princípio, qual GPU você usa atualmente? Seria interessante se botasse uma imagem da fonte, dessa parte

pTkLHad.png
 

Vale a pena hoje em dia? Vi que tem garantia de 1 ano apenas. Mas tá com preço de 4070. :hmm:

Peguei um certo ranço de AMD depois de umas 5700 XT que tive que davam dor de cabeça. Os drivers AMD ainda estão problemáticos?
Pra alguns talvez valha a pena, tá 4380 reais que é mais caro que uma 4070 que custa 3800~ reais, e não tão distante de uma 4070 Ti que custa 5k~, tem o argumento da VRAM pra alguns mas maioria vai jogar em 1440p e não vai fazer diferença na grande maioria dos casos, da mesma forma que pra Nvidia tem o argumento de 2 anos a mais de garantia, melhor eficiência e DLSS/Frame gen

Sobre os drivers aí não sei, não tenho visto muita reclamação aqui pelo menos mas a maioria que vejo tá usando Nvidia também kkk
 
Pra alguns talvez valha a pena, tá 4380 reais que é mais caro que uma 4070 que custa 3800~ reais, e não tão distante de uma 4070 Ti que custa 5k~, tem o argumento da VRAM pra alguns mas maioria vai jogar em 1440p e não vai fazer diferença na grande maioria dos casos, da mesma forma que pra Nvidia tem o argumento de 2 anos a mais de garantia, melhor eficiência e DLSS/Frame gen

Sobre os drivers aí não sei, não tenho visto muita reclamação aqui pelo menos mas a maioria que vejo tá usando Nvidia também kkk
Fora que vi que apesar da oferta ser na Kabum, é marketplace, e tem algumas reclamações da loja fornecedora no ReclameAqui. Acho que vou passar. :bat:
 
Fora que vi que apesar da oferta ser na Kabum, é marketplace, e tem algumas reclamações da loja fornecedora no ReclameAqui. Acho que vou passar. :bat:
se ta na kabum a kabum que responde a bucha se der problema
 
Adicionando à conversa da fonte:

Se vc não economizar na fonte, além de reduzir a quantidade de problemas que pode ter com um subdimensionamento, a fonte vai ser, na prática, o único item que tu vai carregar por vários anos com certeza. Pode fazer update do sistema inteira e ela vai segurar. Quem comprou fonte de 850w lá atrás, só vai trocar agora se migrar pra uma 4090 e um processador exigente 1X900.

Se garimpar com paciência, dá pra pegar fonte de 1000w platinum por +-700 reais.

Um outro detalhe, que já postei pelo menos umas duas vezes aqui, é que a placa de video dá um micro spikes de 600w+, e o Steve da GN comentou que era suficiente pra desarmar a fonte.

Na moral, tá parecendo os caras que compram uma bmw e bota um pneu remold barato que dura pouco e a segurança é nível chinês: zero.
 
Adicionando à conversa da fonte:

Se vc não economizar na fonte, além de reduzir a quantidade de problemas que pode ter com um subdimensionamento, a fonte vai ser, na prática, o único item que tu vai carregar por vários anos com certeza. Pode fazer update do sistema inteira e ela vai segurar. Quem comprou fonte de 850w lá atrás, só vai trocar agora se migrar pra uma 4090 e um processador exigente 1X900.

Se garimpar com paciência, dá pra pegar fonte de 1000w platinum por +-700 reais.

Um outro detalhe, que já postei pelo menos umas duas vezes aqui, é que a placa de video dá um micro spikes de 600w+, e o Steve da GN comentou que era suficiente pra desarmar a fonte.

Na moral, tá parecendo os caras que compram uma bmw e bota um pneu remold barato que dura pouco e a segurança é nível chinês: zero.

Não tenho nem o que adicionar, só vim pra dizer que o orc de warhammer está bem aquecido, já que tá coberto de razão.
 
Esta tudo em pré-venda
Pelo que andei vendo, a Pichau é que tem o maior prazo

Previsões de envio:

Terabyte: 30/09
Kabum: 04/10
Pichau: 23/10


Concordo
Acho que o mais próximo de uma calculadora real que podemos ter, e que de certa forma é boa, é o:


Baseado na minha configuração, por exemplo:

0j5ZbhM.jpg


Só um comentário...
Repare que esse site/calculadora coloca uma margem de 10% em cima do consumo médio, sendo que o IDEAL é sempre 20% em cima do consumo MÁXIMO para garantir performance e segurança...

Economizar em fonte é o tipo de economia que pode sair muito caro. Economiza em estética de gabinete, em luzinhas RGB, etc... mas não em fonte.
 
Nova? Sim. Usada? Depende do estado da placa/quanto você confia no vendedor e o quanto liga pra garantia


Olhando apenas a potência 600w segura a princípio, qual GPU você usa atualmente? Seria interessante se botasse uma imagem da fonte, dessa parte

pTkLHad.png

Hello man
Segue foto retirada do review dela de 2010 do CdH (será que vai certo? faz tempo que nao uso essas tags de foruns)
cdh_StealthXstream2_16.jpg


atualmente tenho uma RX 590, pelo que vi nos reviews antigos o pico dela dá uns 290w (em benchmark), contra spike de 318w da 7800xt.

E tem outro problema: a OCZ 600w tem só 1 cabo PCI-E que divide em 2: um 6+2 pinos e um 6 pinos... não dando pra usar na 7800xt, acho que a questão de adaptador fica complicado.
 
Um outro detalhe, que já postei pelo menos umas duas vezes aqui, é que a placa de video dá um micro spikes de 600w+, e o Steve da GN comentou que era suficiente pra desarmar a fonte.
Válido lembrar que muita gente sequer chega no TDP stock de 450w em uso real,e até onde me lembro a série RTX 4000 está bem mais controlada quantos aos transientes e a grande maioria das fontes de respeito já tende a segurar esses spikes mesmo sem ser ATX 3.0, mas apenas algo pra galera ter em mente também porque não é porque viram num teste de uma 4090 Strix com 600w de PL rodando um power-virus que bate sei lá quanto em spikes de <1ms que uma 4090 de 450w de TDP que tá puxando as vezes 300-350w em joguinho vai ter o mesmo resultado ou que a fonte vai desarmar com 100% de certeza já que alguns vão usar CPUs de 70w~ e outros de >150w~, fora o resto do sistema

Obviamente não estou dizendo pra pegar fonte vagabunda ou barata com isso mas cabe o bom-senso e pesquisa própria de cada um antes da compra pra ver o que melhor se aplica quanto ao orçamento, dimensionamento exato etc, pra grande maioria das pessoas 850w vai dar e sobrar pra tudo

03-Peak-Power.png

04-Peak-Power-600W.png



EDIT: A quem possa interessar, deixar aqui um post sobre a 6800 XT que salvei esses tempos

 
Última edição:
Já que vocês estão falando sobre energia/power consumption, queria ver com vocês a minha situação:
Tenho uma OCZ StealthXStream 2 de 600W (sim, essa fonte já tem uns 12 anos na minha mão).
Queria pegar uma 7800xt... no momento ainda vou rodar as coisas em fullhd pois deixarei o upgrade de monitor pra depois, atualmente tenho um LG 29 UW (versao g69/75hz).
Acham que a OCZ seguraria a 7800xt com cap de fps em 60?

Resto da build:
Ryzen 2600 stock
A320M
Corsair Vengeance 2x8gb ram 2400mhz cl14 se nao me engano
512gb ssd nvme crucial p1
240gb ssd sata III kingston

Pretendo montar o resto da build ano que vem. (trocar o proc/mobo, ram e fonte)
Seria meio arriscado, com esses anos todos os componentes dela já devem estar desgastados, a fonte pode ficar menos segura e ainda por cima uma 7800XT exigiria mais dela. Também tinha uma OCZ (modxstream pro 500W) até pouco tempo atrás, troquei ano passado porque começou a desligar o PC quando exigia mais.
 
Saiu uma versão nova: Adrenalin 23.9.2 (WHQL Recommended)

O release notes é:

Page not found​

The requested page could not be found.


Espero que ele corrija isso:
Captura-de-Tela-305.png
acabei de baixar esse driver e não esta instalando, esta ocorrendo um erro.
( ERRO: O instalador do amd software detectou um hardware grafico amd na configuração do seu sistema que não é compativel ) minha placa de video RX7600 :haa:

assim fica dificil defender a amd.....

AMD Software: Adrenalin Edition 23.9.2 Release Notes​



Article Number
RN-RAD-WIN-23-9-2

New Feature Highlights​

  • New Game Support
    • Lies of P
    • Party Animals
    • The Crew™ Motorfest
  • Additional SDK Support
  • New AMD Radeon™ Anti-Lag+ Game Support
    • AMD Software: Adrenalin Edition 23.9.2 introduces Anti-Lag+ support for Starfield, Witcher 3, ELDEN RING and Immortal of Aveum™.
      • Up to 45% decrease in latency across select titles when AMD Radeon™ Anti-Lag+ is on, using AMD Software: Adrenalin Edition™️ 23.9.2 on the Radeon™ RX 7900 XTX GPU in select titles, versus when AMD Radeon Anti-Lag+ is off.RS-597
    • AMD Radeon™ Anti-Lag+ features an onscreen overlay that can be used to display the system latency of supported games. When Anti-Lag+ is enabled, the onscreen overlay can be toggled on using ALT+SHIFT+L hotkey.
      • Toggling the hotkey will first enable the status indicator of Anti-Lag+ (a white triangle), and then display latency in ms or number of frames.
      • To compare the difference between Anti-Lag+ and Anti-Lag, hold the DEL key. To compare the difference between Anti-Lag+ On and Off, hold the right CTRL key.
      • Use the ALT+SHIFT+F hotkey to monitor FPS when Anti-Lag or Anti-Lag+ is enabled in the game.

Fixed Issues​

  • Application crash may be observed while playing Baldur's Gate 3 with Vulkan® API set on some AMD Graphics Products, such as the Radeon™ RX 7900 XTX.
  • GPU Clock may be artificially limited to 2700 MHz when performing manual tuning on Radeon™ RX 7700 XT and RX 7800 XT graphics.
  • Display may not reach correct brightness with certain games on select SAMSUNG™ FreeSync Premium Pro monitors or TVs with local dimming setting enabled.
  • Application crash or driver timeout may be observed while playing SMITE® on some AMD Graphics Products, such as the Radeon™ RX 7900 XTX.
  • Intermittent application crash or driver timeout may be observed while playing F1® 23 on some AMD Graphics Products, such as the Radeon™ RX 7800 XT.

Known Issues​

  • Performance Metrics Overlay may report N/A for FPS on various games.
  • Audio may intermittently become out of sync with video when recording from AMD Software: Adrenalin Edition with AV1 codec.
  • The display may intermittently freeze after changing the encoding format while streaming select games using AMD Link. Users experiencing this issue are suggested to select the desired encode format before streaming as a temporary workaround.

Important Notes​

  • Factory Reset has been temporarily disabled as a precautionary measure while we address isolated installation issues that have been reported during PC upgrades. Users may use AMD Cleanup Utility as a temporary option.
  • Users pairing an RDNA based graphics product with either Polaris or Vega based graphics product are recommended to use the AMD Auto-Detect and Install Tool.

Package Contents​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.9.2 Driver Version 23.20.11.01 for Windows® 10 and Windows® 11 (Windows Driver Store Version 31.0.22011.1008).

The AMD Software: Adrenalin Edition 23.9.2 installation package can be downloaded from the following link:​

By clicking the Download button, you are confirming that you have read and agreed to be bound by the terms and conditions of the End User License Agreement (“EULA”). If you do not agree to the terms and conditions of these licenses, you do not have a license to any of the AMD software provided by this download.

Installing AMD Software: Adrenalin Edition​

For detailed instructions on how to correctly uninstall or install AMD Software: Adrenalin Edition, please refer to the following support resources:
NOTE: This driver is not intended for use on AMD Radeon products running in Apple Boot Camp platforms. Users of these platforms should contact their system manufacturer for driver support. When installing AMD Software: Adrenalin Edition 23.9.2 for the Windows® operating system, the user must be logged on as Administrator, or have Administrator rights to complete the installation of AMD Software: Adrenalin Edition 23.9.2.

Radeon Product Compatibility​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.9.2 is compatible with the following AMD Radeon products.
Radeon™ RX 7900/7800/7700/7600 Series Graphics
Radeon™ RX 6900/6800/6700/6600/6500/6400 Series Graphics
Radeon™ RX 5700/5600/5500/5300 Series Graphics

Mobility Radeon™ Product Compatibility​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.9.2 is a notebook reference graphics driver with limited support for system vendor specific features.
AMD Radeon™ RX 6800M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6700M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6600M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6500M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6300M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 5700M/5600M/5500M/5300M Series Graphics

AMD Processors with Radeon Graphics Product Compatibility​

Important Note for Laptop and All-In-One (AIO) PCs​

AMD recommends OEM-provided drivers which are customized and validated for their system-specific features and optimizations.

If you experience issues using the AMD Software: Adrenalin Edition driver package downloaded from AMD.com, please install the OEM-provided drivers for full support and compatibility.

AMD Software: Adrenalin Edition does not include support for handheld gaming devices. Users should check with the OEM for device specific drivers.
DESKTOPMOBILE
AMD Ryzen™ Processors with Radeon™ GraphicsAMD Ryzen™ Processors with Radeon™ Graphics
AMD Ryzen™ PRO ProcessorsAMD Ryzen™ PRO Processors
AMD Athlon™ Processors with Radeon™ GraphicsAMD Athlon™ Processors with Radeon™ Graphics
AMD Athlon™ PRO ProcessorsAMD Athlon™ PRO Processors

WHQL Results​

Status
WHQL Test Suite ResultsPassed
WHQL Microsoft CertificationPassed

Compatible Operating Systems​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.9.2 is designed to support the following Microsoft® Windows® platforms. Operating System support may vary depending on your specific AMD Radeon product.
  • Windows 11 version 21H2 and later
  • Windows 10 64-bit version 1809 and later

Footnotes​

  • RS-597 - Testing conducted by AMD as of September 13, 2023, with a Ryzen™ 9 7950X3D, Radeon RX 7900XTX, 32GB DDR5, and Windows 11 Pro, with AMD Software: Adrenalin Edition 23.9.2 with AMD Radeon Anti-Lag+ ON/OFF on various titles including Starfield, Immortals of Aveum, Elden Ring, and The Witcher 3. Game tested at 4k resolution. Performance may vary. System manufacturers may vary configurations, yielding different results.

© 2023 Advanced Micro Devices, Inc. All Rights Reserved.​

 
Última edição:
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo