[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Eu até tinha comentado que tinha pego ela, achei tranquilo de aplicar, principalmente que nunca tinha trocado pasta térmica antes. Vou comentar algumas aplicações que fiz com ela e com testes.
Apliquei no Acer VX5, modelo I5 7300Hq + 1050.
A CPU trabalha em stock, o que eu fiz foi undervolting, -135mV.
A GPU trabalha em 0,950mV @ 1810Mhz.
Pelas umas fotos que tenho aqui, fiz a aplicação dia 27/08/2021, então hoje fazem 184 dias. não é muito tempo, mas é um resultado melhor que comparar na hora que aplica.
Ontem eu dei uma limpada no pó da mesa, e só passei o aspirador de pó na entrada de ar da fan do notebook (em baixo, não resolve quase nada também), eu acho que uns 2 meses atrás ou mais que fiz uma limpeza na fan, mas não removi o dissipador. Esse notebook por último rodou jogos mais leves, mas é de uso misto, meu irmão que está usando agora, e ele jogou algumas horas de TW3, e o favorito dele é minecraft, então nem faz o notebook esquentar muito.

Então, fiz o teste enquanto escrevo esse post, segue os resultados:
Usando controle automático das fans, a temperatura ambiente deve estar acima de 26°c.
Coloquei CPU a 100%, com teste de stress do CPU-Z, durante uns 15 min, chegou no máximo 85°c.
Coloquei a GPU em 100%, teste GPU burn-in no Kombustor, o máximo foi um pico de 71°c, ficando em 70°c maior parte do tempo. O powerlimt bate, e o clock fica em 1797.
Interessante que, mesmo em silêncio mal deu de ouvir as fans, parece que estavam desligadas, foi acelerar um pouquinho lá depois de 15min, ai a GPU ficou em 69-70°c.
Só o processador em stress, a temperatura máxima foi 68°c, ocilando em 65°c.

Pra modificar a velocidade das fans nesse modelo, é preciso mexer em "nível baixo" na BIOS.. Tem tutoriais na internet como fazer isso, e deixa o notebook com as fans em 100% de velocidade, bem auditível. Não vou explicar aqui como faz pra não alongar o post, vou partir pros resultados.
Usando as fans em 100%, teste nas mesmas condições de cima:
CPU: máximo de 75°c.
GPU: máximo de 60°c.
Só o processador em stress: entre 60°c.

Minha conclusão é que, na minha opinião a Noctua NT-H1 faz bem seu trabalho, considerando aqui uma máquina de baixo TDP. Comprei a pasta térmica da Waz, assim acho que não é falsificada, comprei com eles via ML, onde o frete tava mais barato que o próprio site da Waz.
Acredito que nessas pastas térmicas 'melhores', a diferença é muito pequena, como pode ver nesse teste que fiz hoje, só mudando a velocidade dos fans tive diferença de 10°c, poderia baixar mais ainda se tivesse ar condicionado no quarto, manipulando a temperatura ambiente.
Quando apliquei, lembro que a temperatura ambiente estava baixa (agosto, no sul é frio, chuto que nesse mesmo horário temos uns 15-18°c) , fiz um teste semelhante a esse, e pelo que lembro a temperatura ficou em 60 na GPU e 65 na CPU. E também estava com as fans limpas e o dissipador completamente limpo, diferente de agora, que não fiz uma limpeza.

Também tenho ela aplicada no meu processador (um i7 3770, 4.1Ghz), instalado com o Kraken x62, mas como esse processador o IHS é com pasta térmica, e eu comprei ele novo lá em 2014.. por mais que passa maior parte do tempo desde 2014 em idle, não acho justo comprarar, mas no máximo a temperatura dele chega uns 60°c no package, e uns 65°c no núcleo mais quente. Não me preocupo, e também não acho necessário delid com essas temperaturas.
Marcando minha própria mensagem, pra dar um "feedback" da NT-H1.
Esses dias limpei as fans do notebook, e botei um stress test pra rodar. Pelo que me lembro, última vez que mexi em pasta térmica foi por essa época.
A GPU se manteve em 60°c, e a CPU se não me engano o núcleo mais quente bateu 76°c. Não tenho print, o notebook tá com um familiar meu no momento.

Testando um stress do CPU-Z no i7 3770 (OC pra 4.2Ghz), montado no Kraken x62. Na temp geral, ainda mantém os 60°c.

Eu apliquei em uma GTX 1080, modelo EVGA com cooler ACX 3.0, mas é a versão "gaming", PCB idêntica ao modelo referência. Teste com as fans de saida de ar quente do gabinete girando ao máximo, mas as de entrada desligadas (só ligam com stress do CPU). Gabinete, um s340 Elite com frente mesh, mas como as fans não estavam puxando ar, gera um stress adicional. Deve estar uns 26-27°c de temp ambiente. Ah, também coloquei o powerlimit no máximo (120% +- 216w).



Acho que a última vez que mexi em pasta térmica (vendo umas fotos aqui), foi por janeiro/2022, onde coloquei fusíveis nela...
Acho que tá bem Ok. Até é um bom custo x benefício essa pasta térmica.
 
Alguém recomenda a Thermal Grizzly Kryonaut Extreme? Acabei de encomendar 2g para usar em um i9 14900KF + noctua NH-D15, vai dar um bom resultado?
 
Alguém recomenda a Thermal Grizzly Kryonaut Extreme? Acabei de encomendar 2g para usar em um i9 14900KF + noctua NH-D15, vai dar um bom resultado?
Usei a normal e cara gostei do resultado dela, nesse teu combo deve segurar bem as temperaturas.
 
Galera, alguém indica pasta térmica e thermalpad pra fazer a substituição em uma 3070 que peguei usada?
 
Galera, alguém indica pasta térmica e thermalpad pra fazer a substituição em uma 3070 que peguei usada?
Qual é o modelo da GPU? Como está a temperatura do hotspot?

Pergunto pois a EVGA colocava ótimos termalpads nas suas placas... Não sei como é com as outras fabricantes, mas sendo EVGA, era só limpar eles com cuidado usando álcool isopropílico (existe outras receitas também, se não me engano WD40) e ficavam novos.

Pra trocar um thermalpad, precisa ser da espessura correta, se não tu pode acabar forçando as memórias, ou deixando um contato insuficiente.
Então precisa postar o modelo da tua GPU, pra ver se o pessoal conhece. Mandar mensagem no RMA as vezes é uma boa se não encontrar em nenhum lugar.

Citei o hotspot lá em cima, pois se ele tá abaixo de 90°c com a placa rodando um furmark da vida, eu não recomendaria trocar pasta térmica não, só limpar com ar e por ela pra funcionar.
Mas pra citar uma pasta térmica, eu gostei do resultado da Noctua NT-H1. Mas teve gente com problema aqui no tópico com pasta térmica da noctua se não me engano, o problema é saber se é um lote ruim ou falsificação, principalmente com a Kabum virando marketplace.
 
Qual é o modelo da GPU? Como está a temperatura do hotspot?

Pergunto pois a EVGA colocava ótimos termalpads nas suas placas... Não sei como é com as outras fabricantes, mas sendo EVGA, era só limpar eles com cuidado usando álcool isopropílico (existe outras receitas também, se não me engano WD40) e ficavam novos.

Pra trocar um thermalpad, precisa ser da espessura correta, se não tu pode acabar forçando as memórias, ou deixando um contato insuficiente.
Então precisa postar o modelo da tua GPU, pra ver se o pessoal conhece. Mandar mensagem no RMA as vezes é uma boa se não encontrar em nenhum lugar.

Citei o hotspot lá em cima, pois se ele tá abaixo de 90°c com a placa rodando um furmark da vida, eu não recomendaria trocar pasta térmica não, só limpar com ar e por ela pra funcionar.
Mas pra citar uma pasta térmica, eu gostei do resultado da Noctua NT-H1. Mas teve gente com problema aqui no tópico com pasta térmica da noctua se não me engano, o problema é saber se é um lote ruim ou falsificação, principalmente com a Kabum virando marketplace.

Entendi, na verdade nem testei a placa ainda.

Mas como tem 3 anos de uso eu ia dar uma geral nela.

É uma 3070 Asus Dual
 
Entendi, na verdade nem testei a placa ainda.

Mas como tem 3 anos de uso eu ia dar uma geral nela.

É uma 3070 Asus Dual
Voto com o colega acima, apesar do tempo de uso uma "geral" nem sempre precisa envolver desmontagem, eu só faria se fosse necessário, teste a placa antes.

Não é ciência de foguete mas também não é tao simples quanto trocar a pasta de uma cpu e e frequentemente temos casos de colegas perdendo placas ou deixando pior do que antes ao fazer isso inadvertidamente e/ou sem necessidade.
 
Voto com o colega acima, apesar do tempo de uso uma "geral" nem sempre precisa envolver desmontagem, eu só faria se fosse necessário, teste a placa antes.

Não é ciência de foguete mas também não é tao simples quanto trocar a pasta de uma cpu e e frequentemente temos casos de colegas perdendo placas ou deixando pior do que antes ao fazer isso inadvertidamente e/ou sem necessidade.

Boa, vou testar primeiro então.
 
Pessoal andei lendo sobre a pasta GD-2 e fiquei em dúvida se troco a pasta que usei no meu setup que foi a ARCTIC MX-6 por essa GD-2. O que me indicam?
 
Eu ia pedir indicação das melhores pastas do momento pro meu i7 8700 que uso em um ThinkCentre M920s, mas agora lembrei que a Intel não usa solda na série 8000.

Nesse caso tô pensando em retirar o IHS e fazer a troca da pasta (já fiz isso em um E3 1241v3 que tive). Pensei em aplicar a CM mastergel maker que tenho aqui já há alguns anos e que tá perfeita, mas pelo o que eu vi por aí, aplicar pasta térmica comum não faz muita diferença sendo a diferença REALMENTE de fato, se dando usando as pastas de metal liquido.

Tem também a questão da troca do cooler, mas não quero fazer isso pois por se tratar de um sistema onde não tem como colocar fans soprando ar pra dentro e tirando, então o sistema atual, mesmo que sendo com o dissipador da Intel e um um sistema de exaustão proprietário, continua sendo a melhor opção ao meu ver nesse caso em específico.

O cooler é esse aqui: https://techzinformatica.com.br/product/cooler-para-cpu-lenovo-thinkcentre-m720s-m920s/
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas de toda forma se puderem recomendar as melhores (não metal liquido) e pads também, pois pelo o que eu vi agora estão usando pads também e de boa qualidade, agradeço 🙏. Será pra usar em uma RTX A2000 e entre o cooler e a cpu.
 
Eu vejo muita controvérsia sobre pasta térmica. Muitos falam que algumas marcas/modelos realmente fazem diferença enquanto alguns de baixo custo no geral não ficam atrás na função principal.
Estou em busca de uma pasta pois a seringa minha que tem mais de 10 anos está acabando. É uma X1 Extreme Fusion da Cooler Master que cumpri bem seu papel (apliquei quando veio meu novo kit ano passado), porém ela está um tanto "dura" para sair da seringa e como também manusear com uma espátula.

Tento assistir alguns vídeos sobre, mas mais atrapalham do que ajudam, afinal está na cara que estão sendo patrocinados pelas marcas usadas e assim fico com o pé atrás em questão de qualidade a longo prazo. Não quero pagar com uma lasca do meu rim, mas não vejo muitas opções interessantes de custo razoável, me restando apenas a Artic MX-4 e a Implastec TS Cold.
Pensei também naquela pasta em pote da Cooler Master, Ice Fusion V2, que sai um tanto mais, porém estou iniciando alguns trabalhos e pode quebrar o galho por um bom tempo.
Alguém tem referências sobre as pastas citadas?
 
Eu vejo muita controvérsia sobre pasta térmica. Muitos falam que algumas marcas/modelos realmente fazem diferença enquanto alguns de baixo custo no geral não ficam atrás na função principal.
Estou em busca de uma pasta pois a seringa minha que tem mais de 10 anos está acabando. É uma X1 Extreme Fusion da Cooler Master que cumpri bem seu papel (apliquei quando veio meu novo kit ano passado), porém ela está um tanto "dura" para sair da seringa e como também manusear com uma espátula.

Tento assistir alguns vídeos sobre, mas mais atrapalham do que ajudam, afinal está na cara que estão sendo patrocinados pelas marcas usadas e assim fico com o pé atrás em questão de qualidade a longo prazo. Não quero pagar com uma lasca do meu rim, mas não vejo muitas opções interessantes de custo razoável, me restando apenas a Artic MX-4 e a Implastec TS Cold.
Pensei também naquela pasta em pote da Cooler Master, Ice Fusion V2, que sai um tanto mais, porém estou iniciando alguns trabalhos e pode quebrar o galho por um bom tempo.
Alguém tem referências sobre as pastas citadas?
Tem diferença significativa mas só se pegar uma pasta horrível e comparar com uma pasta média/boa pra cima, entre as pastas boas no geral a diferença de fato é mínima, se não tiver TOC de reduzir cada 1-2c possível no geral qualquer pasta é pra dar conta bem, o cooler vai ter um impacto muito maior que a pasta térmica, e dependendo do CPU nem precisa de muita refrigeração tanto de cooler quanto de uma pasta térmica high-end, a galera costuma investir por ter interesse em possivelmente reduzir esses 1-2c ou ter uma pasta com durabilidade maior já que é algo que a maioria costuma trocar só 1x por ano creio eu, pra apenas 1 setup é um investimento pequeno e interessante, agora se for montar e desmontar vários setups com frequência começa a fazer sentido essas pastas de potinho com 40g~, e dependendo do tanto que usar nem sempre vai fazer sentido gastar o dobro/triplo numa melhor mesmo

MX-4 é boa e bem conhecida, TS Cold vi relatos bons mas pessoalmente não testei e nem vi ninguém aqui do fórum que usou também, e iria nessa Ice Fusion V2 sem medo se precisar de maior quantidade pra uso mais frequente e não necessariamente o melhor desempenho térmico do mundo, pra melhor performance com boa quantidade o que me vem a cabeça é a MasterGel Maker que tá 140 reais por 40g, aí é ver se compensa pro seu caso ou não, e pelo que vi tem uma Ice Fusion V2 afirmando 1,2w/mk de condutividade mas no site da CoolerMaster a V2 tem embalagem diferente e condutividade de 5w/mk, agora a v1 diz 1w/mk, diferença bem considerável que talvez afete significativamente o desempenho, mas sem teste prático não tem como dar estimativa, porém é algo a se atentar na hora da compra se optar por ela
 
Hoje fiz o delid do meu 8700 e apliquei a thermal grizzly conductonaut. Usando o sistema de refrigeração original do thinkcentre m920s, seguem os prints abaixo:

Antes do delid + coolemaster mastegel maker

Captura-de-tela-2024-01-11-130557.png


Depois do delid + coolermaster mastegel maker

Captura-de-tela-2024-01-11-142812.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, a pasta vagabunda que a Intel usava estava seca e rachada.
 
Ia colocar também na A2000, mas descobri que a base do dissipador dela é de alumínio. Acabei por colocar a mastergel maker mesmo, mas depois verei qual é a melhor pasta ou pad do momento e comprarei pra colocar nela e também na CPU.
 
Poisé, olhei bem por cima e não achei muita informação se também é PCM ou não, as Kryosheet são 0.2mm também mas não são PCM se não me engano, pela aparência talvez seja mais similar a PTM9750 de fato, possivelmente pego uma pra testar aqui futuramente só de curioso :haha: Em GPUs (ou direct-die em geral) já vi que os resultados da PTM9750 são excelentes, mas nunca vi o povo testando em CPU apesar que também nunca fui atrás kkkkk

Troquei a pasta do meu note Acer A515-54G pela PTM9750 no mês passado e fiquei impressionado com ela. Comprei no Aliexpress e apliquei tanto no processador quanto na GPU.

Já tinha usado a CM MasterGel Maker Nano e a GD 007 e ambas tiveram o mesmo problema: começam excelente mas depois de 1 a 2 meses as temps começam a subir. O mesmo não ocorreu até agora com a PTM9750. Não estou mais tendo throttling de temperatura.

O único porém é que o pad é super ruim de aplicar porque é muito fino e rasga com facilidade. Na aplicação não se pode mexer o dissipador horizontalmente para não rasgar ou deformar o pad. O die e o heatpipe/dissipador precisam estar 100% limpos com álcool isopropílico.
 
Bom somente minha opnião no ultimo ano acabou meu tubo de MX-4 então usei a KRYONAUT porém depois de um ano as temps voltou a ficar mais altas então resolvi fazer uma limpeza geral, removi o cooler e achei que depois de um ano a KRYONAUT estava seca e dura, acho que para longevidade ela não é boa agora resolvi usar a INNOVATION COOLING DIAMOND 24 veremos como é durabilidade.

Quando comprei o tubo kryonaut tb comprei esse IC diamond 24, Prolimatech PK3 E MX-6 então veremos como será esse ano se irá manter a temp estavel apos um ano igual a MX-4.

Em Relação a desempenho a diferença é praticamente minima, não fico me apegando em coisa 1 a 3ºC pra mais ou pra menos, prefiro o que dará durabilidade, MX-4 no trampo, só foi perder desempenho após 4 anos.

 
Olá pessoal, tenho um Ryzen 7 5700X, gostaria de deixar ele o mais frio possível e sem ter q ficar trocando de pasta de 6 em 6 meses, usei por bons anos a GD-900 e me atendeu bem sem perder a eficiência, só que fiz a troca do meu aircooler por um WC da deep cool, sabem me dizer uma pasta boa, durável e eficaz sem custar um rim?, eu estou em dúvida entre Snowdon, ZF-12, MX4 e noctua NT-H1, qual dessas seria mais recomendável visando longevidade e qualidade?

A coolermaster master gel maker tá no meu i7-7700k há mais de 6 anos sem variação de temperatura desde que apliquei.
 
Estou com um Dell G15 5511 (ANO DE 2021), qual pasta é boa para trocar e que não tenha que desmontar o notebook tão cedo, pois ele é extremamente chato de fazer a troca de pasta!
Testei com a Cooler Master Cryofuse comprada no Mercado Livre e o resultado foi pior que a pasta ressecada!

https://www.amazon.com.br/Cooler-Master-PASTA-TÉRMICA-CRYOFUSE/dp/B09FK8WJKM


Também recomendo a PTM7950. Comprei do vendedor abaixo (recomendo comprar o 80x80 para conseguir fazer várias aplicações futuras):

 
Comprei a cryofuze da cooler master de 14w/mk. Minha 3080(EVGA FTW3) uso desde 2020 ou começo de 2021, sempre trabalhou em full load em uns 67 graus, e ultimamente nesses últimos2 meses estava pegando seus 82 a 85 graus em full load. Logo, pensei que a pasta estava ressecada e resolvi trocar. Abri e realmente precisava, estava seco e mal havia pasta.

Chegou a cryofuze, testei e resolveu o problema, apliquei no sábado. Em full Load estava entre 65~67 graus.

Hoje é terça feira e está pegando em full load 71~74 graus. Sabem se essa pasta tem o efeito "pump out"? Pois apliquei sábado e em 3 dias já tive uma variação de temperatura legal.


Temperatura ambiente estava igual tanto hoje quanto sábado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou com um Dell G15 5511 (ANO DE 2021), qual pasta é boa para trocar e que não tenha que desmontar o notebook tão cedo, pois ele é extremamente chato de fazer a troca de pasta!
Testei com a Cooler Master Cryofuse comprada no Mercado Livre e o resultado foi pior que a pasta ressecada!

https://www.amazon.com.br/Cooler-Master-PASTA-TÉRMICA-CRYOFUSE/dp/B09FK8WJKM

a cryofuse ai ficou pior logo de cara ou passou dias? Aqui eu troquei na minha placa e de cara ficou ótimo. Problema que 3 dias depois passou a subir as temps, e ela é meio cara pra 2g apenas, medo de ter jogado dinheiro fora. Pior que a cryofuse achei bem dura aplicar ela...
 
Última edição:
Comprei a cryofuze da cooler master de 14w/mk. Minha 3080(EVGA FTW3) uso desde 2020 ou começo de 2021, sempre trabalhou em full load em uns 67 graus, e ultimamente nesses últimos2 meses estava pegando seus 82 a 85 graus em full load. Logo, pensei que a pasta estava ressecada e resolvi trocar. Abri e realmente precisava, estava seco e mal havia pasta.

Chegou a cryofuze, testei e resolveu o problema, apliquei no sábado. Em full Load estava entre 65~67 graus.

Hoje é terça feira e está pegando em full load 71~74 graus. Sabem se essa pasta tem o efeito "pump out"? Pois apliquei sábado e em 3 dias já tive uma variação de temperatura legal.


Temperatura ambiente estava igual tanto hoje quanto sábado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


a cryofuse ai ficou pior logo de cara ou passou dias? Aqui eu troquei na minha placa e de cara ficou ótimo. Problema que 3 dias depois passou a subir as temps, e ela é meio cara pra 2g apenas, medo de ter jogado dinheiro fora. Pior que a cryofuse achei bem dura aplicar ela...
estranho, eu já vi pastas com tempo de cura, que em 2 a 5 dias baixava uns 2 graus, é o caso da gelid gc extreme que uso, mas subir assim em poucos dias nunca vi não
 
estranho, eu já vi pastas com tempo de cura, que em 2 a 5 dias baixava uns 2 graus, é o caso da gelid gc extreme que uso, mas subir assim em poucos dias nunca vi não
Bizarro que a pasta foi cara. E dizia ser 14w/mk

Hoje regulou um pouco mais, 72c na mesma temperatura ambiente.

Será que agora já finalizou a cura dela? Apliquei sábado. Se manter em até 72c em full load tá ótimo pra mim, meu medo é o efeito "pump out".
 
Bizarro que a pasta foi cara. E dizia ser 14w/mk

Hoje regulou um pouco mais, 72c na mesma temperatura ambiente.

Será que agora já finalizou a cura dela? Apliquei sábado. Se manter em até 72c em full load tá ótimo pra mim, meu medo é o efeito "pump out".
pelos dias deve ter finalizado, mas, é muita coisa essa variação toda, mas acho que vai ficar assim mesmo pq só sendo uma pasta muito mas muito vagabunda mesmo pra começar a perder eficiência em semanas
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo