• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
helderkvra disse:
Boa noite amigo.. tenho aacompanhado seus posts no topico dos Zen e vejo que vc tem conhecimento dos processadores amd. Veja se vc pode me ajudar de alguma forma.
Meu pc ta tendo reboots aleatorios com o 5600X. Maquina é recem montada.. nunca consegui ficar mais de 1 semana sem ter um reboot.

dYxBTs7.png


Seguindo dicas de um amigo e topico no forum overclock.net ja mexi no soc voltage, vddp, vddg, global c-states mas nada disso ta deixando o sistema estavel.
A BIOS ta stock, sem perfil xmp.

Atualmente so tem isso de modificação:
soc voltage ta 1.15
vddp 0,950
vddg 1.0
global c-states off


Nao sei mais o que fazer... Teria como me da uma luz?

Valeu, abraço!

O reboot acontece jogando ou navegando/pc ocioso?

Tem algum overclock?

Está usando curve optimizer?

Tem XMP?

Qual a BIOS da placa mãe?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Coisas da Gigabyte xD

A melhor parte é a Gigabyte ter lançado todo lineup X570 AORUS com dois bugs de hardware!

Bug cold boot (PC não liga sem tirar a bateria e por novamente).
Wi-Fi não reconhecido quando o sistema retorna da suspensão (S3 state).

A solução da Gigabyte? Banana para quem comprou as placas revisão 1.0.



Logo depois ela lançou as revisões 1.1 e 1.2 que corrigem isso.

O que eu fico puto é que NENHUM reviewer, youtuber ou site grande falou disso. Uma pesquisa rápida no Reddit você encontra um monte de usuário com esses problemas.

Além das placas de vídeo da Gigabyte, pela fama do "PCB de papelão" nas placas baratas (eagle, windforce).

Performance e experiência de uso são coisas totalmente distintas nos tempos de hoje. Quer saber a experiência de uso não importa ter mais features ou performance, precisa procurar feedback de usuário. Os reviewers fazem gráficos e pronto.
 
Última edição:
CTR 2.0 pra Ryzen 5000 chega dia 30 de janeiro!!

2.png


AMD tinha que contratar o Yuri, tá louco, cara dá um caldo na engenharia das parceiras sozinho.

ErW_z0qW8AANu5Q


CTR vai dizer até se o CPU é Golden Sample ou não.
 
CTR 2.0 pra Ryzen 5000 chega dia 30 de janeiro!!

2.png


AMD tinha que contratar o Yuri, tá louco, cara dá um caldo na engenharia das parceiras sozinho.

ErW_z0qW8AANu5Q


CTR vai dizer até se o CPU é Golden Sample ou não.

Creio que o CTR para Zen 2 já fazia isso.

Pelo que entendi o CTR 2 vai facilitar nossa vida automatizando o processo de undervolt no Zen 3.

Tomara que o CTR 2 seja mais preciso que tuning manual.
 
CTR 2.0 pra Ryzen 5000 chega dia 30 de janeiro!!

CTR vai dizer até se o CPU é Golden Sample ou não.

A versão anterior, voltada para os 3xxx, já soltava uma classificação pro chip ao final do processo de avaliação.

Ansioso por essa nova release!
 
Opa, tenho uma Biostar B450 e liberaram o Agesa 1.2.0.0. Atualmente estou no 1.0.0.6A.
A questão que tenho um Zen ( R7 1700) teria algum ganho ou pelos menos fix de alguma coisa? Vale a pena atualizar?
Vlw.
 
Opa, tenho uma Biostar B450 e liberaram o Agesa 1.2.0.0. Atualmente estou no 1.0.0.6A.
A questão que tenho um Zen ( R7 1700) teria algum ganho ou pelos menos fix de alguma coisa? Vale a pena atualizar?
Vlw.

Essa bios nova suporta a CPU Zen 1?
 
Acho que eu tinha comentado que o AGESA 1.2 estava muito bom, até agora o melhor que usei para meu 5900X.

Incrivel como dá para "sentir" essas coisas mesmo sem patch notes.

 
Opa, tenho uma Biostar B450 e liberaram o Agesa 1.2.0.0. Atualmente estou no 1.0.0.6A.
A questão que tenho um Zen ( R7 1700) teria algum ganho ou pelos menos fix de alguma coisa? Vale a pena atualizar?
Vlw.
tome cuidado , vários fabricantes que liberaram bios para os ryzen5000, boicotaram os 1000...
Se vc atualizar pode ficar sem suporte para seu cpu , e vale lembrar que e uma ATT sem flashback.
 
O reboot acontece jogando ou navegando/pc ocioso?

Tem algum overclock?

Está usando curve optimizer?

Tem XMP?

Qual a BIOS da placa mãe?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Jogando nao, mas umas 3x que reiniciou foi assim que abriu o jogo. O restante foi vendo filme e usando navegador mesmo.
Nenhum overclock, sem curve optimizer, sem XMP e na BIOS 1004, a que veio nela já.

Eu tive outro 5600X que tava sinistro, nao conseguia usar o PC, 5s no navegador era reboot. Abrir Steam, reboot. Mandei pra garantia, constataram o defeito no processador e fui reembolsado.
Comprei outro e esse ta apresentando reboots tbm, porem bem mais suaves... consigo jogar, fazer tudo.. mas nao sinto a maquina ainda 100% confiável com esses reboots. No processador ''bichado'' cheguei a testar BIOS mais novas, mas o caso piorava... era mais estável nessa 1004.

Esse atual sequer tentei atualizar. Queria ver se ficar estável com tudo stock, mas ainda ta dando esses erros ai da screenshot.
 
Jogando nao, mas umas 3x que reiniciou foi assim que abriu o jogo. O restante foi vendo filme e usando navegador mesmo.
Nenhum overclock, sem curve optimizer, sem XMP e na BIOS 1004, a que veio nela já.

Eu tive outro 5600X que tava sinistro, nao conseguia usar o PC, 5s no navegador era reboot. Abrir Steam, reboot. Mandei pra garantia, constataram o defeito no processador e fui reembolsado.
Comprei outro e esse ta apresentando reboots tbm, porem bem mais suaves... consigo jogar, fazer tudo.. mas nao sinto a maquina ainda 100% confiável com esses reboots. No processador ''bichado'' cheguei a testar BIOS mais novas, mas o caso piorava... era mais estável nessa 1004.

Esse atual sequer tentei atualizar. Queria ver se ficar estável com tudo stock, mas ainda ta dando esses erros ai da screenshot.

Qual o comportamento do sistema se você colocar o computador para dormir (suspensão / S3 state) e acordar novamente?

Volta normal como esperado ou reinicia?

Atualize sua BIOS para a versão 1401.

Sua bios 1004 utiliza o AGESA 1.0.8.0, esse AGESA fornece suporte básico para o 5600X, não fornece suporte otimizado.

Qual outra BIOS você testou?
 
Última edição:
Qual o comportamento do sistema se você colocar o computador para dormir (suspensão / S3 state) e acordar novamente?

Volta normal como esperado ou reinicia?

Atualize sua BIOS para a versão 1401.

Sua bios 1004 utiliza o AGESA 1.0.8.0, esse AGESA fornece suporte básico para o 5600X, não fornece suporte otimizado.

Qual outra BIOS você testou?

Ele volta normal... não reinicia.
Vou atualizar esse então e ver como se comporta...
 
Será que tem como eu aumentar o boost do ryzen 3600 via bios?
Ainda não achei nenhum tutorial na net sobre isso, por exemplo, o boost máximo é 4.1, 4125 em alguns jogos
queria aumentar pelo menos para uns 4300 mantendo a mesma tensão
Não tem como. Eu não consegui pelo menos, tentei fuçar tudo e não adianta

O certo é usar fixo mesmo. As vezes a diferença de 4.2 pra 4.3 ghz não justifica o vcore extra. Quanto pede pra 4.2? Enfim, é ir testando até chegar no ponto ideal
4.3 com 1.31v é seguro se estiver conseguindo manter a temperatura boa
 
Essa bios nova suporta a CPU Zen 1?

tome cuidado , vários fabricantes que liberaram bios para os ryzen5000, boicotaram os 1000...
Se vc atualizar pode ficar sem suporte para seu cpu , e vale lembrar que e uma ATT sem flashback.

Aparentemente sim, única coisa removida foi das APUS de 7 geração e Athlon X4
" Remove AMD 7th Gen A-series/ Athlon X4 Processors support."

Acho que vou fazer pra ver oque vai dar hehehehe
 
Aparentemente sim, única coisa removida foi das APUS de 7 geração e Athlon X4
" Remove AMD 7th Gen A-series/ Athlon X4 Processors support."

Acho que vou fazer pra ver oque vai dar hehehehe

Em teoria não devem haver melhorias para o Zen 1.

O que pode haver é melhorias na compatibilidade e estabilidade com alguns tipos de memória e SSDs NVME.
 
Qual CPU mais barato que pega numa B450? Para usar enquanto o outro não chega.
depende... se for da china um 1400 talvez ou 2200g(se quiser apu)]

no br ta sendo o 1600af
 
Boa noite rapaziada. Gostaria de saber como faço para desabilitar o core performance boost na bios Asus Prime B450m Gaming. Já rodei aquilo ali e não encontro de jeito nenhum rsrs.
Desde já eu agradeço rapaziada.
 
Essa ferramenta permite atualizar a BIOS sem entrar na BIOS, só dando boot pelo pendrive. É mais rápido e simples (vc não vai navegar por menu nenhum), além do fato que sempre lhe permitirá a possibilidade de downgrade (algo que algumas mobos não permitem). Fora isso é a mesma coisa que ir pela BIOS.


E essa diferença entre as APUs.:coolface:

7f2e6684e5ee21bdf0b6aff068000ac5931f8225814a0a9869126127b2871ba7.jpg
O que todos sabemos, controlador de memória mais robusto, núcleos maiores, mais cache L3 e mesmo Vega de sempre. A diferença de tamanho é de 156mm² para o Renoir contra 180mm² do Cezanne :)

---
Falando do Renoir/Cezanne, vocês lembram que não saiu nenhum notebook da AMD combinando os Ryzen 4000 Mobile com GPUs high-end da NVIDIA? A suposição, na época, era que o barramento PCIe 3.0 limitado a 8x seria um empecilho para GPUs como a 2080, mas essa teoria caio por terra quando descobrimos que o Cezanne (Ryzen 5000 Mobile) virá combinado com RTX 3080 e ele terá o mesmo limite de barramento, aka 8x PCIe 3.0.

Então... por que não tivemos GPUs high-end com estes notebooks da AMD? Segundo informações apuradas pelo PurePC a Intel teria pago uma boa grana para firmar uma exclusividade com a NVIDIA, onde apenas notebooks com seus CPUs pudessem ter as RTX 2070(S) e 2080(S), no caso a Intel pagou para a NVIDIA recusar pedidos de combinação dessas GPUs com processadores Ryzen 4000 mobile (Renoir).
 
Pra mim os melhores núcleos são os que tem de trabalhar com o offset negativo mais agressivo, afinal se o núcleo é bom ele tem que fazer a mesma coisa que os outros com menos energia que os outros.

Não entendo porque eu vejo a maioria colocando unvervolt menos agressivo nos melhores núcleos. Pra mim não faz sentido.

O teu melhor núcleo é aquele que precisa de menos energia e tu vai fazer o undervolt menos agressivo nele? Qual a lógica?

Quanto maior o valor mais agressivo? Tipo eu deixei -15 em todos núcleos, se eu botar -20 vai ser mais agressivo com menor tensão?
 
Instalei o 5800x.
Mobo X470 Gaming Pro Carbon na Bios BETA.

Pra me dar oi, ele já deu boost pra 4.85, sem ajuste nenhum.
Papai ficou feliz
 
Instalei o 5800x.
Mobo X470 Gaming Pro Carbon na Bios BETA.

Pra me dar oi, ele já deu boost pra 4.85, sem ajuste nenhum.
Papai ficou feliz

E a voltagem? Beliscando os 1.5?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo