[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Vi um teste do cara da chip art a placa quase derreteu kkkk ... Tem que comprar mesmo.

Edit: peguei uma Gigabyte b550m dsh3 ac e mais duas ddr4 de 8gb ( já que tem 4 slots huahua).
Agora espero não precisar trocar tão cedo igual fiz com o i7 6700 que eu tinha.

Cara, se vale a opinião, eu não investiria em memórias agora pois você já possui 16Gb segundo sua assinatura, eu cancelaria esse pedido e pegaria uma mobo melhor...
Esse modelo usa fases 5+3 que nem são Dr.MOS (bem meia boca), veja esses reviews:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Muitas B550 tem construção até melhores que as x570, principalmente no quesito de VRMs.
Com certeza cara, muitos modelos usam apenas o modelo do chipset para entregar um projeto ruim disfarçado kkk

Cara, se vale a opinião, eu não investiria em memórias agora pois você já possui 16Gb segundo sua assinatura, eu cancelaria esse pedido e pegaria uma mobo melhor...
Esse modelo usa fases 5+3 que nem são Dr.MOS (bem meia boca), veja esses reviews:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Com certeza cara, muitos modelos usam apenas o modelo do chipset para entregar um projeto ruim disfarçado kkk
Puts, eu não consigo comprar algo que seja mais caro que essa, pagar em outra coisa me mantém de consciência limpa.
Mas valeu a opinião.

Puts, eu não consigo comprar algo que seja mais caro que essa, pagar em outra coisa me mantém de consciência limpa.
Mas valeu a opinião.
Um kit de 2x8Gb decente não sai por menos de R$300 atualmente. Com essa diferença você consegue uma MOBO que irá te atender bem melhor.

Juntando os dois montantes (MOBO + Memórias) você deve ter investido por volta dos R$900, já é o preço de uma MOBO melhor colega, enfim, é apenas uma opinião.
Esse modelo que você escolheu com um 5700X3D, provavelmente conseguirá usá-lo sem complicações, mas é quase o limite da MOBO.

Dei uma rápida pesquisa e achei esse modelo também da Gigabyte por R$ 830

Segue review

Embora seja um projeto sem Dr.MOS, esse modelo usa doublers para cada fase do Vcore, apresentando bom resultado em testes, daria mais folga para usar com o seu futuro 5700X3D, vale a pena dar uma estudada sobre (minha opinião)

Edit: peguei uma Gigabyte b550m dsh3 ac e mais duas ddr4 de 8gb ( já que tem 4 slots huahua).
Mas valeu a opinião.
Cada um sabe o que faz com sua grana mas concordo com o colega acima, a menos que realmente esteja precisando de mais memória há boas chances de vc arrumar um problema que hoje vc não tem pois algumas plataformas são bem enjoadas com 4 pentes de memória, especialmente se elas não forem exatamente iguais até no chip.

Adicionalmente, não sei quanto vc pagou na Giga mas outra opção AM4 sempre recomendada é a MSI B550M Pro-VDH WiFi que é bem competente e tem 3 anos de garantia (nas demais é 1).

Além de posts avulsos pelo fórum já tivemos um tópico dela aqui e muitos testes a mostram como opção equivalente e até melhor que as Aorus Elite/Pro por causa do bom custo-benefício, e dentro da marca ambas estão um tier acima dessa que vc pegou.

Cada um sabe o que faz com sua grana mas concordo com o colega acima, a menos que realmente esteja precisando de mais memória há boas chances de vc arrumar um problema que hoje vc não tem pois algumas plataformas são bem enjoadas com 4 pentes de memória, especialmente se elas não forem exatamente iguais até no chip.

Adicionalmente, não sei quanto vc pagou na Giga mas outra opção AM4 sempre recomendada é a MSI B550M Pro-VDH WiFi que é bem competente e tem 3 anos de garantia (nas demais é 1).

Além de posts avulsos pelo fórum já tivemos um tópico dela aqui e muitos testes a mostram como opção equivalente e até melhor que as Aorus Elite/Pro por causa do bom custo-benefício, e dentro da marca ambas estão um tier acima dessa que vc pegou.

Achei esse modelo por R$750, realmente parece um bom custo x beneficio

As memórias eu peguei o mesmo modelo das que já tenho, será que pode dar problema mesmo assim?

As memórias eu peguei o mesmo modelo das que já tenho, será que pode dar problema mesmo assim?
Loteria, não é incomum fabricantes manterem modelo/part number mas trocarem o fornecedor do chip ao longo do tempo (ou terem mais de um), só dá pra confirmar isso com um CPU-Z da vida.

Caso já tenha recebido as memórias novas basta dar uma olhada na aba SPD mas mesmo sendo 100% iguais já vimos casos de problemas aleatórios (telas azuis, travamentos, etc.), neste caso geralmente a 'culpa' é do controlador de memórias que fica no processador e basicamente não consegue lidar muito bem com os 4 pentes simultaneamente.

Ao ver alguém querendo fazer upgrade de memória minha recomendação é sempre a mesma: Compre 2 pentes novos no tamanho que quiser (2x 16GB, por exemplo), de preferência iguais, que venham na mesma embalagem e se possível estejam na lista de compatibilidade da placa mãe e venda os atuais posteriormente, isso pode evitar bastante dor de cabeça.

Loteria, não é incomum fabricantes manterem modelo/part number mas trocarem o fornecedor do chip ao longo do tempo (ou terem mais de um), só dá pra confirmar isso com um CPU-Z da vida.

Caso já tenha recebido as memórias novas basta dar uma olhada na aba SPD mas mesmo sendo 100% iguais já vimos casos de problemas aleatórios (telas azuis, travamentos, etc.), neste caso geralmente a 'culpa' é do controlador de memórias que fica no processador e basicamente não consegue lidar muito bem com os 4 pentes simultaneamente.

Ao ver alguém querendo fazer upgrade de memória minha recomendação é sempre a mesma: Compre 2 pentes novos no tamanho que quiser (2x 16GB, por exemplo), de preferência iguais, que venham na mesma embalagem e se possível estejam na lista de compatibilidade da placa mãe e venda os atuais posteriormente, isso pode evitar bastante dor de cabeça.
Pleno 2024 acontecendo isso, que doidera.
Vou ver como vai ficar aqui.
Se der problema aviso.
Edit: Essa msi parece ser boa mesmo.
Memória eu tô vendo que as vezes tá enchendo os 16gb, aí como não é bom deixar só três pentes eu já comprei os dois.

O processador chegou, agora falta a mobo e as memórias.

Última edição:
Só fica atento que eu não tive muita sorte com a MSI. A minha B550M Bazooka, que era um tier acima, morreu do nada após 1 ano. Ela fica reiniciando-se no boot.

Pelo menos o RMA da MSI é tranquilo, eles só pediram os dados da compra e me reembolsaram em 15 dias. Lendo no Reddit, me parece que as B550M da MSI possuem alguns problemas crônicos com AMD, já que eles eram mais habituados a plataforma Intel e não deram o mesmo cuidado.

Pleno 2024 acontecendo isso, que doidera.
Vou ver como vai ficar aqui.
Se der problema aviso.
Edit: Essa msi parece ser boa mesmo.
Memória eu tô vendo que as vezes tá enchendo os 16gb, aí como não é bom deixar só três pentes eu já comprei os dois.

O processador chegou, agora falta a mobo e as memórias.
Aqui eu uso 4 pentes de 16GB 3600MHZ 1,35V numa Asus B450 Pro-S e um ryzen 7 5800x.

Mas quando liga a placa, as vezes acende o led de problema na memória porém o conjunto super estável.

Aqui está acontecendo um problema que sofro a tempos, que é o mouse ficar dando comandos sem eu pedir, tipo se clico uma vez ele clica duas. Não é duplo clique, na minha b450 também aparecia esses sintomas, mas na b550 até agora não tinha acontecido, mas hoje resolveu encher meu saco isso. Que métodos vcs usam para minimizar esse problema, do mouse ter comportamento errático? É o bug das usbs?

Parece que com 32gb a média dos fps é melhor.
O uso de ram passa dos 16gb também.

B550 MSI Gaming Plus + 5600X

Tanto umas 16GB Asgard 3600 e agora 32GB Asgard 3200 não chegam com XMP a frequência maxima da memo.

Já não sei o que faço mais... os 32GB novo funcionou a 2933 com XMP desligado e deixei assim... alguem já passou por isso?

Última edição:

Tanto umas 16GB Asgard 3600 e agora 32GB Asgard 3200 não chegam com XMP a frequência maxima da memo.

Já não sei o que faço mais... os 32GB novo funcionou a 2933 com XMP desligado e deixei assim... alguem já passou por isso?
Bios atualizada da mobo. O meu antigo 2700 segurava 3600 em alguns modelos de memória.

Parece que com 32gb a média dos fps é melhor.
O uso de ram passa dos 16gb também.

Quanto mais memória você tiver disponível, mais arquivos alocados o sistema irá direcionar a elas. Isso acontece não só em games, mas em todo e qualquer aplicativo, como também com o sistema operacional (Windows devora memória com coisa desnecessárias).

Não é que está utlizando EFETIVAMENTE a memória extra, mas para poupar ciclos de acesso ao disco o programa faz isso.
Cara, de verdade, 16Gb é o suficiente para usuários com foco apenas em games.

Galera uma dúvida… Eu tenha o seguinte pc que se encontra na descrição do meu perfil (R5 5600 + rtx 3060 ti e 16gb ram) e eu comecei a fazer umas lives na Twitch e meu Ryzen está chegando a uns 95-100% facilmente em jogos tipo Warzone, bf2042 e afins, esse desempenho é algo normal para esse processador ? Mesmo fora de live o processador passa de 80% em alguns casos, e em live eu estou o NVENC para colocar a carga em cima da GPU. Eu não ficava monitorando bem antes de começar as lives então não sei dizer se sempre foi assim ou não…

Galera uma dúvida… Eu tenha o seguinte pc que se encontra na descrição do meu perfil (R5 5600 + rtx 3060 ti e 16gb ram) e eu comecei a fazer umas lives na Twitch e meu Ryzen está chegando a uns 95-100% facilmente em jogos tipo Warzone, bf2042 e afins, esse desempenho é algo normal para esse processador ? Mesmo fora de live o processador passa de 80% em alguns casos, e em live eu estou o NVENC para colocar a carga em cima da GPU. Eu não ficava monitorando bem antes de começar as lives então não sei dizer se sempre foi assim ou não…
Pra esses jogos creio que sim, povo que joga isso fala que joga as temps/uso de CPU lá pra cima mesmo, na dúvida é só comparar com outros vídeos no YT do 5600/5600x

Pra esses jogos creio que sim, povo que joga isso fala que joga as temps/uso de CPU lá pra cima mesmo, na dúvida é só comparar com outros vídeos no YT do 5600/5600x
Entendido, obrigado!

Chegou as peças todas, pc deu boot certinho, nem precisei formatar já que a placa mãe antiga também era da Gigabyte.
Os pentes de memória novos são de outro fabricante, apesar de ser do mesmo modelo e Kingston. Até agora sem problemas.

Vou rodar uns bench daqui a pouco pra ver como fica.

Edit: Setup ia ficar 100% se não fosse a frente de vidro do meu gabinete, o 5700x3d tava batendo 90 graus e dando throttle, tive que voltar pra gambiarra que tinha antes (tirei a tampa da frente e coloquei só o filtro de poeira). Baixou 10 graus, fica entre 80 e 83 graus quando stressado.

Tá maneiro, tirando esse problema do gabinete.

Última edição:

Asgard são memórias bonitas mas baratas né. Não é marca top.

Aqui as minhas estão no 3600CL14 do XMP de boa. São B-Die.

Chegou as peças todas, pc deu boot certinho, nem precisei formatar já que a placa mãe antiga também era da Gigabyte.
Os pentes de memória novos são de outro fabricante, apesar de ser do mesmo modelo e Kingston. Até agora sem problemas.

Vou rodar uns bench daqui a pouco pra ver como fica.

Edit: Setup ia ficar 100% se não fosse a frente de vidro do meu gabinete, o 5700x3d tava batendo 90 graus e dando throttle, tive que voltar pra gambiarra que tinha antes (tirei a tampa da frente e coloquei só o filtro de poeira). Baixou 10 graus, fica entre 80 e 83 graus quando stressado.

Tá maneiro, tirando esse problema do gabinete.

5700X3D em stock derrete até geleira no alaska. Faz um Curve Optimizer para prevenir essas altas temperaturas e diminuir o Vcore.
O meu quando chegou eu me espantei ao ver ele batendo 65 graus em games e entrando em throttling no Prime95 em segundos, isso mesmo com o Galahad 360.

Os chips X3D possuem a dissipação térmica prejudicada por conta do empilhamento de Cache, rodando em Stock eles batem o limite térmico bem facilmente, independente da sua solução de arrefecimento.

Users who are viewing this thread

Voltar