Esotou em POA e também tive problemas com a Claro HFC de perda de pacotes (sou assinante Claro há 10 anos). Em 2021 foi resolvido depois de muitos chamados (era alguma coisa num poste que mexeram aqui próximo). Mas ainda assim a velocidade de upload é ruim e fica bem abaixo do contratado (que já é baixa - exemplo, deveria ter upload de 40-50Mbps, mas no geral fica em torno de 15Mbps durante o dia).
Ano passado (também depois de muitas ligações p/a Vivo) consegui instalar Vivo Fibra 600 aqui e fiz um downgrade na Claro HFC para 120Mbps (mas recebi 500Mbps) para manter como backup.
Sobre tuas perguntas da Vivo:
1) Vivo não tem CGNAT, IPv4 é sempre público (pequeno porém é que usa PPPoE, mas não tem grandes impactos)
2) Não tem franquia, e não tem por enquanto nenhum relato de "penalização" por uso de dados
3) Tem dois tipos de HGU/modems, um Askey e outro Mitrastar. Ambos são bons, eu tenho o Mitrastar, dizem que é um pouco melhor.
4) Dá para colocar em bridge fácil se vc tiver só internet ou internet+telefone fixo. Se tiver TV aí é um pouco mais complicado.
O único problema que eu tenho com a Vivo (nem todos tem) é que tem alguns sites específicos que uso que com frequência não conectam (ver detalhes
aqui,
aqui e
aqui).
No final de Maio/2023 a Claro instalou fibra no prédio onde moro. Resolvi testar a Claro Fibra, fiz a troca da Claro HFC 120Mbps para Claro Fibra 500 e estou testando desde então. Já estava fora do CGNAT no HFC, felizmente continuei fora do CGNAT na migração para a Fibra.
Comparando com a Claro Fibra, a Vivo Fibra tem mais velocidade em downloads internacionais (detalhes
aqui), não tem CGNAT, e acho o modem melhor que a Claro. Mas pelos problemas que mencionei acima que eu tenho com a Vivo deverei cancelar a Vivo Fibra no final do mês e irei manter a Claro Fibra (se a Vivo não tivesse os problemas que relatei certamente continuaria com a Vivo). Note porém que apenas eu estou relatando esses problemas com a Vivo, portanto pode ser que estejam relacionados apenas à região onde estou (zona norte, entre Bourbon Wallig e Bourbon Country), e possivelmente somente eu estou reclamando desses problemas pois uso coisas que poucas outras pessoas usam, como por exemplo falhas no build e atualizações do OpenWrt, falhas nas atualizações do DiepPi/Armbian, falhas na instalação e atualização de softwares no HomeBrew no MacOS e outros que pelo jeito só eu uso...