Vou deixar minhas impressões aqui, como ainda não avaliei o jogo inteiro é apenas um review do Single Player e alguns aspectos do jogo em si.
Claro que se você não jogou ainda aconselho a não ler, algumas partes terão spoilers, outras não, por isso não vou ocultar.
1 - Tamanho do jogo.
Não tem como não começar pelo fato do jogo só ter cerca de 6GB! Não lembro a última vez que joguei algum jogo que o instalador só ocupasse isso e mesmo instalado o tamanho continua aproximadamente 6GB!
E mesmo sem ter dito as qualidades do jogo isso já merece aplausos, inclusive para aquele outro tópico sobre a discussão dos DVDs estarem "se tornando gargalo para o Xbox 360".
2 - Tela principal/Menu.
Tudo que você precisa está na tela principal, bem organizado, bem explicativo, não tem do que reclamar.
Outro aspecto muito bom é a gama de modificações que você pode fazer nos options, tem para todos os gostos e hardwares!
Sobre o brilho e o contraste eu achei as configurações iniciais muito boas, vou começar a testar outras agora.
3 - Iluminação e ambientes.
E falando nisso, antes de me aprofundar nos gráficos falarei do que eu mais gostei até agora.
A iluminação dos ambientes!
Tanto de dia ou de noite a iluminação consegue transmitir o clima do lugar, combinando isso com os gráficos fica perfeito, não tem como alguém não gostar.
Muitas vezes eu parava de andar na fase e ficava olhando ao redor. Nos mapas de selva há um recurso de iluminação que atravessa as árvores, uma espécie de pequenos raios de sol atravessando a vegetação, muito realista.
Aliás, os mapas de selva são meus favoritos, a iluminação e o ambiente são perfeitos, nas partes de sol sempre tenho a impressão de estar quente, nas partes de chuva a visão fica limitada, ou seja, eles realmente conseguem transmitir o clima.
Já tem várias SS aqui no tópico mostrando os ambientes, mas vou colocar minhas impressões.
Partes negativas, eu não achei os personagens muito bem trabalhados, todos eles, são meio sem expressão, não possuem tantos detalhes ou realismo.
Na verdade lembram muito aqueles rostos "desenhandos" do Crysis. Comparando com os personagens (todos eles) do MW2 (não me crucifiquem, apenas acho que é o único competidor à altura) o BF2 perde em qualidade e realismo de personagens.
A fumação é uma via de duas mãos, do mesmo jeito que ela é realista, afinal com tanta coisa explodindo, prédio caindo é normal que tenha tanta fumaça por tudo que é canto. Mas isso atrapalha muito sua visão, em muitos momentos eu estava lutando contra a fumaça, seja pra ir de um lugar ao outro quanto literalmente, atirando as cegas haha. Talvez seja uma questão de costume e não um aspecto ruim do jogo.
Também notei um detalhe que não é muito importante, mas existe uma parte na selva que você estará em um jipe e seus amigos em outros, você passará por algumas partes com água e se você prestar atenção verá fumaça marrom saindo dos pneus, mesmo na água, já a água fica parada, como se nada estivesse passando ali. Talvez seja um glitch do jogo ou realmente passou dispercebido pela Dice.
As partes positivas são muitas!
Os ambientes de selva são incríveis, cheio de detalhes, a vegetação pode ser machucada também, a água é linda, aliás foi a água mais realista e bonita que já vi em um jogo, para eu superou até Crysis nessa parte!
Eu particularmente detesto ambientes de neve, mas aqui eles também foram muito bem trabalhados, inclusive você sofrerá as consequências do frio em partes do jogo, seja com geadas que cobrirão praticamente toda sua visão ou com o próprio frio. O que reforça o que eu disse sobre passar a sensação de clima pra quem joga.
Os ambientes no deserto tem uma iluminação incrível também, não passou para eu a mesa sensação de calor tão bem quanto na selva, mas também não deixa a desejar. Mais uma vez você enfretará chuvas de areias em algumas partes, somando pontos ao realismo.
E por fim, os ambientes mais urbanos, também cheio de detalhes, mas muito mesmos, principalmente quando você destrói o cenário ao redor. Há muita fumaça novamente, mas a iluminação é sólida, passando aquele clima de estar e fato em uma guerra moderna.
Não tem como se aprofundar muito com palavras, você tem que ver para crer...
4 - Gráficos e animações
As roupas de todos os personagens são muito detalhadas mesmo, inclusive passam a sensação de densidade, como se você estivesse olhando para um material real.
Os prédios são muito detalhados, com cores sólidas e com uma boa iluminação na maior parte do tempo.
Falando em prédios, as animações deles explodindo são perfeitas, muita fumaça, blocos e pedaços para tudo que é lado, isso também vale para os carros. Imagino que no futuro isso ficará cada vez melhor, mas no momento já está ótimo.
As explosões são muito realistas, dificilmente uma fica parecida com a outra, há sempre fumaça característica pra cada uma delas e quando você chama o avião para bombardear o inimigo é bom achar um lugar com boa visão, porque você vai ver literalmente o que é um BOOM.
Os veículos são bem detalhados, com ótima iluminação e sem aquelas cores opacas. Os carros fluem muito bem nas pistas, seja quando você está vendo eles passando ou dirigindo, mesmo não sendo um jogo de corrida já é um alívio ver que não é aquela sensação dura e robótica à la Far Cry 2.
Voltando aos personagens, eu não gostei das animações deles, são meio duras e robóticas, mesmo nas cutscenes.
Eles estão sempre com as mesmas expressões faciais e olhar vazio. Os personagens inimigos também são meio duros e robóticos..
Nessa parte fiquei um pouco desapontado, mesmo o MW 1 possui animações superiores, mais realistas e o MW 2 nesse sentido só fez um trabalho melhor.
Jogabilidade
A Pé
Uma das medidas que a Dice acertou foi a velocidade da corrida, que não é igual o The Flash do MW2. Mas também achei estranho você não poder correr para os lados ou em várias direções ao mesmo tempo, um jogo tão realista só te permite correr reto?! What were they thinking!!!
O controle das armas está bem realista, mesmo mirando o coice delas exige um pouco de costume para você manusear bem. Pra quem jogou bastante MW2 eu me senti muito cego jogando BF2, mas esse é ótimo aspecto.
O que eu achei estranho é que a sensibilidade do mouse é uma quando você está a pé, outra no veículo, outra dependendo da arma. Acaba exigindo costume mesmo.
O entrosamento com o ambiente é perfeito, você tem liberdade de ir para vários lugares e em várias direções, entrar em diversas casas, o que soma muito para sua estratégia, mas ao mesmo tempo te obriga a sempre inovar, porque você não vai conseguir ficar de camper por muito tempo, os inimigos irão destruir onde você estiver em um piscar de olhos. Eu realmente me sentia perseguido e correndo pra salvar minha vida muitas vezes haha.
Falando nisso, em poucos tiros você estará morto, mesmo no normal, então você tem que pegar o jeito com as armas e usar estratégia, não da pra jogar igual MW2 na favela, você não dura mais que 3 minutos. Principalmente se aparecer algum veículo na sua frente.
Outra coisa, você tem que ficar atento ao seu redor, não só por causa dos inimigos, mas por causa das granadas, não tem aviso de granadas perto, aliás, tem um pequeno simbolo laranja em cima da grana, mas ele só fica onde a granada está.
Ou seja, você está abaixado atirando para frente, cai uma granada atrás de você e se você não olhar pra trás e correr é morte certa. Em nenhum momento consegui jogar de volta a granada, talvez seja minha culpa ou de fato o Single Player não tem esse recurso..
O que me deixou triste foi o Sniper, você não pode abaixar de certa forma deixa o jogo mais justo, uma vez que sua mira está sempre parada, há o coice da arma, mas sem dúvidas é muito mais fácil para você mirar. Você pode pensar que no MP vai ser um problema, mas lembre-se que você pode destruir o cenário e o camper junto =D
Falando em destruição, não sei se é um bug mas eu não consegui matar ninguém varado, vou jogar novamente e fazer novos testes, mas isso é muito bizarro, você destrói uma casa mas não mata ninguém varado? hauhauahu
As partes de cutscene são em sua maiora frustantes, pouco interativas em sua maior parte e muitas delas desnecessárias, acabando atrasando o jogo em diversas partes.. Uma pena, nessa parte específica acho que o MW2 conseguiu fazer um trabalho bem melhor.
A falta de veriedade de armas no SP também é um ponto ruim, um jogo com tanta liberdade acaba te limitando nesse aspecto.
Dirigindo e Atirando
Me senti muito confortável dirigindo qualquer veículo, eles respondem bem, fluem bem nas pistas. Como no SP você não pilota nada que voa, não posso me aprofundar.
Mas aos veículos terrestres não tenho do que reclamar, as armas vão exigir costume mas todas respondem bem, rapidamente você já vai conseguir se virar com a maior parte delas.
Você pode achar isso estranho em alguns momentos, sentindo falta de estar a pé enfrentando uma horda de inimigos mas depois você se acostuma e vê que esse é um ponto muito bom do jogo e por vezes divertido.
Inteligência artificial
Há momentos em que os inimigos sabem usar a cobertura e realmente fica difícil acertá-los, pelo o que eu vi a maioria deles usam bem seu equipamento, tacam várias granadas. Atiram e rapidamente mudam para o grenade launcher. Isso é muito bom, como disse você morre rapidamente e com os inimigos agindo assim fica mais realista o combante.
Mas nem tudo em perfeito, essa IA também é bem falha em alguns momentos.. Começando pelos seus companheiros que na maior parte do tempo não conseguem matar quase nada sozinhos e as vezes ignoram um inimigo que está LITERALMENTE do seu lado.
Já os inimigos são muito cegos, mesmo você morrendo rapido várias vezes dei de cara com um inimigo utilizando uma Doze e ele errou vários tiros. Os próprios veículos e naves erram muito também! Parece que só conseguem acertar se você fica camperando.
Como o jogo te da uma boa liberdade sobre o cenário há momentos que você pode dar a volta nos seus inimigos e as vezes você aparece do lado deles e eles não fazem nada.. :S
Vou começar uma campanha no Hard para ver se algo melhora.
Som
O som desse jogo é incrível!
O barulho das armas está perfeito, quando você está em lugares que há eco parece que a arma está atirando dentro do seu quarto.
As explosões e a desorientação causada por elas só deixam a experiência melhor.Todos os veículos e explosões que eles causam também possuem sons muito trabalhados.
O som à la lost é bem legal, na selva eu achei que ia trombar a fumaça negra hahaha.
Não há muita música durante as missões, exceto em algumas partes, porém quando há é sempre uma música estilo aventura, o que acaba caindo bem. Mas a maior parte do tempo você só ouvirá o som das armas e explosões, talvez a música não caisse bem ali de qualquer jeito.
Porém, um pequeno detalhe que notei é que nas cutscenes o volume fica mais baixo, as vezes bem mais mesmo, mesmo mudando nos settings, as vezes é ruim porque você terá que aumentar o volume no pc se quiser entender o que está acontecendo.
Mas fora isso o som é perfeito.
História
Acho que foi o que mais me desapontou no jogo...
Vou começar pela própria equipe, não há um personagem que eu consegui me indentificar, mesmo cada um tendo uma personalidade e um estilo próprio eu os achei bem sem sal, parece que nenhum consegue transmitir uma emoção se quer.
Alguns diálogos entre a equipe são ótimos, descontraídos ou mesmo durante o single player por vezes eles falam algo interessante, mas na maior parte do tempo são conversas sem emoção e desnecessárias, o mesmo se aplica nas cutscenes como disse anteriormente.
Os outros personagens que participam da trama também são sem graças, seu maior inimigo não fala UMA frase que preste e não passa UMA emoção, mesmo na parte final.
Os primeiro chefe da Bad Company teve alguns bons momentos (não entendo como trabalharam melhor nele do que no chefe inimigo, jeez) e o segundo chefe é muito non-sense, ele chega, manda você fazer as coisas, some, volta, manda você fazer mais alguma coisa e some de novo.
Achei legal a primeira missão ser bem no passado, apesar dela ser curtíssima.
A história entre o japão e essa arma até que é interessante, só que mais uma vez achei bem sem sal.
A Russia entrar no meio e com uma participação tão azeda fez com que em algumas partes, mesmo a história cabaça do MW2 fosse melhor e se compararmos com o MW1 a história BF2 é uma piada.
Achei uma escolha sábia usarem a américa latina como cenário da peça, como vimos no jogo ela oferece muitos ambientes diferentes, belíssimos... Mas confesso que senti falta de viajar pelo mundo e ter batalhas mais urbanas.
Mesmo nas cutscenes você não tem muitas informações sobre a história, são várias lacunas e reviravoltas patéticas, que você já vai descobrindo muito antes dela acontecer, mais uma vez perdeu para a história falha do MW2.
Muito frustante, parece que você vai jogando as missões sem entender o porquê está fazendo aquilo, há uma parte que a equipe fique em dúvida sobre lutar, dá para entender ¬¬
A equipe Bad Company tem alguns momentos memoráveis, mas a maioria é triste... Diálogos ruins e desnecessários em sua maior parte e os inimigos mais sem graça que eu já vi. Uma decepção um jogo tão bom ter uma história tão fraca.
WHAT WERE THEY THINKING!?!
Comentários finais e outros pensamentos
Acredito, principalmente depois de ter jogado o SP que no futuro a DICE deveria trabalhar muito melhor na história, muitos vão dizer que o jogo é voltado para o MP, mas acho o SP muito importante também, ele dá o sentido de você estar naqueles mapas no MP, representando um determinado time.
É um jogão, digno de compra e de muitas horas de MP, não vi se há a possibilidade de COOP, se houver vai dar uma boa revitalizada no SP. Também senti falta de desafios ou coisas diferentes depois que você finaliza o SP, parece que só sobra o MP mesmo.
O SP oferece muita variedade de cenários e de jogo, peca na história e nas constantes cutscenes, também senti falta de batalhas mais intensas a pé, em lugares mais urbanos.
E já que o jogo tem tantas cutscenes deveriam haver mais partes interativas...
É um jogo relativamente leve com gráficos incríveis, se você jogar com calma, aproveitando principalmente o cenário como todo você vai ver que mesmo tendo um SP curtíssimo ele acaba sendo memorável, mesmo com suas partes negativas.
Fiz algumas comparações com o MW2 e volto a repitir que é porque considero o único que realmente está à altura dessa bela de arte. São jogos diferentes com propostas diferentes, mas que também dividem muitas semelhanças.
Não sei se dou risada com a versão BF2 do Cap. Price ou se lamento, porque o personagem, sua personalidade e atitudes não chegam ao pé do Cap. Price.
Achei legal a piada da Dice na parte dos quadriciclos, todo mundo sabe que vão haver comparações entre os dois jogos, souberam utilizar isso de uma maneira leve e no momento certo.
Eu dei risada e aprovei, espero que o próximo MW faça o mesmo haha.
Também acho interessante considerar que não existe FPS totalmente original, BF2 não seria diferente.
E bom, acho que o primeiro review que eu faço de um jogo sendo bem detalhista, tentei assumir a visão de jogador em geral, não só minha experiência, mas em outras partes quis deixar bem clara as minhas experiências como jogador, então fique a vontade para criticar, sugerir, ignorar etc hauahua. : P
Não vejo a hora de ir para o MP, sei que não me arrependerei.
Notas
Talvez números expressem melhor ou não.
Iluminação/Ambiente - 9.5
Gráficos/Animações - 9.4
Jogabilidade 9.2
Som 9.7
História 6.5
Total: 8.86