Bom, seguinte. Derrotei um boss e joguei mais de 1h30. A gente tá em plena segunda-feira, então não posso escaralhar no meio da madrugada tanto assim, então as impressões.
Primeiro lugar: muito mais bonito do que pensei. A primeira batalha, mesmo sem estar na floresta, com névoa volumétrica e tal, me lembrou a época do PhysX. Tudo em tempo real, com os movimentos, e com o objetivo de deixar tudo mais "divino" e mitológico. Pra quem não sabe, Dragon Ball foi inspirado na Jornada do Oeste, que é a história mitológica desse jogo. Nas primeiras cenas você já vê o "bastão mágico", a "nuvem voadora" e os caras estourando montanhas, kkkk....
Pulando pro jogo em si, depois dessa abertura cinematográfica,
tem um pouco do DNA de Souls sim, mas vou explicar. Esquema de recuperar o "suco de vida" depois de descansar num checkpoint (templos que você acende um incenso); mobs que nada mais são do que obstáculos até o próximo boss; sistema de stamina para qualquer movimento, inclusive correr e desviar; sistema de derrotar inimigos e upar as habilidades no checkpoint. Agora,
o que não é Souls: não perde experiência e dinheiro morrendo; checkpoints mais tranquilos em bosses; não é tão punitivo.
Tá mais pra um hack'n slash com aspectos de Action RPG, fora os equips e tudo mais, que ainda desbloqueei pouco, mas que melhoram status de ataque, defesa e tudo mais. O sistema de magia é bem complementar. Não sei se são só esses 4, mas no início, no tutorial, a gente tem 4 truques: imobilização do inimigo, ficar duro igual pedra pra fazer o inimigo perder a postura ao te acertar, criar seu "jutsu clone das sombras" (clones que atacam o inimigo) com fios do pelo... e um último que sinceramente esqueci...
A jogabilidade é basicamente usar o X (controle do Xbox) para ataques rápidos, Y para carregar ataque forte, o B para esquivas, e se esquivar com timing, você tem um bônus e cria um miragem de imagem duplicada, e usa o RB para correr, enquanto tem o RT para abrir as opções para usar itens durante as batalhas (efeitos variados, como melhorar defesa, tirar veneno, etc), e tem outro botão que é para liberar suas magias, sendo que pós tutorial, no começo, tem só a imobilização. Você pode melhorar essas magias, assim como seus atributos básicos e habilidades, com pontos obtidos após derrotar os inimigos comuns e chefes.
Quanto aos chefes, é curioso como eles sentem o impacto dos seus golpes e destroem bastante o cenário. Achei isso bem diferente. Fora que são bem difíceis de cara. Só matei o primeiro, então não posso falar muito sobre isso, mas foi na segunda tentativa, pois na primeira dei bobeira demais.
AGORA SOBRE O ELEFANTE BRANCO, QUE É A PERFORMANCE. E... bem, o meu PC é o da assinatura. Seguinte, rodei em 4K com o DLSS em 54%. Ray Tracing no Ultra, e as outras configurações gráficas também no Ultra, com exceção das texturas no Cinematic, porque tá sobrando VRAM mesmo (consome entre 12 e 13GB no modo DLSS Performance em 4K). Se colocar tudo no Cinematic, fica injogável, e nem notei tanta melhoria assim.
Ah, e com o Frame Generation ativado, claro. Pois Path Tracing sem FG, nem rola. Ficou entre 70 e 80 FPS nas batalhas, raramente cai menos do que isso. Fluidez achei boa, e se desligar o motion blur, não fica com muitos artefatos (FG + motion blur dá uns artefatos estranhos). A fluidez realmente não me incomodou, tanto que acertei o timing de esquivas perfeitas em bosses, mesmo os FPS estando lá na casa dos 70.
Pra quem não sabe, Framegen precisa estar, no mínimo (e não é recomendável estar muito perto disso), acima de 60 FPS. Só baixa de 70FPS em algumas cutscenes, mas como não são interativas, fica de boa. Não estou ainda com nenhum driver da NVIDIA, então, sinceramente, está muito melhor do que pensei. Só dá uma tankada nos FPS em ambientes com muita água, que o RTX no Ultra trabalha feito corno, porque tem refração de luz e tudo mais, mas ainda assim não baixou dos 70 FPS nem lutando no meio da água, que tem física interativa com o bastão.
Sobre os temidos shutterings, esperava pior depois do vídeo do DF. Só dá shuttering aqui quando troco de um mapa pra outro, e é coisa de segundos. O resto tá bem liso nessa parte. Não sei se dei sorte ou se é o SSD Gen 3, porém, realmente isso não atrapalhou nessa 1 hora e pouco que joguei, e foi até boss no balaio. Ah, e o jogo não tem HDR, então liguei o RTX HDR e perdi mais uns 3 ~ 5 FPS, mas valeu a pena. O jogo muda com HDR de alta qualidade.
Sem mais, agora seguem algumas SS pra ilustrar:
É isso por hoje, fis. Abraços. Fui surpreendido positivamente tanto pelo jogo quanto pela performance no meu PC.