[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos onurb666
  • Data de Início Data de Início
Muita gente nunca iria encontrar esse outro post, então vou deixar aqui um link para os testes que fiz com meu recém chegado 5900X e o Scythe Fuma 2, que uso faz uns 2 ou 3 anos já.

Ele segura o processador a 70°C rodando a 100% de load multi-core em stock. Impressionante. E depois de otimizado o 5900X, ainda segura a 86°C com um aumento de clock e perfomance em mais 12%. 100% de load com todos os cores a 4,5Ghz sustentados (não é o máximo, é o regime permanente). Carga dissipada de 177W.

Temp ambiente de 27°C, e pasta Arctic MX4 que tenho num tubo a uns 6 anos já. O bichinho é excelente. Não sinto a menor necessidade de nenhum outro maior, muito menos AIO.

Para mais detalhes aqui tem o processo descrito etapa por etapa para quem quiser entender:

i4o9Gzv.png

Muita gente nunca iria encontrar esse outro post, então vou deixar aqui um link para os testes que fiz com meu recém chegado 5900X e o Scythe Fuma 2, que uso faz uns 2 ou 3 anos já.

Ele segura o processador a 70°C rodando a 100% de load multi-core em stock. Impressionante. E depois de otimizado o 5900X, ainda segura a 86°C com um aumento de clock e perfomance em mais 12%. 100% de load com todos os cores a 4,5Ghz sustentados (não é o máximo, é o regime permanente). Carga dissipada de 177W.

Temp ambiente de 27°C, e pasta Arctic MX4 que tenho num tubo a uns 6 anos já. O bichinho é excelente. Não sinto a menor necessidade de nenhum outro maior, muito menos AIO.

Para mais detalhes aqui tem o processo descrito etapa por etapa para quem quiser entender:

i4o9Gzv.png
Ótimo teste isso vai ajudar muita gente que ta na dúvida sobre fuma2 que leva o poderoso 5900x mesmo com temperatura ambiente alta, realmente é um excelente cooler.

Seria legal se a Scythe mandasse com fans de 1800rpm pra dar um gás a mais nesses casos mais exigentes, mas desconfio que iam começar a reclamar que o cooler é ruim por ser barulhento demais mesmo com fans PWM e podendo ajustar a rotação kkkk

Seria legal se a Scythe mandasse com fans de 1800rpm pra dar um gás a mais nesses casos mais exigentes, mas desconfio que iam começar a reclamar que o cooler é ruim por ser barulhento demais mesmo com fans PWM e podendo ajustar a rotação kkkk
Eu testei, comprei os 1800rpm da Scythe e substitui pelos originais. Barulho MUITO maior e reduziu em apenas 3 graus a menos a temp da CPU em 100% de load. Resultado: não compensa, muito melhor ficar com os originais silenciosos com praticamente a mesma performance. Se for pra nunca usar os 1800rpm, é melhor ficar com os orginais porque eles tem sentido de rotação diferentes um do outro, e isso ajudaria teoricamente a performance. Tirei no mesmo dia e voltei para os originais. Vendi os de 1800rpm.

Eu tambem testei com 2 noctuas 120mm (A12x25, "o melhor do mundo", 2000rpm, e A12x15 - perfil fino igual ao original), reduziu em apenas 1 grau a temp no teste de 100% load. Resultado 2 = também não compensa. Hoje mantenho os noctuas, mas só porque eu ja tinha comprado e precisava de outros pro gabinete mesmo, se nao não teria comprado. É sinal que os fans que vem com ele são extremamente eficientes.

Só o Scythe a 1800rpm que é bem ineficiente mesmo, sem nenhum ganho significativo a custo de um ruído bem mais alto. Mas a performance do noctua a 2000rpm é a mesma do que do scythe a 1200rpm no dissipador do Fuma (ambos a 100%). Isso é impressionante. O barulho dos dois a 100% é similar também. Esse de 1200rpm já está no top dos tops, "o melhor fan do mundo" quase não dá diferença pra ele.

A menos que coloque aqueles Noctuas industrais de 3000rpm, mas aí o barulho já acorda os vizinhos hehe.

Olha eles e o Scythe Fuma aqui:

njXfoNX.png

Última edição:
Eu testei, comprei os 1800rpm da Scythe e substitui pelos originais. Barulho MUITO maior e reduziu em apenas 3 graus a menos a temp da CPU em 100% de load. Resultado: não compensa, muito melhor ficar com os originais silenciosos com praticamente a mesma performance.
Realmente passando dessa faixa dos 1200-1500 a maioria dos fans aumenta extremamente o ruído pra pouca diferença na prática, eu pessoalmente ainda prefiro ter esse extra caso necessário em algum momento, considerando que a pessoa pode fazer a curva de fans ou setar manual do jeito que ela quiser sem necessidade de passar dos 1200 se não quiser, e a diferença de preço acho que seria mínima caso houvesse, não sabia que tinham sentido diferente, talvez ajude na pressão de alguma forma e o setup todo seja pensado nisso já então

Não ouvi pessoalmente os Kaze Flex 1800 mas uso um Phanteks T30 no AC aqui e fiquei surpreso como ele é silencioso até 2300-2400 rpm, e o A12x25 também parece bem silencioso mesmo a 2k, to surpreso que os A12 perderam pros Kaze Flex kkk, e o ruído também vai variar de gabinete e quanto ruído cada um fica confortável

Troquei pra um heatsink pequeno agora quando vi que o Mugen 5 era overkill no meu caso e peguei o melhor fan que podia, acho que o T30 fica uns 2c na frente do A12x25 em mesmo rpm e sobe até 3k, pensei em push-pull mas pelo que vejo a diferença é coisa de 2-3c geralmente que é basicamente o que o T30 sozinho entrega já, e 2 fans ficaria uma torre gigante de novo como era no Mugen que eu quero evitar, to esperando chegar o 5800x agora pra testar um pouco como esse heatsink pequeno se sai e testar o 5800x nos 142w stock e entre 85-125w com diferentes rpms pra ver como o fan reage e por curiosidade também porque o tanto de relato de 5800x fritando aqui não é brincadeira kkkk

Só o Scythe a 1800rpm que é bem ineficiente mesmo, sem nenhum ganho significativo a custo de um ruído bem mais alto. Mas a performance do noctua a 2000rpm é a mesma do que do scythe a 1200rpm no dissipador do Fuma (ambos a 100%). Isso é impressionante. O barulho dos dois a 100% é similar também. Esse de 1200rpm já está no top dos tops, "o melhor fan do mundo" quase não dá diferença pra ele.
Isso é engraçado mesmo, apesar das specs do Kaze Flex 1200 parecerem bem fraquinhas em CFM/pressão (aliás, do NF A12x25 também são meh no papel) o resultado deles na prática é excelente

Sobre os Scythe Kaze Flex PWM de 1800RPM, quando instalei estes fans eu fiquei impressionado pelo fluxo de ar massivo deles, mesmo em baixa RPM, mas o ruído que fazem é absurdo. Depois eu vou fazer um teste ligando um deles fora do gabinete, porque recentemente um fan que eu também julgava ser relativamente barulhento ficou extremamente silencioso em full rpm quando liguei fora, o que me faz acreditar que a qualidade construtiva do meu case tenha uma grande parcela de culpa no ruído do fan.

porque recentemente um fan que eu também julgava ser relativamente barulhento ficou extremamente silencioso em full rpm quando liguei fora, o que me faz acreditar que a qualidade construtiva do meu case tenha uma grande parcela de culpa no ruído do fan.
É complicado mesmo, eu já vi reviews que botavam o Mugen 5 como muito mais barulhento que o Fuma 2, sendo que o Mugen 5 usa 1 fan 25mm 1200rpm e o Fuma 2 usa 1 de 25mm e 1 slim 15mm então não faz muito sentido olhando assim, mas as vezes tem alguns casos de turbulência/ressonância em certos rpms e dependendo de heatsink/posição do fan, e as vezes barulho do motor que varia também, pelo que eu tinha visto de reviews o T30 tinha bastante ruído acima de 2k, mesmo que não fosse aquele som estridente ou desconfortável, mas até 2300rpm acho ele super tranquilo aqui e tem um timbre super gostoso, apenas o som do vento passando mesmo, só fica perceptível mesmo depois de 22-23h que o ruído externo diminui bastante aqui

Tanto fluxo, quanto ruído só da pra comparar se ambos os fans forem testados no mesmo setup de testes. Mudou o reviewer muda tudo, mesmo os dados de fabricantes não dá pra levar em conta porque é muita variavel envolvida e os testes não são padronizados.

Tanto fluxo, quanto ruído só da pra comparar se ambos os fans forem testados no mesmo setup de testes. Mudou o reviewer muda tudo, mesmo os dados de fabricantes não dá pra levar em conta porque é muita variavel envolvida e os testes não são padronizados.
Exato, não lembro de quem era o teste agora mas era da mesma pessoa, e botava o Mugen 5 como 46db e o Fuma 2 40db ou algo assim, fiquei sem entender nada kkkkk Mas vendo alguns casos de fan com "problema" em certos rpms ou dando turbulência por algum motivo até entendo, quando eu tinha o NF-A14 na lateral do HAF912 dava um barulho chatíssimo mesmo em rpms baixos então creio que seja algo similar que ocorre as vezes e que não é nem o fan em si muitas vezes. Curioso pra ver como vão ser os testes de fan do Gamers Nexus agora com equipamento novo

Exato, não lembro de quem era o teste agora mas era da mesma pessoa, e botava o Mugen 5 como 46db e o Fuma 2 40db ou algo assim, fiquei sem entender nada kkkkk Mas vendo alguns casos de fan com "problema" em certos rpms ou dando turbulência por algum motivo até entendo, quando eu tinha o NF-A14 na lateral do HAF912 dava um barulho chatíssimo mesmo em rpms baixos então creio que seja algo similar que ocorre as vezes e que não é nem o fan em si muitas vezes. Curioso pra ver como vão ser os testes de fan do Gamers Nexus agora com equipamento novo
Isso que eu ia falar, os caras da gamers nexus compraram um setup muito promissor e que pode padronizar todos os testes, será muito util mesmo. Outro canal que fazia reviews muito bons é esse aqui, mas infelizmente já faz 4 anos que não postam mais nada, acho que abandonaram:

Comparativos (em italiano):

vídeos:

Chegou o Nótus B, agora vou procurar coragem pra montar, mas acho que provável que deixe para amanhã, além de não está com muita paciência minha cabeça tá doendo pra krl, certeza que vai dar alguma merda se eu tentar.

Se caso eu consiga montar hoje informo como ficou 👍

Chegou o Nótus B, agora vou procurar coragem pra montar, mas acho que provável que deixe para amanhã, além de não está com muita paciência minha cabeça tá doendo pra krl, certeza que vai dar alguma merda se eu tentar.

Se caso eu consiga montar hoje informo como ficou 👍
Larga mão e monta isso mas claro com calma, boa sorte 😉

Larga mão e monta isso mas claro com calma, boa sorte 😉
@Cata, instalei o Nótus B ainda pela manhã, tomei um medicamento e a dor de cabeça acalmou, o que é ótimo, pois fico péssimo quando estou com ela doendo a 100%. Antes de remover o ac atual, analisei se realmente era necessário desmontar tudo, pois não estava com a mínima vontade de desmontar e remontar outra vez. Vi que só removendo o gammaxx gt era o suficiente, pois o gadit x facilita bastante, na parte de trás da placa mãe tem uma abertura generosa, onde se pode manusear o ac com facilidade.

Assim o fiz, bastou rodar o cinebench apenas uma vez e o gt saiu fácil, bastou desparafusar e o ac já estava solto, uma das facilidades desse ac da deepcool, poder apertar os parafusos apenas com as mãos, não é preciso usar chave de fenda. A pasta ainda tava em boas condições, bem macia, por isso o bom resultado que ele mostrou no teste com o cinebench. Montar o notus não levou sequer 15 minutos, acho que sequer foram 10 minutos, a id-cooling fez um excelente trabalho aqui, montar ele em mobos amd é bom demais. Usei a pasta que comprei, da rise mode, a cold, apliquei uma gota no centro e espalhei com uma espátula, aquelas quem vem em coletores de fe... ,foi só o que achei parecido com espátula pra usar :haha: :limo::bwahaha:🤣Nem preciso dizer que cada vez que espalhava a pasta eu pensava que tava era espalhando me... :limo: podia ter destruído o pc com um belo vômito aqui 🤣.

Agora deixando a zoeira de lado, depois de montado, só deu pra rodar testes no cinebench só agora a tarde, e com o calor que tá agora, umidade alta, que deixa mais quente ainda, acho que o notus se saiu muito bem. Postarei as medições de temperatura dos testes com o cinebench, usei o hwinfo64 para monitorar as temperaturas, deixarei a foto dos 2 em spoilers pra não ficar muito poluído. Todas as peças estavam em stock, com exceção das memórias, que estão com o xmp ativo.

Teste do gammaxx gt

Teste do Nótus B

O que consigo analisar é que o nótus b se saiu melhor, pois o teste do gammaxx foi pela manhã e estava frio, isso mascarou o teste, falha minha, deveria ter escolhido outro horário, como fiz com o notus. Já o teste do nótus considero a realidade da minha região, esse horário é muito quente aqui, hoje desde as 14:00h que tá muito quente e abafado, acho que ele se manteve muito bem.

Mas pelo que vi, o nótus daria pra ter um resultado melhor, acho que essa fan que vem com ele não tem uma boa vazão de ar, diferente da fan do gammaxx gt, essa sim aparenta ser muito boa, e faz tudo em silêncio. A do notus vi que ela chegou a quase 1600rpm, a do gammaxx o máximo é 1500rpm, mas duvido que ele chegou perto disso, o que me faz pensar que a eficiência dela é superior a que vem com o notus. Pode ser a pasta também, talvez a que eu usava fosse melhor, mas pretendo logo comprar uma master gel maker, ai sim, pode ser que a coisa mude de figura totalmente.

Hoje não quero mexer nele, mas amanhã vou testar com a fan do gammaxx, ver se dar diferença no resultado, mas tirando isso, gostei do ac, lindo, fácil de montar, manutenção nele será bem tranquila, visto que pra remover ele é só 2 parafusos, de fácil acesso ainda. Amanhã, irei testá-lo nesse mesmo horário com a fan do gammaxx, aí posto a imagem para efeito de comparação, no mais, estou satisfeito com ele, foi o que eu esperava.

@Cata, instalei o Nótus B ainda pela manhã, tomei um medicamento e a dor de cabeça acalmou, o que é ótimo, pois fico péssimo quando estou com ela doendo a 100%. Antes de remover o ac atual, analisei se realmente era necessário desmontar tudo, pois não estava com a mínima vontade de desmontar e remontar outra vez. Vi que só removendo o gammaxx gt era o suficiente, pois o gadit x facilita bastante, na parte de trás da placa mãe tem uma abertura generosa, onde se pode manusear o ac com facilidade.

Assim o fiz, bastou rodar o cinebench apenas uma vez e o gt saiu fácil, bastou desparafusar e o ac já estava solto, uma das facilidades desse ac da deepcool, poder apertar os parafusos apenas com as mãos, não é preciso usar chave de fenda. A pasta ainda tava em boas condições, bem macia, por isso o bom resultado que ele mostrou no teste com o cinebench. Montar o notus não levou sequer 15 minutos, acho que sequer foram 10 minutos, a id-cooling fez um excelente trabalho aqui, montar ele em mobos amd é bom demais. Usei a pasta que comprei, da rise mode, a cold, apliquei uma gota no centro e espalhei com uma espátula, aquelas quem vem em coletores de fe... ,foi só o que achei parecido com espátula pra usar :haha: :limo::bwahaha:🤣Nem preciso dizer que cada vez que espalhava a pasta eu pensava que tava era espalhando me... :limo: podia ter destruído o pc com um belo vômito aqui 🤣.

Agora deixando a zoeira de lado, depois de montado, só deu pra rodar testes no cinebench só agora a tarde, e com o calor que tá agora, umidade alta, que deixa mais quente ainda, acho que o notus se saiu muito bem. Postarei as medições de temperatura dos testes com o cinebench, usei o hwinfo64 para monitorar as temperaturas, deixarei a foto dos 2 em spoilers pra não ficar muito poluído. Todas as peças estavam em stock, com exceção das memórias, que estão com o xmp ativo.

Teste do gammaxx gt

Teste do Nótus B

O que consigo analisar é que o nótus b se saiu melhor, pois o teste do gammaxx foi pela manhã e estava frio, isso mascarou o teste, falha minha, deveria ter escolhido outro horário, como fiz com o notus. Já o teste do nótus considero a realidade da minha região, esse horário é muito quente aqui, hoje desde as 14:00h que tá muito quente e abafado, acho que ele se manteve muito bem.

Mas pelo que vi, o nótus daria pra ter um resultado melhor, acho que essa fan que vem com ele não tem uma boa vazão de ar, diferente da fan do gammaxx gt, essa sim aparenta ser muito boa, e faz tudo em silêncio. A do notus vi que ela chegou a quase 1600rpm, a do gammaxx o máximo é 1500rpm, mas duvido que ele chegou perto disso, o que me faz pensar que a eficiência dela é superior a que vem com o notus. Pode ser a pasta também, talvez a que eu usava fosse melhor, mas pretendo logo comprar uma master gel maker, ai sim, pode ser que a coisa mude de figura totalmente.

Hoje não quero mexer nele, mas amanhã vou testar com a fan do gammaxx, ver se dar diferença no resultado, mas tirando isso, gostei do ac, lindo, fácil de montar, manutenção nele será bem tranquila, visto que pra remover ele é só 2 parafusos, de fácil acesso ainda. Amanhã, irei testá-lo nesse mesmo horário com a fan do gammaxx, aí posto a imagem para efeito de comparação, no mais, estou satisfeito com ele, foi o que eu esperava.
Mas pelo cinebench já deu uma noção dele e ainda hoje tá bem quente em todos os lugares do Brasil, ele é bem bonito mesmo.

Desde que comprei termômetro fico de olho na temp ambiente e do PC e fiquei de cara como uma variação pequena faz diferença, as vezes é uma mudança pequena que a pessoa nem sente mas acaba influenciando, antes eu só reparava nos extremos de calor (30-31c) e inverno que chegava a 0-5c externo, não sei quanto fica a temp interna aqui no inverno mas via que no PC variava uns 12c kkkk E vendo como alguns lugares aqui no Brasil chegam nos 35-40c é bom a galera sempre interpretar bem os reviews que geralmente são feitos em 21-25c, ainda mais os que ativam PBO, deixam voltagem desnecessária etc, facílimo de estourar as temps nessas condições mais agressivas

Não sei como são os fans mas tendo os 2 é uma boa testar o desempenho/ruído deles mesmo, o Nótus é pra subir até uns 1800 mas tem uma variação pra +- de unidade pra unidade mesmo, eu queria ver um teste de heatsinks com fan padronizado pra ver o quanto da eficiência é do heatsink e quanto é do fan, e o heatsink sendo bom é legal que dá pra comprar fans tops avulso mesmo (apesar que fica engraçado 1 fan avulso ser mais caro que um AC inteiro kkk), já o contrário não rola fazer, e a instalação é bem tranquila mesmo, logo deve chegar o 5800x aqui e vou testar também, um pouco mais chatinho porque to usando abraçadeira ao invés da presilha por causa do tamanho do fan :haha: Mas ainda assim é coisa rápida

ZALMAN lança coolers de CPU AIO da série Alpha com inovação de bomba "Triple Flow".

A ZALMAN lançou hoje a linha Alpha de coolers líquidos all-in-one para CPU. Disponível em três variantes com base no tamanho do radiador - Alpha 36 (360 mm x 120 mm), Alpha 28 (280 mm x 140 mm) e Alpha 24 (240 mm x 120 mm), cada uma com subvariantes com base na cor - branco e preto; a principal venda com a série Alpha é uma inovação com o design de bloco de bomba.

A ZALMAN projetou a bomba para apresentar três caminhos de fluxo de refrigerante independentes para a entrada e saída, o que funciona para evitar a sobrecarga da bomba. Seus projetistas afirmam que isso também melhora o desempenho de refrigeração, reduzindo o fluido residual na câmara da bomba. A base de dissipação de calor é feita de cobre, com uma grande rede de micro-aletas, com aletas de 0,15 mm. O bloco de bomba possui um controlador de ventilador embutido que gerencia os ventiladores do radiador com base nas necessidades de resfriamento. O bloco de bomba também possui um topo iluminado ARGB em forma de cúpula que se move livremente, para que você possa orientar o logotipo ZALMAN da maneira que desejar.

x4UjaKC.jpg

aOtY0Wh.jpg

zX82jbb.jpg

3ObH684.jpg

8fgrQEK.jpg

Cada uma das ventoinhas de 120 mm incluídas no Alpha 36 e Alpha 24 giram entre 500 a 1.800 RPM, com pressão estática de 1,90 mm H₂O e ruído máximo de 33 dBA, enquanto as ventoinhas de 140 mm incluídas no Alpha 28 giram em 500 a 1.600 RPM, com pressão estática de H₂O de 1,70 mm e ruído máximo de 34 dBA. A empresa não revelou a vazão. Entre os tipos de soquete de CPU suportados por todos os modelos estão LGA1700, AM4 e LGA1200. A empresa não revelou preços.

@Cata @insanee420, fiz hoje o teste com a fan do gammaxx gt, modelo DP-MCH4-GMX-GT-TUF, como vcs podem ver, ela parece bem mais elaborada que a fan do nótus b. Na prática realmente ela se sai melhor em algumas coisas e a fan da pcyes se sai melhor em outras, no final, terminei deixando a da pcyes mesmo, vou explicar o porque disso.

Ontem, pela manhã, tinha feito o teste do cinebench no gammaxx antes de removê-lo para a instalação do nótus, pois assim eu teria como compará-los, para minha surpresa o gammaxx se saiu muito bem, mas tava uma temperatura boa pela manhã, isso mascarou muito o teste. Instalei o nótus ainda ontem mesmo, só o teste que fiz a tarde, já com uma temperatura diferente da que tive com o gammaxx.

Estava muito quente e abafado, mesmo assim no teste do cinebench, com todas essas variáveis o máximo de temperatura que ele chegou foi 67,4º, acho que foi muito bem. Fiquei encucado com o teste do gammaxx e seus resultados, tanto que hoje troquei a fan do nótus pela a do gammaxx, já aqui o resultado não foi muito bom, foi até pior. Com a fan do gammaxx, chegou até 69,5º de máxima, mas comparando os resultados com a fan do nótus, ela perdeu em praticamente todos os números, mas só agora a pouco consegui descobri o porque do nótus b ter ficado com as temperaturas um pouco mais altas que as do gammaxx gt, pelo menos foi o que consegui diagnosticar, mas não sei se estou certo também.

Creio que o dissipador tenha algum papel nisso, pois fazendo uma comparação lado a lado, o dissipador do gammaxx facilita demais o fluxo de ar entre suas aletas, elas possuem um bom espaçamento entre as mesmas, nisso o nótus perde, pois verifiquei que o espaçamento entre suas aletas são menores, possui alguns pontos onde é totalmente fechado para o fluxo de ar passar, como os cantos do dissipador, por exemplo. Eles são fechados, creio eu para dar uma boa fixação aos suportes das fans.

Por isso que deu essa diferença de temperatura entre os dois, cheguei até a pensar que tinha feito algo errado na montagem, tipo algum parafuso folgado ou aplicação incorreta da pasta térmica, mas não é nada disso. O que percebo é que para extrair todo o potencial do nótus b, o usuário preciso de uma fan que tenha uma excelente pressão de ar, que consiga passar com facilidade por obstáculos, como o dissipador do nótus, onde os espaçamento entre as aletas são pequenos.

Agora entendo porque o @insanee420 teve bons resultados, a Phanteks T30 tem nada mais nada menos do que incríveis 7.11mmH2O no modo avançado(3000RPM) e 3.3mmH2O no modo performance(2000RPM). No modo performance, o mmH2O é mais que o dobro da fan do gammaxx e certeza que deve ser maior que a fan do nótus b, o ar passa nas aletas do dissipador do nótus brincando com uma pressão de ar dessas, isso explica e acho que confirma minhas suspeitas sobre a pressão de ar no dissipador do nótus. Agora fiquei com uma vontande danada de comprar uma fan dessas, mas o preço no momento é proibitivo, quem sabe mais pro meio do ano, valeria demais usar uma fan dessas, certeza que o 1600AF ficaria ainda mais frio do que ele é naturalmente.

Mas tirando esse detalhe das temperaturas, o nótus b se saiu muito bem, não tenho ac no quarto, resfriamento é a temperatura ambiente que ajuda, sem contar que meu quarto não recebe uma boa ventilação, forrado com gesso e mesmo assim manteve próximo dos 65~68º acho que está muito bom, isso em um período bastante quente do dia. Amanhã farei mais um teste nele, usarei uma das fans da frontal do gabinete, que são akasa black viper 12cm, quero ver se com elas dá alguma diferença, pois a pressão de ar delas é de 2,98mmH2O, de acordo com o site da akasa, mas as informações que a akasa mostra são questionáveis, vi uns testes algum tempo atrás e o máximo que elas chegam era 1,5~1,7mmH2O, o que ainda é melhor que a fan do gammaxx e provavelmente do nótus.

Sem contar que a viper ficaria linda no dissipador do nótus, ficaria altamente charmoso, deixaria a estética interna ainda melhor, postarei as infos de como ficou para comparações 👍

Creio que o dissipador tenha algum papel nisso, pois fazendo uma comparação lado a lado, o dissipador do gammaxx facilita demais o fluxo de ar entre suas aletas, elas possuem um bom espaçamento entre as mesmas, nisso o nótus perde, pois verifiquei que o espaçamento entre suas aletas são menores, possui alguns pontos onde é totalmente fechado para o fluxo de ar passar, como os cantos do dissipador, por exemplo. Eles são fechados, creio eu para dar uma boa fixação aos suportes das fans.
Não tinha pensado nisso mas é um bom ponto mesmo, não reparei na distância das aletas entre o Mugen 5 e o Nótus mas o Mugen 5 é bem grande e vem com um fan "fraco" nas specs com 50 cfm e 1mmh2o de pressão só que é estranho também, mas apesar de tudo o Kaze 1200 tem resultados muito bons em quase todas as situações, considerando a "média" dos fans, outra coisa que já reparei no review de um canal (Major Hardware acho) é que alguns fans tem um fluxo mais central de ar, outros espalham mais pros cantos, imagino que isso possa influenciar também em resultados e talvez fique melhor em heatsink X que Y as vezes, mas são coisas bem difíceis de testar de forma correta/consistente também, acho que como usuário casual o máximo que dá pra fazer é trocar os fans e monitorar o que for possível, ver os resultados e tentar comparar com alguém que fez o mesmo, e é quase impossível de achar alguém que testou diferentes fans no mesmo heatsink e também documentou tudo certinho pra trocar ideia infelizmente

Agora entendo porque o @insanee420 teve bons resultados, a Phanteks T30 tem nada mais nada menos do que incríveis 7.11mmH2O no modo avançado(3000RPM) e 3.3mmH2O no modo performance(2000RPM). No modo performance, o mmH2O é mais que o dobro da fan do gammaxx e certeza que deve ser maior que a fan do nótus b, o ar passa nas aletas do dissipador do nótus brincando com uma pressão de ar dessas, isso explica e acho que confirma minhas suspeitas sobre a pressão de ar no dissipador do nótus. Agora fiquei com uma vontande danada de comprar uma fan dessas, mas o preço no momento é proibitivo, quem sabe mais pro meio do ano, valeria demais usar uma fan dessas, certeza que o 1600AF ficaria ainda mais frio do que ele é naturalmente.
Esse fan é monstro mesmo, eu tinha pensado em fazer push-pull ou pegar o Fuma 2 antes, mas vi que se pegar um heatsink pequeno consigo ter um resultado tão bom quanto (ou quase) e ter algo mais compacto, eu ia pegar o A12x25 antes mas acabou aparecendo o T30 que é melhor ainda, minha ideia era ter refrigeração de sobra pra no futuro pegar um 5900x/5950x 3D, acabou que vai vir o 5800x3D kkkk, meu 5800x deve chegar semana que vem aí testo melhor com ele, devo testar também em 50/75/100% rpm pra ver o quanto ajuda na prática aqui

Dá uma dorzinha pagar 150 no AC e daí 220 no fan mas pensando na qualidade e durabilidade acho que é algo que vale a pena em alguns casos, custo alto pra algo que geralmente se paga bem menos mas é pra durar >7 anos, e esses 54-55c que tava tava batendo em load desconfio que tá meio que no limite mínimo já do que chegaria mesmo num heatsink dual-tower e com 2 fans, mas de bônus a cor combinou legal com o heatsink também kkkkkk

Amanhã farei mais um teste nele, usarei uma das fans da frontal do gabinete, que são akasa black viper 12cm, quero ver se com elas dá alguma diferença, pois a pressão de ar delas é de 2,98mmH2O, de acordo com o site da akasa, mas as informações que a akasa mostra são questionáveis, vi uns testes algum tempo atrás e o máximo que elas chegam era 1,5~1,7mmH2O, o que ainda é melhor que a fan do gammaxx e provavelmente do nótus.
Seria interessante ver mesmo, eu desconfio que a maioria dos fans fica numa margem de 2c uns dos outros no máximo, e quando começa a fritar o heatsink é que essa margem dos 2-3k rpm da T30 podem ajudar, além de já ter cfm/pressão bem bons em rpms mais baixos, mas é difícil dizer pelas specs mesmo, no Cooling Technique acho que testaram as Akasa e os resultados foram bem menores que o que eles dizem ter, e o NF A12x25 que foi acho que o melhor fan por uns 3 anos tem 60 cfm/2mmh2o mas na prática acaba batendo fan com mais specs, além do ruído menor, o jeito é a gente ir testando como pode até sair algum review mega elaborado e confiável :haha:

[AJUDA]
Inicialmente vou passar minhas configurações de setup
Processador: i7 8700
Placa mãe: Asus B360-M Gamming Plus BR
Placa de vídeo: GTX 1660
Fonte: EVGA 650w 80 plus silver

O Problema em questão é de que a temperatura da cpu aumenta e o cooler não sobe a rotação, já tentei usar programas auxiliares e também na própria bio para subir a rotação do cooler, mas nada de sucesso, uso uma pasta térmica boa e o cooler está conectado no CPU_cooler da placa mãe, já troquei o cooler, não funcionou com outro também, alguém saberia me informar oque poderia ser ?

[AJUDA]
Inicialmente vou passar minhas configurações de setup
Processador: i7 8700
Placa mãe: Asus B360-M Gamming Plus BR
Placa de vídeo: GTX 1660
Fonte: EVGA 650w 80 plus silver

O Problema em questão é de que a temperatura da cpu aumenta e o cooler não sobe a rotação, já tentei usar programas auxiliares e também na própria bio para subir a rotação do cooler, mas nada de sucesso, uso uma pasta térmica boa e o cooler está conectado no CPU_cooler da placa mãe, já troquei o cooler, não funcionou com outro também, alguém saberia me informar oque poderia ser ?
Qual cooler você trocou e não funcionou ? Pode ser o sockete do CPU fan da placa mãe com problema ou até o cabo da fonte.

Qual cooler você trocou e não funcionou ? Pode ser o sockete do CPU fan da placa mãe com problema ou até o cabo da fonte.
Então irmão veio o cooler padrão da intel, aquele que vem junto ao processador, depois troquei coloquei um cooler da gammemax, (Não lembro os modelos ao certo) depois de um tempo a temperatura do processador aumentava e a rotação do cooler não aumentava, então troquei novamente o cooler, comprei outro cooler, problema ocorreu novamente, processador esquenta e cooler não aumenta a rotação, já tentei alterar a velocidade dele com diversos softwares porém nada de sucesso, programas como o speed fan nem identifica a fan conectada...

Então irmão veio o cooler padrão da intel, aquele que vem junto ao processador, depois troquei coloquei um cooler da gammemax, (Não lembro os modelos ao certo) depois de um tempo a temperatura do processador aumentava e a rotação do cooler não aumentava, então troquei novamente o cooler, comprei outro cooler, problema ocorreu novamente, processador esquenta e cooler não aumenta a rotação, já tentei alterar a velocidade dele com diversos softwares porém nada de sucesso, programas como o speed fan nem identifica a fan conectada...
Seria interessante testar em outra placa mãe caso tiver ou levar em alguma assistência mas pode ser mal contato no sockete.

Mandei email pro suporte da scythe, sobre o adaptador lga 1700. Me informaram qe vai chegar para venda em meados de março, com preço por volta dos R$50,00.

Users who are viewing this thread

Voltar