[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos onurb666
  • Data de Início Data de Início
Caso esteja ressecada é possível mesmo, já chegou a testar as temperaturas de CPU/GPU com a frente do gabinete removida? E possivelmente a lateral também, é uma forma boa de fazer o teste e acaba dependendo do hardware que está lá dentro também, tem uns cases que por mais que haja abertura lateral muitas vezes não é o suficiente porque é muita pressão pros fans conseguirem puxar algum ar pra dentro, somado ao filtro acaba reduzindo o pouco de ar que entra as vezes mas como disse acaba dependendo do hardware (200w as vezes segura mas com >400w começa a sofrer) e também do quão restritivo é de fato, tem cases com frente 100% mesh que por terem porosidade muito baixa tem um resultado ruim as vezes, mas o importante no final é se as temps estão tranquilas
Fiz os testes que você sugeriu e não houve diferença nas temperaturas. Manteve-se uma média de 42 °C, não que isso seja ruim kkkk Mas acho que pelo air cooler e processador que uso poderia ficar mais frio que isso. Mas acredito que seja pela pasta térmica mesmo, afinal, já tem 1,6 ano que a coloquei. Também, quando comprei ela a pasta já estava dura e na época suei pra conseguir cobrir todo o processador com ela. Se soubesse que o air cooler iria vir com pasta própria nem teria comprado.

Preciso pesquisar uma nova pasta térmica que tenha um ótimo custo-benefício.
É bom ter mais pra garantir mesmo, mas no 5700g mesmo com OC creio que 4 heatpipes já dá e sobra até, digo isso também tendo testado o Mugen 5 (6 heatpipes), o SE-224-XT (4 heatpipes) e o AG500 agora no 5800x, efetivamente 0 diferença provavelmente pelo consumo ser baixo e o "gargalo" de refrigeração ser outro, muita densidade térmica que não tem como dissipar rápido o suficiente em consumos mais altos
Tinha pensado em pegar o Mugen 5, mas, com essa nova versão dele acho que não vale a compra. O Mugen 6 deve vir com algumas pequenas melhorias e a torre dele esteticamente está mais bonita.
Provavelmente vai ficar nessa faixa de 400-500 pros novos modelos mesmo, não lembro de ver o Mugen 6 mas creio que o Fuma tenha resultados melhores no geral, pra um heatsink tijolão como o do Mugen provavelmente seria bom ter uns fans melhorzinhos, realmente tá difícil competir com a DeepCool, há anos o 400 v2 é o queridinho dos AC e agora tem opções um pouquinho melhores e com visual mais diversificado e até mais bonito pra maioria das pessoas
Sim, deve ficar nessa faixa de preço. O que talvez aconteça é que as versões antigas caiam um pouco nos valores até saírem de fabricação.

O Fuma é pouco superior ao Mugen mesmo. Mas cansei de CPU cooler com duas torres. Ocupam muito espaço no gabinete e pra dar manutenção no gabinete sem tirar o air cooler acaba sendo um processo estressante. Devo optar por testar a DeepCool mesmo.

Boa noite,
Alguém aqui possui o Deepcool AK500 ? Como estou colocando a venda meu NZXT Z63, estou querendo adquiri este aircooler de maneira paliativa

Boa noite,
Alguém aqui possui o Deepcool AK500 ? Como estou colocando a venda meu NZXT Z63, estou querendo adquiri este aircooler de maneira paliativa
Tu vai colocar ele no 5900x? Caso sim vai depender de um bom sistema de refrigeração no gabinete sem contar da temperatura ambiente.

Boa noite,
No fórum não vi ninguém com ele ainda, talvez o AG500 seja uma opção no seu caso também? Metade ou menos da metade do preço, mais compacto e o TDP rating dele é o mesmo do AK500 pela própria DeepCool, provavelmente o resultado deles vai ser muito próximo, aí se vai segurar em temp boa ou não vai depender também do seu case/airflow, temp ambiente, se está com OC/PBO etcetc

Tu vai colocar ele no 5900x? Caso sim vai depender de um bom sistema de refrigeração no gabinete sem contar da temperatura ambiente.
Isso mesmo. O gabinete é um Lian-li 216, quanto a refrigeração tudo OK.
No fórum não vi ninguém com ele ainda, talvez o AG500 seja uma opção no seu caso também? Metade ou menos da metade do preço, mais compacto e o TDP rating dele é o mesmo do AK500 pela própria DeepCool, provavelmente o resultado deles vai ser muito próximo, aí se vai segurar em temp boa ou não vai depender também do seu case/airflow, temp ambiente, se está com OC/PBO etcetc
Já sapiei outros modelos e de outras marcas, mas se tratando de visual este AK500 é o mais minimalista. O 5900X penso em vender também e montar com algum R5 5500 ou alguma APU.

Isso mesmo. O gabinete é um Lian-li 216, quanto a refrigeração tudo OK.

Já sapiei outros modelos e de outras marcas, mas se tratando de visual este AK500 é o mais minimalista. O 5900X penso em vender também e montar com algum R5 5500 ou alguma APU.
Nesse aspecto dificilmente o AG500 vai deixar a desejar esse case é muito bem ventilado!

Teste de i5-12600KF com AK400, AK400 Zero Dark Plus (2 fans), AK500, AK620.

AK400-500-620.jpg

O AG400 é ligeiramente mais eficiente que o AK400 devido a fan mais forte e barulhenta, e custa menos, já que o acabamento é "pé de boi".

AK400-500-620.jpg

O AG400 é ligeiramente mais eficiente que o AK400 devido a fan mais forte e barulhenta, e custa menos, já que o acabamento é "pé de boi".
Bizarro ver essa diferença de só 1c do AK620 pro AK Plus, esperava algo mais próximo de 4-5c, da onde é o teste?

De qualquer forma bom pontuar que dependendo do caso a diferença vai ser maior que 1c, principalmente em consumos altos onde o heatsink menor pode saturar e o do AK/AG620 não

AK400-500-620.jpg

Ta mais que provado que AC com 2 fans é roubada fora o barulho que aumenta e pra ganhar no máximo 2°C.

Pessoal, entre um cooler box e um CM T20, pra AMD, eu notarei mta diferença? um amigo está vendendo o dele por 40 reais.

Bom, depende em qual CPU vai usar - é um air cooler com 2 heatpites e fan de 92mm; para um 5500, 5600G deve ser OK.

Neste teste com um Ryzen 2600 o T20 baixou 10 graus relativo ao cooler box Wraith Stealth, nesse outro, com um Ryzen 2200 foi 5 graus.
É um 3300X.

O wraith stealth chega sempre a 95 graus aqui (Fortaleza, gabinete com pouca ventilação, 32 graus ambiente). Se ficar nuns 78/79 no emulador do PS3, que é onde o processador fica com mto uso, me dou por satisfeito. N tô com grana pra gastar mais, pq meus gatos ficaram doentes, e tive que gastar uns 700 reais em medicamento e consulta

Então, como mora em região quente sugiro pegar um air cooler mais eficiente, como DeepCool AG400, que poderá servir depois até para um Ryzen 570)X, i5-13400F.

A melhora que este T20 fará poderá deixa-lo decepcionado, por exemplo, no melhor dos casos vai continuar com temperaturas atingindo a casa dos 80 graus.

Em todo caso peça seu amigo para te emprestar o cooler para testar, e depois decidir se compra.

É um 3300X.

O wraith stealth chega sempre a 95 graus aqui (Fortaleza, gabinete com pouca ventilação, 32 graus ambiente). Se ficar nuns 78/79 no emulador do PS3, que é onde o processador fica com mto uso, me dou por satisfeito. N tô com grana pra gastar mais, pq meus gatos ficaram doentes, e tive que gastar uns 700 reais em medicamento e consulta
Hoje em dia tem AC com ótimo cxb como por ex o ag400~ak400 ou o gammaxx v2 vale a pena mexer um pouco no bolso.

Obrigado a todos que me ajudaram. Estou com muitas dúvidas, pq sempre tive Intel (i3, i5) e nunca tive problemas com o cooler box, mas esse Ryzen tem me dado uma canseira.
Segui a dica que passaram, peguei o T20 pra teste, mesmo com uma boa pasta, no rpcs3, onde o processador atinge 95% de uso costumeiramente no god of war 3, o processador atingiu 83 graus, achei uma diferença pouca e não fiquei com o cooler.

Vi que indicaram o gamaxx, mas o que acham do Pichau sage? O modelo Black. Estava 89 reais ontem, e a Pichau tem um frete mais em conta pra Fortaleza do que a terabyte.
Olhei alguns reviews com o 5600, e ele ficou numa temperatura boa, mas qualquer ajuda, é bem vinda.

Obrigado a todos que me ajudaram. Estou com muitas dúvidas, pq sempre tive Intel (i3, i5) e nunca tive problemas com o cooler box, mas esse Ryzen tem me dado uma canseira.
Segui a dica que passaram, peguei o T20 pra teste, mesmo com uma boa pasta, no rpcs3, onde o processador atinge 95% de uso costumeiramente no god of war 3, o processador atingiu 83 graus, achei uma diferença pouca e não fiquei com o cooler.

Vi que indicaram o gamaxx, mas o que acham do Pichau sage? O modelo Black. Estava 89 reais ontem, e a Pichau tem um frete mais em conta pra Fortaleza do que a terabyte.
Olhei alguns reviews com o 5600, e ele ficou numa temperatura boa, mas qualquer ajuda, é bem vinda.
Desempenho similar ao 400v2 então se tá mais no orçamento só vai, único porém é que ele não é PWM/4 pinos se não me engano então não dá pra fazer um controle de rotação mais caprichado pro fan

Caso o orçamento estiver apertado pode ir nele que tem desempenho bem parecido com o V2.

Alguém consegue me recomendar um Air Cooler branco que não seja gigantesco na faixa de 400-500 reais , planejo usar ele com um ryzen 7700x ou 7700

Alguém consegue me recomendar um Air Cooler branco que não seja gigantesco na faixa de 400-500 reais , planejo usar ele com um ryzen 7700x ou 7700
Sem ser gigantesco (quão grande é gigantesco?) limita as opções, diria o AK400 White pelo CxB, tem o AS500/AS500 Plus branco também

Sem ser gigantesco (quão grande é gigantesco?) limita as opções, diria o AK400 White pelo CxB, tem o AS500/AS500 Plus branco também
Gigantesco no sentido de esconder toda a parte superior da placa mãe e memórias, esses coolers seguram os ryzen 7 de boa?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Melhor cxb branco é o ak400 white bom e barato!
Bem bonito e minimalista ele , preço muito bom também , sabe se ele segura os ryzen 7 ?

Gigantesco no sentido de esconder toda a parte superior da placa mãe e memórias, esses coolers seguram os ryzen 7 de boa?

Bem bonito e minimalista ele , preço muito bom também , sabe se ele segura os ryzen 7 ?
"Segurar" é um conceito bem subjetivo porque pra uns segurar tem que ser manter abaixo de 65c, pra outros é 70c ou 75c etc, sem contar que isso varia completamente com gabinete/airflow da pessoa, com a temperatura ambiente, rotação dos fans, jogo ou software utilizado, GPU utilizada e resolução em jogos afinal uma 4090 em 1080/1440p exige mais do CPU do que uma 4090 em 4k, ou que uma 4070 em 1440p etc

Masss dito isso diria que segura sim, já vi gente usando até o 7900x e 7950x no AK400 e segurando

Bom sistema de refrigeração no gabinete ajuda mas segura sim os ryzen 7.

Users who are viewing this thread

Voltar