[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos onurb666
  • Data de Início Data de Início
O Gamer Nexus tem um video interessante sobre um gabinete que mostra que até padrão de perfuração de painel de gabinete pode influenciar em perfil de ruído. Aos 13 minutos ele comenta sobre isso...

Exato, já passei por isso num HAF912 que tinha montagem pra fan no painel lateral (alumínio perfurado) e acontecia exatamente isso, diria que é "comum" de acontecer no caso de fans frontais já que geralmente tem montagem tanto pra 120mm pra 140mm e essa obstrução pode acabar afetando, e as vezes acontece em heatsinks também, parecendo ser mais comum em casos que tenham 2 fans mas as vezes vejo em ACs de 1 fan/1 torre também

ID-Cooling Anuncia Cooler Líquido para CPU Space LCD AIO

A ID-COOLING está pronta para lançar uma série completa de refrigeradores líquidos All-in-one com display LCD de 2,1", disponíveis em preto e branco, 240 mm e 360 mm, denominada série SL (abreviação de SPACE LCD). Apresentando um novo Núcleo da bomba PWM empurrando o RPM de 0 a 2500, a série SL pode fornecer melhor fluxo de água do que as gerações anteriores e manter uma operação mais silenciosa quando necessário.

Além disso, o desempenho de resfriamento é garantido pelo recém-desenvolvido ventilador PWM de 120 mm x 120 mm x 27 mm. , operando de 500 a 2.000 RPM, 78CFM, 2,68 mm H₂O, 29,9 dB (A). O rolamento dinâmico de fluido é usado para garantir operação silenciosa e durabilidade. Clipes de tubulação estão incluídos para uma aparência organizada. Os comprimentos da tubulação são de 400 mm para a versão de 240 mm, 465 mm para versão 360 mm.

3fw5pUY.jpg

c74OYsR.jpg

3J2iErl.jpg

3w2wSWS.jpg

Com um software fácil de usar, os usuários podem fazer upload de seu próprio arquivo GIF ou MP4 para ser exibido no display LCD de 2,1", com resolução de 480x480px, retroiluminação de 600cd/m² e 16,7 milhões de cores de 24 bits. Com um conjunto completo de kit de montagem, o

novo A série SPACE LCD está preparada para Intel LGA20XX/1700/1200 e AMD AM5/AM4.

Data de disponibilidade:
  • Ásia: início de setembro.
  • EUA: meados de outubro.
  • Outros: início de outubro.
MSRP:
  • SL240 PRETO $ 139,99.
  • SL240 BRANCO $ 139,99.
  • SL360 PRETO $ 179,99.
  • SL360 BRANCO $ 179,99.
Para mais informações, visite esta página .

Na vdd a fan do AK é mais forte, por bem pouco:
AG:
Fluxo de ar do ventilador67.88 CFM
Pressão de ar do ventilador2.04 mmAq

AK:
Fluxo de ar do ventilador68.99 CFM
Pressão de ar do ventilador2.19 mmAq

Retirado do site da DeepCool.

Como tenho os vyper vou fazer uns testes, o cooler chega sábado.

Marca
Akasa
Modelo
AK-FN059
Dimensão
120 X 120 X 25mm
Velocidade
600 -1900 RPM
Fluxo de ar máx.
83.63 CFM
Pressão máx.
2.98 mm H2O
Ruído
6.9 -28.9 dB(A)

Meu WC era focado full em silêncio então, eu já convivia com temperaturas "relativamente altas" pois usava fan stop e etc... Atualmente também o pc não fica mais no meu quarto, então não estou muito preocupado com o ruído. Mas a manutenção de 3 em 3 meses tava me tirando a paciência.

Na vdd a fan do AK é mais forte, por bem pouco:
AG:
Fluxo de ar do ventilador67.88 CFM
Pressão de ar do ventilador2.04 mmAq

AK:
Fluxo de ar do ventilador68.99 CFM
Pressão de ar do ventilador2.19 mmAq

Retirado do site da DeepCool.

A DeepCool deve ter trocado o fan do AK400 este ano, não tinha reparado nisso, se bem que na Computex 2023 foi mostrado uma nova versão do AK400 com display.

EDIT - É isso mesmo, esta especificação de 68.99 e 2.19 que o StayHeavy postou é do novo AK400 Digital.

Me lembro bem que quando saiu o AG400, o fan era mais forte - e ruidoso; do que o do AK400 e testes mostravam AG400 baixando 1-2 graus a mais.
Dados de anúncio antigo do AK400.
  • Fluxo de ar do fan: 66,47 CFM
  • Pressão de ar do fan: 2,04 mmAq
Bom, em termos práticos os dois tem desempenho equivalentes, com vantagem do AG400 de ser mais baixo 5mm e o fan não fica acima da memória.

Última edição:
Se o cooler com um fan tem o dissipador bem balanceado com o fan, um segundo fan baixa 1-2 graus, vide o comparativo do Noctua NH-14S.

Nesse comparativo com coolers DeepCool foi usado os AK, os AG são mais eficientes 1-2 graus, pois usam fan mais forte.

O heatpipe extra do AK500 - cujo dissipador tem o dobro da area do AG500, não fez diferença.

Num dos comparativos de coolers do Hardware Canucks eles explicam que muitos hepatites nem sempre é vantagem, os de fora ficam fora da area do Die do CPU que esquenta mais.
Com muitos heatpiptes tem que ter uma cobertura por baixo, como no AK/AG620, para distribuir o calor para estes heatpipes das extremidades, o que não foi usado no AG500.

AK400-500-620.jpg

Air-cooler-1x2-fans.jpg

Chegou o ak400 plus mas dei um vacilo não vi que minha pasta tinha acabado (aquela seringa as vezes engana). A pasta que vem no cooler achei uma merda, ela literalmente não gruda na superficie, tava bem seca, como era a que tinha instalei assim mesmo.

foi de 94 (thermal throtling) pra 65 no prime 95 / cpu-z. profile dos fans (apartir de 70 graus tudo 100%) 50 graus pra baixo fan-stop.

Quando eu comprar a pasta térmica vou por os viper, mas sinceramente o cooler me surpreendeu, pois 4 heatpipe dar conta de segurar a peteca desse jeito, é surreal.

DeepCool está muito forte na ´parea de refrigeração, muito bom!

Um conhecido me falou sobre o WC DeepCool LT720, achei até que era mentira dele pois os testes dele eram com temperaturas bem melhores que as minhas (ambos mesmo CPU)

Acabei comprando pra ver se era tuo isso mesmo e me surpreendi, baixou 10ºc e com menor ruído, não esperava mais que 5ºc de diferença

XPG Levante 360mm

DeepCool LT720

Chegou o ak400 plus mas dei um vacilo não vi que minha pasta tinha acabado (aquela seringa as vezes engana). A pasta que vem no cooler achei uma merda, ela literalmente não gruda na superficie, tava bem seca, como era a que tinha instalei assim mesmo.

foi de 94 (thermal throtling) pra 65 no prime 95 / cpu-z. profile dos fans (apartir de 70 graus tudo 100%) 50 graus pra baixo fan-stop.

Quando eu comprar a pasta térmica vou por os viper, mas sinceramente o cooler me surpreendeu, pois 4 heatpipe dar conta de segurar a peteca desse jeito, é surreal.
A pasta que vem nele não é da melhores o certo é comprar uma nova com mais consistência e claro durabilidade, agora realmente o AK400 plus esta entre os melhores cxb que tem hoje na atualidade andando junto com os AC TOP bem mais caros.

Um conhecido me falou sobre o WC DeepCool LT720, achei até que era mentira dele pois os testes dele eram com temperaturas bem melhores que as minhas (ambos mesmo CPU)

Acabei comprando pra ver se era tuo isso mesmo e me surpreendi, baixou 10ºc e com menor ruído, não esperava mais que 5ºc de diferença

XPG Levante 360mm

DeepCool LT720
Qual temp ambiente? Com ou sem ar condicionado?

XPG Levante 360mm

DeepCool LT720
diferença gritante hein Sid bom saber mas a temperatura ambiente deve ter favorecido um pouco o resultado final.

Qual temp ambiente? Com ou sem ar condicionado?

diferença gritante hein Sid bom saber mas a temperatura ambiente deve ter favorecido um pouco o resultado final.
Sem ar, não sei a temperatura ambiente, mas não era um dia quente.

Os testes foram pouco mais de uma hora de diferença, a temp não caiu tanto entre um e outro

Mas o mais imprecionsante é o silêncio, deixei os fans para passarem de 60~70% quando o CPU está a mais de 70ºc, curti bastante esse LT720

GELID anuncia cooler para CPU Slim Silence Black.​

A GELID Solutions apresenta seu mais recente cooler para CPU de baixo perfil, incluindo uma ventoinha PWM de 90 mm da nossa linha de produtos SILENT. O novo SLIM SILENCE BLACK está sendo lançado com estilo, tornando sua CPU furtiva e silenciosa com um revestimento eletroforético preto de alta classe aprimorado, enquanto controla as RPM quando é necessário resfriamento adicional. Equipado com uma ventoinha silenciosa de 90 mm com conexão Smart 4 Pin PWM, o Cooler usa uma constelação de dissipador de calor avançado com 4 tubos de calor com a tecnologia Heat pipe Direct Contact (HDC) para oferecer desempenho excepcional.

Apesar de seus componentes de alta tecnologia, o Cooler mantém um design compacto e discreto, medindo apenas 41,5 mm de altura e suporte total de TDP 130 W. Isso torna o SLIM SILENCE BLACK uma solução perfeita para gabinetes ITX e PC finos. O kit de montagem completo incluído para vários soquetes de CPU AMD e INTEL: AM5, AM4, AM3+, AM3, LGA1700, LGA1156, LGA1155, LGA1151, LGA1150 garante ampla compatibilidade entre plataformas e fácil instalação.

qTGzKSy.jpg

FgRg9Iy.jpg

LEVSvZ3.jpg

1kQPplN.jpg

tFkGZ2K.jpg

O cooler é compatível com RoHS e WEEE e tem garantia de 5 anos.

"As placas-mãe estão ficando mais poderosas e os chassis estão ficando menores e mais finos. É o melhor momento para lançar uma solução térmica como o Slim Silence, que atenda a ambos os requisitos ao mesmo tempo", disse Gebhard Scherrer, Diretor de Vendas da GELID Solutions

Ltd. SILENT BLACK tem um preço sugerido de USD 25,00 ou EUR 25,00. Para mais informações, visite a página do produt

Vamos a review super rápida do Thermalright PA-120se (importado da China sem pagar café :safadao: ) com duas NF-12 Chromax, resfriando um 5800X3D em pleno inferno do Distrito Federal (temp ambiente de 30C).

Cinebench com as configurações de CO e PPT/TDC/EDC da assinatura: 82C em multicore.
BF2042 64x64 FULL PLAYERS: 76C.
MW2 Multiplayer: 60C.
Forza Horizon 5: 62C.
Escrevendo esse tópico agora: 42C.

Vendo alguns vídeos de benchmark a minha temperatura está parea com AiO 360mm, tirando o BF2042 que é um CPU KILL ele está mantendo todos os games abaixo de 65C.

Vamos a review super rápida do Thermalright PA-120se (importado da China sem pagar café :safadao: ) com duas NF-12 Chromax, resfriando um 5800X3D em pleno inferno do Distrito Federal (temp ambiente de 30C).

Cinebench com as configurações de CO e PPT/TDC/EDC da assinatura: 82C em multicore.

Vendo alguns vídeos de benchmark a minha temperatura está parea com AiO 360mm, tirando o BF2042 que é um CPU KILL ele está mantendo todos os games abaixo de 65C.
Ficou ótima as temperaturas principalmente em jogos mesmo com ambiente a 30°C o melhor que foi sem taxa do café haha.

Chegou a testar com os fans stock pra ver se dá diferença pros NF-12?

Chegou a testar com os fans stock pra ver se dá diferença pros NF-12?
Encaixar as fans é bem complicado (por isso não testei) mas creio que a diferença seja de 2C~3C, as fans stock são bem fraquinhas.

Estou montando um pc para jogos no gabinete Lancool 216 com o WC NZXT Kraken X73 360mm e gostaria de saber no que mais dá pra investir visando um resfriamento máximo, apesar de barulho ou preço. Moro em uma região quente.

CPU i9 13900k, GPU 4070 Ti e Mobo B760 Aorus Elite AX DDR 5.

galera, pra resfriar um ryzen 1600x (tenho atualmente um Hyper T4 que vou jogar para um xeon) qual o melhor custo beneficio?

Alguém tem idéia de quando chega os novos Lian Li Galahad Trinity Performance no BR? Estive vendo tem a venda já no Aliexpress, o preço até que está bom, mas isso sem considerar a taxa, vi um review que o Trinity Performance 360mm desbancou um Arctic Liquid Freezer 420mm e não foi por pouco...

Um dos melhores é o ag400, barato com ótimo desempenho!

E esse, melhor, pior??

Esse Thor/Tyr é equivalente ao DeepCool Gammaxx 400 V2, que tem performance inferior ao AG400.

No YT TJ Gaming tem um teste comparativo AG400 vs 400 V2 mostrando 10 graus de diferença, mas não deve ser tanto.

Esse Thor não tem nada que justifique esse preço de R$ 210,00.

Se interessou por causa dos LED's "frufru" tem a versão similar do AG400.

AG400 ARGB - R$ 154,00

Esse Thor/Tyr é equivalente ao DeepCool Gammaxx 400 V2, que tem performance inferior ao AG400.

No YT TJ Gaming tem um teste comparativo AG400 vs 400 V2 mostrando 10 graus de diferença, mas não deve ser tanto.

Esse Thor não tem nada que justifique esse preço de R$ 210,00.

Se interessou por causa dos LED's "frufru" tem a versão similar do AG400.

AG400 ARGB - R$ 154,00
nao, seria pq com o thor eu tenho cupom de desconto e nos outros nao

Users who are viewing this thread

Voltar