[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos onurb666
  • Data de Início Data de Início
"Segurar" é um conceito bem subjetivo porque pra uns segurar tem que ser manter abaixo de 65c, pra outros é 70c ou 75c etc, sem contar que isso varia completamente com gabinete/airflow da pessoa, com a temperatura ambiente, rotação dos fans, jogo ou software utilizado, GPU utilizada e resolução em jogos afinal uma 4090 em 1080/1440p exige mais do CPU do que uma 4090 em 4k, ou que uma 4070 em 1440p etc

Masss dito isso diria que segura sim, já vi gente usando até o 7900x e 7950x no AK400 e segurando
Meu uso principal seria jogos mesmo, com uma 4070ti ou 4080 (vai depender do que eu consigo juntar até o finzinho do ano), gabinete ainda não comprei mas estava olhando o lancool 216 branco , temperatura não sendo algo prejudicial aos componentes não sou muito noiado com elas não , acho mais chato um ruído muito alto

Não testei, mas quem testou afirmou que o fan TL-C12B V2 não gera ressonância.
Ou seja, bem melhor que os da Deepcool e os outros models TL-C12xxx da Thermalright.
O meu TL-C12 Pro-G gera ressonância e o rolamento não é 100% silencioso, produz um
leve ruído audível em ambientes silenciosos, se estiver perto do fan.
Dizem que a mágica desses coolers é o heat pipe aprimorado.

Só para constar, testei o Cooler Master Mobius 140P ARGB e é excelente tanto em
performance como no silencio, gosto muito do modo Zero RPM.

Última edição:
Não testei, mas quem testou afirmou que o fan TL-C12B V2 não gera ressonância.
Ou seja, bem melhor que os da Deepcool e os outros models TL-C12xxx da Thermalright.
O meu TL-C12 Pro-G gera ressonância e o rolamento não é 100% silencioso, produz um
leve ruído audível em ambientes silenciosos se estiver perto do fan.

Apenas pra isolar a causa do problema, já testou seu fan em outros lugares? No gabinete por exemplo, ou subindo/descendo um pouco, pelo que já vi e testei ressonância não é necessariamente do fan e sim onde ele está instalado as vezes, e as vezes mexer coisa de 1mm já pode alterar o resultado

Apenas pra isolar a causa do problema, já testou seu fan em outros lugares? No gabinete por exemplo, ou subindo/descendo um pouco, pelo que já vi e testei ressonância não é necessariamente do fan e sim onde ele está instalado as vezes, e as vezes mexer coisa de 1mm já pode alterar o resultado
A questão do rolamento não tem solução e a ressonância era amplificada pelo heatsink.
Troquei por um Phanteks PH-F120T30. :)
Se quiser escutar o TL-C12 assoviando...

Última edição:
A questão do rolamento não tem solução e a ressonância era amplificada pelo heatsink.

Do rolamento é curioso já que FDB e tende a ser silencioso mas o comentário foi apenas sobre a ressonância mesmo que as vezes depende mais de onde tá instalado do que o próprio fan em si ser a causa, por exemplo instalar um fan colado numa furação mesh tende a dar uns barulhos estranhos e afastando 1-2mm que seja já resolve as vezes, em heatsink as vezes pode acontecer algo similar a depender da posição exata do fan + rotação

Já passei por problemas de ressonância no antigo HAF912 quando instalava fan no painel lateral por exemplo e era 100% independente do fan utilizado, problema era onde o fan estava instalado nesse caso em específico e a depender da rotação o barulho variava, fazendo uma comparação o barulho é tipo assoprar rente à uma garrafa pet vazia, faz um woooom meio estranho, mas isso é algo que vai variar o cenário exato também, no vídeo acima não vejo nada muito anormal, me parece mais ruído do vento a princípio mesmo

O meu do PA120 SE gera um ruído horrível, impossível deixa-lo acima de 1200 rpm
Parece que tem algo no rolamento fazendo as duas fans gritarem, meu silverstone 120r em full 2000 rpm não gera tanto ruído quanto o da thermalright

Parece que tem algo no rolamento fazendo as duas fans gritarem, meu silverstone 120r em full 2000 rpm não gera tanto ruído quanto o da thermalright
Cara eu tenho esse Cooler da Silverstone o Air Blazer 120R, e é terrivel o barulho.
Tem o CFM muito bom, mas não tive paciência tive que tirar do gabinete por conta do ruído.

Cara eu tenho esse Cooler da Silverstone o Air Blazer 120R, e é terrivel o barulho.
Tem o CFM muito bom, mas não tive paciência tive que tirar do gabinete por conta do ruído.

Sério?
Então o meu veio de boas, prefiro ele em full do que os do pa120 se
Inclusive uns da deepcool RF120 também

O Peerless Assassin 120 SE usa o fan TL-C12C e o Phantom Spirit 120 usa o fan TL-C12B V2.
Se alguém estiver usando o Phantom Spirit 120, fala aí...

Opa pessoal, boa noite
Muito obrigado por todas as dicas!
Eu acabei comprando aqui na minha cidade mesmo um redragon tyr. Meu amigo trocou de PC, e comprou um WC 240mm, e acabou me vendendo por 70 reais.

Instalei aqui com a propria pasta termica que vem na caixa, e o 3300x caiu de 95c no teste do cinebench e no God of war 3 no rpcs3, com bastante queda de clock, para no máximo 71c.
Também ganhei clock, e agora fica todos a 4310mhz em full load, e com menos ruido

Estou aguardando chegar o gabinete novo também, para melhorar o airflow do PC, mas só a troca de cooler ajudou demais.

Opa pessoal, boa noite
Muito obrigado por todas as dicas!
Eu acabei comprando aqui na minha cidade mesmo um redragon tyr. Meu amigo trocou de PC, e comprou um WC 240mm, e acabou me vendendo por 70 reais.

Instalei aqui com a propria pasta termica que vem na caixa, e o 3300x caiu de 95c no teste do cinebench e no God of war 3 no rpcs3, com bastante queda de clock, para no máximo 71c.
Também ganhei clock, e agora fica todos a 4310mhz em full load, e com menos ruido

Estou aguardando chegar o gabinete novo também, para melhorar o airflow do PC, mas só a troca de cooler ajudou demais.
Deu uma boa diferença principalmente nas temperaturas, quando chegar seu gabinente novo a tendência é baixar mais ainda!

Be quiet Revela novos refrigeradores de ar de última geração na Gamescom 2023.

be quiet!, o fabricante alemão de componentes de PC premium, está lançando dois novos refrigeradores de ar de última geração na gamescom expo em Colônia, Alemanha, de 23 a 27 de agosto. O Dark Rock Pro 5 segue os passos do extremamente bem-sucedido e premiado Dark Rock Pro 4, oferecendo imenso desempenho de resfriamento com baixos níveis de ruído em todas as plataformas populares de consumo, enquanto o Dark Rock Elite é voltado para usuários que exigem o mais alto desempenho e fluxo de ar , integrando iluminação ARGB e um sistema exclusivo de trilho de ventilador frontal para uma experiência de elite.

Elevando ainda mais a fasquia do arrefecimento do ar
Melhorar o benchmark de alto desempenho definido pelo Dark Rock Pro 4 não foi fácil, mas fique quieto! conseguiu elevar ainda mais a fasquia com Dark Rock Pro 5. Ao aproveitar o desempenho do Silent Wings e adicionar um seletor de velocidade integrado para priorizar o resfriamento ou o silêncio, resultou em um refrigerador de ar que adora tarefas multithread, sejam jogos de última geração ou um configuração da estação de trabalho. Ainda quer mais? Com suas capacidades de resfriamento sem precedentes, Dark Rock Elite é a escolha perfeita para entusiastas de jogos que desejam obter o melhor desempenho de CPU e fluxo de ar possíveis, sem perder a excelente iluminação ARGB. O Elite não só oferece ventoinhas Silent Wings e um seletor de velocidade integrado, mas também usa um inovador sistema de trilhos para a ventoinha frontal para garantir compatibilidade com a maioria dos módulos de memória e placas-mãe.

rTXkMST.jpg

YxGC9P6.jpg

Tava numa dúvida tremenda entre o ag400 plus (2 fans) 185 e o ag500 (1fan) 225. Acabdei indo no plus. Mas afinal essa configuração push pull ainda dá resultados? Provavelmente eu vou usar os vyper no lugar dos fans originais. Outra coisa, por que esses coolers não estão vindo mais, os clipes para o segundo fan? Capitalismo selvagem.

Tava numa dúvida tremenda entre o ag400 plus (2 fans) 185 e o ag500 (1fan) 225. Acabdei indo no plus. Mas afinal essa configuração push pull ainda dá resultados? Provavelmente eu vou usar os vyper no lugar dos fans originais. Outra coisa, por que esses coolers não estão vindo mais, os clipes para o segundo fan? Capitalismo selvagem.
Costuma ser uma diferença de 1-2c, eu pessoalmente também acho interessante o Plus porque o fan é bom e as vezes dá pra usar pra botar no gabinete por exemplo kkk

E seria interessante ver a diferenca dos Viper vs o fan stock se tiver saco de testar alguma hora também

Costuma ser uma diferença de 1-2c, eu pessoalmente também acho interessante o Plus porque o fan é bom e as vezes dá pra usar pra botar no gabinete por exemplo kkk

E seria interessante ver a diferenca dos Viper vs o fan stock se tiver saco de testar alguma hora também
Vou fazer. Pois é, eu to tirando o custom, to sem saco pra fazer manutenção, quero deixar o pc rodando até criar ninho de rato. Acho que estou ficando velho kkkkk

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada! R$393,57 35%de desconto | DeepCool-AK620 Display Digital CPU Air Cooler, 6 Heatpipes, Radiador Torres Gêmeas para Intel LGA2066 2011-v3, 1700, 1200, 115X, AM5, AM4

Tava numa dúvida tremenda entre o ag400 plus (2 fans) 185 e o ag500 (1fan) 225. Acabdei indo no plus. Mas afinal essa configuração push pull ainda dá resultados?

Se o cooler com um fan tem o dissipador bem balanceado com o fan, um segundo fan baixa 1-2 graus, vide o comparativo do Noctua NH-14S.

Nesse comparativo com coolers DeepCool foi usado os AK, os AG são mais eficientes 1-2 graus, pois usam fan mais forte.

O heatpipe extra do AK500 - cujo dissipador tem o dobro da area do AG500, não fez diferença.

Num dos comparativos de coolers do Hardware Canucks eles explicam que muitos hepatites nem sempre é vantagem, os de fora ficam fora da area do Die do CPU que esquenta mais.
Com muitos heatpiptes tem que ter uma cobertura por baixo, como no AK/AG620, para distribuir o calor para estes heatpipes das extremidades, o que não foi usado no AG500.

AK400-500-620.jpg

Air-cooler-1x2-fans.jpg

Última edição:
Nesse comparativo com coolers DeepCool foi usado os AK, os AG são mais eficientes 1-2 graus, pois usam fan mais forte.
Na vdd a fan do AK é mais forte, por bem pouco:
AG:
Fluxo de ar do ventilador67.88 CFM
Pressão de ar do ventilador2.04 mmAq

AK:
Fluxo de ar do ventilador68.99 CFM
Pressão de ar do ventilador2.19 mmAq

Retirado do site da DeepCool.

Para quem está com problema de coil whine/ressonância, tentem conectar cada fan separadamente à placa mãe, sem uso do splitter. Aqui melhorou bem.

Na vdd a fan do AK é mais forte, por bem pouco:
AG:
Fluxo de ar do ventilador67.88 CFM
Pressão de ar do ventilador2.04 mmAq

AK:
Fluxo de ar do ventilador68.99 CFM
Pressão de ar do ventilador2.19 mmAq

Retirado do site da DeepCool.
Realmente, e é uma discrepância estranha essa kkkkkk, pouquíssima coisa e achei que era o mesmo modelo de fan, no caso acho que ele se referiu ao fan do AG400/Plus que a DeepCool botou um de 2000rpm por algum motivo, aí em outros modelos é tudo o de 1850rpm acho, e os dos WCs da linha LS/LT/LE (acho) deixaram os fans mais pirocudos de 2250rpm

yhyqzLP.png
DtuWogC.png

Para quem está com problema de coil whine/ressonância, tentem conectar cada fan separadamente à placa mãe, sem uso do splitter. Aqui melhorou bem.
Mas não faz sentido isso
Conectar um no cpu fan1 e cpu fan 2 fica com menos ruido do que conectar em uma controladora, por exemplo?

Não vejo explicação

Eu to usando uns silverstone airblazer que é bom demais também

Mas não faz sentido isso
Conectar um no cpu fan1 e cpu fan 2 fica com menos ruido do que conectar em uma controladora, por exemplo?

Não vejo explicação

Eu to usando uns silverstone airblazer que é bom demais também
Como essa ressonância geralmente é da interação do fluxo de ar com o heatsink (ou qualquer obstrução), as vezes tanto reposicionar o fan um pouco como mudar o rpm pode afetar isso, não tem uma fórmula exata pra resolver/descobrir mas as vezes em 1000 rpm tem ressonância e 1100 não tem por exemplo, aí ter o ajuste individual dos fans pode ajudar ou resolver 100%, acho que foi isso que ele quis dizer

as vezes tanto reposicionar o fan um pouco como mudar o rpm pode afetar isso, não tem uma fórmula exata pra resolver/descobrir

O Gamer Nexus tem um video interessante sobre um gabinete que mostra que até padrão de perfuração de painel de gabinete pode influenciar em perfil de ruído. Aos 13 minutos ele comenta sobre isso...

Users who are viewing this thread

Voltar