[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

Não vai adiantar muito trocando seu v2 por outro AC mais robusto, teu problema é ambiente que favorece e muito a temperatura final do processador, tentaria fazar um UV no se 5700x que vai diminuir consideravelmente.
Não sei, olha só essas prints de agora, joguei duas partidas de liga das lendas que nem é pesado e ele ficou bem mais quente que a 6750xt que é bizarramente quente, fora os demais componentes, se eu startar qualquer coisa mais pesada é 80° fácil.

Fora que UV dá uma trabalheira até acertar(e nem tenho conhecimento pra isso)... um cooler novo não daria um gás? quão perto está o gammax v2 de um cooler melhor a ponto de não compensar trocar?

Print: hwmonitor
 
Não sei, olha só essas prints de agora, joguei duas partidas de liga das lendas que nem é pesado e ele ficou bem mais quente que a 6750xt que é bizarramente quente, fora os demais componentes, se eu startar qualquer coisa mais pesada é 80° fácil.

Fora que UV dá uma trabalheira até acertar(e nem tenho conhecimento pra isso)... um cooler novo não daria um gás? quão perto está o gammax v2 de um cooler melhor a ponto de não compensar trocar?

Print: hwmonitor
Tem o ag620 caso interessar é um baita cooler e deve melhorar as temperaturas mas com UV seria essencial para manter com temperatura aceitável.
 
Não sei, olha só essas prints de agora, joguei duas partidas de liga das lendas que nem é pesado e ele ficou bem mais quente que a 6750xt que é bizarramente quente, fora os demais componentes, se eu startar qualquer coisa mais pesada é 80° fácil.

Fora que UV dá uma trabalheira até acertar(e nem tenho conhecimento pra isso)... um cooler novo não daria um gás? quão perto está o gammax v2 de um cooler melhor a ponto de não compensar trocar?

Print: hwmonitor
Eu tentaria um offset de tensão de 75mv que deve dar boa, se ficar instável reduzir pra 60-65mv e assim vai ou o Curve Optimizer também, outra opção é só usar limite de temperatura na bios

Trocar pra um AC melhor chuto uma redução na faixa de 5-7c mas temp ambiente alta é foda mesmo e não tem muito o que fazer, sempre tive temps mega tranquilas em tudo mas agora que tava batendo 34c temp ambiente o PC deu uma sentida também kkkk, só resta superdimensionar muito o cooler/airflow (gasto muitas vezes desnecessários), reduzir a temp ambiente (não viável sempre) ou fuçar com limite de temperatura e/ou undervolt
 
Bom dia. Fiz troca do processador de um Ryzen 5 1400 para um Ryzen 7 1800X (TDP 95W) e nos testes de stresse (Cinebench, etc) e no Handbrake (programa de conversão de vídeos), a temperatura fica elevada. O sistema está com cooler original AMD (não é wraith, parece cooler box mais antigo). Pensei a princípio no Gammaxx AG400, porém após abrir o gabinete, fazer as medições necessárias, ví que esta meio arriscado, pois as dimensões estão muito no limite, pode ser que não consiga fechar a tampa lateral.
Queria um tipo torre e pensei no irmão menor, o AG200 (TDP 100W), pois tem disponível no BR, com um preço bom:
https://www.kabum.com.br/produto/44...x-ag200-92mm-intel-amd-preto-r-ag200-bknnmn-g
Porém, em alguns vídeos, o pessoal recomenda o tipo horizontal, pois resfriaria o VRM e memórias (não sei se procede, pois acredito que sopraria o ar quente vindo do bloco de alumínio do cooler nesses componentes...), tipo o Rise Mode X5 e outros do mesmo tipo:
https://www.kabum.com.br/produto/25...20mm-preto-e-branco-rm-acx-05-bw?gad_source=1
Para esse sistema, utilizo um tipo torre ou o modelo horizontal? Compensa adquirir o Gammaxx AG200?
 
Bom dia. Fiz troca do processador de um Ryzen 5 1400 para um Ryzen 7 1800X (TDP 95W) e nos testes de stresse (Cinebench, etc) e no Handbrake (programa de conversão de vídeos), a temperatura fica elevada. O sistema está com cooler original AMD (não é wraith, parece cooler box mais antigo). Pensei a princípio no Gammaxx AG400, porém após abrir o gabinete, fazer as medições necessárias, ví que esta meio arriscado, pois as dimensões estão muito no limite, pode ser que não consiga fechar a tampa lateral.
Queria um tipo torre e pensei no irmão menor, o AG200 (TDP 100W), pois tem disponível no BR, com um preço bom:
https://www.kabum.com.br/produto/44...x-ag200-92mm-intel-amd-preto-r-ag200-bknnmn-g
Porém, em alguns vídeos, o pessoal recomenda o tipo horizontal, pois resfriaria o VRM e memórias (não sei se procede, pois acredito que sopraria o ar quente vindo do bloco de alumínio do cooler nesses componentes...), tipo o Rise Mode X5 e outros do mesmo tipo:
https://www.kabum.com.br/produto/25...20mm-preto-e-branco-rm-acx-05-bw?gad_source=1
Para esse sistema, utilizo um tipo torre ou o modelo horizontal? Compensa adquirir o Gammaxx AG200?
Tem certeza que o AG400 não fecharia com a tampa do gabinete? Esses modelos que mencionou não vai resolver muito em relação ao BOX que você usa.
 
Fiz até um modelo de papelão com as dimnesões do AG400 e encosta na lateral do gabinete. Esse box é para Ryzen 5 1400, tem 65 W de TPS e o Ryzen 7 1800X tem 95W TPD. Vi uns reviews de cooler box intel e amd contra o AG200 e ele foi bem melhor,pelo menos uns 10° C a menos, até 15°C conforme o caso.
 
Fiz até um modelo de papelão com as dimnesões do AG400 e encosta na lateral do gabinete. Esse box é para Ryzen 5 1400, tem 65 W de TPS e o Ryzen 7 1800X tem 95W TPD. Vi uns reviews de cooler box intel e amd contra o AG200 e ele foi bem melhor,pelo menos uns 10° C a menos, até 15°C conforme o caso.
tem o h412r com fan de 92mm que encaixa também no seu gabinete caso interessar.
 
Thermalright apresents o cooler para CPU totalmente em cobre AXP90-X53
A Thermalright apresentou hoje o cooler para CPU totalmente em cobre AXP90-X53. Uma variante do cooler de ar de fluxo superior AXP90-X53 de 53 mm de altura, este vem com uma construção quase 100% de cobre, com a base de contato da CPU, heatpipes e pilha de aletas feitas inteiramente de metal vermelho. As únicas partes do dissipador de calor que não são feitas de cobre são os clipes de retenção de aço. Uma placa base de cobre extrai o calor do processador, transportando-o para quatro heatpipes de cobre de 6 mm de espessura, que passam por uma pilha de aletas de cobre. Este é ventilado por uma ventoinha de 92 mm com 15 mm de altura. A base pode parecer cobre puro, mas tem revestimento de níquel C1100 e pode suportar até mesmo aqueles tipos de TIM que danificariam o cobre com o tempo.

A ventoinha Thermalright TL-9015R de 92 mm incluída possui um impulsor laranja com uma moldura vermelha contrastante. Ele possui um rolamento dinâmico de fluidos e recebe entrada PWM de 4 pinos. Ele gira em velocidades de até 2.700 RPM, aumentando até 42,58 CFM de fluxo de ar, com pressão estática de 1,33 mm H₂O e saída de ruído de 22,4 dBA. Com a ventoinha instalada, o Thermalright AXP-90-X53 Full cobre mede 94,5 mm x 95 mm x 53 mm, pesando cerca de 600 g (incluindo ventoinha). Os tipos de soquete de CPU suportados incluem LGA1700, AM5, LGA1200 e AM4. A empresa não divulgou informações sobre preços.

yovL0fr.jpg


KvgLUFq.jpg


ElZcWXL.jpg


mVxir6J.jpg


d8Iv8UR.jpg
 
Team Group lança cooler SSD T-Force Siren GD 120S AIO
T-FORCE, a marca de jogos do Team Group Inc., lançou hoje o T-FORCE SIREN GD120S AIO Cooler, uma solução completa e exclusiva de refrigeração líquida para SSDs PCIe 2280 que usa tecnologia patenteada exclusiva (Patente de Invenção de Taiwan No.: I778726). O water block SSD se adapta perfeitamente aos SSDs M.2 2280 e oferece excelente desempenho de resfriamento, permitindo que os SSDs mantenham baixas temperaturas ideais e operação estável. Com base em testes, o SIREN GD120 permite que SSDs PCIe 5.0 permaneçam abaixo de 54°C mesmo durante cargas pesadas, fornecendo aos players globais soluções de resfriamento mais diversas para altas temperaturas de SSD M.2.

O cooler SSD T-FORCE SIREN GD120S AIO apresenta excelente desempenho de resfriamento ao equipar os blocos de água de tubo duplo de liga de alumínio de precisão com almofadas térmicas de camada dupla, que permitem que o chip controlador SSD e o IC sejam firmemente fixados à base de cobre do cooler . A bomba utiliza um design de eixo cerâmico e três motores silenciosos para obter resfriamento líquido silencioso, altamente eficiente e estável. Além disso, o Cooler SSD T-FORCE SIREN GD120S AIO utiliza um radiador de 120 mm com 13 aletas de alumínio de alta densidade para aumentar a área de resfriamento, removendo efetivamente as altas temperaturas geradas pelos SSDs M.2 PCIe 5.0. Sua ventoinha ARGB PWM de 12 cm também pode ajustar com precisão as velocidades com base na temperatura do sistema para obter uma dissipação de calor ideal, economizando energia e proporcionando um efeito de iluminação personalizado.

oBN1qtG.jpg


0g6vsXZ.jpg
 
Pergunta idiota, se eu comprar um cooler argb mas não ligar a entrada de 3pin, ele vai funcionar normal só que sem a iluminação?
Tenho uma placa x99 e a controladora do gabinete é de um padrão 6pin.
 
Sim vai funfar sem o argb.
mas no caso vai funcionar sem a iluminação ou vai ligar e não vou conseguir controlar?
To com medo de comprar e ter 10 fans numa cor e cooler em outra kkk
 
mas no caso vai funcionar sem a iluminação ou vai ligar e não vou conseguir controlar?
To com medo de comprar e ter 10 fans numa cor e cooler em outra kkk
Vai ligar mas não vai conseguir controlar o argb, se você gosta tudo combinando melhor comprar tudo igual.
 
GAMDIAS lança cooler líquido para CPU com display LCD Chione M4
A GAMDIAS Technology, uma marca líder em hardware e periféricos de jogos para PC de alto desempenho, lançou seu inovador e personalizável refrigerador líquido com tela LCD CHIONE M4. O CHIONE M4 oferece resfriamento poderoso para sua CPU por meio de sua bomba PWM em linha patenteada, um radiador de 32 mm de espessura e ventiladores ARGB hidráulicos para atingir um nível avançado de resfriamento. Ele também possui uma tela LCD de 2,1" no bloco de água que exibe a temperatura da CPU, velocidade do ventilador e estatísticas de velocidade da bomba em tempo real.

CHIONE M4 AIO vem com uma tela LCD de 2,1" no bloco de água que exibe a temperatura da CPU, ventilador escalas de velocidade e velocidade da bomba para permitir que os usuários monitorem o status essencial do sistema em tempo real. O software CHIONE CAST LITE permite a personalização completa de gráficos e exibições de unidades de temperatura (°C/°F). A bomba em linha patenteada foi projetada com controle PWM, circulação de líquido estável e poderosa que pode resfriar a temperatura da CPU de forma eficiente enquanto minimiza as vibrações para garantir uma operação silenciosa e estável. O radiador de 32 mm de espessura possui aletas de radiador muito mais densas para melhorar o desempenho de refrigeração, o aumento na superfície de dissipação permite que o radiador forneça excelente desempenho.

DHuFkcd.jpg


n0Ho4MB.jpg


QgtU8kz.jpg


S3qkrZn.jpg


AIXDoqm.jpg


Feitos sob medida para alcançar desempenho de fluxo de ar superior, CHIONE M4-240 e CHIONE M4-360 são construídos com ventoinhas PWM de 120 mm que operam até 2.000 RPM e fornecem fluxo de ar de até 69,01 CFM. Em termos das ventoinhas PWM de 140 mm que o CHIONE M4-420 contém, as ventoinhas operam até 1600 RPM e fornecem fluxo de ar de até 90 CFM. Os ventiladores possuem rolamentos hidráulicos que garantem uma operação silenciosa com longa vida útil e iluminação ARGB de baixo perfil totalmente endereçável que proporciona uma aparência moderna.

O software CHIONE CAST LITE permite personalizar o modo de exibição, unidades de temperatura, configurar as velocidades mais altas do ventilador e da bomba, bem como desativar a escala de velocidade.

Para mais informações, visite as páginas dos produtos de:
 
GIGABYTE lança novos refrigeradores líquidos da série WATERFORCE X II e WATERFORCE II
A GIGABYTE Technology, líder global em placas-mãe, placas gráficas e soluções de hardware, apresenta as séries AORUS WATERFORCE X II e AORUS WATERFORCE II, ampliando os limites da inovação em refrigeração. Com designs redesenhados de bomba e pás de ventilador, essas séries estão disponíveis em tamanhos de radiador de 240 mm e 360 mm, atendendo tanto a entusiastas de ponta quanto a usuários iniciantes. A versão de 360 mm oferece personalização com opções clássicas de preto e moderno branco, ampliando as opções para os entusiastas do faça você mesmo. Ambas as séries apresentam designs fáceis de usar para simplificar as instalações de refrigeradores líquidos AIO, demonstrando o compromisso da GIGABYTE em fornecer soluções de hardware acessíveis e de alto desempenho.

Inovações DIY
Os designs inovadores DIY facilitam a transmissão contínua de energia e sinais entre ventiladores, resultando em economia significativa de tempo nas conexões de fiação. A série AORUS WATERFORCE X II apresenta o Fan EZ-Chain Mag, que incorpora um mecanismo de intertravamento magnético junto com uma configuração DAISY-CHAIN. A série AORUS WATERFORCE II apresenta o Fan EZ-Chain, que integra um mecanismo de intertravamento deslizante e uma configuração DAISY-CHAIN.

qEohPOe.jpg


22fRdrK.jpg


Vba32OB.jpg


IUKF3aZ.jpg


Série AORUS WATERFORCE X II
AORUS WATERFORCE X II 360 / AORUS WATERFORCE X II 360 ICE / AORUS WATERFORCE X II 240

  • Bomba atualizada recentemente projetada com excelente desempenho.
  • Ventilador EZ-Chain Mag: design de ventilador DIY com mecanismo de intertravamento magnético e DAISY-CHAIN.
  • LCD Edge View: LCD circular colorido para reprodução de vídeo/suporte de texto personalizado.
  • 40 MB de capacidade de armazenamento integrada para arquivos personalizados para expressar sua criatividade.
  • O novo design das pás do ventilador aumenta o fluxo de ar e a pressão, ao mesmo tempo que reduz o ruído.
  • O bloco de água e o ventilador apresentam iluminação gradiente e podem ser sincronizados com outros dispositivos através do GCC.
  • Design universal para controle de RPM de ventiladores e bombas, compatível com todas as marcas de placas-mãe.
  • Vida útil de 50.000 horas do FDB.
59Z3Pmd.jpg


Série AORUS WATERFORCE II
AORUS WATERFORCE II 360 / AORUS WATERFORCE II 360 GELO / AORUS WATERFORCE II 240

  • Bomba atualizada recentemente projetada com excelente desempenho.
  • Ventilador EZ-Chain: design de ventilador DIY com mecanismo de intertravamento deslizante e DAISY-CHAIN.
  • Design de bloco de água giratório de 330 graus.
  • O novo design das pás do ventilador aumenta o fluxo de ar e a pressão, ao mesmo tempo que reduz o ruído.
  • A iluminação do ventilador ARGB pode ser sincronizada com outros dispositivos.
  • Design universal para controle de RPM de ventiladores e bombas, compatível com todas as marcas de placas-mãe.
V0Y7kGs.jpg


Fonte: GIGABYTE
 
JaumHenriq disse:
Pergunta idiota, se eu comprar um cooler argb mas não ligar a entrada de 3pin, ele vai funcionar normal só que sem a iluminação?
Tenho uma placa x99 e a controladora do gabinete é de um padrão 6pin.
Vai ligar mas não vai conseguir controlar o argb, se você gosta tudo combinando melhor comprar tudo igual.

Se o cooler (de CPU?) é com LED ARGB e ele não ligar o cabo dos LEDs a ventoinha vai funcionar - basta ligar o cabo PWM no CPU_FAN; e não terá nenhuma iluminação nos LEDs.

Para ter o frufru do ARGB do cooler precisa de uma controladora ARGB, pois a X99 não tem conectores de LED.

No entanto, se a controladora que já tem - com conector de 6 pinos; for ARGB e tiver conector vago, tem adaptador de 6 pinos para 3 pinos ARGB, e nesse caso vai controlar os LEDs do cooler junto com os do gabinete, pela controladora.

D_NQ_NP_2X_765597-MLB54319625939_032023-F.webp
 
Última edição:
Sim nesse caso com controladora para controlar o argb ou adaptador para essa plataforma.
 
GAMDIAS Anuncia os Coolers para CPU BOREAS M2-510 e E2-410
GAMDIAS anunciou o lançamento dos coolers de ar para CPU BOREAS M2-510 Series e BOREAS E2-410 Series. Cada modelo possui tubos de calor avançados de cobre com tecnologia de contato direto, uma placa de base espessa e um ventilador hidráulico de 120 mm com função PWM para fornecer desempenho de resfriamento excepcional. Além disso, o design elegante da tampa superior gradiente em malha em forma de diamante torna o cooler a combinação perfeita para sua configuração.

O cooler da CPU é feito com tubos de calor e aletas atualizados, bem como uma placa de base espessa para fornecer desempenho de resfriamento poderoso e eficiente. Além disso, com o design de um revestimento totalmente preto (BOREAS M2-510 e BOREAS E2-410)/revestimento totalmente branco (BOREAS M2-510 WH e BOREAS E2-410 WH) e uma tampa superior gradiente em forma de diamante, é a escolha perfeita para quem valoriza desempenho e estética.

tMGIdMf.jpg


nglvRej.jpg


OyXIAyp.jpg


Layout robusto e fluxo de ar assimétrico
O cooler está equipado com uma ventoinha de 120 mm de alta qualidade que pode fornecer fluxo de ar de até 72,94 CFM e uma pressão estática de 2,63 mmH2O. Com rolamento hidráulico premium e função PWM, o ventilador garante até 1800 RPM em operação silenciosa.

Excelente compatibilidade
O cooler da CPU fornece acesso desobstruído aos slots DIMM que permitem aos usuários atualizar facilmente as placas-mãe. Além disso, os kits de montagem universais GAMDIAS estão incluídos para fácil instalação nas mais recentes plataformas Intel e AMD. (LGA 1700/AM5)

Para obter mais informações, visite as páginas dos produtos de:
 
Boa tarde a todos.

As temperaturas do meu CPU está um pouco alta (mínimo 44º, máximo 80º, média 58º) e eu gostaria de diminuir, então pensei em comprar um cooler melhor do que o padrão que estou usando. Estou em dúvida se deveria comprar um air cooler ou um water cooler. Eu estava pesquisando e pesquisei dois, mas vi um problema no water cooler (Water Cooler Z 240 Frost), ele é de 220W e estou em dúvida se minha fonte (Corsair CX450) vai dar conta.

As configurações do meu PC são as seguintes:
CPU: Ryzen 5 3600
Memória RAM: 16GB 2400 MHz
SSD: NVMe KingSpec 512GB
GPU: GTX 1050 Ti
Monitor: LG 23"
Gabinete: Gamer Pichau HX300M

Antes de fazer uma escolha importante como essa, vim aqui no fórum tirar essa dúvida. Quem puder tirar minha dúvida eu agradeço.
 
Boa tarde a todos.

As temperaturas do meu CPU está um pouco alta (mínimo 44º, máximo 80º, média 58º) e eu gostaria de diminuir, então pensei em comprar um cooler melhor do que o padrão que estou usando. Estou em dúvida se deveria comprar um air cooler ou um water cooler. Eu estava pesquisando e pesquisei dois, mas vi um problema no water cooler (Water Cooler Z 240 Frost), ele é de 220W e estou em dúvida se minha fonte (Corsair CX450) vai dar conta.

As configurações do meu PC são as seguintes:
CPU: Ryzen 5 3600
Memória RAM: 16GB 2400 MHz
SSD: NVMe KingSpec 512GB
GPU: GTX 1050 Ti
Monitor: LG 23"
Gabinete: Gamer Pichau HX300M

Antes de fazer uma escolha importante como essa, vim aqui no fórum tirar essa dúvida. Quem puder tirar minha dúvida eu agradeço.
o WC nao vai consumir 220W - essa informacao eh o quanto ele consegue dissipar. O consumo do WC eh a soma da bomba+fans, que deve girar em torno de 20w no maximo
 
o WC nao vai consumir 220W - essa informacao eh o quanto ele consegue dissipar. O consumo do WC eh a soma da bomba+fans, que deve girar em torno de 20w no maximo
E em questão desse gabinete suportar o radiador, ele suporta? Porque senão, vou ter de comprar o air cooler mesmo. No site do produto diz que na parte superior suporta dois de 120mm.
 
E em questão desse gabinete suportar o radiador, ele suporta? Porque senão, vou ter de comprar o air cooler mesmo. No site do produto diz que na parte superior suporta dois de 120mm.
ta la no site deles, WC suportado - WC de 120mm na traseira. - isso que ele fala de parte superior sao fans somente. nao tem como colocar os fans + radiador

um deepcool ag400 ou ak400 ja te atende de boa
 
Boa tarde a todos.

As temperaturas do meu CPU está um pouco alta (mínimo 44º, máximo 80º, média 58º) e eu gostaria de diminuir, então pensei em comprar um cooler melhor do que o padrão que estou usando. Estou em dúvida se deveria comprar um air cooler ou um water cooler. Eu estava pesquisando e pesquisei dois, mas vi um problema no water cooler (Water Cooler Z 240 Frost), ele é de 220W e estou em dúvida se minha fonte (Corsair CX450) vai dar conta.

As configurações do meu PC são as seguintes:
CPU: Ryzen 5 3600
Memória RAM: 16GB 2400 MHz
SSD: NVMe KingSpec 512GB
GPU: GTX 1050 Ti
Monitor: LG 23"
Gabinete: Gamer Pichau HX300M

Antes de fazer uma escolha importante como essa, vim aqui no fórum tirar essa dúvida. Quem puder tirar minha dúvida eu agradeço.
Nesse teu sistema um AK~AG400 é mais que suficiente para refrigerar seu processador.
 
ta la no site deles, WC suportado - WC de 120mm na traseira. - isso que ele fala de parte superior sao fans somente. nao tem como colocar os fans + radiador

um deepcool ag400 ou ak400 ja te atende de boa
e soh pra reforcar, nem pense em pegar um WC de 120mm!!! kkkkk...
 
Obrigado vocês que responderam, vou comprar esse AK400 air cooler, então!

Só para ver se estou certo. O AK400 seria esse? Ele está R$ 140 em um site brasileiro.

61RxVVWPpIL._SX522_.jpg
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo