Tava pesquisando gabinetes com bom airflow.. e boletei 2 gabinetes, o XPG Stalker air com 2 fans por R$ 410 e o NZXT H510 flow por R$ 550 com 2 fans.. tô na dúvida em qual deles pegar, oq vocês indicariam? Acho legal o toque minimalista da nzxt.
Se sua placa de vídeo for grande, o H510 é horroroso. Se for dual fan padrão, show de bola.Tava pesquisando gabinetes com bom airflow.. e boletei 2 gabinetes, o XPG Stalker air com 2 fans por R$ 410 e o NZXT H510 flow por R$ 550 com 2 fans.. tô na dúvida em qual deles pegar, oq vocês indicariam? Acho legal o toque minimalista da nzxt.
Sei que é meio tarde. Meu irmão comprou no desespero porque a CPU dele estava batendo 80ºC, a GPU não parecia estar na melhor temperatura (mas estava próxima), o gabinete dele é pequeno. Fiz a instalação. Vamos aos pontos importantes para quem estiver cogitando:Boa pessoal, na Black da Kabum apareceu esse kit com 3 fans e pela especificação do ruído achei interessante, agora quero saber se prestam pra colocar no gabinete:
Meu gabinete tem apenas um que veio nele, no caso aí instalaria 2 frontais e um superior pra ficar 2x2 no fluxo.
Situação complicada com a limitação de espaço, conexões na frente e 4 slots pra HD mesmo, e não sei se ficar nesse espaço fechado não acaba afetando também, lembro de alguém numa situação parecida aqui no fórum que disse ter melhorado quando tirou o gabinete daí. Achei a melhora tirando o painel frontal bem grande considerando que os fans devem ficar na parte de baixo e deve ter aquelas gaiolas bloqueando parte do airflow, trocar os fans é uma opção mas não é garantia de melhora a princípio, não sei nem se acha informação/caso parecido assim pra pelo menos ter uma estimativa tambémGurizada, meu setup atual tá o seguinte:
Gabinete corsair carbide 200r
1 fan frontal noctua p12
1 fan frontal cougar cf-v12h
1 fan traseiro cougar cf-v12h
Dá pra por 2 fans na parte superior, 1 na parte inferior e 1 na tampa lateral mas nos meus testes não tive ganhos além de ruído extra. O teste foi feito com fans chinesas então pode simplesmente ser falta de potência delas.
Hardware
CPU Ryzen 9 5900x com cooler thermalright peerless assassin
GPU Gainward RTX 3080
Pasta térmica mastergel maker na cpu e gpu
O PBO ta como advanced, limites disabled e curve optimizer em -20
Temperatura ambiente na casa dos 30 graus
As temps em jogo ficam ali na casa dos 75 CPU e 80 GPU (o ponto de throtling é 82), tem algo que eu possa fazer pra melhorar ou o negócio é trocar de gabinete? Tava pensando em colocar +2 xpg vento pro pra substituir as cougar mas não sei se é um investimento válido ou se vou estar simplesmente queimando dinheiro.
Se tirar o painel frontal as temperaturas caem uns 10 graus na GPU e 7 na CPU.
O gabinete também fica num ponto um tanto fechado, o que já não ajuda nas temps:![]()
![]()
To querendo evitar troca de gabinete por conta das limitações de espaço (tem que ter conexões na frente e baia pra HD, preferencialmente 4).
olhando sua resposta e quando disse para tirar o painel frontal me ocorreu e se ele tirar o painel frontal e tambem INVERTER o fluxo das fans para jogar o ar quente pela frente? em casos criticos assim uma solucao nao convencional pode ate funcionar..Situação complicada com a limitação de espaço, conexões na frente e 4 slots pra HD mesmo, e não sei se ficar nesse espaço fechado não acaba afetando também, lembro de alguém numa situação parecida aqui no fórum que disse ter melhorado quando tirou o gabinete daí. Achei a melhora tirando o painel frontal bem grande considerando que os fans devem ficar na parte de baixo e deve ter aquelas gaiolas bloqueando parte do airflow, trocar os fans é uma opção mas não é garantia de melhora a princípio, não sei nem se acha informação/caso parecido assim pra pelo menos ter uma estimativa também
Sem trocar o gabinete acho que o mais viável seria usar sem o painel frontal, fazer um undervolt na GPU e talvez arriscar trocar por fans mais fortes, não sei quais fans chineses usou mas pelo tipo do gabinete imaginei que pelo menos 1 no topo bem lá trás poderia ajudar um pouco, talvez manter os 3 mesmos fans mas 2 exhaust e 1 intake, mas não sei também se o espaço limitado acabaria prejudicando e acumulando calor ali depois de um tempo, o intake apesar da restrição do gabinete consegue pegar ar fresco
É uma opção também, infelizmente muito dessas coisas em relação a gabinete/airflow é experimentação mesmo já que é quase impossível achar alguém com setup idêntico de gabinete/fans/cpu/gpu etc, num espaço fechado assim imagino que o ar quente acumule ali depois de um tempo e talvez inverter fique até melhor mesmo já que vai retirar o ar quente e jogar no ambiente aberto pelo menos, mas o negócio é testar na prática por mais chato que seja, documentar certinho e relatar na net pra gente ter mais informação sobre essas coisasolhando sua resposta e quando disse para tirar o painel frontal me ocorreu e se ele tirar o painel frontal e tambem INVERTER o fluxo das fans para jogar o ar quente pela frente? em casos criticos assim uma solucao nao convencional pode ate funcionar..
Curtir hein tem otima rotação não exagerando no cfm fora o preço que esta excelente.@Cata
Ja viu esse cooler da montec?
Parece ser bem honesto pelo preço, o negócio é o ruído em 100%
https://www.terabyteshop.com.br/produto/23152/cooler-para-gabinete-montech-metal-120-pwm-120mm-black
Sim, diz no próprio site que a pressão é 2.82 que é ótimo para radiadores.Curtir hein tem otima rotação não exagerando no cfm fora o preço que esta excelente.
Interessante, parece ser mais uma cópia do Gentle Typhoon/A12x25, mas pelo preço parece uma boa opção dependendo do desempenho, o Vento Pro e similares tão sempre de 100 pra cima@Cata
https://www.terabyteshop.com.br/produto/23152/cooler-para-gabinete-montech-metal-120-pwm-120mm-black
Perfeito para radiadores o mais intetessante é o preço.Sim, diz no próprio site que a pressão é 2.82 que é ótimo para radiadores.
Quem ta procurando para setup minimalista é uma ótima opção
@Cata