[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Tava pesquisando gabinetes com bom airflow.. e boletei 2 gabinetes, o XPG Stalker air com 2 fans por R$ 410 e o NZXT H510 flow por R$ 550 com 2 fans.. tô na dúvida em qual deles pegar, oq vocês indicariam? Acho legal o toque minimalista da nzxt.
 
Tava pesquisando gabinetes com bom airflow.. e boletei 2 gabinetes, o XPG Stalker air com 2 fans por R$ 410 e o NZXT H510 flow por R$ 550 com 2 fans.. tô na dúvida em qual deles pegar, oq vocês indicariam? Acho legal o toque minimalista da nzxt.
Se sua placa de vídeo for grande, o H510 é horroroso. Se for dual fan padrão, show de bola.
 

Alphacool revela os ventiladores de gabinete Core 120 PWM e Core 140 PWM Series.



A lista de fãs do Alphacool ganha uma nova adição! A silenciosa e eficiente ventoinha Core PWM está agora disponível em 120 mm e 140 mm, cada uma com 3 variantes de velocidade diferentes. A versão de 120 mm está disponível com uma velocidade máxima de 2500 rpm, 3000 rpm e 4000 rpm. A versão de 140 mm está disponível com velocidades máximas de 2.000 rpm, 2.500 rpm e 3.200 rpm.

A ventoinha, que pode ser controlada via sinal PWM, não é adequada apenas como ventoinha em coolers ou radiadores de CPU. Graças aos seus excelentes valores de desempenho (rendimento e pressão estática), também pode ser usado como ventilador de caixa. O eixo do ventilador de rolamento duplo (>2500 rpm) funciona suavemente e permite uma longa vida útil, bem como uma operação silenciosa. Se você está procurando uma ventoinha acessível e poderosa sem iluminação RGB, você a encontrará com a ventoinha Core PWM da Alphacool.



PNHepYL.jpg




yg8j85n.jpg




85Zs7G2.jpg



Visão geral dos recursos
  • disponível na versão de 120 mm ou 140 mm
  • alto fluxo de ar e pressão estática
  • ampla faixa de controle de velocidade usando PWM
  • rolamento de funcionamento suave durável para operação silenciosa
  • MSRP 6,48€ - 8,98€
Para mais informações, visite a página do produto .
 
Turma, preciso de uma ajuda de quem entende mais de fan:

Meu gabinete cabe 2 fans de 140 na frente (até cabe de 120, mas esteticamente as de 140 se encaixam melhor e ficam mais bonitas).

Pesquisando no google, curti as Corsair LL140, pela questão principalmente de ter o Aro externo e as fans/blades também iluminadas e podendo ser controladas por software. O problema é o preço: o kit com 2 está 320 reais, que não cabe no orçamento, pois ainda preciso trocar o processador, fonte e ssd.

Encontrei a Rise Mode Galaxy, porém pelo que entendi ela só tem o aro iluminado, mas o preço é espetacular 28 reais. Mas ela não tem as blades iluminadas, mas é compatível com o Asus Aura.

Alguém tem alguma sugestão de fan 140 que tenha o aro e as blades iluminadas e possa ser controladas por software (icue, aura...), mas que tenham um preço em conta (até uns 80 reais por fan).
 

EK lança ventiladores de alta pressão estática FPT 120 e FPT 140 para radiadores e dissipadores de calor.


EK, o fabricante premium de soluções de refrigeração líquida, está lançando sua série de ventiladores mais avançada até o momento - o EK-Loop FPT 120 e 140. Esses ventiladores de refrigeração de radiador de alta pressão estática foram projetados para substituir completamente a série Vardar existente em toda a linha de produtos . Os ventiladores EK-Loop FPT melhoram em muitos aspectos enquanto se concentram no excelente desempenho do radiador. Esses ventiladores apresentam uma relação desempenho/ruído otimizada e equilibrada na ampla faixa operacional do ventilador.

Os novos ventiladores FPT apresentam um design full-frame que não permite que o ar escape para fora do quadro, obtendo assim uma melhor pressão estática geral. O ventilador mais recente também permite encadeamento, reduzindo a confusão de cabos e facilitando o roteamento de cabos por meio do EK-OmniLink - um ecossistema de conectores Micro-Fit de 8 pinos. Toda a fiação de sinal e energia para PWM e D-RGB passa por um único cabo e conector, que então utiliza um único cabo para conectar à fonte. Mais importante, o ecossistema EK-OmniLink não requer nenhum controlador especial, pois a conexão termina nos conectores padrão da placa-mãe - um PWM de 4 pinos para a alimentação do ventilador e um D-RGB de 5 V de 3 pinos para os conectores.



EXJsNsR.jpg




B6iZIp7.jpg




nn6iHuU.jpg




OYlTdXB.jpg




CnkDECR.jpg



Ampla seleção de variantes de ventoinhas As ventoinhas
EK-Loop FPT de 120 mm vêm em três variantes diferentes:
  • Moldura preta com D-RGB
  • Moldura preta sem RGB
  • Moldura branca com D-RGB
As ventoinhas EK-Loop FPT 140 mm também vêm em três variantes diferentes:
  • Moldura branca com D-RGB
  • Moldura preta sem RGB
  • Moldura preta com D-RGB
FPT - Estrutura do Ventilador com Tecnologia de Pressão
Total A Tecnologia de Pressão Total (FPT) é um projeto de estrutura completa que faz contato com o radiador, vedando-o completamente e não permitindo que o ar escape da estrutura e cause uma perda de pressão estática do ar. Cantos de borracha são implementados em ambos os lados do ventilador para reduzir a transferência de vibração para o resto do PC. O emblema EK no quadro é aplicado em duas orientações, permitindo que os usuários obtenham a orientação ideal do logotipo por motivos estéticos. O cabo pode ser opcionalmente movido para o outro lado se isso facilitar o roteamento do cabo.

EK-OmniLinkName
A solução EK-OmniLink permite o encadeamento de vários ventiladores, reduzindo a confusão de cabos e facilitando muito o gerenciamento de cabos. O ecossistema de interconexão Omni-Link será significativamente expandido em um futuro próximo para benefícios adicionais. Ele usa conectores Micro-fit de 8 pinos entre os produtos.

O design EK-OmniLink resolve os problemas de confusão de cabos de unificar a conexão de vários ventiladores em um único cabeçalho PWM e D-RGB, mantendo total flexibilidade se você deseja remover um único ventilador da cadeia. Outras soluções semelhantes no mercado utilizam mecanismos de intertravamento, que exigem a remoção de todo o elo do ventilador quando é necessário mais espaço para apertar uma conexão em um radiador.

FDB - Mancal Dinâmico de Fluidos
Um novo motor com um rolamento dinâmico de fluido reduzirá significativamente o ruído, especialmente durante a operação de baixa rotação. O atrito operacional é mantido em níveis muito baixos mesmo após anos de serviço, ao contrário dos tradicionais ventiladores de rolamento, que tornam-se mais ruidosos com o tempo.

Os ventiladores FDB podem ser montados horizontalmente e verticalmente sem problemas ou longevidade reduzida, ao contrário dos ventiladores tradicionais com mancal. Ranhuras inovadoras em espinha são aplicadas ao mancal do ventilador, recirculando e distribuindo o óleo naturalmente entre o eixo do rotor e o mancal para manter uma operação estável e silenciosa em altas velocidades.

Ventiladores de desempenho LED D-RGB
Quatro das seis versões de ventiladores EK-Loop FPT possuem iluminação LED D-RGB no cubo do motor. Um design de impulsor de 7 pás de cor leitosa perfeitamente equilibrado é otimizado para dispersão de luz e operação de alta pressão estática, mantendo um baixo perfil de ruído em toda a faixa operacional do ventilador.

Ter LEDs exclusivamente dentro do rotor garante o máximo comprimento possível das pás do ventilador e, assim, melhor desempenho. Sob o cubo do motor, há um total de 9 LEDs voltados para cima que fornecem uma ótima difusão de luz também em plena luz do dia.

Um dos principais recursos do novo ventilador EK-Loop FPT D-RGB é sua simplicidade - ele usa a conexão D-RGB padrão de 3 pinos e 5 V, o que significa que você pode usá-lo com qualquer RGB endereçável padrão de 3 pinos e 5 V controlador ou qualquer uma das populares tecnologias de sincronização RGB de todos os principais fabricantes de placas-mãe. A marcação de seta no conector de LED de 3 pinos deve ser alinhada com a marcação de +5V no conector D-RGB (ARGB).

Correspondência de tons de branco A
EK certificou-se de que o tom de branco dos ventiladores FPT correspondesse ao tom dos gabinetes brancos mais populares do mercado para promover a uniformidade de cores e tornar mais fácil para os clientes combinar os novos ventiladores com os gabinetes de seus PCs. Os modelos brancos dos ventiladores FPT vêm com cabos, conectores e amortecedores de borracha brancos.

Ventilador EK-Loop FPT D-RGB Principais recursos
  • Perfil de alta pressão estática / baixo ruído: Ao contrário de outros ventiladores de resfriamento de computador de uso geral, o ventilador EK-Loop FPT 120 D-RGB é construído especificamente para sistemas de resfriamento líquido de computador, ou seja, resfriamento de radiador. Seu design e construção também são altamente adequados para refrigeradores de ar de alto desempenho ou como ventiladores de caixa para caixas restritivas com filtros de poeira.
  • Conjunto de rolamento e motor de alta qualidade: Os rolamentos dinâmicos de fluido garantem uma longa vida útil, enquanto sua ampla faixa de RPM permite uma operação silenciosa em cenários de baixa potência e alto desempenho durante picos de alta carga. A modulação de largura de pulso precisa (PWM) para ajuste de velocidade do ventilador fornece desempenho sob demanda.
  • Tecnologia de pressão total: O formato quadrado prático da estrutura do ventilador oferece desempenho ideal no regime de puxar ou empurrar sem perdas hidráulicas, o que garante a capacidade de resfriamento ideal de seus radiadores de refrigeração líquida.
  • Conectores D-RGB padrão: A iluminação D-RGB do ventilador EK-Loop FPT não requer nenhum controlador adicional sofisticado ou caro para que você desfrute de efeitos de iluminação vibrantes. Uma simples conexão D-RGB endereçável de 3 pinos e 5 V para controladores padrão ou qualquer tecnologia de sincronização D-RGB (ARGB) popular dos principais fabricantes de placas-mãe é tudo o que você precisa.
  • OmniLink: A capacidade de encadear a potência do ventilador, D-RGB e até mesmo bombear energia através de um único cabo oferece aos usuários a máxima flexibilidade enquanto reduz a confusão de cabos. Todos os cabos são do tipo fita plana sem mangas adicionais para uma experiência de roteamento de cabos ainda melhor.


5eUzHue.jpg



Para mais detalhes e especificações técnicas, visite as páginas do produto:
 
Boa tarde a todos

Quando pesquisei por coolers para gabinete, há uns 2 anos, havia os 12v 4 pinos rgb e os 5v 3 pinos argb. Mas estive pesquisando novamente para ajudar um amigo a comprar seus coolers, e fiquei confuso diante das opções. Notei que há agora fabricantes com seu próprio padrão de pinos.

Esse amigo prefere argb devido à estética. Eu até indicaria um kit com controladora, sem dor de cabeça, mas como no gabinete já veio 4 coolers argb (sem controladora, gabinete Husky Polar), ele queria apenas mais 2 para o teto do gabinete.
A Placa Mãe é a TUF Gaming B450M-Pro II, e os conectores são 12v 4 pinos, o que ainda o impossibilita de usar argb.

Gostaria de saber se algo mudou nesse tempo, se existe argb 12v hoje em dia, ou qual seria a melhor opção para esse meu amigo.
 
Estava lendo novamente o post do amigo @Caparroz no tópico "Indicações de compra: AirCooler & Watercooler", algo lá me deixou confuso, que foi esse trecho aqui:

"Pra gabinete, apenas UMA de exaustão. - 99% dos midtower e fulltower é intake na frente (fan grande com grande fluxo; pressão é inútil) e uma (hum, uma unidade, 1x) ventoinha de exaustão com pressão e fluxo!!!"

Sei que fans com alta pressão estática são boas para dissipadores, wc e etc, mas porque não seria para gabinetes, amigo? Fiquei confuso nisso, pois achava que quanto mais pressão estática a fan frontal tivesse seria melhor para o fluxo de ar interno. Elas não seriam adequadas pois teriam pouco cfm/fluxo, seria isso?

Meu gabinete é um dt3 trantor, a frontal dele é mesh, bem arejada, mas a dt3 fez uma cagada igual a gamdias e silverstone, com seus respectivos talos e1 e ps15 pro. Na parte frontal, onde parafusa os fans elas simplesmente adicionaram uma espécie de grelha, que prejudica e muito o fluxo do ar que entra no gabinete, mas pelo menos no caso do trantor, os buracos da grelha são bastante largos, o que não compromete muito a passagem do ar.

Para esse tipo de situação uma fan com mais fluxo seria a ideal ou uma com mais pressão?
 
Última edição:
Boa pessoal, na Black da Kabum apareceu esse kit com 3 fans e pela especificação do ruído achei interessante, agora quero saber se prestam pra colocar no gabinete:


Meu gabinete tem apenas um que veio nele, no caso aí instalaria 2 frontais e um superior pra ficar 2x2 no fluxo.
Sei que é meio tarde. Meu irmão comprou no desespero porque a CPU dele estava batendo 80ºC, a GPU não parecia estar na melhor temperatura (mas estava próxima), o gabinete dele é pequeno. Fiz a instalação. Vamos aos pontos importantes para quem estiver cogitando:

Pros:
- RGB completamente compatível com o RGB Fusion 12v da Gigabyte
- Ventoinhas bastante silenciosas
- o preço na promoção estava realmente muito baixo

Contras:
- O RGB puxa um pouco a tonalidade para o azul quando você utiliza a cor branca. Não é um desastre, mas mostra que não é exatamente a melhor coisa do mundo
- as ventoinhas são Padrão 6 pinos - só funciona com controladora Coolmoon e similares
- O ímã que vem para fixar no gabinete é fraco, melhor arrancar fora e usar fita dupla face
- não vi muita reclamação sobre isso na internet, mas fui um dos sorteados que o controle remoto parou de funcionar depois de syncar com o RGB Fusion, agora só na placa mãe ou no software

z9zK3U5.png


Enfim, acho que os prós acabam anulando os contras, especialmente pra quem está mais preocupado com ter um conjunto de ventoinhas fazendo o trabalho de ventoinhas do que com a aparência. Botei todas fazendo exaustão, ele tem ventoinhas um pouco melhores fazendo o intake. Antes estava naquela configuração 1 frontal 1 traseira, agora tem duas frontais, uma traseira e duas superiores. A temperatura da GPU caiu um pouco menos, de 68ºC para 64ºC em full load (GPU, não o hotspot), mas a CPU caiu de 80~81ºC (um R5 1600AF, stock) para 62ºC. A Case é uma Evoke daquelas bem baratinhas, com lateral de acrílico.
 
Gurizada, meu setup atual tá o seguinte:

Gabinete corsair carbide 200r
1 fan frontal noctua p12
1 fan frontal cougar cf-v12h
1 fan traseiro cougar cf-v12h

Dá pra por 2 fans na parte superior, 1 na parte inferior e 1 na tampa lateral mas nos meus testes não tive ganhos além de ruído extra. O teste foi feito com fans chinesas então pode simplesmente ser falta de potência delas.

Hardware
CPU Ryzen 9 5900x com cooler thermalright peerless assassin
GPU Gainward RTX 3080
Pasta térmica mastergel maker na cpu e gpu

O PBO ta como advanced, limites disabled e curve optimizer em -20
Temperatura ambiente na casa dos 30 graus

As temps em jogo ficam ali na casa dos 75 CPU e 80 GPU (o ponto de throtling é 82), tem algo que eu possa fazer pra melhorar ou o negócio é trocar de gabinete? Tava pensando em colocar +2 xpg vento pro pra substituir as cougar mas não sei se é um investimento válido ou se vou estar simplesmente queimando dinheiro.
Se tirar o painel frontal as temperaturas caem uns 10 graus na GPU e 7 na CPU.

O gabinete também fica num ponto um tanto fechado, o que já não ajuda nas temps:
2AG3uEa.jpg

BodpCyQ.jpg


To querendo evitar troca de gabinete por conta das limitações de espaço (tem que ter conexões na frente e baia pra HD, preferencialmente 4).
 
Gurizada, meu setup atual tá o seguinte:

Gabinete corsair carbide 200r
1 fan frontal noctua p12
1 fan frontal cougar cf-v12h
1 fan traseiro cougar cf-v12h

Dá pra por 2 fans na parte superior, 1 na parte inferior e 1 na tampa lateral mas nos meus testes não tive ganhos além de ruído extra. O teste foi feito com fans chinesas então pode simplesmente ser falta de potência delas.

Hardware
CPU Ryzen 9 5900x com cooler thermalright peerless assassin
GPU Gainward RTX 3080
Pasta térmica mastergel maker na cpu e gpu

O PBO ta como advanced, limites disabled e curve optimizer em -20
Temperatura ambiente na casa dos 30 graus

As temps em jogo ficam ali na casa dos 75 CPU e 80 GPU (o ponto de throtling é 82), tem algo que eu possa fazer pra melhorar ou o negócio é trocar de gabinete? Tava pensando em colocar +2 xpg vento pro pra substituir as cougar mas não sei se é um investimento válido ou se vou estar simplesmente queimando dinheiro.
Se tirar o painel frontal as temperaturas caem uns 10 graus na GPU e 7 na CPU.

O gabinete também fica num ponto um tanto fechado, o que já não ajuda nas temps:
2AG3uEa.jpg


BodpCyQ.jpg

To querendo evitar troca de gabinete por conta das limitações de espaço (tem que ter conexões na frente e baia pra HD, preferencialmente 4).
Situação complicada com a limitação de espaço, conexões na frente e 4 slots pra HD mesmo, e não sei se ficar nesse espaço fechado não acaba afetando também, lembro de alguém numa situação parecida aqui no fórum que disse ter melhorado quando tirou o gabinete daí. Achei a melhora tirando o painel frontal bem grande considerando que os fans devem ficar na parte de baixo e deve ter aquelas gaiolas bloqueando parte do airflow, trocar os fans é uma opção mas não é garantia de melhora a princípio, não sei nem se acha informação/caso parecido assim pra pelo menos ter uma estimativa também

Sem trocar o gabinete acho que o mais viável seria usar sem o painel frontal, fazer um undervolt na GPU e talvez arriscar trocar por fans mais fortes, não sei quais fans chineses usou mas pelo tipo do gabinete imaginei que pelo menos 1 no topo bem lá trás poderia ajudar um pouco, talvez manter os 3 mesmos fans mas 2 exhaust e 1 intake, mas não sei também se o espaço limitado acabaria prejudicando e acumulando calor ali depois de um tempo, o intake apesar da restrição do gabinete consegue pegar ar fresco
 
Situação complicada com a limitação de espaço, conexões na frente e 4 slots pra HD mesmo, e não sei se ficar nesse espaço fechado não acaba afetando também, lembro de alguém numa situação parecida aqui no fórum que disse ter melhorado quando tirou o gabinete daí. Achei a melhora tirando o painel frontal bem grande considerando que os fans devem ficar na parte de baixo e deve ter aquelas gaiolas bloqueando parte do airflow, trocar os fans é uma opção mas não é garantia de melhora a princípio, não sei nem se acha informação/caso parecido assim pra pelo menos ter uma estimativa também

Sem trocar o gabinete acho que o mais viável seria usar sem o painel frontal, fazer um undervolt na GPU e talvez arriscar trocar por fans mais fortes, não sei quais fans chineses usou mas pelo tipo do gabinete imaginei que pelo menos 1 no topo bem lá trás poderia ajudar um pouco, talvez manter os 3 mesmos fans mas 2 exhaust e 1 intake, mas não sei também se o espaço limitado acabaria prejudicando e acumulando calor ali depois de um tempo, o intake apesar da restrição do gabinete consegue pegar ar fresco
olhando sua resposta e quando disse para tirar o painel frontal me ocorreu e se ele tirar o painel frontal e tambem INVERTER o fluxo das fans para jogar o ar quente pela frente? em casos criticos assim uma solucao nao convencional pode ate funcionar..
 
olhando sua resposta e quando disse para tirar o painel frontal me ocorreu e se ele tirar o painel frontal e tambem INVERTER o fluxo das fans para jogar o ar quente pela frente? em casos criticos assim uma solucao nao convencional pode ate funcionar..
É uma opção também, infelizmente muito dessas coisas em relação a gabinete/airflow é experimentação mesmo já que é quase impossível achar alguém com setup idêntico de gabinete/fans/cpu/gpu etc, num espaço fechado assim imagino que o ar quente acumule ali depois de um tempo e talvez inverter fique até melhor mesmo já que vai retirar o ar quente e jogar no ambiente aberto pelo menos, mas o negócio é testar na prática por mais chato que seja, documentar certinho e relatar na net pra gente ter mais informação sobre essas coisas
 
Acabei "passando a faca" no gabinete.




Tentei adicionar um fan na parte superior do gabinete mas acabei aumentando a temperatura do CPU então botei ele no chão onde tive um ganho modesto na GPU.
Também fiz um undervolt na GPU.

Com temperatura em 32 graus (usei o ar condicionado no modo aquecimento) as temps estabilizaram em 75 CPU e 70 GPU.
Talvez dê pra melhorar mais um pouco removendo a gaiola e movendo os HDs pras baias 5,25 mas aí precisaria de adaptador e não to afim de mexer com isso agora.
 
Boa tarde, pessoal.

Pô, nem sei se é o tópico mais adequado pra eu fazer esse questionamento, mas: acabei de pegar um Corsair Spec 05, e tenho uma B450m Pro II (TUF). Pretendo pegar agora 5x fans sickleflow 120mm pra segurar a refrigeração (o CPU já tá com um gammaxx 400 "v1"), mas me surpreendi vendo que essa placa mãe só tem entrada de alimentação pra 2 fans além da do processador. Vi que um splitter/hub/adaptador é uma solução, mas a minha dúvida é: qualquer splitter é viável? Tem k.o de comprar um modelo meio "bomba" ou coisa do genero? É sempre um risco usar um?
 
Olá pessoal, tudo bem? Me desculpem a pergunta de leigo, mas parece que quanto mais eu pesquiso, mais vira uma bola de neve e não saio do lugar, então decidi perguntar aqui aos amigos do fórum.

Quando se trata de conexão de fans, RGB, ARGB, 3 pinos, 4 pinos, PWM etc etc etc eu confesso que fico um pouco perdido. Sempre usei fans sem RGB e sempre liguei tudo direto no molex, bem rústico mesmo hahah.

Mas com os upgrades que fiz na máquina, acabei ficando interessado em prezar pela estética e gostaria de colocar todos os fans RGB.

A minha dúvida é. Como eu faço pra ligar todos os fans e conseguir controlá-los pelo software da placa-mãe? Seriam 6 fans no gabinete + 1 fan no dissipador do Gammax 400v2. Imagino que pra essa quantidade de fans, precisaria de um hub, correto? E ligando todos os fans ao hub e o hub à placa mãe, consigo controlá-los pelo software da placa-mãe? Individualmente ou o controle serve para todos os fans? O hub consegue discernir o fan da CPU do restante?

Tenho uma B550M Bazooka da MSI e ela possui 2 conectores ARGB (É esse conector que eu preciso, certo?)

Estou querendo comprar os AR12PRO da Aigo. No anúncio tem um hub pra vender também, eu devo comprar os 7 fans + o hub pra fazer tudo funcionar, certo?:

https://pt.aliexpress.com/item/1005...00030124055238!sea&curPageLogUid=IIg50HSluB6N

Muito obrigado de antemão, e desculpem a pergunta tão básica.
 
comprei uma Noctua chromax NF-A12x25 usada de um amigo, saiu barato e tem tudo na caixa, depois vou testar ela como exaustor no meu gabinete, já peguei ela.
Comprei duas Scythe Kaze Flex 140mm na kabum, open box, vou instalar eles intake no meu gabinete, mas acho que só vou instalar qnd chegar o resto do upgrade (ram, processador e cooler)
 
@Cata

Ja viu esse cooler da montec?
Parece ser bem honesto pelo preço, o negócio é o ruído em 100%

https://www.terabyteshop.com.br/produto/23152/cooler-para-gabinete-montech-metal-120-pwm-120mm-black
Interessante, parece ser mais uma cópia do Gentle Typhoon/A12x25, mas pelo preço parece uma boa opção dependendo do desempenho, o Vento Pro e similares tão sempre de 100 pra cima

Mais uns clones kkkk
FmAcOUp.png
CrAihBD.png
9GwlyEZ.png
 
galera, qual o "segredo" pra ter um PC silencioso?
comprei e instalei 6x aigo ar12 pro, mas em stock fica bem barulhento
acabei deixando na rotação mínima pela bios da placa mãe e está aceitável
fans com cfm menor são mais quietas? ou isso não tem nada a ver?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo