[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Não tenho conhecimento sobre o modelo da silverstone, então não tenho como opinar sobre ele. Mas sobre a black viper sim, atualmente tenho 3 delas e posso dizer que são umas porcarias, os dados informações nas specs dela são mentirosos.

Até a piranha, que é um modelo inferior a ela, tem performance superior, essa black viper ventila muito mal e em alta rotação faz um barulho ridículo, bastante barulhenta. Eu ficaria distante desse modelo, tem opções muitos superiores e mais baratas. Espere mais opiniões, o pessoal aqui tem um bom conhecimento sobre fans, vão lhe ajudar melhor 👍
poderia me dar alguma opçao até uns 70 reais, quero um cooler com desempenho bom,nao ligo pra rgb (se tiver blz se nao tiver,nao tem importancia) esse silverstone esta com abstante vendas,as especificaçoes dele tbm ta muito alta 93 de cfm e 3.53 de pressao,axo que nao deve ser tudo isso, complicado cara axar um cooler bom sem pagar um absurdo

poderia me dar alguma opçao até uns 70 reais, quero um cooler com desempenho bom,nao ligo pra rgb (se tiver blz se nao tiver,nao tem importancia) esse silverstone esta com abstante vendas,as especificaçoes dele tbm ta muito alta 93 de cfm e 3.53 de pressao,axo que nao deve ser tudo isso, complicado cara axar um cooler bom sem pagar um absurdo

Edit: esse fan da silverstone parece ser muito honesto mesmo, não sei como é o barulho dele mas parece que entrega o que tá escrito lá

Se esse cooler é isso mesmo, é um monstro.

Tem o scythe kaze flex, são bons e silenciosos!
Tem os MONTEC METAL 120 pwm que são bons também

E os AIGO AR12PRO que também são bons
Deepcool RF120m RGB também são bons e silenciosos

Última edição:
Edit: esse fan da silverstone parece ser muito honesto mesmo, não sei como é o barulho dele mas parece que entrega o que tá escrito lá

Se esse cooler é isso mesmo, é um monstro.

Tem o scythe kaze flex, são bons e silenciosos!
Tem os MONTEC METAL 120 pwm que são bons também

E os AIGO AR12PRO que também são bons
Deepcool RF120m RGB também são bons e silenciosos
Pena que está indisponível na tera, pena que quando voltar virá mais caro com certeza. Ele parece ser um fan muito boa, pelos reviews que vi sobre ela, parece ser bem honesta. Só não sei se a mesma é boa para gabinete, mas creio que deve ser.

Agora a pouco estava medindo a parte frontal do meu gabinete, ele tem suporte para 2 fans de 120/140mm, mas com algumas modificações consegui botar 3 fans de 120mm, mas o barulho tá começando a me incomodar.

O espaço disponível para fans ocupa uma área frontal de 34,5cm, as 3 fans passam pouca coisa, creio que no máximo uns 3cm. Somando duas fans de 140mm, ocuparia um espaço de uns 29cm, ficando abaixo apenas 5,5cm do espaço ocupado pelas 3 de 120mm, realmente no meu caso usar 2 de 140mm é o ideal: fará pouco ruido e com certeza terá uma ventilação melhor, pelo fato das fans serem maiores.

Ainda não sei o que pegar, vou terminar indo nas de 140mm da scythe, mas fora elas, tem alguma outra com boa performance e preço em conta?

@insanee420, vou receber uma verba agora fim de ano e quero aproveitar para comprar duas fans de 140mm, vou trocar as frontais, 3 fica barulhento.

Creio que duas de 140mm deve ocupar quase o mesmo espaço que as 3 de 120mm ocupam, só que gerando mais fluxo e com menos barulho, pelo fato de não precisar de uma rotação alta.

Lembro de vc me indicar um modelo da schyte uns meses atrás, mas não lembro. Quais modelos de 140mm além delas que vc me indica?

Vou comprar no br mesmo, vou aproveitar e levar o gabinete em uma metalúrgica para serrar a grelha que fica na frente das fans frontais, aquilo serve mais é para gerar barulho, sem contar que prejudica um pouco o fluxo de ar. Deveria era ter cortado elas antes de montar o pc nele, agora vou ter que remover tudo para fazer esse procedimento, aproveito e mando cortar a grade debaixo da fonte, para a mesma ter um fluxo de ar melhor.

Te agradeço se puder me passar algumas opções de fans de 140mm 👍
Pior que modelos de 140mm não sei quais seriam bons e as opções são bem limitadas, quando pesquisei não achei nada que chamasse a atenção aqui pelo Brasil, tem as Arctic P14 mas não tem um preço muito legal por aqui e nem importando do Ali (talvez dos EUA com redirecionador, não sei), acho que no Brasil não vai ter nada melhor que as Kaze 140mm, a não ser que tenha alguma novidade por aí

Pior que modelos de 140mm não sei quais seriam bons e as opções são bem limitadas, quando pesquisei não achei nada que chamasse a atenção aqui pelo Brasil, tem as Arctic P14 mas não tem um preço muito legal por aqui e nem importando do Ali (talvez dos EUA com redirecionador, não sei), acho que no Brasil não vai ter nada melhor que as Kaze 140mm, a não ser que tenha alguma novidade por aí
Amigo vejo vc bastante ativo nesse topico,
Estou vendo a akasa viper e esse silverstone air brazer 120,oque axa, se quiser indicar algum 120 bom com bom cfm

@insanee420 também não teria problemas em utilizar outras 3 de 120mm na frontal, desde que não sejam ruins de air flow e barulhentas como as black viper. Caso eu use as de 120mm quais seriam as opções ideais? São tantos modelos de 120mm que fico sem saber o que pegar.

Até pesquisei sobre as p14, mas o preço cobrado nelas impossibilita adquiri-las nesse momento, nem no ali os preços estão valendo a pena. No caso de eu realmente ficar mesmo com 3 de 120mm, aquelas xpg vento pro teriam uma boa performance em um gabinete pequeno como o meu? Será que o fluxo gerado por elas seria bom, vide que ela possui uma boa pressão estática?

Última edição:
@insanee420 também não teria problemas em utilizar outras 3 de 120mm na frontal, desde que não sejam ruins de air flow e barulhentas como as black viper. Caso eu use as de 120mm quais seriam as opções ideais? São tantos modelos de 120mm que fico sem saber o que pegar.

Até pesquisei sobre as p14, mas o preço cobrado nelas impossibilita adquiri-las nesse momento, nem no ali os preços estão valendo a pena. No caso de eu realmente ficar mesmo com 3 de 120mm, aquelas xpg vento pro teriam uma boa performance em um gabinete pequeno como o meu? Será que o fluxo gerado por elas seria bom, vide que ela possui uma boa pressão estática?
120mm geralmente recomendo as Feather X ou Sickleflow pelo CxB, em alta rotação tem gente que acha barulhenta (não testei pessoalmente) mas aí depende de cada um e quantidade de fans também, além de geralmente não ter necessidade de usar fans de gabinete em rpm tão alto assim, ou pelo menos no meu case muda praticamente nada botar os Kaze 140mm a 900-1000rpm ou 1800 rpm e vários reviews que vi também não tem uma melhora tão grande se botar os fans do case no talo, não sei se pros gabinetes de layout diferente tipo o Hyte Y60, O11D e afins tem resultados diferentes, ou cases de frente mais fechada

Esses Montech Metal 120mm chamaram a atenção esses tempos quando estavam por 50 mas esgotou e subiu o preço, vi reviews do AC da Montech que não estavam ficando abaixo de 1300rpm~ mas no geral a performance deles pareceu interessante pelo preço, se chegarem nos 800rpm da spec pode ser uma boa mas se realmente só descem até uns 1300rpm talvez não agrade todos

As Vento Pro são excelentes, única coisa que alguns não gostam é do rolamento dela que tem um ruído característico, aqui eu uso 1 e o gabinete fica no chão e nem consigo perceber, mas se o gabinete ficar mais perto do ouvido e usar várias talvez seja algo a considerar mas em performance são nível Noctua A12x25, dei uma olhada na Tera/Pichau/Kabum e não vi nada que chamou atenção fora as já citadas, praticamente tudo que vi é focado em RGB/ARGB e é ou extremamente barato ou extremamente caro :haha:

Amigo vejo vc bastante ativo nesse topico,
Estou vendo a akasa viper e esse silverstone air brazer 120,oque axa, se quiser indicar algum 120 bom com bom cfm
De 120mm a XPG Vento Pro diria que é o melhor que vai encontrar, com a A12x25 sendo uma equivalente mas sem ruído do rolamento, mas preço >2x mais alto, se quiser importar e tiver espaço também tem a Phanteks T30, mas caso seja pra gabinete daria uma olhada nas Feather X ou Sickleflow mesmo

120mm geralmente recomendo as Feather X ou Sickleflow pelo CxB, em alta rotação tem gente que acha barulhenta (não testei pessoalmente) mas aí depende de cada um e quantidade de fans também, além de geralmente não ter necessidade de usar fans de gabinete em rpm tão alto assim, ou pelo menos no meu case muda praticamente nada botar os Kaze 140mm a 900-1000rpm ou 1800 rpm e vários reviews que vi também não tem uma melhora tão grande se botar os fans do case no talo, não sei se pros gabinetes de layout diferente tipo o Hyte Y60, O11D e afins tem resultados diferentes, ou cases de frente mais fechada

Esses Montech Metal 120mm chamaram a atenção esses tempos quando estavam por 50 mas esgotou e subiu o preço, vi reviews do AC da Montech que não estavam ficando abaixo de 1300rpm~ mas no geral a performance deles pareceu interessante pelo preço, se chegarem nos 800rpm da spec pode ser uma boa mas se realmente só descem até uns 1300rpm talvez não agrade todos

As Vento Pro são excelentes, única coisa que alguns não gostam é do rolamento dela que tem um ruído característico, aqui eu uso 1 e o gabinete fica no chão e nem consigo perceber, mas se o gabinete ficar mais perto do ouvido e usar várias talvez seja algo a considerar mas em performance são nível Noctua A12x25, dei uma olhada na Tera/Pichau/Kabum e não vi nada que chamou atenção fora as já citadas, praticamente tudo que vi é focado em RGB/ARGB e é ou extremamente barato ou extremamente caro :haha:

De 120mm a XPG Vento Pro diria que é o melhor que vai encontrar, com a A12x25 sendo uma equivalente mas sem ruído do rolamento, mas preço >2x mais alto, se quiser importar e tiver espaço também tem a Phanteks T30, mas caso seja pra gabinete daria uma olhada nas Feather X ou Sickleflow mesmo
@insanee420 acho que vc tem razão, talvez eu gastar tanto em uma fan top, como a xpg vento pro não seja necessário.

Esqueci que essa fan da akasa que uso na frontal é ruim, talvez isso que esteja me atrapalhando na tomada de decisão, pois pelos testes da sickleflow, por exemplo, eu gostei do que vi, não achei elas barulhentas.

As feathers x estão matadoras pelo preço, daria pra trocar todas as fans do gabinete por elas, fazer um push-pull no cooler da cpu e não ficaria caro. O melhor disso é que daria para fazer um controle de curva de fan ótimo no fancontrol, pelo fato de todas serem iguais.

Vou analisar com calma aqui, eu queria a vento pro, mas o preço desestimula comprar elas, comprando 3 delas adquiro 8 das feathers, mas me pergunto se para um gabinete pequeno como o trantor, uma fan com alta pressão estática, como a vento pro, não seria melhor, visto que ele tem um obstáculo que atrapalha um pouco o fluxo de ar frontal, a grelha que fica por trás das fans, estou cogitando até serrar ela pra ver se melhora algo. Será que ajuda?

Coloquei 3 Scythe Kaze Flex 120mm/1200 rpm no gabinete e achei EXCELENTE
Quase não escuto no gabinete, e não precisei fazer curva de fan nem nada
E também achei que melhorou a temperatura
Muito melhor que as aigo ar12 barulhentas
Mês que vem devo pegar +3 da versão RGB pra por na frente
Recomendo!!!

pessoal poderiam me indicar um gabinete com um fluxo de ar top até no maximo uns 500 reais, de preferencia mais barato e com bom fluxo de ar

Coloquei 3 Scythe Kaze Flex 120mm/1200 rpm no gabinete e achei EXCELENTE
1200rpm é pra não fazer barulho mesmo. Tenho 3 Kaze Flex versão Slim, em 1800rpm (máximo) fazem certo barulho, mas até 1400rpm são bem silenciosos.

1200rpm é pra não fazer barulho mesmo. Tenho 3 Kaze Flex versão Slim, em 1800rpm (máximo) fazem certo barulho, mas até 1400rpm são bem silenciosos.

só compro fans até 1200 agora
as aigo ar12 pro vão até 1600 e parecem turbinas
não vejo necessidade de tanto vento assim

Decidi e comprei logo 4 XPG Vento Pro 120mm, espero não me arrepender. Não quis arriscar, pelo menos já tenho o histórico dela ser uma fan excelente, vide em quem ela é baseada. Ia até comprar 2 scythe kaze flex, de 140mm, mas o frete tava horroroso, frete pra minha cidade em algumas lojas fica complicado.

Cheguei a pensar em trocar o gabinete, mas decidi continuar, pois gosto muito do estilo dele e vejo que ele não deveria ser ruim na parte de resfriamento, visto que possui frente totalmente em mesh, então acho que talvez uma fan do tipo da vento pro, que possui boa pressão estática ajude.

Quando elas chegarem, irei levar ele em alguma metalúrgica para remover a grelha que fica em frente as fans, assim irá tirar o único obstáculo que pode atrapalhar o fluxo interno. Depois informo se as vento pro melhoraram em alguma coisa. Irei usar pressão positiva por enquanto, 3 intakes e uma na traseira.

Se ficar bom as temperaturas, farei algo com as 3 black viper: irei adicionar 2 delas na cover da fonte, pois lá tem locais para parafusar 2 fans e a 3ª fan vou botar no ac, tirar a fan de fábrica e trocar por ela, pra ver se para heatsink essa fan da akasa é boa, pois para gabinete se mostrou uma porcaria. Quando as fans chegarem, modifico o gabinete e informo o que ficou.

só compro fans até 1200 agora
as aigo ar12 pro vão até 1600 e parecem turbinas
não vejo necessidade de tanto vento assim
Eu lendo isso depois de comprar 8 aigo ar12 pro meu gabinete :bem:
Já pegar seu comentário como parâmetro e fazer uma curva pra ficar abaixo de 1200 rpm quando chegar.
Tirando o barulho ao menos elas tem um fluxo de ar bonzinho em comparação as kaze flex?

Última edição:
Eu lendo isso depois de comprar 8 aigo ar12 pro meu gabinete :bem:
Já pegar seu comentário como parâmetro e fazer uma curva pra ficar abaixo de 1200 rpm quando chegar.
Tirando o barulho ao menos elas tem um fluxo de ar bonzinho em comparação as kaze flex?
Eu tenho 6 aigos ar12pro brancas aqui no pc e ficam super de boa mesmo em 1600 rpm
Dá para escutar sim mas não atrapalha em nada, muito menos quando estiver de fone de ouvido
unica reclamação que tenho é que apenas 1 fan quando atinge em 100% fica com um barulho tipo arranhando (está no radiador na horizontal)

galera uma ajuda....
atualmente meu pc esta assim.
water cooler 280mm na parte superior tirando ar de dentro do gabinete para fora.
tres fans na lateral jogan do para dentro do gabinete. 120 mm
tres fans na parte inferior jogando para dentro do gabinete.120mm
duas fans na parte traseira jogando para fora do gabinete.120mm
na frente tem duas fans jogando ar para dentro do gabiente. 200mm

HniN8l2.jpg

porem estou com vontade de trocar o water cooler de lugar com as fans laterais.
o que acham ????

galera uma ajuda....
atualmente meu pc esta assim.
water cooler 280mm na parte superior tirando ar de dentro do gabinete para fora.
tres fans na lateral jogan do para dentro do gabinete. 120 mm
tres fans na parte inferior jogando para dentro do gabinete.120mm
duas fans na parte traseira jogando para fora do gabinete.120mm
na frente tem duas fans jogando ar para dentro do gabiente. 200mm

HniN8l2.jpg

porem estou com vontade de trocar o water cooler de lugar com as fans laterais.
o que acham ????
Eu não mudaria, pra mim no topo é a melhor posição pra colocar o rad

Eu não mudaria, pra mim no topo é a melhor posição pra colocar o rad
entao o problema que o radiador ali acaba pegando o ar quente da placa de video, ja na lateral isso nao aconteceria, por isso estou na vontade de trocar.
querendo ou nao, essas rtx solta sim calor.
mais vamos trocando ideias assim mesmo.

entao o problema que o radiador ali acaba pegando o ar quente da placa de video, ja na lateral isso nao aconteceria, por isso estou na vontade de trocar.
querendo ou nao, essas rtx solta sim calor.
mais vamos trocando ideias assim mesmo.

Na lateral pode até pegar menos ar quente, mas vai pegar. Se quiser ar frio passando pelo radiador vai ter que colocar na frente. Vai reduzir a temperatura do CPU e provavelmente não vai afetar em nada a temperatura do restante dos componentes, visto que há várias outras entradas de ar.

Na lateral pode até pegar menos ar quente, mas vai pegar. Se quiser ar frio passando pelo radiador vai ter que colocar na frente. Vai reduzir a temperatura do CPU e provavelmente não vai afetar em nada a temperatura do restante dos componentes, visto que há várias outras entradas de ar.
lateral que estou falando e no lugar dessas tres fans..

ujVVlMz.jpg

nao tem como colocar na frente, o gabinete e meio gigante hahahahahahaha

Pessoal, adicionar fans na psu cover realmente ajuda em algo? Tem algum ganho no resfriamento da vga, por exemplo? Ainda estou esperando as vento pro chegarem, mas vou ter 3 fans paradas e quero dar algum destino a elas.

Como já tinha dito aqui, vou levar o gabinete para serrar a grelha frontal, onde as fans são fixas, elas prejudicam o fluxo de ar gerado pelas fans e ainda geram um barulho irritante, pelo menos pra mim incomoda muito. Também vou aproveitar e abrir um mini retângulo na psu cover para passar o cabo de energia pci-e da fonte, marquei o local na foto. Assim finalmente faço um gerenciamento melhor nesse cabo pois da forma que está fica feio e bem chato pra limpar.

Nessa psu cover é possível adicionar 2 fans de 120mm, tem locais para parafusar elas. Só que não estou com muita vontade de botar elas ali, pois iria prejudicar o cabo pci-e, iria tampar a abertura que farei para passar o cabo. Daria para usar apenas uma, isso realmente compensa?

Como os furos na cover são pequenos acho que iria apenas gerar barulho desnecessário, correto? Apesar que são muitos furos, pelo menos acham que iria gerar algum ar decente para vga? Outra solução que cogito é pegar 2 das fans e fazer um push-pull no cooler da cpu e a 3º fan colocar na parte superior, acima dos vrms, como exaustão.

Eu teria algum ganho com isso em temperatura? Não sei bem o que fazer, mas queria aproveitar as 3 fans, são 3 fans akasa black viper 120mm. Creio que pelo menos pra cpu elas devem funcionar bem, se ajudarem na temperatura da vga instalando as duas na cover também faço isso, tento passar o cabo pci-e ao lado da vga, usando o espaço para passar cabos perto das portas sata. Quais dicas vcs poderiam me passar, o que devo fazer com as fans sobressalentes?

Bom dia pessoal, estou precisando de uma recomendação de fan e controlador de fan pro meu PC.
Gabinete: Corsair Carbide 175R
WC: H100 ( e velho mas funciona)
Proc: r5 3600x
MB: B450 Aorus M
GPU: 3060 TI SG
Atualmente estou deixando o radiador na frente do pc, porque nao cabe na parte superior, pq fica em cima das memorias.

Estava pensando https://www.kabum.com.br/produto/10...unidades-120mm-led-branco-preto-co-9050082-ww

Mas baseado na experiencia de voces, gostaria de opnioes e recomendacoes, de Fans para o WC, e para o gabinete, e controlador de Fan, se possivel brancas, mas se for RGB nao tem problema, porque nao sei muito como sincronizar esses trem de RGB.

Pelo que vi a minha placa tem somente 1 entrada RGB 12v e 2 5V.
Se eu comprar uma controladora, consigo colocar todas as fans na controladora nessa unica entrada 12V? ou tenho que ligar cada fan individual por entrada?

No caso de 1 entrada 12vRGB mesmo, eu poderia usar um splitter desse?

E pra alimentar, poderia usar tambem um spliiter desse?
No caso ligaria no bloco do h100 o splitter?

Última edição:
Bom dia pessoal, estou precisando de uma recomendação de fan e controlador de fan pro meu PC.
Gabinete: Corsair Carbide 175R
WC: H100 ( e velho mas funciona)
Proc: r5 3600x
MB: B450 Aorus M
GPU: 3060 TI SG
Atualmente estou deixando o radiador na frente do pc, porque nao cabe na parte superior, pq fica em cima das memorias.

Estava pensando https://www.kabum.com.br/produto/10...unidades-120mm-led-branco-preto-co-9050082-ww

Mas baseado na experiencia de voces, gostaria de opnioes e recomendacoes, de Fans para o WC, e para o gabinete, e controlador de Fan, se possivel brancas, mas se for RGB nao tem problema, porque nao sei muito como sincronizar esses trem de RGB.

Pelo que vi a minha placa tem somente 1 entrada RGB 12v e 2 5V.
Se eu comprar uma controladora, consigo colocar todas as fans na controladora nessa unica entrada 12V? ou tenho que ligar cada fan individual por entrada?

No caso de 1 entrada 12vRGB mesmo, eu poderia usar um splitter desse?

E pra alimentar, poderia usar tambem um spliiter desse?
No caso ligaria no bloco do h100 o splitter?

O AF120 não foi projetado para uso em radiadores, seu foco é mais para uso em gabinetes.

Se preferir a Corsair, tem o ML120 que foi otimizado para uso em seus atuais water coolers.
O preço é salgado levando em consideração o seu rolamento magnético de longa durabilidade.

Outra opção com led branco que conheço e indico seria o Sickleflow V2 que inclusive é utilizado nos water coolers da Cooler Master.
Porém cabo de energia não é muito longo, tem uns 300 mm.

Não sei como é a compatibilidade das fans com a controladora integrada no bloco.
Me recordo que a controladora foi projetada para ser usada com as fans de fábrica, não garantindo a mesma compatibilidade com outras.
Então na dúvida recomendo ligar as fans no cpu fan e deixar a placa mãe fazer o controle de rotação.

O AF120 não foi projetado para uso em radiadores, seu foco é mais para uso em gabinetes.

Se preferir a Corsair, tem o ML120 que foi otimizado para uso em seus atuais water coolers.
O preço é salgado levando em consideração o seu rolamento magnético de longa durabilidade.

Outra opção com led branco que conheço e indico seria o Sickleflow V2 que inclusive é utilizado nos water coolers da Cooler Master.
Porém cabo de energia não é muito longo, tem uns 300 mm.

Não sei como é a compatibilidade das fans com a controladora integrada no bloco.
Me recordo que a controladora foi projetada para ser usada com as fans de fábrica, não garantindo a mesma compatibilidade com outras.
Então na dúvida recomendo ligar as fans no cpu fan e deixar a placa mãe fazer o controle de rotação.
Entendi, obrigado, ja aproveitando.

preciso de uma recomendação.
Tenho um h100 que deve ter uns 8 anos já e ta pedindo arrego.

Estou querendo pegar outro WC.
Processador: 3600x, farei um upgrade mais pra frente.

O que me recomendariam? Queria outro de 240mm.
Estava de olho no corsair h100rgb
Ou o corsair h100i Pro XT

Ou teriam outros modelos, to meio por fora de WC, vou ter que deixar na parte frontal do gabinete pq não cabe na parte superior.

O h100 pro xt, acompanha 2 Ml120 que sao bem salgadas o valor individual, outra coisa não ligo pra Rgb

Users who are viewing this thread

Voltar