[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

O ruim do Lian Li Lancool III é que não me daria o espaço extra interno igual ao do H7 Flow, seria um pouco menor, não dando uma boa diferença pro meu atual.
Espaço interno em que sentido/local exatamente? Dei só uma olhada rápida aqui nas specs do Lancool III vs H7 Flow e o Lancool 3 tem suporte a GPU maior (435mm vs 400mm, irrelevante até), AC mais alto (187mm vs 185mm, igual praticamente e irrelevante também), suporte a WCs de 420mm, mais espaço pra HD/SSD (2.5" e 3.5"), espaço pra mais fans etc então só dei uma batida de olho nas specs mas não vi exatamente em que ponto ele seria pouca coisa maior que o S340 Elite atual, e ainda parece ser maior que o H7 Flow tanto por dentro quanto por fora, além de ser um pouco mais barato e vir com mais fans, aí adicionar além dos 4 fans stock seria mais pela estética porque a performance térmica vai ficar praticamente a mesma

EDIT: S340 Elite vs H7 Flow vs Lancool II Mesh vs Lancool III

Última edição:
Fala pessoal, tudo bem?
Estou numa dúvida aqui no que fazer, que é a seguinte...
Hoje utilizo um gabinete NZXT s340 elite com um Corsair H105 para a cpu instalado na parte frontal e exaustão composta por 2 fans (1 superior e outro traseiro). Tanto o H105 com 3 fans quanto a exaustão é feita por fans da Gamdias de 120mm AEOLUS M2. Porém acho eles bem fraquinhos (56 cfm e 1.69mmH2O de pressão em rotação máxima 1500rpm), são legais, bonitos, vem com controlador que liga na mobo e tudo mais. Estou utilizando o gabinete aberto e tenho hoje as seguintes temps jogando (53~57c na CPU e GPU não passa disso também) porém quando a lateral de vidro....a GPU chega a ficar 12° mais quente, ainda dentro das temps normais mas é que sou chato com isso mesmo aí me veio a ideia de trocar o gabinete, visto que o meu tá bem espremido as coisas já, iri pegar um NZXT H7 Flow, o que me permitiria jogar o radiador pra parte superior (com 3 fans fazendo a exaustão, sendo 2 no radiador e 1 no gabinete e mais 3 fans frontais puxando ar frio pro PC) ou seja, aumentaria o espaço interno dando mais espaço para a circulação de ar porém manteria os mesmos fans. Ou me surgiu hoje a ideia pega 5 novos fans melhores, sendo eles os Noctua NF-P12 Redux de 1700rpm com pwm (120cfm e 2.83mmH2O de pressão) mantendo o mesmo gabinete (s340 elite). A troca do gabinete ficaria em +- R$ 1280,00 e dos fans R$ 600,00. Qual será traria um melhor resultado?
Meu setup está na assinatura
Eu peguei o H7 Flow, quanto a temperatura num da pra dizer muita coisa pq o pc tava parado a mais de ano por falta de VGA, e já peguei uma e o gabinete juntos, além disso ainda faltam chegar as fans e o WC de 360mm que comprei, mas o H7 é excelente e pro meu gosto mais bonito que o Lancool, eu peguei o branco com preto, mas é aquilo gosto cada um tem o seu. Só que sem duvida é um excelente gabinete.

Pra Fans eu decidi por 3 Kaze Flex 140mm na frente e 1 Noctua NF-A14 pra exaustão. A principio devo deixas os Fans em 75%, mas depois trabalho melhor nisso. Até o fim do ano eu devo trocar de processador e ai toda essa mudança de setup deve fazer mais diferença quanto a temperatura.

Só postando pra indicar fan 120mm iceberg thermal , não sei se alguém já postou aqui , mas recomendo , verdadeira turbina , dispensa tranquilamente push/pull no caso de pouco espaço . Faz bastante barulho realmente, mas e bem eficiente pelo tamanho .

Quais as melhores opções de fans 140mm e 120mm para refrigeração de gabinete disponível no mercado, independente do valor? Posso fazer importação, caso nao tenha aqui no Brasil, vou precisar de três de 120mm e quatro de 140mm.

Quais as melhores opções de fans 140mm e 120mm para refrigeração de gabinete disponível no mercado, independente do valor? Posso fazer importação, caso nao tenha aqui no Brasil, vou precisar de três de 120mm e quatro de 140mm.
Vou deixar algumas opções porque se olhar 3 testes diferentes geralmente dá uma variada de um pra outro dependendo do gabinete e hardware utilizado, aí tem aquela variação de 5-10% de um fan pro outro etc

120mm: Phanteks T30, Noctua A12x25, Silent Wings 4/4 Pro, XPG Vento Pro, Arctic P12

140mm: Scythe Kaze Flex, NF-A14, Silent Wings 4/4 Pro, Arctic P14

Diferença entre um e outro pra gabinete provavelmente não vai ser tão grande em desempenho ou ruído ainda mais sendo pra gabinete, já usei os Kaze 140mm e preferi eles aos NF-A14 (mas esses tem a garantia + acessórios), e na prática fez praticamente 0 diferença essa substituição dos meus 2 fans stock do Lian Li 2 Mesh Performance por fans melhores, o T30 já usei mas num heatsink e o fan é excelente

E só um 2 cents porque não sei o seu caso exato mas pessoalmente em muitos casos acho overkill muito investimento em fans de gabinete mas as vezes não tem mais o que upgrade mesmo, eu considero sempre que mais fans = mais ruído (ainda que possa usar RPM pouco menor) seja dos fans ou de possível ruído de motor, mais pontos de falha, mais cabos etc, geralmente vejo a galera encher todo espaço com fans mas nem sempre passar de 3-4 pra 9-12 fans vai trazer melhora nas temperaturas, depende do caso, e sendo fans high-end, comprar vários acaba custando mais caro que um gabinete top que as vezes faz mais sentido, mas de qualquer forma ficam aí algumas recomendações

Pessoal boa tarde,montei essa semana um pc com gabinete lian li red dragon. estou usando apenas o cooler box do 5700g no momento,a ideia e depois colocar um mugen 5 black, ( nao gosto de water cooler ) . Pretendo colocar ao menos 3 fans da Noctua no gabinete mesmo... precisa ? Nao..mas sempre foi sonho em ter essas fans,e agora posso colocar. Qaul cor voces acham que ficaria melhor? Black ou a tradicional marrom e bege ? ?

Peguei 9 Phanteks T30 pro meu Lian Li 011 Dynamic no AliExpress e tô gostando bastante. O fluxo de ar é absurdo, simplesmente incrivel. Eu ia pegar os Noctua A12x25, mas achei eles aqui no Brasil por volta de ~R$250,00/cada. Consegui uma promoção no Ali e somando os cupons que eu tinha, cada fan saiu por R$192,54. Ainda é caro pra um único fan, mas estamos falando de um produto premium.

Eles chegaram tirei os antigos Corsair ML120 Pro (que inclusive, estou passando pra frente, só chamar DM que a gente fecha no precinho) do gabinete e já instalei eles rapidão, quando tiver um tempo vou fazer uma limpeza geral pra comprar com as temperaturas de antes.

Sobre a compra do Ali, pedi para o vendedor enviar em dois pacotes diferentes, porque um pacote com 9 fans ficaria gigantesco, ele foi super atencioso comigo e não fui taxado.

spUsknC.jpg

9qZFqhF.jpg

Vlw!

Meu atual gabinete estava com 3 fans, 2 na parte de baixo intake e uma na traseira como exaustor.

Havia conseguido comprar mais 3 fans da mesma marca na tera, porém eles venderam sem estoque, mandaram um kit que eu pedi no local, 3x fans da lian li com boa pressão estática.

Agora fiquei com 2 inferior (intk), 2 laterais (intk), uma traseira (exau) e uma superior (exau).

20230217-100256.jpg

Meu atual gabinete estava com 3 fans, 2 na parte de baixo intake e uma na traseira como exaustor.

Havia conseguido comprar mais 3 fans da mesma marca na tera, porém eles venderam sem estoque, mandaram um kit que eu pedi no local, 3x fans da lian li com boa pressão estática.

Agora fiquei com 2 inferior (intk), 2 laterais (intk), uma traseira (exau) e uma superior (exau).

20230217-100256.jpg
O que esta achando desses fans, no geral ?
To pensando em comprar um kit desse, afim de trocar os meus 3 frontais, que sao os Corsair AF 120, que sao fraquinhos

Aqui estou usando 4 vento pro no gadit x, 3 frontais e a outra no cooler da cpu, as 3 black viper botei como exaustão. Estou super satisfeito com as vento pro, mesmo em rotação baixa, o fluxo gerado por ela é excelente, além de serem silenciosas. Mesmo em rotação acima dos 1600rmp o barulho não é alto, gostei demais de ter comprado as mesmas.

Quando terminar de pagar elas, comprarei mais 3, para substituir as black viper, com isso meu setup ficará completo na parte de ventilação.

Alguém já encontrou as Fans Lian Li SL120 "V2" a venda em algum lugar?

Espaço interno em que sentido/local exatamente? Dei só uma olhada rápida aqui nas specs do Lancool III vs H7 Flow e o Lancool 3 tem suporte a GPU maior (435mm vs 400mm, irrelevante até), AC mais alto (187mm vs 185mm, igual praticamente e irrelevante também), suporte a WCs de 420mm, mais espaço pra HD/SSD (2.5" e 3.5"), espaço pra mais fans etc então só dei uma batida de olho nas specs mas não vi exatamente em que ponto ele seria pouca coisa maior que o S340 Elite atual, e ainda parece ser maior que o H7 Flow tanto por dentro quanto por fora, além de ser um pouco mais barato e vir com mais fans, aí adicionar além dos 4 fans stock seria mais pela estética porque a performance térmica vai ficar praticamente a mesma

EDIT: S340 Elite vs H7 Flow vs Lancool II Mesh vs Lancool III
Eu li as Specs erradas, estava com uns 10 modelos de cases abertos aqui pra ver cada um deles. Lancool III tem mais espaço mesmo. Só não agradei muito do visual dele, mas le eé incontestavelmente um dos melhores se não o melhor em Airlow no mercado hoje. To olhando o O11 Dynamic XL está por 1599 na TB, aí iria colocar Full Noctua Redux NF-12P 1700 PWM, deixar essa coisa de fan bonitinho com LED pro lado e montar um case+sistema de ventilação definitivo pra qualquer build que vier.

Me tirem uma duvida por favor. Eu possuo Gabinete AeroCool Aero-800(embora ele seja grande, ele é mid-tower)....
minhas configs são ...
Gabinete AeroCool Aero-800 Mid Tower
ASUS TUF B550
Corsair 32gb 3600mhz CL16
RYZEN 3600
RTX 3080 10GB
Wc DeepCool 240T
====
Atualmente tenho 2 ventoinhas deepcool(generica) na frente, o WC instalado em cima, e outro fan de exaustão deepcool generico instalado atras.... Todos de 120mm(não sei o CFM).
Me falaram que esse gabinete pra config que eu tenho (e penso em finalizar) é uma porcaria, e viraria um "forninho"...eu realmente nao sei dizer..Em games que pegam bastante processador, o meu ryzen chega ate a 80C...quando esta mais tranquilo, chega a 65-70C...alguns amigos disseram que essa config esta "Normal" Pro ryzen 3600...mas isso é o que menos me importa...
Porque eu estou querendo colocar um 5800x3d ou 5700x...eu nao sei se esse meu case..com esse gabinete e ventoinhas atuais aguentaria ou realmente viraria um "forninho"..alguem por gentileza poderia me auxiliar? porque eu estou de olho num kit 2x de ventoinhas da corsair AF140 e coloca-los na frente(talvez 2 ventoinhas mais fortes ajude na dissipação)...
Meu gabinete tem lugar para 2 ventoinhas na frente(de 140mm ou 120mm)...e tem lugar para 2 baias de CD-ROM um pouco acima..como ninguem mais utiliza CD-ROM...estive pensando em colocar mais uma ventoinha ali....embora ela nao sopraria muito ar externo pra dentro, a menos q eu tirasse as duas alhetas q estao tampando essas 2 baias pra CD-ROM.....

Gostaria da opiniao de voces, por gentileza....muito obrigado!!

(tentei colocar links/imagens para facilitar a compreensão..perdão se nao fui muito claro, obrigado desde já)

Última edição:
Pra colocar um fan de 120 mm no lugar das baias tu precisaria de 3 slots e algo assim: https://www.thingiverse.com/thing:1763800
Com 2 slots deve caber um fan de 90 mm talvez, o que creio eu que vá ser irrelevante.
Se eu optasse por deixar a baia ali..ser q ele conseguiria empurrar ar frio? (mesmo q de forma um pouco prejudicada pela limitação da passagem de ar.(ou no pior dos casos, deixaria com as de 140mm 2x)

Ola, preciso de dicas para o cooler de gabinete, tenho um cylon da aerocool e não tem cooler frontal, apenas dois na parte debaixo da placa de vídeo, um exaustor na parte de traz e superior um slot para fan.

Estou pensando em comprar 3 fans sangue frio da pcyes, deixar o da traseira e o superior como exaustor e ambos embaixo empurrando pra placa de vídeo.

Gostaria de recomendações de fans e se minha estratégia para ventilar o gabinete está boa.

Minhas configs:
Ryzen 5 5600 em 76 graus em estresse
Gtx 1660 super chegando a 85 graus em estresse

Ola, preciso de dicas para o cooler de gabinete, tenho um cylon da aerocool e não tem cooler frontal, apenas dois na parte debaixo da placa de vídeo, um exaustor na parte de traz e superior um slot para fan.

Estou pensando em comprar 3 fans sangue frio da pcyes, deixar o da traseira e o superior como exaustor e ambos embaixo empurrando pra placa de vídeo.

Gostaria de recomendações de fans e se minha estratégia para ventilar o gabinete está boa.

Minhas configs:
Ryzen 5 5600 em 76 graus em estresse
Gtx 1660 super chegando a 85 graus em estresse
Esse Sangue FRio da pceyes sao fans que tem 75CFM...
eu estou em duvida entre eles e os da corsair AF140(62cfm) ..o negocio é que esses da pceyes sao 120mm vs 140mm dos da corsair, e tambem nao tem iluminação rs....
sera que de 62cfm pra 75 tem muita diferença na pratica. Eu tenho O gabinete Aerocool Aero-800 ..atualmente tenho ryzen 3600 mas irei fazer upgrade pro 5700x ou 5800x3d..Entao, acho que mellhorar o fluxo de ar e usar uma pasta termica de qualidade sera interessante pra mim. Estou pensando em instalar esse PCeyes Sangue Frio atras e 2x desse corsair AF140 na frente(pois eles sao mais silenciosos q da pceyes sangue frio2..), mas eu realmente nao sei se é a melhor escolha...eu nao ligo muito pra luzes...talvez a unica coisa q me incomodaria ai seria o barulho, porem....eu abro mao do conforto sonoro caso a diferença de desempenho seja muito grande em relação a eles....no ultimo cenario, instalo 3x desses fans sangue frio 2...(2 frontais e 1 traseiro).....Gostaria muito da opinião de alguem mais experiente...

Última edição:
O que esta achando desses fans, no geral ?
To pensando em comprar um kit desse, afim de trocar os meus 3 frontais, que sao os Corsair AF 120, que sao fraquinhos
Estou usando a poucos dias e agora deu uma esfriada na região, mas eu curti, gostei do kit, pra mim valeu muito.

Acabei de pedir um Lian Li O11 XL Silver, meu NZXT S340 tá pequeno pro meu atual setup. Estou pensando em pegar 10 Fans Asus TUF, dentro do equilíbrio CFM/Pressão estática/Estética foi uma das boas opções que encontrei, vai casar perfeitamente com minha MOBO e GPU também TUF, fica tudo dentro de uma linguagem só de design, acho que vai ficar legal.

Fans: https://www.kabum.com.br/produto/36...gaming-tf120-120mm-argb-preto-90da0030-b00000
Gabinete: https://lian-li.com/product/pc-o11d-rog/

EDIT: Ao finlaizar a compra na Kabum dos fans a mesma retirou o desconto e limitou a 5und apenas, irei pegar fans da Lian Li mesmo (ST120) Desgin mais simples, mas tão bom quanto e por um preço menor.

Última edição:
Pessoal, sei que o tópico tem muitas páginas, mas estou sem tempo de pesquisar. Queria tirar uma dúvida rápida. Colocar 2 fans no topo, jogando ar pra fora do gabinete faz muita diferença?
Atualmente tenho 4 fãs, 3 na frente, puxando ar pra dentro e 1 na traseira em cima do lado do painel traseiro da placa mãe jogando ar pra fora.

Pessoal, sei que o tópico tem muitas páginas, mas estou sem tempo de pesquisar. Queria tirar uma dúvida rápida. Colocar 2 fans no topo, jogando ar pra fora do gabinete faz muita diferença?
Atualmente tenho 4 fãs, 3 na frente, puxando ar pra dentro e 1 na traseira em cima do lado do painel traseiro da placa mãe jogando ar pra fora.
Acaba dependendo bastante do caso, num gabinete mesh bem ventilado só os frontais + traseiro já são suficiente pra maioria dos casos, agora se tiver por exemplo um gabinete muito fechado os fans frontais não conseguem puxar quase nada de ar, se tiver um hardware que gera muito calor pode ser que só o traseiro não dê conta e adicionar fans no topo dê uma melhora, no meu caso especificamente com 350w~ de hardware e usando o Lancool 2 Mesh não tive melhoras adicionando fans além dos 2x140mm frontais e 1x120mm traseiro, e nem botando fans mais fortes melhorou

Essa fan da Pcyes alguém indica:

Pelas especificações (que significam muito pouco na prática) possuem uma boa pressão, são ARGB e o preço está imbatível (em torno de R$50,00).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Peguei 9 Phanteks T30 pro meu Lian Li 011 Dynamic no AliExpress e tô gostando bastante. O fluxo de ar é absurdo, simplesmente incrivel. Eu ia pegar os Noctua A12x25, mas achei eles aqui no Brasil por volta de ~R$250,00/cada. Consegui uma promoção no Ali e somando os cupons que eu tinha, cada fan saiu por R$192,54. Ainda é caro pra um único fan, mas estamos falando de um produto premium.

Eles chegaram tirei os antigos Corsair ML120 Pro (que inclusive, estou passando pra frente, só chamar DM que a gente fecha no precinho) do gabinete e já instalei eles rapidão, quando tiver um tempo vou fazer uma limpeza geral pra comprar com as temperaturas de antes.

Sobre a compra do Ali, pedi para o vendedor enviar em dois pacotes diferentes, porque um pacote com 9 fans ficaria gigantesco, ele foi super atencioso comigo e não fui taxado.

spUsknC.jpg

9qZFqhF.jpg

Vlw!
E o ruído?

Bom dia.

Recentemente montei meu pc novo em um NZXT H7 Flow.
Estou com 3 fans Corsair ML140 PRO jogando ar para dentro e 3 ML120 PRO na exaustão, porém, não estou nada satisfeito com o nível de ruido do computador.
Não faço questão alguma de ter RGB e estou planejando trocar as fans.
As opçoes hoje são:

3x Arctic P14 ou F14 + 3x Arctic P12 ou F12

3x Scythe Kaze Flez 140mm e mantendo as ML120

3x Arctic P14 ou F14 e mantando as ML120

3x Scythe Kaze Flex 140 ARGB (para usar na cor branca) e mantendo as ML120

O objetivo aqui é gastar o mínimo possível e atingir o melhor fluxo de ar (pressão positiva) possível.

Aceito sugestões do que fazer.

Foto em spoiler

KeeMxXe.jpg

JdLng7D.jpg

udSvhSm.png

oXJTKB4.jpg

Bom dia.

Recentemente montei meu pc novo em um NZXT H7 Flow.
Estou com 3 fans Corsair ML140 PRO jogando ar para dentro e 3 ML120 PRO na exaustão, porém, não estou nada satisfeito com o nível de ruido do computador.
Não faço questão alguma de ter RGB e estou planejando trocar as fans.
As opçoes hoje são:

3x Arctic P14 ou F14 + 3x Arctic P12 ou F12

3x Scythe Kaze Flez 140mm e mantendo as ML120

3x Arctic P14 ou F14 e mantando as ML120

3x Scythe Kaze Flex 140 ARGB (para usar na cor branca) e mantendo as ML120

O objetivo aqui é gastar o mínimo possível e atingir o melhor fluxo de ar (pressão positiva) possível.

Aceito sugestões do que fazer.

Foto em spoiler

O nível de ruído é subjetivo para cada um.
Já tentou fazer uma curva de rotação de modo que as fans fiquem mais silenciosas?

Tenho o ML120 acho o ruído bem tolerável em 1400 rpm - 1600 rpm, basicamente ruído de vento passando pela grade.

O nível de ruído é subjetivo para cada um.
Já tentou fazer uma curva de rotação de modo que as fans fiquem mais silenciosas?

Tenho o ML120 acho o ruído bem tolerável em 1400 rpm - 1600 rpm, basicamente ruído de vento passando pela grade.

O ruido das ML120 realmente é aceitável porém das ML140 nem tanto, tanto é que essas são as fans que tenho maior prioridade em trocar.
Eu to usando as ML140 com 50% PWM e as 120 com 35%

Users who are viewing this thread

Voltar