[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Há recomendação de ventoinhas para gabinete do Aliexpress?
Qual o orçamento total ou por fan? Qual gabinete/setup de fans atual? Foco em estética/rgb ou tentar melhorar temperaturas e ruído?
 

A nova ventoinha SWAFAN GT12/14 para PC da Thermaltake já está disponível

A Thermaltake, marca premium líder de PC DIY para gabinetes, alimentação, resfriamento, periféricos de jogos e soluções de memória para entusiastas, tem o prazer de anunciar a ventoinha de resfriamento para PC SWAFAN GT12/14, a primeira ventoinha não RGB da Thermaltake com um design de pás trocáveis. pronto para compra. O SWAFAN GT apresenta três tipos de pás de ventilador intercambiáveis no pacote, proporcionando enorme flexibilidade para vários cenários de construção de PC. Além disso, a série SWAFAN GT vem com um novo design de ligação em cadeia integrado por cabo, minimizando a demanda por cabos através da implementação de um melhor gerenciamento de cabos.

O ventilador de resfriamento SWAFAN GT12/14 para PC é vendido em um único pacote de ventilador e incorpora três tipos de pás destacáveis, incluindo a pá do ventilador de alta pressão estática pré-instalada, a pá do ventilador de alto fluxo de ar e a pá do ventilador de alto fluxo de ar reverso. A pá do ventilador de alta pressão estática gera alta pressão estática para lidar com objetos de alta resistência do ar, como radiadores ou chassis com vários painéis de vidro temperado. A pá do ventilador de alto fluxo de ar pode fornecer um fluxo de ar mais forte para suportar a circulação de ar no chassi e melhorar o desempenho geral de resfriamento. Por fim, a pá do ventilador de alto fluxo de ar reverso traz o ar de trás para a frente, para que os usuários possam mostrar a frente dos ventiladores sem ver as tiras do quadro e comprometer a direção do fluxo de ar. Com essas pás de ventilador intercambiáveis, você pode projetar facilmente o sistema de refrigeração dos seus sonhos com o SWAFAN GT!


lz1M8GS.jpg


pawDejv.jpg


QN4jm0P.jpg


NSelP4G.jpg


A série SWAFAN GT possui controle PWM e um design exclusivo de pá de ventilador 7 (GT12) / 9 (GT14). Ele foi projetado para gerar maior fluxo de ar e a velocidade do ventilador pode suportar até 2.000 RPM, para obter um excelente desempenho de resfriamento. O ventilador também é construído com pás de material LCP e almofadas de borracha antivibração nos cantos do ventilador, permitindo que o SWAFAN GT gire em velocidades mais altas com níveis de ruído mais baixos.

A série SWAFAN GT é fácil de manter. O design do ventilador de rolamento destacável permite que você retire as pás do ventilador e limpe-as com água facilmente, uma vez que as pás do ventilador estejam secas, aplique o lubrificante incluído na embalagem, se necessário, e pressione as pás do ventilador de volta na estrutura do ventilador. Além disso, o SWAFAN GT vem com um design de cadeia de cabos integrado, para que você possa instalar esses ventiladores com menos cabos e menos bagunça. Este design pode encadear até 3 ventoinhas simultaneamente e minimiza as demandas de portas PWM de 3 pinos em sua placa-mãe, economizando tempo com o gerenciamento de cabos.

O SWAFAN GT 12/14 é projetado para usuários que preferem suas compilações de PC sem efeitos de iluminação. Com três tipos de pás de ventilador removíveis, desempenho de resfriamento superior, alta estabilidade e durabilidade e um design em cadeia integrado por cabo, o SWAFAN GT é um ventilador de resfriamento de PC funcional com alta flexibilidade e estética luxuosa discreta.

Características do ventilador de resfriamento SWAFAN GT12/14 PC:
3 tipos de pás de ventilador removíveis para você TROCAR

O SWAFAN GT tem três tipos de pás de ventilador, a pá de ventilador de alta pressão estática pré-instalada, a pá de ventilador de alto fluxo de ar e o reverso pá do ventilador de alto fluxo de ar. Com todas as opções em suas mãos, você pode trocar as pás do ventilador para acomodar diferentes cenários de construção de PC.

Pá do Ventilador de Alta Pressão Estática: Energia de Resfriamento Suficiente
A lâmina do ventilador de alta pressão estática é pré-instalada na estrutura do ventilador para usuários com demanda instantânea por ventiladores de alta pressão estática. Com sua pressão estática, a pá do ventilador de alta pressão estática foi projetada explicitamente para lidar com objetos de alta resistência ao ar, como radiadores ou chassis com vários painéis de vidro temperado.
  • SWAFAN GT12: pressão estática de 3,17 mm-H2O/ fluxo de ar de 54,71 CFM/ nível de ruído de 26,5 dB-A
  • SWAFAN GT14: pressão estática de 3,33 mm-H2O/ fluxo de ar de 100 CFM/ nível de ruído de 34,3 dB-A
Pá do ventilador de alto fluxo de ar: Forte desempenho de resfriamento
Uma pá do ventilador adicional na caixa é a pá do ventilador de alto fluxo de ar. Você pode trocar a pá do ventilador de alta pressão estática com a pá do ventilador de alto fluxo de ar. Em comparação com as pás do ventilador de alta pressão estática, a pá do ventilador de alto fluxo de ar tem um fluxo de ar mais significativo, por isso é recomendado para uso em um chassi que precisa de mais circulação de ar para aumentar o desempenho de resfriamento.
  • SWAFAN GT12: pressão estática de 2,7 mm-H2O/ fluxo de ar de 62,23 CFM/ nível de ruído de 28,3 dB-A
  • SWAFAN GT14: pressão estática de 2,76 mm-H2O/ fluxo de ar de 109 CFM/ nível de ruído de 32,7 dB-A
Pá do ventilador de alto fluxo de ar reverso: estética mais simples e melhor
O terceiro tipo de pá do ventilador na caixa é a pá do ventilador de alto fluxo de ar reverso. A pá do ventilador de fluxo de ar alto reverso traz o ar de trás para a frente, portanto, não há necessidade de olhar para a parte de trás do ventilador para a direção do fluxo de ar desejada se você usar as pás do ventilador de fluxo de ar alto reverso.
  • SWAFAN GT12: pressão estática de 2,23 mm-H2O/ fluxo de ar de 58,17 CFM/ nível de ruído de 29,8 dB-A
  • SWAFAN GT14: pressão estática de 2,48 mm-H2O/ fluxo de ar de 107 CFM/ nível de ruído de 36,1 dB-A
Não vire as costas nunca mais!
Libere o poder de seus fãs, deixe a frente roubar o show!

Menos cabos, menos bagunça
Incorpora um novo design de ligação em cadeia integrado por cabo que permite que as ventoinhas sejam conectadas diretamente, minimizando as demandas das portas PWM de 3 pinos na placa-mãe e encurtando o comprimento do cabo entre as ventoinhas. Também incluímos dois cabos de extensão para você gerenciar facilmente seus cabos enquanto monta sua construção.

Limpar ventiladores agora é fácil e divertido!
Abra e insira, é muito fácil. Se desejar, você pode até enxaguar as pás do ventilador com água, apenas seque-as bem e aplique o lubrificante de rolamento que vem na embalagem, se necessário.

Sistema de montagem antivibração
A almofada de borracha antivibração que pode amortecer a vibração do ventilador, permitindo que o ventilador gire em níveis mais altos sem gerar altos níveis de ruído. As almofadas de borracha são projetadas para cobrir uma grande superfície de todos os cantos, mantendo baixos níveis de ruído durante a operação.
Fonte: Thermaltake
 
Bom dia, comprei o gabinete PICHAU HX600. Vou usar um AG620 no r5 7600x, então tenho todos os espaços de ventoinha livres, dicas/sugestões de como montar um sistema de refrigeração que dure bastante tempo.
 
Bom dia, comprei o gabinete PICHAU HX600. Vou usar um AG620 no r5 7600x, então tenho todos os espaços de ventoinha livres, dicas/sugestões de como montar um sistema de refrigeração que dure bastante tempo.
i49fpHL.png
K8CIz0l.png


Nesse layout e com essas opções acho que eu iria de 1x140mm traseiro, 1x140mm no topo (o mais pra trás possível) e 2 ou 3x120mm na lateral
 
Tem alguma sugestão de quais comprar?
Alguma preferência pessoal ou necessidade tipo fan preto ou branco, ter RGB, ARGB, sem iluminação ou tanto faz etc? E também qual o orçamento total ou por fan?
 
Alguma preferência pessoal ou necessidade tipo fan preto ou branco, ter RGB, ARGB, sem iluminação ou tanto faz etc? E também qual o orçamento total ou por fan?
Considerando 2x140mm e 3x120mm, acho que +/- R$400 pra pegar algo bom (espero eu kkk). Fan preto, se tiver argb é lucro mas não faço questão, troco beleza por desempenho.
 
Considerando 2x140mm e 3x120mm, acho que +/- R$400 pra pegar algo bom (espero eu kkk). Fan preto, se tiver argb é lucro mas não faço questão, troco beleza por desempenho.
Ixi, tem uns interessantes mas só branco no momento kkkk, dei uma olhada aqui na Kabum/Terabyte/Pichau e foquei nos que a galera costuma dar relatos positivos, talvez tenham outras opções em outras lojas menores ou modelos mais desconhecidos que sejam bons também mas aí não conheço, mas pra deixar aí algumas opções

120mm: Sangue Frio 2 (39 reais, branco), NZXT F120P (80 reais, branco), Sickleflow (36-60 reais, variado), Feather X (130 por 3, preto RGB), DeepCool FK120 (68 reais, preto)
140mm: NZXT F140P (75 reais, branco), Sickleflow (76 reais, preto ARGB), Kaze Flex (83 reais, RGB)
 
Ixi, tem uns interessantes mas só branco no momento kkkk, dei uma olhada aqui na Kabum/Terabyte/Pichau e foquei nos que a galera costuma dar relatos positivos, talvez tenham outras opções em outras lojas menores ou modelos mais desconhecidos que sejam bons também mas aí não conheço, mas pra deixar aí algumas opções

120mm: Sangue Frio 2 (39 reais, branco), NZXT F120P (80 reais, branco), Sickleflow (36-60 reais, variado), Feather X (130 por 3, preto RGB), DeepCool FK120 (68 reais, preto)
140mm: NZXT F140P (75 reais, branco), Sickleflow (76 reais, preto ARGB), Kaze Flex (83 reais, RGB)
Muito obrigado!!
 
Qual o orçamento total ou por fan? Qual gabinete/setup de fans atual? Foco em estética/rgb ou tentar melhorar temperaturas e ruído?
~100 por fan (chuto q no Ali se compraria coisa realmente boa), gabinete Corsair 460X com fans da NZXT antigas (2015) vindas de um NZXT Phantom 420. Foco apenas em temp/som.
 
~100 por fan (chuto q no Ali se compraria coisa realmente boa), gabinete Corsair 460X com fans da NZXT antigas (2015) vindas de um NZXT Phantom 420. Foco apenas em temp/som.
P9kkhZg.png
7oiZB3W.png


A princípio daria uma olhada nas mesmas recomendações que fiz acima, no Ali não sei o que teria de muito mais interessante que essas, já vi povo falando das Aigo AR12 Pro de lá serem boas mas não acho que vai ter muita diferença tanto em desempenho quanto preço de umas da lista acima, considerando que não tem metodologia padronizada de teste entre marcas e número maior no papel não necessariamente traz melhor resultado prático. Também vi bons relatos dos Mobius (120mm ou 140mm) da CM apesar de só o 120mm preto non-OC ficar dos 100 reais pra baixo, e os fans mais high-end acho que são mais próximos dos 200 que dos 100, e também nem acho que fazem muito sentido pra botar em gabinete, custo muito maior pra pouca ou nenhuma diferença na maioria dos casos, as vezes 2-3 fans custam o mesmo que um case novo que faz mais sentido se a pessoa estiver disposta a trocar

Então pra gabinete em geral eu geralmente evito gasto muito alto por causa do que falei sobre não dar pra comparar spec 1:1 entre marcas e não dar pra estimar muito bem na prática o resultado, mas pra exemplificar uso um Lancool 2 Mesh (2x140mm frontal 1x120mm traseiro stock), troquei os stock frontais de 60cfm pelos Kaze Flex de 100cfm e a diferença foi 0, troquei pelos Noctua que todo mundo baba ovo como se fizessem milagre (esses de 83~ cfm, NF-A14) e novamente 0 diferença, adicionando fans no topo 0 diferença também então nesses testes vi que nem sempre mais fans e/ou mais cfm faz diferença, dito isso é um case mesh bem vazado

Como o 460x tem a frente mais fechada eu focaria em fans com mais pressão estática pra intake pelo menos, e da lista todos tem uma relação legal de pressão e cfm, e fans no topo costumo recomendar só 1 na parte mais traseira ao invés de encher todo lugar que der, pra dar mais chance do ar frio dos intakes frontais passar pela região da CPU/VRM ao invés de entrar e ser jogado direto pra fora por um fan no topo que fica quase colado na frente, e aí tendo os fans em mãos é experimentar pra ver qual setup fica melhor, as vezes só 2 frontais 1 traseiro já dá conta, as vezes adicionar 1 fan no topo ajuda, e as vezes (case com muita restrição de intake) vale a pena testar até 2 no topo e focar mais na exaustão/pressão negativa, já que alguns cases tem a frente tão fechada (+ filtro de poeira) que os fans não dão conta as vezes, ou só dão conta em rpm alto que faz muito barulho
 
Última edição:

Team Group lança dois produtos de resfriamento SSD: o T-FORCE DARK AirFlow e SSD Cooler e ventilador RT-X120 ARGB

T-FORCE, a divisão de jogos do Team Group, anunciou hoje a adição de novos coolers à sua linha, incluindo o T-FORCE DARK AirFlow I SSD Cooler e o T-FORCE RT-X120 ARGB Fan. Em resposta ao rápido desenvolvimento de produtos de armazenamento de consumo, especialmente a transição de SSDs PCIe Gen 4 para SSDs PCIe Gen 5, o Team Group fornece uma solução completa de resfriamento para as temperaturas mais altas dos SSDs PCIe Gen 5 durante altas velocidades de transferência. O cooler Team Group permite que os SSDs mantenham temperaturas operacionais ideais e alcancem uma operação estável de alta velocidade durante períodos prolongados, proporcionando aos consumidores uma experiência de leitura e gravação perfeita com os SSDs Gen 5 mais recentes.

O cooler SSD T-FORCE DARK AirFlow I recebeu uma patente de modelo de utilidade de Taiwan este ano. Ele usa estrutura de camada dupla patenteada de grafeno para resfriamento e dois tubos de calor de cobre puro de 5 mm de diâmetro com aletas de resfriamento de liga de alumínio multicamadas para multiplicar a área de resfriamento e acelerar a transferência e dispersão de calor. Além disso, possui uma ventoinha PWM inteligente de alta pressão que pode ajustar com precisão a velocidade da ventoinha de acordo com a temperatura para remover com eficiência o calor acumulado nas aletas de alumínio. A estrutura de resfriamento utiliza grafeno ultrafino patenteado, excelente material condutor térmico, maior área de resfriamento e um ventilador PWM inteligente de alta pressão de ar e outros métodos de resfriamento para fazer com que os SSDs M.2 2280 Gen 5 funcionem de forma estável e transfiram em velocidades extremamente rápidas , criando o cooler SSD M.2 2280 Gen 5 ativo de mais alto desempenho.

1wJMvPm.jpg


tVrxvE5.jpg


arFMsAL.jpg


huDEJZV.jpg


Para acompanhar a evolução do desempenho dos SSDs PCIe Gen 5, o Team Group lançou o mais recente T-FORCE DARK AirFlow I SSD Cooler para que os jogadores possam aproveitar as velocidades de leitura e gravação de alta velocidade dos SSDs Gen 5. O ventilador T-FORCE RT-X120 ARGB permite que os jogadores criem suas configurações personalizadas. Ambos os produtos estarão disponíveis na Amazon na América do Norte em outubro. Se você deseja obter os mais novos produtos de resfriamento e informações de disponibilidade da T-FORCE.
 
lan cool 216 é uma boa escolha ainda?
ou é vantagem pegar um fulltower?
cpu é meio esquentadinho, e no futuro pretendo partir pra uma serie 4000 nvidia(ou 5000 q nem foi lançada)...
WC eu vou comprar um LT720, entao preciso escolher bem o gabinete
alguns amigos me orientaram comprar full tower..em razão do fluxo de ar e tudo...
nao sei o que faço agora...
estou namorando o lancool 216 tem um certo tempo ja, mas tenho receio de fazer uma escolha errada.
 
lan cool 216 é uma boa escolha ainda?
ou é vantagem pegar um fulltower?
cpu é meio esquentadinho, e no futuro pretendo partir pra uma serie 4000 nvidia(ou 5000 q nem foi lançada)...
WC eu vou comprar um LT720, entao preciso escolher bem o gabinete
alguns amigos me orientaram comprar full tower..em razão do fluxo de ar e tudo...
nao sei o que faço agora...
estou namorando o lancool 216 tem um certo tempo ja, mas tenho receio de fazer uma escolha errada.
Excelente escolha sim, espaçoso, relativamente barato e já vem com setup de fans pronto, full-tower seria com que intuito? Porque tem muito gabinete que é nomeado mid-tower mas cabe mais coisa do que a maioria das pessoas acaba usando, aliás não sei se existe uma definição exata de mid-tower e de full-tower, tipo mid-tower cabe X/Y e full-tower X/Y/Z, ou diferença de medidas etc

Mais tamanho não significa necessariamente melhor airflow/temperatura, sem contar que tem opções que as vezes acaba pagando 2-3x mais caro pra dar na mesma, tem outros que gosto também como o Lancool 3 ou H7 Flow, mas chuto que o 216 já vai te sobrar aí de espaço, a não ser que na próxima gen as GPUs ganhem uns 4-5cm a mais que acho bem improvável
 
Excelente escolha sim, espaçoso, relativamente barato e já vem com setup de fans pronto, full-tower seria com que intuito? Porque tem muito gabinete que é nomeado mid-tower mas cabe mais coisa do que a maioria das pessoas acaba usando, aliás não sei se existe uma definição exata de mid-tower e de full-tower, tipo mid-tower cabe X/Y e full-tower X/Y/Z, ou diferença de medidas etc

Mais tamanho não significa necessariamente melhor airflow/temperatura, sem contar que tem opções que as vezes acaba pagando 2-3x mais caro pra dar na mesma, tem outros que gosto também como o Lancool 3 ou H7 Flow, mas chuto que o 216 já vai te sobrar aí de espaço, a não ser que na próxima gen as GPUs ganhem uns 4-5cm a mais que acho bem improvável
Muito bom, eu tambem nao faço ideia das caracteristicas q nomeiam um FULL TOWER ou MID ....Lancool 216 foi inclusive uma recomendação aqui do forum de uns tempos atras. Meu gabinete atual nao comporta um AIO 360...portanto, preciso trocar urgente! Eu achei legal esses outros 2 que voce me recomendou, mas ai ja parte pra um valor que eu não posso..Por isso o lancool 216 me abriu os olhos!
Eu só estou esperando alguma promoção pra que eu possa comprar, tipo, abaixo de 700. Ele tem na pichau, mas esta a um preço que nao me agrada muito.
(obs: pretendo comprar o preto) ...Falando sobre o airflow... Esse video aqui me deixou muito animado em relação ao 216...eu tenho um 5800x3d e ele é bem esquentado, o Wc atual que eu tenho nao esta dando conta, já aceitei isso...E com relação a esse video que postei no link acima...é exatamente como vou deixar aqui, inclusive WC(LT720) é o mesmo que tambem estou monitorando preço para comprar...
 
Muito bom, eu tambem nao faço ideia das caracteristicas q nomeiam um FULL TOWER ou MID ....Lancool 216 foi inclusive uma recomendação aqui do forum de uns tempos atras. Meu gabinete atual nao comporta um AIO 360...portanto, preciso trocar urgente! Eu achei legal esses outros 2 que voce me recomendou, mas ai ja parte pra um valor que eu não posso..Por isso o lancool 216 me abriu os olhos!
Eu só estou esperando alguma promoção pra que eu possa comprar, tipo, abaixo de 700. Ele tem na pichau, mas esta a um preço que nao me agrada muito.
(obs: pretendo comprar o preto) ...Falando sobre o airflow... Esse video aqui me deixou muito animado em relação ao 216...eu tenho um 5800x3d e ele é bem esquentado, o Wc atual que eu tenho nao esta dando conta, já aceitei isso...E com relação a esse video que postei no link acima...é exatamente como vou deixar aqui, inclusive WC(LT720) é o mesmo que tambem estou monitorando preço para comprar...
Tenho exatamente esse WC com o 5800X3D, num Aigo Darkflash c305.
 
Muito bom, eu tambem nao faço ideia das caracteristicas q nomeiam um FULL TOWER ou MID ....Lancool 216 foi inclusive uma recomendação aqui do forum de uns tempos atras. Meu gabinete atual nao comporta um AIO 360...portanto, preciso trocar urgente! Eu achei legal esses outros 2 que voce me recomendou, mas ai ja parte pra um valor que eu não posso..Por isso o lancool 216 me abriu os olhos!
Eu só estou esperando alguma promoção pra que eu possa comprar, tipo, abaixo de 700. Ele tem na pichau, mas esta a um preço que nao me agrada muito.
(obs: pretendo comprar o preto) ...Falando sobre o airflow... Esse video aqui me deixou muito animado em relação ao 216...eu tenho um 5800x3d e ele é bem esquentado, o Wc atual que eu tenho nao esta dando conta, já aceitei isso...E com relação a esse video que postei no link acima...é exatamente como vou deixar aqui, inclusive WC(LT720) é o mesmo que tambem estou monitorando preço para comprar...
Aqui na GK tem o 216 preto por 699 e o Lancool 3 branco rgb por 930, e na Venturi tem o 216 branco argb por 680, o sem rgb costumava ser 600-610 aí mas não volta estoque dele há um tempinho

Sobre o 5800x3D, já tentou fazer o CO? E que temps tá chegando? Eu imagino que possa estar rodando quente mas ainda sem throttle, já vi gente rodando ele em AC modesto sem ter problema de "não segurar" ou coisas assim, então as vezes é mais neura com temperatura do que necessidade de fato

De qualquer forma acho que a troca de gabinete é bem vinda aí, talvez só nisso você já tenha uma melhora nas temps da CPU, já que possivelmente o case atual tem airflow fraco e com uma 3080 jogando calor talvez afete mais a CPU também, aí é questão de ver como ficam as temps assim que trocar de gabinete e se melhorou o suficiente ou se segue e bate o martelo num WC melhor também
 
Aqui na GK tem o 216 preto por 699 e o Lancool 3 branco rgb por 930, e na Venturi tem o 216 branco argb por 680, o sem rgb costumava ser 600-610 aí mas não volta estoque dele há um tempinho

Sobre o 5800x3D, já tentou fazer o CO? E que temps tá chegando? Eu imagino que possa estar rodando quente mas ainda sem throttle, já vi gente rodando ele em AC modesto sem ter problema de "não segurar" ou coisas assim, então as vezes é mais neura com temperatura do que necessidade de fato

De qualquer forma acho que a troca de gabinete é bem vinda aí, talvez só nisso você já tenha uma melhora nas temps da CPU, já que possivelmente o case atual tem airflow fraco e com uma 3080 jogando calor talvez afete mais a CPU também, aí é questão de ver como ficam as temps assim que trocar de gabinete e se melhorou o suficiente ou se segue e bate o martelo num WC melhor também
Desculpe, mas do que se trata "CO"? lol .. olha, atualmetne chega a 75-77 em games pesados..Mas porque eu fiz undervolt...idle fica na casa de 50.
O que me preocupa é que o radiador esquenta demais, e as mangueiras tambem...fico sismado de que isso qlq hora vai estourar rsrs!
Então, na venturi o preto estava 715 parcelado e 608 a vista...eu realmente acho que irei parcelar...estou vendo se chega nessa faixa de preço!
eu bobeei de nao ter comprado na venturi a um tempo atras..agora esta esgotado o preto.
Concordo com o que voce disse, talvez só de trocar o gabinete ja me de uma aliviada.
 
Desculpe, mas do que se trata "CO"? lol .. olha, atualmetne chega a 75-77 em games pesados..Mas porque eu fiz undervolt...idle fica na casa de 50.
O que me preocupa é que o radiador esquenta demais, e as mangueiras tambem...fico sismado de que isso qlq hora vai estourar rsrs!
Então, na venturi o preto estava 715 parcelado e 608 a vista...eu realmente acho que irei parcelar...estou vendo se chega nessa faixa de preço!
eu bobeei de nao ter comprado na venturi a um tempo atras..agora esta esgotado o preto.
Concordo com o que voce disse, talvez só de trocar o gabinete ja me de uma aliviada.
Basicamente undervolt kkk, abreviação pra Curve Optimizer que a galera costuma fazer nos Ryzen, e 75-77c ainda está super tranquilo, não sei sobre o WC esquentar porque só uso AC masss creio que a troca de gabinete já ajuda parcialmente pelo menos, o 5800x3D não consome tanto então creio que não era pra esquentar assim, talvez seja em parte calor da 3080 acumulado no case também

E curioso que não tenha voltado mesmo, o Lancool 3 ficou muito tempo fora de estoque e quando voltou recentemente deu uma subida, talvez o mesmo aconteça com o 216 mas vai saber
 
boa, estou monitorando meu querido, obrigado pelas dicas...se souber de algo, por favor, poste aqui, me envie mensagem privada, sei la hahaha!
estou sempre por aqui monitorando.!
 
"Duct" Fan.

Diminuiu as temperaturas de um i9-13900K e RTX 4080 10º e 8º respectivamente, e o ruído.

 
Credo, feioso demais.
 
Bom dia! Pessoal, vou postar algumas fotos do meu sistema atual, uso a configuração da assinatura, tenho outros dois gabinetes aqui, o hyper e trantor, da dt3, mas não pretendo reutilizar nenhum dos dois, principalmente o hyper, pois as temperaturas nele são péssimas, principalmente onde fica a gaiola de hd's, esquentam demais.

Na configuração atual uso 5 fans, 3 delas na frontal uma na parte traseira e uma superior, que fica em cima do circuito de alimentação da placa mãe, todas elas gerenciadas pelo fan control, aliás, é o único software de controle de rotação existente, não uso mais msi afterburner ou etc, não vejo necessidade.

As 3 frontais estão ligadas a um sysfan, as duas de exaustão no outro sysfan, uso o sensor da gpu para controlá-las, assim elas aumentam as rotações de acordo com a carga da gpu, mas percebo que ainda não tenho um bom fluxo de ar.

No meu caso, o que vcs acham que ficaria melhor? Que tipo de curva ou controle de rotação traria melhores resultados? Fans disponíveis que possuo são 4 xpg vento pro e 3 akasa black viper, todas de 120mm.
 
Bom dia caros colegas. Estou com o PC da assinatura. A temperatura de um HDD está batendo 51º, o que o kaspersky plus refere como alta. Está com sua config original de FANs. 1 na frente de 120 mm (a meia altura) e 1 atras de 120 mm. Teria 2 opções: 1) comprar 2 fans de 120 mm e colocar os dois na frente. Ficaria 3 FANS de 120 mm na frente puxando o ar frio e 1 atras tirando o ar quente ou 2) comprar 2 FANS de 140 mm e colocar os 2 FANSde 140 mm na frente puxando o ar e mudar o de 120 mm para trás, acima. Ai ficaria 2 FANS retirando o ar quente. A opção de 3 FANS de 120 mm parece que fica mais na frente das baias do HDD, que é o que eu quero resfriar. Não sei se alguem tem alguma outra sugestão?
Segunda pergunta: Estes FANS são bons? Eficazes e silenciosos? Tem alguma outra recomendação melhor, mais eficiente ou mais barata mantendo um baixo nivel de ruido?

Abaixo o esquema de suporte de FANS do meu gabinete:
fan_capacity_of_4000d_-_120mm_fans.jpg
fan_capacity_of_4000d_-_140mm_fans.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo