• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

1) Quero comprar umas fan um degrau acima, sem gastar muito (no maximo uns 20,00~30,00 por fan, pode ser da china) de preferência que nao seja rgb e se for, que eu consiga cortar o led fora. Qual recomendação?

Nessa faixa de preço vai trocar "6 por meia dúzia".

O fan mais barato que tem especificações razoáveis é o

Cooler Master Sickleflow 120 - R$ 35,90
  • PWM (controle de RPM
  • CFM 62
  • Pressão 2,5mmH2O
Inconveniente, tem LED vermelho, alimentado pelo cabo PWM, ou seja não dá para cortar, tem que abri o cubo e isolar o LED.

A versão sem LED é um pouco mais cara - R$ 39,90

No AliExpress tem os Aigo AR12 PRO, AM12PRO, que são PWM e com LED ARGB - basta deixar o cabo de LED desligado; mas o CFM de 74 e 81.6 é fake.
 
Galera, recomendação de bom fan pra Exhaust? 14mm

de preferência custo-beneficio, sem leds etc. Valeu!
 
Nessa faixa de preço vai trocar "6 por meia dúzia".

O fan mais barato que tem especificações razoáveis é o

Cooler Master Sickleflow 120 - R$ 35,90
  • PWM (controle de RPM
  • CFM 62
  • Pressão 2,5mmH2O
Inconveniente, tem LED vermelho, alimentado pelo cabo PWM, ou seja não dá para cortar, tem que abri o cubo e isolar o LED.

A versão sem LED é um pouco mais cara - R$ 39,90

No AliExpress tem os Aigo AR12 PRO, AM12PRO, que são PWM e com LED ARGB - basta deixar o cabo de LED desligado; mas o CFM de 74 e 81.6 é fake.
Obrigado pelas informações, esse.cooler.master sem led parece legal. E o tal pc yes sangue frio de 50,00 mais ou menos mesmo desmepenho/reputação ?
 
Galera o byte Y60 por 1299 vale?

Como fica a refrigeração dele? Por ser fechado a frente.

Tenho um h500m será que seria equivalente no quesito air Flow? Grato
 
Caras, instalei os Mobius 120 e no começo estranhei pra caramba, parecia que o PC nem tinha ligado. São muito silenciosos até em 2000 rpm. Coisa linda demais!
 
GELID anuncia ventilador silencioso otimizado de baixa velocidade Silence 12 PWM
A inovadora tecnologia GELID Solutions revela soluções de resfriamento aprimoradas com os novos ventiladores pretos Silent 12 e Silent 12 PWM com rolamento de montagem reforçado inovador. Desenvolvidos com engenharia de precisão, esses ventiladores estabelecem um novo padrão para resfriamento silencioso e eficiente. Estas ventoinhas garantem não só um funcionamento silencioso, mas também uma durabilidade incomparável, criando um ambiente de jogo ideal com fluxo de ar melhorado para sessões de jogo prolongadas.

Com base no sucesso da série Silent 12, os novos ventiladores Silent 12 e Silent 12 PWM Black agora incorporam um rolamento de montagem reforçado. Além da durabilidade, o rolamento de montagem reforçado desempenha um papel fundamental na manutenção do funcionamento silencioso do ventilador. Ao reduzir o atrito e o desgaste internos, reduz significativamente o risco de
geração de ruído, proporcionando aos usuários uma experiência de computação silenciosa e tranquila.

WcEDaQh.jpg


X0KMb6s.jpg


PNTuFPb.jpg


PeuHja2.jpg


Com a tecnologia de controle inteligente de modulação por largura de pulso (PWM) que ajusta automaticamente a velocidade do ventilador de acordo com a carga da CPU, o Silent 12 PWM Black atinge o equilíbrio ideal entre desempenho, silêncio e durabilidade aprimorada.

Os novos ventiladores Silent 12 e Silent 12 PWM Black são compatíveis com RoHS e WEEE e têm garantia de 3 anos.

"Estamos entusiasmados em revelar nossas mais recentes ventoinhas Silent 12 e Silent 12 PWM Black! O rolamento de montagem reforçado estabelece um novo padrão de durabilidade e silêncio na refrigeração de computadores. Um avanço significativo na tecnologia silenciosa. Animado por trazer essas inovações aos nossos clientes!", disse Gebhard Scherrer, Diretor de Vendas da GELID Solutions Ltd.

Os MSRP para esses produtos são:
 
GELID anuncia ventilador silencioso otimizado de baixa velocidade Silence 12 PWM
A inovadora tecnologia GELID Solutions revela soluções de resfriamento aprimoradas com os novos ventiladores pretos Silent 12 e Silent 12 PWM com rolamento de montagem reforçado inovador. Desenvolvidos com engenharia de precisão, esses ventiladores estabelecem um novo padrão para resfriamento silencioso e eficiente. Estas ventoinhas garantem não só um funcionamento silencioso, mas também uma durabilidade incomparável, criando um ambiente de jogo ideal com fluxo de ar melhorado para sessões de jogo prolongadas.

Com base no sucesso da série Silent 12, os novos ventiladores Silent 12 e Silent 12 PWM Black agora incorporam um rolamento de montagem reforçado. Além da durabilidade, o rolamento de montagem reforçado desempenha um papel fundamental na manutenção do funcionamento silencioso do ventilador. Ao reduzir o atrito e o desgaste internos, reduz significativamente o risco de
geração de ruído, proporcionando aos usuários uma experiência de computação silenciosa e tranquila.

WcEDaQh.jpg


X0KMb6s.jpg


PNTuFPb.jpg


PeuHja2.jpg


Com a tecnologia de controle inteligente de modulação por largura de pulso (PWM) que ajusta automaticamente a velocidade do ventilador de acordo com a carga da CPU, o Silent 12 PWM Black atinge o equilíbrio ideal entre desempenho, silêncio e durabilidade aprimorada.

Os novos ventiladores Silent 12 e Silent 12 PWM Black são compatíveis com RoHS e WEEE e têm garantia de 3 anos.

"Estamos entusiasmados em revelar nossas mais recentes ventoinhas Silent 12 e Silent 12 PWM Black! O rolamento de montagem reforçado estabelece um novo padrão de durabilidade e silêncio na refrigeração de computadores. Um avanço significativo na tecnologia silenciosa. Animado por trazer essas inovações aos nossos clientes!", disse Gebhard Scherrer, Diretor de Vendas da GELID Solutions Ltd.

Os MSRP para esses produtos são:
Essa GELID tá maluca...
Olhei as especificações do modelo "Silencioso" e alcança 38.3 dBA quando em full.
Sei que vão dizer que por ser PWM vai trabalhar sempre abaixo... mas mesmo assim, Fans de outras marcas alcançam até rotações maiores, com maiores fluxos de ar e não chegam em 38dBA. Minhas ST120 chegam a 32,0dBA e minhas SL120 chegam a 31,0dBA.
 
Última edição:
Essa GELID tá maluca...
Olhei as especificações do modelo "Silencioso" e alcança 38.3 dBA quando em full.
Sei que vão dizer que por ser PWM vai trabalhar sempre abaixo... mas mesmo assim, Fans de outras marcas alcançam até rotações maiores, com maiores fluxos de ar e não chegam em 38dBA. Minhas ST120 chegam a 32,0dBA e minhas SL120 chegam a 31,0dBA.
Mas é válido lembrar que não tem padronização de teste até onde sei, pode ser que empresa X meça a 30cm de distância em bancada aberta, outra meça a 30cm com gabinete X fechado, outro meça a 50cm e por aí vai, sem contar que as vezes a própria empresa divulga informação errada, um exemplo é a Scythe que divulga 24.9db pro Kaze Flex 120mm 1200 rpm e 26.5db pro Kaze Flex 140mm 1800rpm, sem chance alguma de 600rpm aumentarem o ruído em só 1.5db, ainda mais sendo um fan de maior tamanho
 
Mas é válido lembrar que não tem padronização de teste até onde sei, pode ser que empresa X meça a 30cm de distância em bancada aberta, outra meça a 30cm com gabinete X fechado, outro meça a 50cm e por aí vai, sem contar que as vezes a própria empresa divulga informação errada, um exemplo é a Scythe que divulga 24.9db pro Kaze Flex 120mm 1200 rpm e 26.5db pro Kaze Flex 140mm 1800rpm, sem chance alguma de 600rpm aumentarem o ruído em só 1.5db, ainda mais sendo um fan de maior tamanho
Entendo sua colocação e faz sentido... mas, repare que num mesmo modelo de Fan, se vc comparar uma de 120mm com uma de 140mm, a maior consome menos energia e costuma girar mais devagar para entregar a mesma quantidade ou até mais fluxo de ar... nesse caso, emite menos ruído!

Lian Li SL120 (120 mm x 120 mm x 25 mm)Lian Li SL140 (140 mm x 140 mm x 25 mm)
Velocidade: 800~1900 RPMVelocidade: 500~1500 RPM
Fluxo de Ar: 58.54 CFM
Fluxo de Ar: 70.5 CFM
Ruído: 31 dB(A) MaxRuído: 30 dB(A) Max
Consumo: 5.16 WConsumo: 3.6 W
 
Última edição:
Pessoal, boa noite!

Tenho um gabinete TGT Skylancer com um water cooler 240mm na frontal e 1 fan 120mm na traseira mas estou achando que ta esquentando bastante.

Poderiam me auxiliar em como deveria ser o fluxo de ar nesse gabinete?
Pensei em colocar mais dois ventiladores puxando o ar quente pra fora na parte de cima. Seria uma boa?
nl8jizB.png
 
Pessoal, boa noite!

Tenho um gabinete TGT Skylancer com um water cooler 240mm na frontal e 1 fan 120mm na traseira mas estou achando que ta esquentando bastante.

Poderiam me auxiliar em como deveria ser o fluxo de ar nesse gabinete?
Pensei em colocar mais dois ventiladores puxando o ar quente pra fora na parte de cima. Seria uma boa?
nl8jizB.png
wc na frente vai jogar ar quente para dentrro, como seu gabinete nao comporta o wc na parte superior para jogar o ar quente para fora, eu consideraria inverter o fluxo de ar do wc para fora e colocar esses dois fans a mais na parte de cima injetando ar fresco para dentro. Nao eh o ideal mas creio que seria melhor que o que esta pensando
 
Pessoal muda muito da Masterfan halo 1 para 2? Queria comprar 7 para uma nova build vocês recomendam?
 
wc na frente vai jogar ar quente para dentrro, como seu gabinete nao comporta o wc na parte superior para jogar o ar quente para fora, eu consideraria inverter o fluxo de ar do wc para fora e colocar esses dois fans a mais na parte de cima injetando ar fresco para dentro. Nao eh o ideal mas creio que seria melhor que o que esta pensando

Como seria isso?
Eu inverteria os fans do watercooler para eles soprarem na direção do radiador?

E os 2 fans superiores e o fan traseiro jogaria ar fresco pra denfro do gabinete?

Obrigado
 
O uso certo da fan do radiador é jogando ar nele? Puxando de dentro e jogando nele?
Ou puxando dele e jogando pra dentro?
 
Como seria isso?
Eu inverteria os fans do watercooler para eles soprarem na direção do radiador?

E os 2 fans superiores e o fan traseiro jogaria ar fresco pra denfro do gabinete?

Obrigado
mas fans de wc tem sempre que jogar ar no radiador, se montou de outra forma esta errado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O uso certo da fan do radiador é jogando ar nele? Puxando de dentro e jogando nele?
Ou puxando dele e jogando pra dentro?
ideal sempre eh expulsar o ar quente para fora do gabinete,
 
Pessoal, boa noite!

Tenho um gabinete TGT Skylancer com um water cooler 240mm na frontal e 1 fan 120mm na traseira mas estou achando que ta esquentando bastante.

Poderiam me auxiliar em como deveria ser o fluxo de ar nesse gabinete?
Pensei em colocar mais dois ventiladores puxando o ar quente pra fora na parte de cima. Seria uma boa?
nl8jizB.png

A frente desse gabinete por ser mais fechada tem fluxo de ar mais limitado.
É normal as temperaturas ficarem um pouco mais altas.

Na dúvida faça um teste sem a tampa da frente para comparar as temperaturas.

As fans frontais devem funcionar como entrada de ar, suprindo ar para o interior do gabinete.
Já a traseira e o teto funcionam melhor como saída de ar.
 
mas fans de wc tem sempre que jogar ar no radiador, se montou de outra forma esta errado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


ideal sempre eh expulsar o ar quente para fora do gabinete,

Acho que o meu está montando errado então.
Hoje os ventiladores que estão fixados no radiador estão jogando ar pra dentro do gabinte e o ventilador que está na traseira joga o ar pra fora do gabinete.
Devo inverter os ventiladores que estão no radiador?
L7nlfqD.jpg


A frente desse gabinete por ser mais fechada tem fluxo de ar mais limitado.
É normal as temperaturas ficarem um pouco mais altas.

Na dúvida faça um teste sem a tampa da frente para comparar as temperaturas.

As fans frontais devem funcionar como entrada de ar, suprindo ar para o interior do gabinete.
Já a traseira e o teto funcionam melhor como saída de ar.
Opa! Vou fazer esse teste sim.
Vou comprar mais dois Sickleflow 120 pra colocar na parte de cima.


Obrigado pela ajuda!
 
Acho que o meu está montando errado então.
Hoje os ventiladores que estão fixados no radiador estão jogando ar pra dentro do gabinte e o ventilador que está na traseira joga o ar pra fora do gabinete.
Devo inverter os ventiladores que estão no radiador?
L7nlfqD.jpg



Opa! Vou fazer esse teste sim.
Vou comprar mais dois Sickleflow 120 pra colocar na parte de cima.


Obrigado pela ajuda!
sem falar no radiador que esta de ponta cabeca forcando a bomba. Ate onde eu sei a entrada/saida de liquido do radiador deveria ficar acima da bomba.

edit - pesquisei e vi que o radiador com as mangueiras abaixo nao interfere, sendo ate recomendavel. mas as fans estao com sentido errado. quando falou que esta quente, o que seria? cpu ou GPU?
 
Última edição:
Acho que o meu está montando errado então.
Hoje os ventiladores que estão fixados no radiador estão jogando ar pra dentro do gabinte e o ventilador que está na traseira joga o ar pra fora do gabinete.
Devo inverter os ventiladores que estão no radiador?
L7nlfqD.jpg



Opa! Vou fazer esse teste sim.
Vou comprar mais dois Sickleflow 120 pra colocar na parte de cima.


Obrigado pela ajuda!

O fluxo de ar das fans estão corretas.

Quanto as fans no topo se for colocar seria soprando para fora.
Mas se as temperaturas estiverem dentro do normal não me preocuparia com essas fans adicionais.
 
O fluxo de ar das fans estão corretas.

Quanto as fans no topo se for colocar seria soprando para fora.
Mas se as temperaturas estiverem dentro do normal não me preocuparia com essas fans adicionais.
as fans nao deveriam jogar ar no radiador? ou no caso da foto as fans deveriam estar no outro lado do radiador .... agora voces me confundiram... kkkkk

 
Última edição:
as fans nao deveriam jogar ar no radiador? ou no caso da foto as fans deveriam estar no outro lado do radiador .... agora voces me confundiram... kkkkk



Geralmente não faz muita diferença as fans a direita ou a esquerda do radiador.
Tem esse teste aqui.

No caso dele note que a fan inferior do radiador não é a que veio com o wc, ele teve que trocar por uma com perfil slim para não encostar na gpu.
 
Geralmente não faz muita diferença as fans a direita ou a esquerda do radiador.
Tem esse teste aqui.

No caso dele note que a fan inferior do radiador não é a que veio com o wc, ele teve que trocar por uma com perfil slim para não encostar na gpu.
Isso!
A minha GTX 1070 era muito grande, ficava encostando na fan.

Agora com a 6950XT, que é um pouco menor, deu pra voltar com a fan original e coloquei essa slim na parte de cima, jogando o ar pra fora.

Com a tampa lateral aberta fica bem de boa, não passa dos 70ºC.
O problema é com ela fechada, estabilizou a GPU em 82ºC e o hotspot em 105ºC (vê que começa a subir por volta de 1600 seg, quando coloco a tampa).
ntRYw0E.png
 
Isso!
A minha GTX 1070 era muito grande, ficava encostando na fan.

Agora com a 6950XT, que é um pouco menor, deu pra voltar com a fan original e coloquei essa slim na parte de cima, jogando o ar pra fora.

Com a tampa lateral aberta fica bem de boa, não passa dos 70ºC.
O problema é com ela fechada, estabilizou a GPU em 82ºC e o hotspot em 105ºC (vê que começa a subir por volta de 1600 seg, quando coloco a tampa).
ntRYw0E.png
hotspot em 105 provavel estar em temp throttling (algo assim) tem que rever mesmo - "eu" colocaria o fluxo de ar da gpu pra fora do gabinete, mas tem que testar inloco mesmo..
 
Isso!
A minha GTX 1070 era muito grande, ficava encostando na fan.

Agora com a 6950XT, que é um pouco menor, deu pra voltar com a fan original e coloquei essa slim na parte de cima, jogando o ar pra fora.

Com a tampa lateral aberta fica bem de boa, não passa dos 70ºC.
O problema é com ela fechada, estabilizou a GPU em 82ºC e o hotspot em 105ºC (vê que começa a subir por volta de 1600 seg, quando coloco a tampa).
ntRYw0E.png

Para os RX da série 6000 o limite para o hotspot é de até 110C (veja resposta aqui).
Não sei se você já usou utilitários como o MSI Afterburner, com ele você pode configurar uma curva de rotação mais efetiva que pode ajudar um pouco com as temperaturas.

Mas pessoalmente pensaria em substituir por outro com melhor ventilação e espaço interno para por o radiador.
Acho que não compensaria investir muito em cima desse gabinete.
Se a diferença de temperatura digamos fosse até uns 6C - 8C seria tolerável, mas de 70C para 82C já é preocupante.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo