Estou cogitando um up da minha de CPU e Placa mãe, hoje uso um i7-6700k, com uma Asus Maximus VIII Ranger (chipset Z170) e 16GB DDR4 Corsair Vengeance 2400Mhz.
É um sistema bom, mas a CPU está com dificuldades em empurrar a RTX 3080, a CPU tá quase sempre sofrendo, jogos como Cyberpunk 2077 e até mesmo o BFV já estão deixando a CPU bem ocupada, enquanto a VGA fica apenas 50% ou menos ocupada. Pra eu conseguir ocupar a CPU tenho de jogar em 2K ou 4K pelo DSR dos drivers nvidia, aí empurra lá pros 80%, a 90% de GPU, problema que nestes games a CPU fica em 60% a 80% também.
Outros games é mais leve, a questão é que já deu pra perceber que para os games futuros pode até piorar.
A questão vem, agora, como ambos socket AM4 e LGA 1700 tão morrendo mesmo, tanto faz ir de um ou outro? Porque pelo que vi ambas plataformas podem ter processadores bons para empurrar minha VGA na AMD poderia começar com o R5 5600x e na Intel com o 12400F, ambos parecem bons e ainda tem possibilidade depois de pegar processadores mais fortes como o AMD 5800x3D ou o 12700k.
No caso da intel estes primeiros processadores da 13 geração ainda vão ter modelos compatíveis com o LGA 1700?
Tanto se escolher AMD ou Intel a ideia inicial é usar as mesmas DDR4 do meu sistema e comprar apenas processador e placa-mãe, mas eu estou escolhendo uma boa placa, com x570 para AMD ou z690 para intel. Chato que eu quero uma placa mãe que tenha dentre outras coisas 4 saídas USB3 e 1 USB tipo C para usar as saídas do meu gabinete e nunca encontro com tudo junto, ou se tem aí o chip de som é pior ou outra coisa.
Na intel achei a ASUS PRIME Z690-P que tem todas estas saídas USB e parece boa, mas o audio é o antigo Realtek ALC887, pra ter idéia meu sistema atual usa o Supreme FX (ALC 1150), podia ser ao menos o ALC897, nessa Asus né.
Na AMD achei a ASRock X570S PG RIPTIDE que, tem todos USBs para o gabinete e ao menos tem um chip de som melhor que a ASUS (ALC897), mas não é grande coisa também, não sei se vale a pena ir pra Asrock.
Alguma sugestão? Enfim pra qualquer lado que corre ambos estão saindo de linha, acho que a escolha é para aquela que ainda pode dar mais um bom caldo, agora na reta final e indo até 2024, 2025.