[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ScrooW
  • Data de Início Data de Início
As fabricantes de placas costumam exagerar nas exigências, mas na prática, basta vc somar a potência da sua CPU, mais a potência da sua GPU e acrescer mais uns 60 a 100W (para cobrir MoBo, discos rígidos, fans, etc)...
A sobra de uma fonte é sempre bem-vinda, isso faz ela trabalhar sem pre no modo zero-rpm (quando existe essa função) e poupa os componentes internos...
A questão da sua fonte suportar esse hardware entra no seguinte questionamento: Em teoria ela suporta sim, mas precisa verificar na prática se não vai ocorrer travamentos por deficiência energética e isso pode acontecer se a fonte já estiver cansada, somente nesse caso vc deve se preocupar.
Então você me recomendaria comprar a placa e testar na prática se ela suporta ?

Então você me recomendaria comprar a placa e testar na prática se ela suporta ?
A fonte é uma Corsair, só não me recordo agora se é uma CX ou CV
CV é um pouco inferior a CX mas eu não ficaria com medo de botar uma 4070 Super nelas, tendo a fonte eu sinceramente compraria a GPU e testaria, se tiver com algum medo/receio pode fazer um undervolt leve na GPU pra manter ela na faixa dos 180w~ ao invés dos 220w~ stock que dá uma pequena aliviada e vai ter basicamente o mesmo desempenho, a fabricante geralmente vai recomendar um valor bem acima porque há quem vá botar a GPU com um 14900k da vida com OC (pode chegar a >300w de consumo só em CPU), botar 6 HD, 4 SSD, 15 fans RGB, 4 memórias, dispositivo PCIE extra etcetc assim como tem quem vai botar 1 CPU de <100w, 1-2 SSD, 2 memórias, 3-6 fans e só

CV é um pouco inferior a CX mas eu não ficaria com medo de botar uma 4070 Super nelas, tendo a fonte eu sinceramente compraria a GPU e testaria, se tiver com algum medo/receio pode fazer um undervolt leve na GPU pra manter ela na faixa dos 180w~ ao invés dos 220w~ stock que dá uma pequena aliviada e vai ter basicamente o mesmo desempenho, a fabricante geralmente vai recomendar um valor bem acima porque há quem vá botar a GPU com um 14900k da vida com OC (pode chegar a >300w de consumo só em CPU), botar 6 HD, 4 SSD, 15 fans RGB, 4 memórias, dispositivo PCIE extra etcetc assim como tem quem vai botar 1 CPU de <100w, 1-2 SSD, 2 memórias, 3-6 fans e só
Então vou comprar uma e testar e seja o que Deus quiser, só esperar alguma mais em conta

Se eu pegar a 4070 super posso continuar c a fonte atual, uma XFX XTR2 650W?Acredito que ela dê conta, de qualquer forma não custa perguntar p vcs que sabem.Vou ter q trocar de fonte ou posso usar essa tranquilo?

Última edição:
Pessoal tenho uma Corsair TX750m e uso ela com minha 4070ti, porém de um tempo para cá a placa vem apresentando um comportamento estranho, as vezes o pc reinicia ao sair de um jogo, as vezes a tela apaga e as fans da VGA vão para 100%. Suspeito que possa ser o cabo 12vhpwr ou a fonte. Por isso penso em pegar uma fonte mais moderna que venha com o cabo. Vi um pessoal indicando a Gamemax 1050w, queria saber o que vocês tem a dizer dela?

Sharkoon revela a fonte de alimentação Rebel P20 White ATX 3.1

A Sharkoon revelou hoje a linha Rebel P20 White de fontes de alimentação ATX 3.1. Com compatibilidade total com ATX 3.1 e um conector 12V-2x6 integrado, a Rebel P20 garante desempenho confiável para sistemas de hardware que também são equipados com placas de vídeo modernas. Com seu conjunto de cabos totalmente modulares, a PSU com certificação Cybenetics Gold pode ser instalada de forma organizada e organizada e funciona especialmente silenciosamente graças a uma ventoinha de 120 mm com modo Zero RPM.

A Rebel P20 recebeu o certificado Gold do laboratório independente Cybenetics devido a uma eficiência geral de pelo menos 87% a 115 V e 89% a 230 V, bem como uma eficiência de 5 VSB de 75%. Os modelos Rebel P20 com 1.000 e 1.200 watts até mesmo obtiveram uma certificação Platinum. Com sua compatibilidade ATX 3.1 e uma conexão 12V-2x6, a Rebel P20 foi perfeitamente projetada para a operação de alto desempenho de placas de vídeo modernas de última geração.

sbHsyeU.jpeg

AFnw2x8.jpeg

g4Ll3xZ.jpeg

SbbjDiq.jpeg

A Rebel P20 vem com ventoinha de 120 mm com certificação de baixo ruído e é fornecida com um modo Zero PRM. Em cargas baixas e moderadas, isso desligará a rotação da ventoinha completamente para uma operação quase silenciosa. Para mais arrumação e melhor organização dentro do gabinete do PC, a Rebel P20 é fornecida com um conjunto de cabos totalmente modular. Isso garante que apenas os cabos realmente necessários sejam conectados à PSU.

WkwfLSK.jpeg

MDVng1N.jpeg

O Rebel P20 é equipado com capacitores totalmente japoneses, conversores ressonantes LLC estáveis e tecnologia DC/DC para garantir uma operação perfeita. Seja proteção contra sobrecorrente ou proteção contra sobrecarga de energia: o Rebel P20 é equipado com todas as funções de proteção para garantir uma operação continuamente segura dentro do sistema de hardware.

Preço e disponibilidade
O Rebel P20 agora também está disponível em branco. O modelo de 750 watts está disponível a um preço de varejo recomendado de 109,90 euros, o modelo de 850 watts por 129,90 euros, o modelo de 1000 watts por 159,90 euros e o modelo de 1200 watts por 189,90 euros.

Para mais informações, visite a página do produto .

Alguém poderia explicar, por favor, qual a diferença da Fonte xpg core reactor II da core reactor II VE?
Em termo de qualdiade, RMA garantia eoutros qual seria a prioridade de marcas e linha para uma boa fonte 650/750W?

Última edição:
Bom dia rapaziada, to montando um pc com as seguintes especs:
Placa mãe: Asus TUF Gaming B550-Plus, Chipset B550, AMD AM4, ATX, DDR4
Processador: Ryzen 7 5800X
Placa de vídeo: Rx 7600 challenger asrock
E queria saber qual fonte comprar?

Bom dia. Estou em dúvida se a Corsair RM850x possui conector PICie 5.0 para placas NVidia modernas. No site consta que sim, mas quero confirmar, pois na loja não consta. Enfim, se alguém puder ajudar.

Obrigado.

Bom dia. Estou em dúvida se a Corsair RM850x possui conector PICie 5.0 para placas NVidia modernas. No site consta que sim, mas quero confirmar, pois na loja não consta. Enfim, se alguém puder ajudar.

Obrigado.
O modelo novo sim, que tem uma espécie de piroca como furos na carcaça, porém não veio pra cá ainda até onde eu séi.

A que tem uns triângulos que vende aqui hoje é o modelo anterior e dai só comprando separadamente.

https://www.corsair.com/us/en/p/psu...850x-fully-modular-power-supply-cp-9020270-na (Modelo novo)

https://www.corsair.com/br/pt/p/psu...s-gold-fully-modular-atx-psu-ww-cp-9020200-ww (Modelo anterior que é vendido aqui)

O modelo novo sim, que tem uma espécie de piroca como furos na carcaça, porém não veio pra cá ainda até onde eu séi.

A que tem uns triângulos que vende aqui hoje é o modelo anterior e dai só comprando separadamente.

https://www.corsair.com/us/en/p/psu...850x-fully-modular-power-supply-cp-9020270-na (Modelo novo)

https://www.corsair.com/br/pt/p/psu...s-gold-fully-modular-atx-psu-ww-cp-9020200-ww (Modelo anterior que é vendido aqui)
Suspeitei desde o princípio 🤣 Foi aí que me perdi, olhando as especificações.

Alguma recomendação de fonte nesta faixa de preço compatível originalmente com PCI-e 5.0 (12vhpwr) para RTX moderna?

850W já me atende, tenho atualmente uma XPG que tem tido muito coil wine, incomoda um pouco no "silêncio da noite", sem nenhum áudio rodando...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

PS: nesta faixa de preço mesmo ~800 reais

Alguma recomendação de fonte nesta faixa de preço compatível originalmente com PCI-e 5.0 (12vhpwr) para RTX moderna?

850W já me atende, tenho atualmente uma XPG que tem tido muito coil wine, incomoda um pouco no "silêncio da noite", sem nenhum áudio rodando...

Baaa eu sou suspeito pra falar porque fonte sempre vou nas Corsair, me salvaram muito com o RMA deles esse ano então ganharam o cliente, não vejo mal em comprar o cabo separado, comprei o original deles pelo Aliexpress e funciona super bem. Já que vai gastar esse valor eu iria reto nas RMx.

Mas até as antigas são 100% compatíveis… elas só não vem o fatídico cabo, mas se vc comprar o cabo à parte, ela funciona 100%…
Às pessoas estão confundindo cabo com padrão 😂

Galera ta valendo a pena pegar fonte com pcie 5.0? Se a placa não tiver essa disposição funciona da mesma forma ou vira gambiarra?

Galera ta valendo a pena pegar fonte com pcie 5.0? Se a placa não tiver essa disposição funciona da mesma forma ou vira gambiarra?
Funciona igual,a Nvidia manda um adaptador. Vira gambiarra.

Mas tem cabo a venda pra usar direto da PSU para a GPU sem gambiarra

A MSI MAG A850GL diz ter 10 anos de garantia no site da Kabum, é isso mesmo? Por R$550 com 10 anos, fica interessante... Perdi 3 fontes em 7 anos, todas da Corsair, e já fora da garantia :crycat:

Mas tem cabo a venda pra usar direto da PSU para a GPU sem gambiarra
amigo, vc tem algum link para eu poder comprar esse cabo? eu nao manjo dessas coisas, tenho meda de pegar errado.

A MSI MAG A850GL diz ter 10 anos de garantia no site da Kabum, é isso mesmo? Por R$550 com 10 anos, fica interessante... Perdi 3 fontes em 7 anos, todas da Corsair, e já fora da garantia :crycat:
Desculpa a pergunta, quais eram os modelos das fontes?

Cooler Master lança fonte de alimentação X Mightly Platinum de 2000 W, com dois conectores de alimentação de GPU de 12 V-2×6

X Mighty Platinum 2000 para até duas GPUs RTX 40 de última geração
A Cooler Maser está finalmente lançando sua fonte de alimentação modular de última geração para sistemas de entusiastas de última geração.
2DZOCE9.png

Uma fonte de alimentação de 2000 W para um PC de mesa está definitivamente fora do padrão, e ainda a consideramos um exagero. Isso é especialmente verdadeiro agora que a NVIDIA eliminou as conexões SLI multi-GPU, o que significa que os jogadores não precisam mais de duas placas gráficas em um único sistema. No entanto, alguns usuários — como aqueles envolvidos em treinamento LLM, IA generativa, estações de trabalho ou fazendas de renderização — exigem várias placas gráficas para suas configurações. Esses sistemas não precisam de SLI para funcionar e podem operar com uma única fonte de alimentação, desde que seja potente o suficiente para atender à demanda de vários componentes de alta potência, como placas RTX 4090 duplas.

CVCSOfC.jpeg

A CoolerMaster aborda essa necessidade com o lançamento de sua nova fonte de alimentação X Mighty 2000W. Anteriormente, cobrimos um modelo de 2800W capaz de suportar quatro RTX 4090s, mas a unidade de 2000W, anunciada pela primeira vez na CES em janeiro, agora está disponível.

A fonte de alimentação é totalmente modular e compatível com os padrões ATX 3.1 e PCIe 5.1, apresentando um moderno conector de alimentação 12V-2×6, supostamente mais seguro que o antigo design 12VHPWR.

pLKv5FM.jpeg

As análises confirmam que a fonte de alimentação opera abaixo de 30 dBa com 80% de carga (1600 W) e permanece silenciosa até 40% de carga (800 W), pois a ventoinha não gira nessas condições. No entanto, os revisores observam que não há opção para habilitar ou desabilitar o recurso Zero RPM.

Você pode conferir a análise desta fonte de alimentação no QuasarZone . A PSU agora está disponível na China por 3599 RMB, na Coreia do Sul por 702K won ou na Austrália por 749 AUD.

amigo, vc tem algum link para eu poder comprar esse cabo? eu nao manjo dessas coisas, tenho meda de pegar errado.
Vai depender de qual marca de fonte pegar... na web vc encontra esse cabo para qualquer marca de fonte... primeiro escolha sua fonte, se ela vier sem o cabo, basta procurar o cabo e pronto.

Perdi 3 fontes em 7 anos, todas da Corsair, e já fora da garantia :crycat:
Fiquei interessado em saber:
Quais os modelos específicos?
Qual o uso destino dessas unidades?
Fora da garantia significa que tinham mais de 10 anos de uso ou por serem de segunda mão ou descaminho?

Vai depender de qual marca de fonte pegar... na web vc encontra esse cabo para qualquer marca de fonte... primeiro escolha sua fonte, se ela vier sem o cabo, basta procurar o cabo e pronto.

Fiquei interessado em saber:
Quais os modelos específicos?
Qual o uso destino dessas unidades?
Fora da garantia significa que tinham mais de 10 anos de uso ou por serem de segunda mão ou descaminho?
Eu estou na dúvida do que comprar, vou usar um 7800x3d com 4070 super ou 4080, ou aguardar 5070/5080, não sei o que faria ainda, tô em dúvida de que fonte comprar, mas as que vi, não tem o cabo rs, vi uma seasonic 850w por 800 e poucos reais, uma branca, recém lançada, seasonic Focus se não me engano o nome, pensei em Corsair, enfim, tô meio em dúvida, tentei me basear pelo site que sempre recomendam olhar para ver os níveis das fontes...

Eu estou na dúvida do que comprar, vou usar um 7800x3d com 4070 super ou 4080, ou aguardar 5070/5080, não sei o que faria ainda, tô em dúvida de que fonte comprar, mas as que vi, não tem o cabo rs, vi uma seasonic 850w por 800 e poucos reais, uma branca, recém lançada, seasonic Focus se não me engano o nome, pensei em Corsair, enfim, tô meio em dúvida, tentei me basear pelo site que sempre recomendam olhar para ver os níveis das fontes...
O 7800X3D é um processador fraco em consumo e a 4070 e suas variantes são GPUs econômicas também... a 4080 gasta um pouco mais, mas qualquer fonte de uns 750W dá conta... só fique atento se for colocar algo mais forte ou ficar pendurando um monte de tranqueira como um punhado de fans, vários NVMe, controladores, telas, etc aí eu recomendo ir de 850W (mínimo) e 1000W (ideal).

Eu sou suspeito sobre oq recomendar quanto a GPU que vc citou a dúvida, pois não aceito NVIDIA nem doada kkkkkk, então pra mim a falta desse cabo dos infernos nem vai influenciar nada.

O 7800X3D é um processador fraco em consumo e a 4070 e suas variantes são GPUs econômicas também... a 4080 gasta um pouco mais, mas qualquer fonte de uns 750W dá conta... só fique atento se for colocar algo mais forte ou ficar pendurando um monte de tranqueira como um punhado de fans, vários NVMe, controladores, telas, etc aí eu recomendo ir de 850W (mínimo) e 1000W (ideal).

Eu sou suspeito sobre oq recomendar quanto a GPU que vc citou a dúvida, pois não aceito NVIDIA nem doada kkkkkk, então pra mim a falta desse cabo dos infernos nem vai influenciar nada.
Eu tenho 7 fans no gabinete, sem controladora, talvez eu mude de gabinete, aí não sei como ficaria essa questão, nvm são 2, um SSD Sata e um hd, a tela não sei o que seria haha, então provavelmente a resposta seja que não tenho rss..

Eu estou aceitando doações rsss, pq não gosta da nvidia? Devido aos valores?

Eu tenho 7 fans no gabinete, sem controladora, talvez eu mude de gabinete, aí não sei como ficaria essa questão, nvm são 2, um SSD Sata e um hd, a tela não sei o que seria haha, então provavelmente a resposta seja que não tenho rss..

Eu estou aceitando doações rsss, pq não gosta da nvidia? Devido aos valores?
Tenho ALGUNS motivos:
1) Para meu uso profissional a AMD entrega mais desempenho, pois é sabido que a tecnologia da NVIDIA serve para gerar e aumentar frames, que ajudam muito em games e algumas outras aplicações mas isso é um artifício de software.
2) Não acredito que os preços cobrados por ela são justos pelo que oferecem.
3) Lá por volta de 2010 a 2012 a NVIDIA era responsável pelas GPUs de muitos sistemas integrados, mas também pela fabricação de CHIPSETS controladores. Foi nessa época que a NVIDIA teve um erro em seu processo fabril que ocasionou o famigerado problema conhecido popularmente como defeito de solda BGA e que levou milhões de equipamentos ao redor do mundo a falharem. Isso aconteceu com equipamentos de empresas como IBM, Dell, HP, Apple, Toshiba, etc... as falhas foram provadas serem culpa da Nvidia mas quem teve que arcar com o prejuízo foram as integradoras e como é sabido, algumas arcaram e outras não... a Nvidia ligou o FO-DA-SE para seus clientes e continuou tocando sua vida e algumas dessas empresas enfrentaram a maior quebradeira de sua história e quase fecharam para poder manter a fidelidade de seus clientes, outras seguiram a Nvidia e nem responderam aos clientes... honestamente, me admira a Nvidia ainda existir, ninguém da empresa ter sido preso e ainda existir gente com coragem de comprar produtos dessa empresa maldita! Estranhamente, o atual problema da Intel (13th e 14th series) não chega nem perto daquele problema da nVidia, mas a Intel está sendo caçada e crucificada e a nVidia parece que fez uma lavagem cerebral no povo. Eu não confio em nada do que eles fazem, publicam ou dizem... por mim eles nem deveriam existir.

Última edição:
Pessoal, estou em dúvida de qual fonte pegar: a Gamemax gx600, msi mag 650 ou a corsair cx550. Vi que a msi mudou uns componentes...

minha config:

placa mãe asrock 450m
ryzen 5700x3d
rtx 4060
water cooler 240mm
2 ssds

Users who are viewing this thread

Voltar