[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ScrooW
  • Data de Início Data de Início
Galera, por favor, qual dessas, ou até outros modelos com valores proximos vc indicam? E tbm tenho outra duvida, esses dois modelos logo abaixo, tem o mesmo nome, tudo indica serem iguais, mas os codigos estao diferentes, assim como o valor, qual seria a diferenca?

1- Corsair rm850e

2- Corsair rm850e

3- SuperFlower leadex iii 850w argb

4 -SuperFrame 1000w

5-Xpg Kyber Superframe 850

6 - Corsair Rm850x

7 -Corsair Rm850x Shift

Eu nao estou com pressa para comprar, ainda vou comprar 4070 super ti, 4080, ou aguarda 50xx, vou acompanhar os precos e pegar alguma que indiquem. E se precisar de cabo extra para vga, ou algo do genero, se puderem indicar qual comprar, agradeco.

Valeuuu
São a mesma fonte, mas acredito que a com código BR seja feita pro nosso mercado e a outra pra alguma outra região ou mundial

Pessoal, Preciso de uma fonte +1000w (podendo ser 1000 ate 1200) - ja dando uma boa sobra pra rodar uma 4090.

Estava com tudo engatilhado pra comprar a Thermaltake GF A3 de 1050w - especialmente por ela ser mais compacta q o padrao - o q me ajudaria numa montagem FUTURA em gabinete menores.

Qdo fui fechar a compra, notei que loja oferecia DOIS PARTNUMBERS do mesmo modelo com valores diferentes. E ai joguei m.. no ventilador. Ta rolando um "mini escandalo" (se é q isso ja nao é mais comum do que imaginamos) - onde a TT teria trocado o fornecedor da China para o Vietnan pra baratear os custos de importacao - e ja foi identificado q algumas peças internas tb mudaram da fonte - barateando - e mesmo assim a TT nao informa isso na embalagem, mantem o mesmo nome pro produto - e NAO REALIZOU UMA NOVA CERTIFICACAO pra fonte remontada no vietnan. O pessoal da Cybernetics esta revoltado e denunciando a fraude pra todos os lados.

Dito isso e no meio disso tudo vendo alguns reviews e reclamacao de barulho excessivo da fonte - fiquei "orfao"... rs

Queria indicacoes de fontes TOP de qualidade, silenciosas - de preferencia com ate 14 cm de fundo como essa da TT (MAS NAO É MANDATORIO)

- encontrei esse modelo da Corsair:

estou ainda tentando descobrir os podres dela - ou as diferencas dessa serie RMe pra outras series da propria corsair.

- estava vendo essa da Be Quiet (imaginando que seria mais silenciosa) - e q tinha bons reviews.. mas ...

enfim, estou meio por fora do mercado entao acabo me apegando as marcas mais famosas com q eu ja trabalhei em outras montagens, por isso toda ajuda é bem vinda!

valeu!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

São a mesma fonte, mas acredito que a com código BR seja feita pro nosso mercado e a outra pra alguma outra região ou mundial
acredito q o BR seja por causa do cabo de força - caso venha - no nosso padrao

Última edição:
Pessoal, Preciso de uma fonte +1000w (podendo ser 1000 ate 1200) - ja dando uma boa sobra pra rodar uma 4090.

Estava com tudo engatilhado pra comprar a Thermaltake GF A3 de 1050w - especialmente por ela ser mais compacta q o padrao - o q me ajudaria numa montagem FUTURA em gabinete menores.

Qdo fui fechar a compra, notei que loja oferecia DOIS PARTNUMBERS do mesmo modelo com valores diferentes. E ai joguei m.. no ventilador. Ta rolando um "mini escandalo" (se é q isso ja nao é mais comum do que imaginamos) - onde a TT teria trocado o fornecedor da China para o Vietnan pra baratear os custos de importacao - e ja foi identificado q algumas peças internas tb mudaram da fonte - barateando - e mesmo assim a TT nao informa isso na embalagem, mantem o mesmo nome pro produto - e NAO REALIZOU UMA NOVA CERTIFICACAO pra fonte remontada no vietnan. O pessoal da Cybernetics esta revoltado e denunciando a fraude pra todos os lados.

Dito isso e no meio disso tudo vendo alguns reviews e reclamacao de barulho excessivo da fonte - fiquei "orfao"... rs

Queria indicacoes de fontes TOP de qualidade, silenciosas - de preferencia com ate 14 cm de fundo como essa da TT (MAS NAO É MANDATORIO)

- encontrei esse modelo da Corsair:

estou ainda tentando descobrir os podres dela - ou as diferencas dessa serie RMe pra outras series da propria corsair.

- estava vendo essa da Be Quiet (imaginando que seria mais silenciosa) - e q tinha bons reviews.. mas ...

enfim, estou meio por fora do mercado entao acabo me apegando as marcas mais famosas com q eu ja trabalhei em outras montagens, por isso toda ajuda é bem vinda!

valeu!

Se quer fonte silenciosa eu não pegaria a RMe tanto pelos 7 anos de garantia quanto por não ter fan-stop, mesmo que o ruído não seja alto em idle não dá pra saber a sensibilidade de cada um e nem a distância que vão deixar o PC da orelha, eu daria uma olhada na MSI A1000G, só pegaria acima de 1000w se pensar em rodar um CPU de >250w em 100% load junto com uma 4090 de 600w TDP com OC até o talo e de fato vai rodar os 2 em load ao mesmo tempo, senão 1000w já dá conta tranquilo

Também tem a Core Reactor II 1000w, RM1000x (sem cabo 12VHPWR), acima disso acho que iria de MSI MEG Ai1300P ou Rog Thor P2 1200w mas só naquele caso de pegar um CPU gastão + 4090 com TDP de 600w e meter OC nos 2

@insanee420 mais uma vez obrigado pela dicas!

é, coloquei a RMe como opcao pq no "desespero" foi a que vi da Corsair q tinha um tamanho menor, etc. - mas ja vi que ela é a linha mais economica da Corsair - e ai to achando q se bobear vou sair da cilada da TT pra cilada da Corsair.. E se vc mesmo ja sabe que silencio nao existe com essa fonte - RISCADA de vez.

Da mesma forma - vendo sobre as linhas da corsair - vi q as mais high ends sao as RMX e RMX Shift (ainda nao descobri a diferenca) - e como vc ja alerta a falta do cabo - pra mim ja é preocupante.

vou dar uma olhada nas outras indicacoes - to vendo uns reviews da Teclab e acho q eles tem testes de uma fonte MSI - vou ver se é o mesmo modelo.

- Sobre a potencia - sim, 1000w é suficiente - mais pra ter uma sobra pra 4090 - ou uma eventual "5000" futura - ja q a fonte é a uma das poucas peças que compramos pra durar ai uns 2, 3 upgrades de maquina - mas dependendo do custo beneficio de maiores - é opcao, mas realmente nao preciso.

valeu !!

@insanee420 mais uma vez obrigado pela dicas!

é, coloquei a RMe como opcao pq no "desespero" foi a que vi da Corsair q tinha um tamanho menor, etc. - mas ja vi que ela é a linha mais economica da Corsair - e ai to achando q se bobear vou sair da cilada da TT pra cilada da Corsair.. E se vc mesmo ja sabe que silencio nao existe com essa fonte - RISCADA de vez.

Da mesma forma - vendo sobre as linhas da corsair - vi q as mais high ends sao as RMX e RMX Shift (ainda nao descobri a diferenca) - e como vc ja alerta a falta do cabo - pra mim ja é preocupante.

vou dar uma olhada nas outras indicacoes - to vendo uns reviews da Teclab e acho q eles tem testes de uma fonte MSI - vou ver se é o mesmo modelo.

- Sobre a potencia - sim, 1000w é suficiente - mais pra ter uma sobra pra 4090 - ou uma eventual "5000" futura - ja q a fonte é a uma das poucas peças que compramos pra durar ai uns 2, 3 upgrades de maquina - mas dependendo do custo beneficio de maiores - é opcao, mas realmente nao preciso.

valeu !!
Longe de ser barulhenta mas as outras tem fan-stop de 50% pra baixo e isso conta pra algumas pessoas que querem silêncio absoluto, ainda mais se tiver ruído ambiente baixo, não diria que é cilada mas pra quem vai pegar uma 4090 o orçamento não deve estar super apertado e acaba fazendo sentido investir um pouco mais, nem que seja pelos 3 anos a mais de garantia que dão uma segurança extra lá na frente se algo acontecer, a linha RMx Shift tem os cabos na lateral e pode ficar melhor a depender do gabinete que pegar

E 1000w já vai dar uma segurança praticamente eterna, vai depender do CPU que botar e o uso do PC, você pode botar tanto um i9 da vida com OC pra trabalho e usar 300w só de CPU como talvez seja só pra jogos e pegue um 7800x3D que usa 50w~, assim como pode pegar uma 4090 de 600w e socar OC até ela pegar fogo como pode rodar uma 4090 com undervolt na faixa de 350w~ e desempenho quase igual stock, tem gente que usa setup com 4090 em fonte de 650w e tem gente que precisa de >1000w por conta dessas variáveis todas

Estou ja decidindo a fonte - alguem sabe o que aconteceu com a Seasonic? antigamente era uma das melhores, se nao a melhor - e hoje nem é mencionada por ninguem. Dificilmente aparece em rankings, reviews, nada.

digo isso pq achei uma fonte compacta dela:

e o custo esta proximo das outras

Longe de ser barulhenta mas as outras tem fan-stop de 50% pra baixo e isso conta pra algumas pessoas que querem silêncio absoluto, ainda mais se tiver ruído ambiente baixo, não diria que é cilada mas pra quem vai pegar uma 4090 o orçamento não deve estar super apertado e acaba fazendo sentido investir um pouco mais, nem que seja pelos 3 anos a mais de garantia que dão uma segurança extra lá na frente se algo acontecer, a linha RMx Shift tem os cabos na lateral e pode ficar melhor a depender do gabinete que pegar

E 1000w já vai dar uma segurança praticamente eterna, vai depender do CPU que botar e o uso do PC, você pode botar tanto um i9 da vida com OC pra trabalho e usar 300w só de CPU como talvez seja só pra jogos e pegue um 7800x3D que usa 50w~, assim como pode pegar uma 4090 de 600w e socar OC até ela pegar fogo como pode rodar uma 4090 com undervolt na faixa de 350w~ e desempenho quase igual stock, tem gente que usa setup com 4090 em fonte de 650w e tem gente que precisa de >1000w por conta dessas variáveis todas
@insanee420 é bem por ai mesmo - nao q esteja nadando em dinheiro - mas sendo a fonte uma peça q tem longevidade - a ideia é fazer o upgrade (q ja deveria ter feito no meu ultimo, mas tive q manter a mesma potencia - 750w - pq montei um ITX - e mesmo assim arrumei uma fonte ATX (nem me lembro a marca, mas nao é uma marca conhecida) - q era a unica no mercado FULL MODULAR e com 14cm 5 anos atras e em estoque aqui (tao dificil q era achar) - hj vendo tem algumas marcas tops com fontes de 700/800w ja full e com 14cm -q caberia no gabinete itx.

a maquina nova sera montada num gabinete atx - entao nao tenho preocupacao com a fonte, mas o proximo upgrade o foco sera voltar pra um ITX. (optei por mudar pq nao tenho placas maes itx no mercado ainda, o maximo q achei foi matx).

e dai a fonte ser de 14cm ajudaria muito, apesar de ja estar achando alguns gabinetes pequenos (nao itx, mas relativamente pequenos) q aceitam fontes com 15/16 cm.

Última edição:
Estou ja decidindo a fonte - alguem sabe o que aconteceu com a Seasonic? antigamente era uma das melhores, se nao a melhor - e hoje nem é mencionada por ninguem. Dificilmente aparece em rankings, reviews, nada.

digo isso pq achei uma fonte compacta dela:

e o custo esta proximo das outras
Aqui não vai achar muito deles mesmo porque ficou praticamente anos sem estoque nas lojas e voltou a aparecer há coisa de 1-2 anos mas bem devagar ainda, e acho que não tem RMA nacional então tem isso, tem uns relatos do RMA internacional que eles são bem prestativos mas as vezes dava umas tretas com a receita na hora da pessoa receber o produto de volta do RMA se não me engano, então fica meio difícil justificar quando tá cheio de opção equivalente em desempenho com garantia mais simples e as vezes até mais longa (tirando os modelos de 12 anos deles)

@insanee420 é bem por ai mesmo - nao q esteja nadando em dinheiro - mas sendo a fonte uma peça q tem longevidade - a ideia é fazer o upgrade (q ja deveria ter feito no meu ultimo, mas tive q manter a mesma potencia - 750w - pq montei um ITX - e mesmo assim arrumei uma fonte ATX (nem me lembro a marca, mas nao é uma marca conhecida) - q era a unica no mercado FULL MODULAR e com 14cm 5 anos atras e em estoque aqui (tao dificil q era achar) - hj vendo tem algumas marcas tops com fontes de 700/800w ja full e com 14cm -q caberia no gabinete itx.

a maquina nova sera montada num gabinete atx - entao nao tenho preocupacao com a fonte, mas o proximo upgrade o foco sera voltar pra um ITX. (optei por mudar pq nao tenho placas maes itx no mercado ainda, o maximo q achei foi matx).

e dai a fonte ser de 14cm ajudaria muito, apesar de ja estar achando alguns gabinetes pequenos (nao itx, mas relativamente pequenos) q aceitam fontes com 15/16 cm.
Seee o comprimento dos cabos der conta também tem uma fonte SFX, a Rog Loki 1200w Titanium por 1800

@insanee420 a Rog ja era no link, so achei dela 1000w - vou ver os cabos. mas se tivesse a do link com os cabos ok seria forte candidata..rs
Azar kkkk, essa fonte tava aí faz uns 2 meses pra mais acho, interessante que a de 1200w era Titanium também então uma eficiência extra de bônus, só não peguei ela porque nem sei se os 45cm (acho) do cabo da CPU seria suficiente pra alcançar aqui

@insanee420 é notei q era titanium tb - os cabos em ultimo caso colocava um extensor, nunca usei extensor, mas acho q dava.

Essas fontes ROG Loki sao de "ultima geracao" - vi q umas sao ATX 3.0 - mas nao achei a descricao do cabo de energia novo nelas.

Última edição:
@insanee420 é notei q era titanium tb - os cabos em ultimo caso colocava um extensor, nunca usei extensor, mas acho q dava.

Essas fontes ROG Loki sao de "ultima geracao" - vi q umas sao ATX 3.0 - mas nao achei a descricao do cabo de energia novo nelas.
Não cometa o sacrilégio de usar cabo extensor… é melhor comprar ou mandar fazer os cabos já no comprimento correto, mas usar extensor irá fazer a eficiência da fonte diminuir, fora o risco…

Alguém sabe me dizer se a XPG obriga o envio da caixa original em caso de RMA das fontes? A minha caixa da Core Reactor deu chá de sumiço, se der problema na fonte e precisar da caixa.......=(

@Asiqueira - mas consigo mandar fazer? nao sei como funciona hoje - mas os cabo nao sao "despadronizados" ? - por exemplo - nao adianta eu pegar o cabo da minha fonte atual (q é uma atx) - q nao é garantido q ele vai conectar em outra fonte.

- mesmo o extensor da Lian Li?

de qq forma, acredito q os cabos nao sejam problemas - a maior distancia sem duvida é o cabo da CPU - mas o gabinete tem 49cm de altura - tirando margem da borda, etc. e considerando q os conectores CPU fica no canto superior da fonte (e a fonte ja tem uns 12cm - digamos q ganhe meia fonte - sao 6cm) - acho q da pra considerar uns 37-40cm de distancia - pra um cabo de 45cm.

estou nesse momento (pq ja mudei de fonte nos ultimos dias algumas boas vezes..rs) - a optar por ela pelo tamanho - e poder aproveita-la no me proximo upgrade (onde pretendo voltar pra um gabinete menor) - esperando mobos itx de maior qualidade - ou ir com essa da seasonic:

que tem 14cm e tb caberia num gabinete iTX - apesar de ter 2cm a mais e ser tecnicamente uma atx. (digo isso pq a minha fonte atual é exatamente igual a essa - 14cm - cabe no meu itx - porem ela é de 750w - alias, descobri q ela era fabricada pela seasonic para a XFX )

comprei essa XFX XTR2 na epoca pq era a UNICA disponivel no mercado com 750w, 14cm e full modular. arrisquei - por falta total de opcao - e a fonte é excelente. Porem ao que parece ela descontinuou e parou de fabricar fontes pra virar exclusivo AMD.

so pra eu ter alguma referencia de mercado hoje - podemos dizer que a Corsair é a lider de mercado e a MSI a de custo/beneficio? - e a Linha RM da Corsair a sua mais top?

e a RM Shift esta beirando o mesmo valor da Loki e da Seasonic.

Última edição:
@Asiqueira - mas consigo mandar fazer? nao sei como funciona hoje - mas os cabo nao sao "despadronizados" ? - por exemplo - nao adianta eu pegar o cabo da minha fonte atual (q é uma atx) - q nao é garantido q ele vai conectar em outra fonte.

- mesmo o extensor da Lian Li?

de qq forma, acredito q os cabos nao sejam problemas - a maior distancia sem duvida é o cabo da CPU - mas o gabinete tem 49cm de altura - tirando margem da borda, etc. e considerando q os conectores CPU fica no canto superior da fonte (e a fonte ja tem uns 12cm - digamos q ganhe meia fonte - sao 6cm) - acho q da pra considerar uns 37-40cm de distancia - pra um cabo de 45cm.

estou nesse momento (pq ja mudei de fonte nos ultimos dias algumas boas vezes..rs) - a optar por ela pelo tamanho - e poder aproveita-la no me proximo upgrade (onde pretendo voltar pra um gabinete menor) - esperando mobos itx de maior qualidade - ou ir com essa da seasonic:

que tem 14cm e tb caberia num gabinete iTX - apesar de ter 2cm a mais e ser tecnicamente uma atx. (digo isso pq a minha fonte atual é exatamente igual a essa - 14cm - cabe no meu itx - porem ela é de 750w - alias, descobri q ela era fabricada pela seasonic para a XFX )

comprei essa XFX XTR2 na epoca pq era a UNICA disponivel no mercado com 750w, 14cm e full modular. arrisquei - por falta total de opcao - e a fonte é excelente. Porem ao que parece ela descontinuou e parou de fabricar fontes pra virar exclusivo AMD.

so pra eu ter alguma referencia de mercado hoje - podemos dizer que a Corsair é a lider de mercado e a MSI a de custo/beneficio? - e a Linha RM da Corsair a sua mais top?

e a RM Shift esta beirando o mesmo valor da Loki e da Seasonic.
Sim dá pra fazer cabos… existem empresas especializadas nisso, que produzem cabos de acordo com o modelo da sua fonte.

Se usar extensor estará criando uma nova “emenda” no meio do caminho e o ideal numa conexão elétrica é que se tenha a menor distância e menor interferência possível entre os pontos principais. Cada obstáculo gera perda de eficiência, aumento de calor e de chances de falhas.

Outra vantagem de se fazer os cabos é que, quando vc migrar para ITX vc pode fazer os cabos na medida que vc precisar, podendo até ter cabos menores que os de fábrica, ocupando menos espaço no case.

A linha RM da Corsair não é a topo de linha.
Na Corsair a linha mais top é AX, depois HX e depois RM. A SHIFT é a mesmíssima coisa que a versão normal, mudando apenas o lado de posicionar os cabos.

@Asiqueira valeu. dificil achar a Corsair AX. Pelo q vi muitos consideram a HX similar a RM ou um pouco melhor.

alguma pegadinha nessa oferta? Digo é a fonte "TOP" completa com ATX3, PCI5..etc.. pergunto pq a versao 1000w ta mais de 3mil.

Nao devo optar por ela - a versao 1000w tem 18cm - se tivesse ate uns 16w eu arriscava tentar achar depois um gabinete itx ou mini-atx (o meu itx cabe 14,5. acho q caberia ate 15) - mas 18 cm é meio absurdo, ate mesmo no gabinete atx q peguei é o tamanho "maximo" - mas fiquei curioso pela oferta. (ou é 1000w q esta fora de sintonia..rs)

@Asiqueira valeu. dificil achar a Corsair AX. Pelo q vi muitos consideram a HX similar a RM ou um pouco melhor.

alguma pegadinha nessa oferta? Digo é a fonte "TOP" completa com ATX3, PCI5..etc.. pergunto pq a versao 1000w ta mais de 3mil.

Nao devo optar por ela - a versao 1000w tem 18cm - se tivesse ate uns 16w eu arriscava tentar achar depois um gabinete itx ou mini-atx (o meu itx cabe 14,5. acho q caberia ate 15) - mas 18 cm é meio absurdo, ate mesmo no gabinete atx q peguei é o tamanho "maximo" - mas fiquei curioso pela oferta. (ou é 1000w q esta fora de sintonia..rs)
Acho que tem alguma confusão na sua avaliação... essa fonte que vc compartilhou o link possui 19cm de comprimento

Como sera q a corsair vende tanta fonte? (ok sei q a maioria nem se preocupa com isso) - mas onde estao os tamanhos das fontes deles?

so achei da RM1000x Shift (18cm) - imagino que a RM1000x seja igual (mas so imagino, pq nao tem essa info no site e no manual) - e nem das HXs.

estou pensando talvez nas SFX da Corsair, apesar das Loki parecerem ter um desempenho melhor - vamos ver. (ao menos elas tem o tamanho no site da corsair..rs)

https://www.pichau.com.br/fonte-seasonic-focus-gx-1000-1000w-atx-3-0-pcie-5-0-full-modular-80-plus-gold-preto-ssr-1000fx3

140x150mm é o tamanho padrão ATX se não me engano e a grande maioria é desse tamanho

Difícil dizer sem ter ideia nenhuma do número de fontes vendidas e quantidade de cada produto que costuma dar defeito, usando o número de avaliações na Kabum por exemplo, se pegar só 2 XPG Core Reactor da vida (850w + 750w) tem +- 2000 avaliações, se pegar todos os modelos da Corsair vendidos no site e multiplicar por 10 acho que não dá isso de avaliação, e é a grande minoria das pessoas que se dá o trabalho de avaliar algum produto então complicado dizer qualquer coisa, essas XPG venderam que nem água durante a mineração e o povo comprava várias de uma vez pras rigs e macetavam as fontes, então não sei qual seria sua definição exata pra líder de mercado

Da mesma forma não botaria a MSI como top do custo x benefício, as próprias Core Reactor II são mais baratas que as equivalentes da MSI geralmente, e preço flutua então essa semana fonte X é a CxB, daqui 2 semanas fonte Y é a CxB, daqui 1-2 meses fonte Z é a CxB

Normal, preço flutua e varia loucamente aqui mesmo a depender de estoque e sabe lá o que mais, 2k não é nenhuma pechincha, preço dela lá fora tá em $280-300 então 2k tá simplesmente ok

Como sera q a corsair vende tanta fonte? (ok sei q a maioria nem se preocupa com isso) - mas onde estao os tamanhos das fontes deles?
Se não tiver na descrição no site deles vai ter. Aqui no Brasil eu diria que eles vendem muito porque são conhecidos há anos e anos como referência mas dos últimos 5 anos pra cá surgiu MUITA opção tão interessante quanto, de qualidade equivalente e tempo de garantia igual, apesar que algumas a qualidade do RMA em si é pior que da Corsair, mas se pegar povo que montou PC há 10-15 anos as opções que me lembro de cabeça eram basicamente XFX, Seventeam, Corsair e mais uma ou outra, aí a pessoa vai montar outro PC e vê que XFX/Seventeam e essas outras poucas marcas que tinham da época não se encontra mais nada e acabam indo de Corsair por conhecer o nome e nem vão atrás de se atualizar com o que tem de novo disponível no mercado há anos

so achei da RM1000x Shift (18cm) - imagino que a RM1000x seja igual (mas so imagino, pq nao tem essa info no site e no manual) - e nem das HXs.
Dimensions: 150mm x 86mm x 160mm

estou pensando talvez nas SFX da Corsair, apesar das Loki parecerem ter um desempenho melhor - vamos ver. (ao menos elas tem o tamanho no site da corsair..rs)
É uma opção também, fonte SF no geral era BEEM chato de achar por aqui então tem que ficar de olho, no geral sempre tinham poucas unidades e demorava pra repor

No mais, se realmente o limite do tamanho é 140x150mm fica meio complicado se você quiser >1000w porque a maioria das fontes de maior capacidade vai acabar sendo maior mesmo, a MSI A1000G é 150x150, a XPG Cybercore é 160x150, a Core Reactor é 140x150 só até 850w, as de 1000-1200w são 160x150 então suas opções ficam bem mais limitadas

Seasonic e Noctua lançam fonte de alimentação PRIME TX-1600W com conectores GPU PCIe 12V-6×2 duplos, custa US$ 569
Noctua e Seasonic lançam sua fonte de alimentação ultra silenciosa: 1600 W de conectores GPU duplos
Finalmente disponível.

lBcMbxC.png

É silencioso, potente e caro. Também é marrom. O Seasonic PRIME TX-1600 Noctua Edition é o mais recente produto desenvolvido em colaboração com a Noctua, uma renomada empresa austríaca conhecida por suas tecnologias de resfriamento e ventoinhas ultrassilenciosas. A nova fonte de alimentação apresenta a ventoinha NF-A12x25 , que é conhecida por sua operação de baixo ruído.

Dx5lWi8.jpeg

9G2ZR7n.jpeg

VdrOEdT.jpeg

A fonte de alimentação de 1600 W foi projetada para sistemas modernos de ponta, e 1600 W de carga de energia máxima e normal é algo que deve ser suficiente até mesmo para configurações de GPU dupla. Na verdade, a PSU oferece dois conectores 12V-6×2 baseados nas especificações PCIe 5.1 , enquanto a fonte de alimentação é compatível com as especificações ATX 3.1 .

De acordo com a Noctua, a nova fonte de alimentação foi projetada para funcionar totalmente passivamente abaixo de 50% de carga e abaixo de 25 graus C de temperatura. Isso significa que se o seu sistema só precisa de 800 W de energia sob carga, é provável que você nem use o ventilador integrado. Caso contrário, o ventilador entrará em ação e, mesmo quando estiver funcionando com 100% de carga, ele deve gerar apenas 24 dBA de ruído para manter as temperaturas abaixo de 25 C.

Graças à sua configuração de controle de ventoinha semipassiva, o TX-1600 Noctua Edition operará totalmente passivo até cerca de 50% de carga em temperaturas ambientes típicas (≤25°C) e só começará a aumentar a ventoinha lentamente conforme a carga ou os níveis de temperatura aumentam. Isso o torna uma escolha fantástica não apenas para compilações de ponta que consomem muita energia, mas também para sistemas silenciosos que não exigem tanto quanto 1600 W e, portanto, terão a PSU funcionando principalmente com a ventoinha desligada ou em níveis de velocidade quase inaudíveis. Mesmo com 100% de carga, o Noctua Edition funciona silenciosamente em temperaturas ambientes de até 25°C, produzindo apenas ~24dB(A) versus ~34dB(A) para o modelo regular. Essa redução massiva na emissão de ruído é refletida em uma atualização da pontuação média de nível de ruído Lambda da Cybenetic de A para A++.

FWLt6LQ.jpeg

Ak6eoDt.jpeg

NLlHpqP.jpeg

vtMNjMJ.jpeg

A principal preocupação é o preço. Por US$ 569 ou € 499, esta fonte de alimentação é extremamente cara, e é difícil justificar um custo tão alto, mesmo para a série RTX 50. Além disso, o esquema de cores pode não agradar a todos e pode tornar desafiador construir um sistema totalmente compatível.

A fonte de alimentação Noctua já está disponível para compra na loja oficial da Amazon (link de afiliado).

Fonte: Noctua

@insanee420 mais uma vez valeu pelas dicas. É acho q o ATX tem o espelho padrao pra engate no case (150x86) - assim toda fonte serve no case "padrao ATX" - mas o fundo da fonte pode variar - ate por isso os cases informam o fundo maximo q eles suportam.

Antigamente acho que esse fundo era 15-16cm em media - tendo 17-19cm as fontes mais "economicas" (ou as mais caras tb, q precisavam de espaço) - isso pq como toda tecnologia - as peças das fontes tb foram ao longo dos anos diminuindo de tamanho.

5 anos atras qdo montei meu itx atual - foi bem isso q vc falou - eu precisava de uma fonte SF com 14.5cm no maximo de fundo E NAO PODIA SER MODULAR. E simplesmente nao existia no mercado nacional uma fonte SFX - qq q fosse. a WAZ era uma (e ainda é) q tinha essas fontes mais "exoticas" - e nem ela tinha a pronta entrega, so com previsao de 30/40 dias pra entrega e olhe la.

Ai comecei a procurar fontes ATX com ate os 14,5cm.. e NADA. Achava as vezes 400/500w - oq era muito arriscado (talvez eu nunca tenha gasto isso, mas nunca é bom ficar perto do seu gargalo) - entao o foco era 700-800w - na pior hipotese 650W. ate que achei uma XFX de 750w MODULAR (q o gabinete dizia q nao podia - e eu nunca entendi pq - pq modular em tese ocuparia menos espaço sem os cabos todos.. entao ignorei - pedi pro vendedor se ele conseguia medir - o cara mediu - e confirmou q era 14 de fundo - e foi.
= mas era isso ou nada.

Qdo comecei a montar essa maquina - q sera um ATX - ja achei de cara algumas fontes 1000w de 14cm (Thermaltake GF A3) - mas ai deu esse rolo todo com os partnumbers no vendedor (e descobri o golpe q estavam dando) - ja estava desistindo de procurar fontes ATX pequenas (pq suspeito que a pratica que a TT fez deve ser feita por outros - pela logica de mercado) e qdo vc falou das SFX - pensei, vamos dar uma olhada nelas.. e mercado - pode ainda nao ser grande - mas tenho conseguido achar varios modelos.

ate pq a tendencia seria todo mundo ja estar usando SFX ou "Mini-ATXs" - fontes Altas mas com fundo curto - justamente pq as coisas miniaturizaram nos ultimos anos.. mas o mercado ao inves de investir e popularizar ainda mais as fontes pequenas - ele passou a dar uma sobrevida a elas com "inovacoes" de gabinetes que escondem as fontes, fontes "shift" - e ate mesmo fontes com leds e telas oled - pra serem exibidas nos gabinetes.

Mesmo assim as SFX melhoraram. Estao mais presentes - e com melhor qualidade ate. (antigamente algumas SFX eram so carcaças.. tipos "MOTOR DE GELADEIRA MINIATURA" sem qq tipo de preocupacao visual..rs - hoje a gente ve uma fonte como essa da Loki.

Quando vc diz q hj todos deveriam estar usando SFX ou ITX ou Mini ITX eu discordo… gabinetes com pouco espaço sofrem com ventilação precária e quem usa sistemas de alto desempenho precisa resfriar muito seus componentes.
Basta pesquisar e vai ver muita gente usando cases Full Tower ou até Super Tower e com sistemas de refrigeração robustos.
Tudo vai depender do tipo de uso que se pretende.
Existem excelentes fontes SFX, porém também existem as fontes de altíssimo desempenho que são gigantescas justamente por usar capacitores de superdimensionados, coisa que é impossível numa carcaça diminuta. A minha fonte mesmo possui 20cm de profundidade, mas já tive uma SuperFlower que era de 22cm.

SilverStone apresenta ZEUS 1650R Titanium, uma fonte de alimentação de 1650 W com conectores de alimentação de GPU duplos de 12 V-2×6
ZEUS 1650R anunciada, uma fonte de alimentação pesada e potente para sistemas de ponta
A batalha dos deuses entre as séries de fontes de alimentação ASUS Thor e Silverstone Zeus.

XC0YQSW.png

Tecnicamente falando, esta PSU permitiria que os usuários conectassem até nove placas gráficas — novamente, apenas tecnicamente. Isso ocorre porque a ZEUS 1650R vem com três cabos de alimentação 12V-2×6 e um total de sete cabos PCIe 6+2P. Isso seria uma mistura e tanto, com certeza, mas é o que se obtém com uma PSU de alta potência projetada para atender a um propósito: alimentar estações de trabalho de ponta.

Os sistemas dual-GPU agora são muito raros, limitados a pequenas plataformas de processamento de conteúdo de vídeo e IA. As configurações dual-GPU para jogos acabaram em grande parte com a descontinuação das tecnologias SLI e Crossfire. Mesmo a renderização multi-GPU DX12 não encontrou seu nicho. Como resultado, agora temos placas de vídeo ultracaras que custam tanto quanto duas placas custavam há apenas alguns anos.

75Dt3C3.jpeg

Rdq1C2x.jpeg

ZEUS 1650R Titânio

• Fonte de alimentação ATX totalmente modular 80 PLUS Titanium 1650W ATX 3.1 e PCIe 5
  • Compatível com os padrões ATX 3.1 e PCIe Gen 5, suportando conectores PCIe 12V-2×6
  • O mais recente padrão PCIe Gen 5 oferece suporte a até 2x excursão de energia
  • Alta eficiência com certificação 80 PLUS Titanium
  • Saída de energia contínua 24 horas por dia, 7 dias por semana, com temperatura operacional de 50℃
  • Design totalmente modular com interface modular de 3ª geração da SilverStone
  • Ventilador FDB de 135 mm de funcionamento silencioso com interruptor de ventilador de 3 tipos
  • Todos os capacitores eletrolíticos japoneses
  • Design compacto com 180 mm de profundidade para fácil integração do sistema
fonte de alimentação certificada 80 Plus Titanium da Silverstone não será uma escolha muito popular entre os jogadores; no entanto, ela pode encontrar seu nicho entre entusiastas e overclockers. Afinal, já vimos GPUs com conectores de alimentação duplos de 16 pinos , e a próxima geração também deve exigir mais energia. Então, quem sabe — talvez os conectores de alimentação duplos não sejam tão surpreendentes quanto foram na série RTX 40.

A fonte de alimentação ZEUS 1650R tem um design totalmente modular e foi projetada para alta eficiência e operação contínua 24/7, de acordo com a empresa. A PSU também é bem pesada, pesando 3,7 kg, definitivamente não é território Mini-ITX.

RY0eUNN.jpeg

q3Z6lur.jpeg

O ZEUS 1650R ainda não está disponível nem à venda, mas é seguro assumir que será um investimento caro.

Fonte: Silverstone

SilverStone apresenta ZEUS 1650R Titanium, uma fonte de alimentação de 1650 W com conectores de alimentação de GPU duplos de 12 V-2×6
ZEUS 1650R anunciada, uma fonte de alimentação pesada e potente para sistemas de ponta
A batalha dos deuses entre as séries de fontes de alimentação ASUS Thor e Silverstone Zeus.

XC0YQSW.png

Tecnicamente falando, esta PSU permitiria que os usuários conectassem até nove placas gráficas — novamente, apenas tecnicamente. Isso ocorre porque a ZEUS 1650R vem com três cabos de alimentação 12V-2×6 e um total de sete cabos PCIe 6+2P. Isso seria uma mistura e tanto, com certeza, mas é o que se obtém com uma PSU de alta potência projetada para atender a um propósito: alimentar estações de trabalho de ponta.

Os sistemas dual-GPU agora são muito raros, limitados a pequenas plataformas de processamento de conteúdo de vídeo e IA. As configurações dual-GPU para jogos acabaram em grande parte com a descontinuação das tecnologias SLI e Crossfire. Mesmo a renderização multi-GPU DX12 não encontrou seu nicho. Como resultado, agora temos placas de vídeo ultracaras que custam tanto quanto duas placas custavam há apenas alguns anos.

75Dt3C3.jpeg

Rdq1C2x.jpeg

ZEUS 1650R Titânio

• Fonte de alimentação ATX totalmente modular 80 PLUS Titanium 1650W ATX 3.1 e PCIe 5
  • Compatível com os padrões ATX 3.1 e PCIe Gen 5, suportando conectores PCIe 12V-2×6
  • O mais recente padrão PCIe Gen 5 oferece suporte a até 2x excursão de energia
  • Alta eficiência com certificação 80 PLUS Titanium
  • Saída de energia contínua 24 horas por dia, 7 dias por semana, com temperatura operacional de 50℃
  • Design totalmente modular com interface modular de 3ª geração da SilverStone
  • Ventilador FDB de 135 mm de funcionamento silencioso com interruptor de ventilador de 3 tipos
  • Todos os capacitores eletrolíticos japoneses
  • Design compacto com 180 mm de profundidade para fácil integração do sistema
fonte de alimentação certificada 80 Plus Titanium da Silverstone não será uma escolha muito popular entre os jogadores; no entanto, ela pode encontrar seu nicho entre entusiastas e overclockers. Afinal, já vimos GPUs com conectores de alimentação duplos de 16 pinos , e a próxima geração também deve exigir mais energia. Então, quem sabe — talvez os conectores de alimentação duplos não sejam tão surpreendentes quanto foram na série RTX 40.

A fonte de alimentação ZEUS 1650R tem um design totalmente modular e foi projetada para alta eficiência e operação contínua 24/7, de acordo com a empresa. A PSU também é bem pesada, pesando 3,7 kg, definitivamente não é território Mini-ITX.

RY0eUNN.jpeg

q3Z6lur.jpeg

O ZEUS 1650R ainda não está disponível nem à venda, mas é seguro assumir que será um investimento caro.

Fonte: Silverstone
Será que os cabos são sleeve?

Users who are viewing this thread

Voltar