[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ScrooW
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, eu ia comprar uma XPG Core Reactor II 750W já que ela é tier A no PSU Tier List e está disponível por um preço bom, mas eu fui burro e não li direito o nome da fonte no site e acabei comprando a Core Reactor II VE que aparentemente é uma versão inferior. Vocês acham que vale a pena ficar com essa VE mesmo pra não precisar ter dor de cabeça com o processo de trocas da Kabum? Meu setup não é lá grandes coisas: https://pcpartpicker.com/list/hzZmgn
usa uma fonte com folga folte vc demora pra trocar ate mais que o gabinete

Quem estiver buscando uma Fonte de alta capacidade e confiabilidade, tem a Corsair HX1500i por 1299 80+ Platinum na Loja que explode.
Nunca vi essa fonte por esse preço e essa promo termina amanhã. Está literalmente pela metade do preço, podem pesquisar.

É a versão 2022, que apesar de citar ATX12V Versão: 2.52, foi testada e certificada para ATX12V Versão 3.0... mas vem SEM O CABO 12VHPWR, porém basta comprar o cabo por fora. Tanto que a Corsair relançou ela em 2023 acrescentando o cabo 12VHPWR e alterando a arte da caixa com a informação de ATX12V versão 3.0 e PCIe 5.1. Trata-se da mesmíssima fonte sem ter alterado nenhum componente ou layout sequer.
Lembrando que a Corsair dá 10 anos de garantia nessa fonte.

Última edição:
Seasonic lança série de fontes de alimentação CORE ATX 3 atualizada com ATX 3.1 e PCIe Gen 5.1
A série Seasonic atualizada é um membro bem estabelecido da linha abrangente de produtos da Seasonic, atendendo a um amplo espectro de entusiastas de PC e construtores de sistemas. Seguindo as tendências mais recentes em design de placas de vídeo, as unidades desta família estão em conformidade com os mais recentes padrões ATX 3.1 e PCIe Gen 5.1. A série CORE GX ATX 3 pode ser adquirida em quatro variantes de saída, variando de 1000 W a 650 W, nas cores preta e branca. Visando fácil instalação e gerenciamento de cabos sem desordem, essas unidades certificadas 80 Plus Gold da família CORE GX da Seasonic seguem um design totalmente modular equipado com cabos de cores correspondentes apresentando um padrão trançado.

Construídas com a reconhecida qualidade Seasonic, essas fontes de alimentação têm desempenho sólido para uma ampla gama de aplicações. Um ventilador de rolamento hidrodinâmico de 120 mm é combinado com o Smart and Silent Fan Control da Seasonic para garantir o desempenho de resfriamento ideal com o menor nível de emissão de ruído possível. As fontes de alimentação Seasonic CORE GX ATX 3 contam com garantia mundial do fabricante de 7 anos da Sea Sonic.

tU9LvZL.jpeg

C7V7Dtx.jpeg

HiDr77h.jpeg

UrrQf5d.jpeg

Novo design Seasonic OptiSink
A qualidade geral e a confiabilidade da nova série CORE GX ATX 3 foram bastante aprimoradas por um novo layout de PCB (placa de circuito impresso).

Ao usar um PCB redesenhado combinado com componentes menores de MOSFET e dissipador de calor, o espaço interno dentro da fonte de alimentação foi aumentado para melhorar a dissipação de calor e o fluxo de ar para resultar em melhor resfriamento dos componentes.

Cabos totalmente modulares
A fonte de alimentação CORE ATX 3 suporta um conector nativo de 12 V-2×6 de 16 pinos e até três conectores de CPU/GPU de 8 pinos para atender às diversas demandas de energia de vários sistemas.

Disponibilidade e MSRP
EUA

Tempo estimado para lançamento no mercado: janeiro de 2025
  • CORE ATX 3 GX-850: US$ 129,99
  • CORE ATX 3 GX-750: US$ 99,99
  • CORE ATX 3 GX-650: US$ 89,99
  • CORE ATX 3 Branco: Feito sob encomenda

Tempo estimado de lançamento no mercado na UE
Versão preta: final de dezembro de 2024
Versão branca: final de fevereiro de 2025
  • CORE ATX 3 GX-850: € 129,90
  • CORE ATX 3 GX-750: € 115,90
  • CORE ATX 3 GX-650: € 105,90
ROW
Tempo estimado de lançamento no mercado: 4º trimestre de 2024
  • CORE ATX 3 GX-1000: US$ 149,99 (BTO)
  • CORE ATX 3 GX-850: US$ 119,99
  • CORE ATX 3 GX-750: US$ 99,99
  • CORE ATX 3 GX-650: US$ 89,99
  • CORE ATX 3 GX-850 Branco: US$ 129,99 (BTO)
  • CORE ATX 3 GX-750 Branco: US$ 104,99
  • CORE ATX 3 GX-650 Branco: US$ 94,99
Fonte: Seasonic

Quem estiver buscando uma Fonte de alta capacidade e confiabilidade, tem a Corsair HX1500i por 1299 80+ Platinum na Loja que explode.
Nunca vi essa fonte por esse preço e essa promo termina amanhã. Está literalmente pela metade do preço, podem pesquisar.

É a versão 2022, que apesar de citar ATX12V Versão: 2.52, foi testada e certificada para ATX12V Versão 3.0... mas vem SEM O CABO 12VHPWR, porém basta comprar o cabo por fora. Tanto que a Corsair relançou ela em 2023 acrescentando o cabo 12VHPWR e alterando a arte da caixa com a informação de ATX12V versão 3.0 e PCIe 5.1. Trata-se da mesmíssima fonte sem ter alterado nenhum componente ou layout sequer.
Lembrando que a Corsair dá 10 anos de garantia nessa fonte.
Esse grupo mvx sempre tem uns preços estranhíssimos

Galera blz? Desculpa de antemão se a dúvida é repetida, mas...

Comprei a AMD 6750 XT para jogos e que vai substituir minha RTX 2070. Minha fonte atual é uma Corsair VS550. Consigo manter essa fonte por um tempo para uma futura atualização ?

Minha config:
CPU: Ryzen 5 3600
Placa mãe: 450m gigabyte Aorus
Memoria: (2x8) 3000MHz
SSD nvme: 500gb
SSD: 3x 240GB Kingston
HD: 1 TB Western Digital
GPU: RTX 2070
Fonte: Corsair VS550

Última edição:
Galera blz? Desculpa de antemão se a dúvida é repetida, mas...

Comprei a AMD 6750 XT para jogos e que vai substituir minha RTX 2070. Minha fonte atual é uma Corsair VS550. Consigo manter essa fonte por um tempo para uma futura atualização ?

Minha config:
CPU: Ryzen 5 3600
Placa mãe: 450m gigabyte Aorus
Memoria: (2x8) 3000MHz
SSD nvme: 500gb
SSD: 3x 240GB Kingston
HD: 1 TB Western Digital
GPU: RTX 2070
Fonte: Corsair VS550
Pode manter a mesma fonte

Olá bom dia, meu primeiro post aqui.
Pessoal precisava de um ajudinha aqui, andei pesquisando mas queria saber a opinião de vocês quanto a isso, então..

Tenho uma fonte da NZXT 1000w que em incríveis menos de 2 anos parou de funcionar, simplesmente desligou e não ligou mais meu PC, testei em outro desktop e nada, enfim, a fonte já era, estou tentando acionar a garantia global de 10 anos, mas o suporte é MUITO LENTO e não quero passar o final do ano sem a máquina, estou pensando em comprar uma fonte de 850w pra ir servindo de muleta até eu conseguir resolver esse problema com a NZXT

A minha dúvida é, uma fonte de 850w é o suficiente para segurar essas configurações?

A fonte em questão seria essa, foi a que achei com o melhor custo-benefício (creio eu)

https://www.mercadolivre.com.br/fon...56835?attributes=VOLTAGE:127/220V,COLOR:Preto

Configurações logo abaixo

I9 13900F
RTX 4090
placa-mãe Rog B760F
32GB DDR5 (2x 16GB)
Wateer Cooler Rase Mode 240mm ARGB
3 Fans de 120mm RGB Redragon
Uso tb 3 periféricos sem fio

Acho que vale ressaltar que jogo tudo em 4k, então creio que em alguns casos devo consumir bastante do processador e da placa de vídeo

Podem me ajudar com isso? Não queria ter que comprar uma fonte tão cara como essa na NZXT pra no final acabar recebendo outra da garantia, na época paguei 1440 R$ nessa fonte, um absurdo uma fonte desse valor dar problema em menos de 2 anos de uso, enfim.. obrigado.

PS: Só reforçando um pouco aqui, montei essa build nesse site que calcula aproximadamente o gasto em W da máquina

https://pc-builds.com/pt/power-supply-calculator/result/3GRP

Montei o que acredito ser o mais próximo das minhas configurações

Pessoal precisava de um ajudinha aqui, andei pesquisando mas queria saber a opinião de vocês quanto a isso, então..

Tenho uma fonte da NZXT 1000w que em incríveis menos de 2 anos parou de funcionar, simplesmente desligou e não ligou mais meu PC, testei em outro desktop e nada, enfim, a fonte já era, estou tentando acionar a garantia global de 10 anos, mas o suporte é MUITO LENTO e não quero passar o final do ano sem a máquina, estou pensando em comprar uma fonte de 850w pra ir servindo de muleta até eu conseguir resolver esse problema com a NZXT

A minha dúvida é, uma fonte de 850w é o suficiente para segurar essas configurações?

A fonte em questão seria essa, foi a que achei com o melhor custo-benefício (creio eu)

https://www.mercadolivre.com.br/fon...56835?attributes=VOLTAGE:127/220V,COLOR:Preto

I9 13900F
RTX 4090
placa-mãe Rog B760F
32GB DDR5 (2x 16GB)

Acho que vale ressaltar que jogo tudo em 4k, então creio que em alguns casos devo consumir bastante do processador e da placa de vídeo

Podem me ajudar com isso? Não queria ter que comprar uma fonte tão cara como essa na NZXT pra no final acabar recebendo outra da garantia, na época paguei 1440 R$ nessa fonte, um absurdo uma fonte desse valor dar problema em menos de 2 anos de uso, enfim.. obrigado.

PS: Só reforçando um pouco aqui, montei essa build nesse site que calcula aproximadamente o gasto em W da máquina

850w dá conta mas precisa saber a história toda, as vezes você tem uma 4090 com 600w de TDP e usa OC socado até o limite e a placa roda em >500w, mesma coisa pro CPU que pode chegar a >200w, assim como talvez seu uso de CPU em jogo seja leve e fique na faixa de 100w e a GPU com undervolt pode ser na faixa de 300-350w, e problema acontece, mesmo uma fonte de 5k ou GPU de 15k não tá isenta disso e as vezes algo bem mais caro não necessariamente tem durabilidade/confiabilidade tão maior assim

De qualquer forma eu recomendaria 1000w por não saber qual o seu consumo real que pode ser qualquer coisa entre 400w e 900w, só você pra conseguir verificar isso com mais precisão, a MSI A1000G tá por 950~ conto

850w dá conta mas precisa saber a história toda, as vezes você tem uma 4090 com 600w de TDP e usa OC socado até o limite e a placa roda em >500w, mesma coisa pro CPU que pode chegar a >200w, assim como talvez seu uso de CPU em jogo seja leve e fique na faixa de 100w e a GPU com undervolt pode ser na faixa de 300-350w, e problema acontece, mesmo uma fonte de 5k ou GPU de 15k não tá isenta disso e as vezes algo bem mais caro não necessariamente tem durabilidade/confiabilidade tão maior assim

De qualquer forma eu recomendaria 1000w por não saber qual o seu consumo real que pode ser qualquer coisa entre 400w e 900w, só você pra conseguir verificar isso com mais precisão, a MSI A1000G tá por 950~ conto
Vou acabar pegando uma de 1000w+ mesmo por precaução, obrigado!

Outra coisa, encontrei esse modelo em conta tb "Gamemax Gx1050 Pro 1050W 80 Plus Platinum"

Posso ir nesse modelo sem medo? Obrigado novamente!

Outra coisa, encontrei esse modelo em conta tb "Gamemax Gx1050 Pro 1050W 80 Plus Platinum"

Pessoal tem falado bem da Gamemax GX Platinum... eu, particularmente, não iria nessa fonte pois ela EXPLODIU nos testes do TecLab e mesmo assim os caras recomendaram ela kkkkkk

EDIT: Amigo, na moral, fui olhar agora o seu primeiro post onde vc descreveu seu hardware... vc usa um Core i9 e um RTX 4090... pelo amor de Deus, só a sua GPU custa mais que a maioria dos setups inteiros aqui dos colegas do forum e olha o resfriamento que tu usa... um tal de Rase Mode que eu deduzo ser um Rise Mode, mas tanto faz... tem muito Air Cooler melhor que essa tranqueira aí... joga isso fora kkkkk tá economizando nisso e colocando o resto do seu setup em risco.
Aliás: Gamemax, Rise Mode... é muita marca TRANQUEIRA num post só kkkkk eu sei que vc pode e merece mais!

Última edição:

Amigo faz zero sentido gastar 10k em um setup e pegar a fonte mais barata possível, ela é a base de seu setup, se a qualidade for bosta ela pode queimar aquela 4090 novinha, vai na dica do insane ou nessa Corsair

Última edição:
Pessoal tem falado bem da Gamemax GX Platinum... eu, particularmente, não iria nessa fonte pois ela EXPLODIU nos testes do TecLab e mesmo assim os caras recomendaram ela kkkkkk

EDIT: Amigo, na moral, fui olhar agora o seu primeiro post onde vc descreveu seu hardware... vc usa um Core i9 e um RTX 4090... pelo amor de Deus, só a sua GPU custa mais que a maioria dos setups inteiros aqui dos colegas do forum e olha o resfriamento que tu usa... um tal de Rase Mode que eu deduzo ser um Rise Mode, mas tanto faz... tem muito Air Cooler melhor que essa tranqueira aí... joga isso fora kkkkk tá economizando nisso e colocando o resto do seu setup em risco.
Aliás: Gamemax, Rise Mode... é muita marca TRANQUEIRA num post só kkkkk eu sei que vc pode e merece mais!
Entendo Kkkkk, mas eu só estou murinhando tanto na fonte pq espero receber uma nova da garantia em breve, não queria gastar uma fortuna de novo em uma fonte que pretendo usar só por um tempinho Kkkk, mas vai ser o jeito..

Aliás o suporte da NZXT me retornou agora pouco sobre a garantia, o jeito vai ser pegar logo uma fonte definitiva e quando me enviarem uma nova eu tentar vendê-la pra recuperar uma parte do dinheiro

Aliás, não machuca perguntar, usei essa fonte por menos de 2 anos e deu problema, simplesmente parou e desligou o PC, nem jogando estava no momento, tive azar ou essa marca é meio duvidosa tb?

A fonte em questão é exatamente essa

Quanto ao Water* Cooler da Rise* Mode até o momento monitorando a temperatura da CPU parece tá tudo OK, mas em breve pretendo trocar por um de 360mm e procuro por uma marca melhor

Obrigado pelas sugestões pessoal
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Amigo faz zero sentido gastar 10k em um setup e pegar a fonte mais barata possível, ela é a base de seu setup, se a qualidade for bosta ela pode queimar aquela 4090 novinha, vai na dica do insane ou nessa Corsair

Certinho, vou dar uma pesquisada melhor, vou acabar pegando logo uma fonte definitiva, estava pensando em algo temporário primeiramente.. obrigado pela sugestão!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou optar por essa fonte da MSI! Muito obrigado a todos pela ajuda, espero tá com a maquina de novo antes do natal kkkk

Última edição:

I9 13900F
RTX 4090
placa-mãe Rog B760F
32GB DDR5 (2x 16GB)

Vá de Asus TUF 1000W ou MSi A1000G, eu recomendo Asus por conta dos cabos maleáveis, os cabos da MSi são bem rígidos.

Aliás, não machuca perguntar, usei essa fonte por menos de 2 anos e deu problema, simplesmente parou e desligou o PC, nem jogando estava no momento, tive azar ou essa marca é meio duvidosa tb?

A fonte em questão é exatamente essa

É essa desse Review? Porque se for, de acordo com eles é uma ótima fonte

Recentemente comprei uma fonte Core Reactor II, fiz a montagem da mesma ontem no PC. Ela é super silenciosa, porém, ao desligar o computador, ela faz um som que aparenta ser um "estalo", ou click, como preferirem kkkk.

Alguém sabe se isso é normal? Minha fonte anterior, era uma pichau, não fazia esse barulho e as anteriores eram aquelas bem genéricas que ai, nem tem como usar para comparação.

Pessoas, boa tarde!

Baseando-se nos rumores das novas placas da Nvidia, em especial das RTX 5080 e 5070/5070 Ti/5070 Super, qual vocês acham que seriam a fonte recomendada para um sistema com uma dessas placas junto com um Ryzen 7 7800X3D e 32 Gb de ram 6000 MHz?

Estou montando um pc novo e falta apenas a fonte e a placa de vídeo.

Agradeço a atenção :)

Pessoas, boa tarde!

Baseando-se nos rumores das novas placas da Nvidia, em especial das RTX 5080 e 5070/5070 Ti/5070 Super, qual vocês acham que seriam a fonte recomendada para um sistema com uma dessas placas junto com um Ryzen 7 7800X3D e 32 Gb de ram 6000 MHz?

Estou montando um pc novo e falta apenas a fonte e a placa de vídeo.

Agradeço a atenção :)
Pra 5080 (supostos 400w) uma 850w já dá e sobra se for usar stock ou com OC, com undervolt até uma 650w eu usaria sem medo (mas na prática não compensa comprar), 7800x3D consome pouquíssimo

Modelos se der uma garimpada no thread deve ter várias, TUF 850w, Core Reactor II, MSI A850G, RM850x etc, aí é garimpar um pouco porque preço e estoque varia todo dia e as vezes os modelos 1000w tão em preço similar

Pessoal, a uns dias fiz umas perguntas sobre fonte aqui e agora finalmente estou com a grana na mão!
Tou com 1000 pila pra gastar numa fonte.

Decidi pegar uma de 1000w mesmo (pensando nos futuros lançamentos da nvidia)

Me atrai bastante uma MSI MPG a1000g pcie5, achei por 929,00 no kabum.

A fonte diz ter capacitares japoneses de 105c, nos testes cybernatics parece ter ido tudo certo, apenas o ripple meio alto em 12v 100% load: 36mv

O que me dizem ? Alguma outra recomendação ?

(Preciso do 12vhpwr)

Pessoal, a uns dias fiz umas perguntas sobre fonte aqui e agora finalmente estou com a grana na mão!
Tou com 1000 pila pra gastar numa fonte.

Decidi pegar uma de 1000w mesmo (pensando nos futuros lançamentos da nvidia)

Me atrai bastante uma MSI MPG a1000g pcie5, achei por 929,00 no kabum.

A fonte diz ter capacitares japoneses de 105c, nos testes cybernatics parece ter ido tudo certo, apenas o ripple meio alto em 12v 100% load: 36mv

O que me dizem ? Alguma outra recomendação ?

(Preciso do 12vhpwr)
Eu iria tranquilo nela, 36mv não é terrível e não faço ideia do seu setup mas creio que vá passar longe de 1000w, até porque se fosse chegar a 1000w de consumo provavelmente estaria cogitando uma fonte de 1600w ou no mínimo 1300w~

Eu iria tranquilo nela, 36mv não é terrível e não faço ideia do seu setup mas creio que vá passar longe de 1000w, até porque se fosse chegar a 1000w de consumo provavelmente estaria cogitando uma fonte de 1600w ou no mínimo 1300w~
É um 12700k com over, tá batendo 250w e uma 4070S com over e tbm tá batendo 250w
32gb ddr5

Eu até tava pensando em pegar uma de 850w, mas os rumores aí tão falando que as nvidia 5xxx vão consumir 40% mais me deixou preocupado.

É um 12700k com over, tá batendo 250w e uma 4070S com over e tbm tá batendo 250w
32gb ddr5

Eu até tava pensando em pegar uma de 850w, mas os rumores aí tão falando que as nvidia 5xxx vão consumir 40% mais me deixou preocupado.
Aí vai de você saber avaliar seu uso, um CPU que usa 300w em bench talvez use só 50-150w em jogos (uso da maioria aqui do fórum), da mesma forma que a GPU de 250w em bench pode ser menos na prática ou chegar até a 150w com undervolt, eu acho o mais correto medir numa situação real e não num cenário que as vezes nunca vai acontecer na prática

Tem gente que roda 4090 em fonte de 650w e eu com uma 4080 não chego nem a 40% direito da minha 850w porque uso com UV e ela puxa uns 220w só, então se quiser sempre tem jeito, agora se o seu uso for tudo no limite do OC pra produtividade ou rodando bench de CPU e GPU ao mesmo tempo (100% load em ambos sempre) aí é outro papo, precisa analisar a situação exata porque um setup de 12700k + 5090 por exemplo pode usar qualquer coisa entre 300w e >1000w na prática, depende de uma porrada de variáveis

Aí vai de você saber avaliar seu uso, um CPU que usa 300w em bench talvez use só 50-150w em jogos (uso da maioria aqui do fórum), da mesma forma que a GPU de 250w em bench pode ser menos na prática ou chegar até a 150w com undervolt, eu acho o mais correto medir numa situação real e não num cenário que as vezes nunca vai acontecer na prática

Tem gente que roda 4090 em fonte de 650w e eu com uma 4080 não chego nem a 40% direito da minha 850w porque uso com UV e ela puxa uns 220w só, então se quiser sempre tem jeito, agora se o seu uso for tudo no limite do OC pra produtividade ou rodando bench de CPU e GPU ao mesmo tempo (100% load em ambos sempre) aí é outro papo, precisa analisar a situação exata porque um setup de 12700k + 5090 por exemplo pode usar qualquer coisa entre 300w e >1000w na prática, depende de uma porrada de variáveis
Em jogos o cpu fica em torno de 120w e a gpu em 200w, meu uso é só games mesmo e no futuro pretendo colocar uma 5080, nada mais que isso.
Acha q eu devia ficar numa de 850w mesmo ?
Aí nesse caso a core reactor II 850w seria uma boa ? Ela é silenciosa ?

Em jogos o cpu fica em torno de 120w e a gpu em 200w, meu uso é só games mesmo e no futuro pretendo colocar uma 5080, nada mais que isso.
Acha q eu devia ficar numa de 850w mesmo ?
Aí nesse caso a core reactor II 850w seria uma boa ? Ela é silenciosa ?
CR II 850w, CR II 1000w e MSI A1000G, a A1000G é mais silenciosa que a CR II 850w por ter fan-stop e curva de fans menos agressiva, e a CR II 1000w é um pouco mais silenciosa que a MSI A1000G, se quiser uma folguinha a mais dá pra ir de 1000w já que é um investimento pra >10 anos, com a CR II 1000w por exemplo acho que mesmo com uma 5080 ela dificilmente vai ligar o fan, apesar do CPU consumir muito em 100% load em jogos a realidade é outra e o consumo cai bastante, que dá uma boa ajuda

Pra 5080 (supostos 400w) uma 850w já dá e sobra se for usar stock ou com OC, com undervolt até uma 650w eu usaria sem medo (mas na prática não compensa comprar), 7800x3D consome pouquíssimo

Modelos se der uma garimpada no thread deve ter várias, TUF 850w, Core Reactor II, MSI A850G, RM850x etc, aí é garimpar um pouco porque preço e estoque varia todo dia e as vezes os modelos 1000w tão em preço similar
Muito obrigado pela resposta amigo!

Pensei em uma de 850w para sobrar e não ter dor de cabeça. Agora vou garimpar e comprar quando estiver um bom preço. Valeu!

CR II 850w, CR II 1000w e MSI A1000G, a A1000G é mais silenciosa que a CR II 850w por ter fan-stop e curva de fans menos agressiva, e a CR II 1000w é um pouco mais silenciosa que a MSI A1000G, se quiser uma folguinha a mais dá pra ir de 1000w já que é um investimento pra >10 anos, com a CR II 1000w por exemplo acho que mesmo com uma 5080 ela dificilmente vai ligar o fan, apesar do CPU consumir muito em 100% load em jogos a realidade é outra e o consumo cai bastante, que dá uma boa ajuda
Valeu pela ajuda.
Acabei optando pela core reactor II de 850W mesmo.
Só achei um ponto ruim os cabos dela não serem flat.
A garantia da XPG é boa ?

Users who are viewing this thread

Voltar